Utopia do Blog livre ainda se mantém, aos trancos e barrancos

Carlos Newton

É impressionante a dificuldade de se manter na blogosfera um espaço como a Tribuna da Internet, destinado a discutir livremente os principais temas políticos, econômicos e sociais. Um dos nossos principais objetivos era de que os comentaristas trocassem opiniões sem se ofenderem, mas cada vez estou sendo levado a concluir que se trata de uma meta impossível.

Paulo Francis costumava dizer que não dava importância nem mesmo às opiniões que ele próprio emitia. Lembro também que no primeiro debate que fui participar na TV, ao lado de Sérgio Bittencourt, Fernando Leite Mendes, Heloneida Studart, Gilda Müller e Jonas Resende, o jornalista Raul Giudicelli me deu uma bela dica: “Não tente ganhar a discussão”.

Este é o segredo da coisa. Mas a grande maioria dos comentaristas dá enorme importância às suas próprias opiniões e também às opiniões dos outros, cada um fica tentando convencer o suposto rival. Isso não funciona, jamais funcionará. Somos todos diferentes, temos de partir deste princípio para nos tolerarmos.

Essa brigalhada, é claro, me decepciona muito. Sinto que estou perdendo tempo e desperdiçando esforços nesta busca de um sonho-pesadelo que poucos querem concretizar.

ABANDONANDO O RINGUE

Esta semana, dois antigos comentaristas decidiram abandonar o Blog. Um deles, Mauro Júlio Vieira, revoltado porque alguém estava usando o nome dele, queria que fossem tomasse providências imediatas, mas eu não estava em casa, pois não posso ficar 24 horas por dia vigiando o blog (já basta editar 365 dias por ano, creio eu). Passou então a me ofender, dizendo que eu protejo meus “amiguinhos” etc. e tal, o que é absolutamente falso, porque só protejo meus “amigões”.

No mesmo dia, José Guilherme Schossland discutiu com outro comentarista e também ficou revoltado comigo, achando que eu deveria ter tomado partido a seu favor, mas eu nem tinha visto a discussão e pouco estava ligando se quem está vencendo é A ou B, tenho mais o que fazer.

Os dois saíram do ringue, mas daqui a pouco voltam, como está ocorrendo com outros importantes comentaristas que estão de novo frequentando o blog e enriquecendo os debates. Sem ofensas, claro.

BALANÇO DE MAIO

Como sempre fazemos, vamos divulgar o balanço das contribuições enviadas em maio, através de nossa conta bancária na Caixa Econômica Federal. Agradecemos muito a quem consegue colaborar para manter na internet este espaço livre, que não recebe anúncios. E lembramos que os depósitos feitos nos últimos dias do mês podem ter registro apenas no mês seguinte.

DATA  REGISTRO    OPERAÇÃO     VALOR

04           002915     DP DINH AG       100,00
04           108245     CRED TEV            50,00
04           041129     DP DINH LOT       20,00
07           071531     DP DINH LOT     100,00
07           071628     DP DINH LOT     230,00
08           001707     DP DINH AG         40,00
11           002915     DP DINH AG       100,00
11           091343     DP DINH LOT       22,00
12           121255     DP DINH LOT       20,50
14           104159     DP DINH AG         50,00
15           300012     DOC ELET            60,00
18           002915     DP DINH AG       100,00
25           002915     DP DINH AG       100,00
27           400001     DOC ELET            31,00
29           290956     DP DINH LOT     100,00

Houve depósitos também em nossa conta do Banco Itaú, os quais relacionamos abaixo:

DATA             OPERAÇÃO                    VALOR
12          TBI 2958.07601-6 C/C          30,87
15           DOC 399.0426EUCLIDES     200,00
21           TBI 0406.49194-4 C/C         50,00
28           DOC 001.3179CARLOS         50,00

12 thoughts on “Utopia do Blog livre ainda se mantém, aos trancos e barrancos

  1. Sr. Newton, não lhe parece que seria oportuno deixar claro que blog não é chat? Se querem debater, que criem um chat, como fazem participantes de alguns blogs.

  2. Sr Newton, aqui vai minha opinião, sé é que tem alguma valia.

    A GRANDE MAIORIA que lê este blog, o faz a procura de informações e saber, mas o que está acontecendo é uma verdadeira disputa de egos.

    O leitor, digamos assim, menos provido de conhecimento e tal, espera adquirir conhecimento e informações, mas conheço muitos que estão desistindo, inclusive alguns indicado por mim.

    LOGO…….

  3. CN, continue firme. Você já superou tantas dificuldades que essa é apenas mais uma. Concordo com o Bortolotto e sairei de meu comodismo iniciando minha contribuição mensal.

  4. Há alguns dias, após ter comentado uma matéria, um desses infelizes, simplesmente, resolveu me atacar, gratuitamente. Ora, que o fizesse às minhas idéias, tudo bem_mas não: insultou-me, simplesmente. Claro que nem perdi meu tempo em retrucar. Carlos Newton: não alimente ilusões. Certas pessoas se comprazem na estupidez, outras nem sabem que é dela que retiram suas digitais. É como diz a Bíblia: o sol nasce para bons e maus. Portanto, vida que segue ou, como você mesmo gosta de dizer, ” vamos em frente”.
    Abs,

    Carlos Cazé.

  5. CN entendo, e partilho, sua decepcao, mas espero que nao desista. Tambem lembro que alem dos comentaristas existem os leitores nao-comentaristas, e estes sao maioria.

  6. Sr Bendl, menos por favor.
    Não coloque aspas no meu nome.
    Meu nome completo é David Souza Silva, sem aspas.

    Não coloco meu endereço, CPF, identidade, titulo de eleitor, por motivos óbvios.

    • David,
      Não podia ser diferente a minha postura, pois eu não sabia se era ou não o teu nome verdadeiro.
      Agora, definitivamente identificado, ótimo, tu é mais um comentarista de peso, cujos textos serão respeitados porque sabemos a origem dos mesmos.
      Não fica brabo comigo, não, e um pequeno alerta, por favor:
      Ao colocares o pré-nome em minúsculo, mais chances para que se interprete que não é o teu nome de verdade.
      A meu ver, passas a usar David, pois já temos conhecimento que se trata da pessoa David Souza Silva, que tenho a honra em dividir este espaço democrático.

  7. Pelo nível dos meus comentários, nota-se que dou opinião sobre o que vejo no convívio com as pessoas, no trabalho, na minha vida social, na convivência geral.

    SOU BRASILEIRO, EM DIA COM AS MINHAS OBRIGAÇÕES E NUNCA LIGO PARA QUE LADO POLÍTICO SE OLHA.

    Me preocupo, como cidadao e com a certeza que tenho pleno direito de opinar, mesmo que as mesmas sejam diferentes de outras.

    ENTAO, ……

  8. Limongi,
    Não se trata de retribuir as patadas da mesma forma, ainda mais em se tratando de uma pessoa com a tua experiência, conhecimentos, mas, exatamente relevar este pessoal que não sabe discutir, dialogar, debater.
    A tua opinião neste blog é de suma importância, haja vista que não há ninguém na TI que sabe mais com relação ao Congresso e parlamentares.
    Der fato, me colocas uma pulga atrás da orelha com relação a Dorothy, se homem ou mulher.
    Não importa.
    Para mim acho que é do sexo feminino, conforme o modo como escreve e se dirige às pessoas. Posso estar enganado, mas um certo momento a pessoa se trai, e minhas trocas de mensagens com ela não demonstraram nada diferente para eu pensar que não seja quem estou tratando.
    Por outro lado, vejo-me obrigado a te agradecer que não levaste para o lado pessoal as minhas observações quando citei o teu nome, pois apenas exemplifiquei situações quando os “identificáveis” explodem com os anônimos, que estão à vontade para tripudiar e atazanar a vida daquele comentarista sério, que deseja colaborar, que quer um blog consciente, honesto, e que apresente temas interessantes.
    Grato pelo retorno.
    Um abraço.

  9. Já havia notado esse fato dos ânimos acirrados devido a um ou outro comentário, em que o comentarista toma partido e discute como fosse ofendido ou quer à toda força fazer-se ouvir, os comentários que leio são os inteligentes que servem para complementar o artigo principal, O Luis Hipólito faz comentários desse nível, eu os faço e procuro trazer para uma esfera que está abandonada pela mídia, pois não é importante, é a educação, onde tento chamar a atenção sobre o desmonte que está acontecendo nessa caricatura de país há cerca de doze anos, na Bahia onde resido e trabalho, e que é governada pelo PT a marcha pela destruição das escolas está bem rápida.
    Todos imaginam que é só bobagem de professor com medo do desemprego, ledo engano, só estou alertando para a morte cerebral disso que ainda sequer consegue viver sem corrupção. Uma vez que as potencias investiram pesado na dita educação, a exemplo de Japão, Coreia do Sul, Estados Unidos da América, Canadá, Alemanha, veja que todos esses países passaram por uma guerra, essa coisa sequer sofreu alguma coisa perto de uma guerra.
    Se hoje eles são os tigres do mundo é porque priorizaram a educação, enquanto que por aqui vivemos dos slogans de “Pátria educadora”, nada mais mentiroso, os noticiários estão mostrando as greves de professores que estouraram pelo Brasil afora.
    Sempre tento ser claro no comentário.

  10. Prezado Amorim,
    Agradeço ao teu comentário no que me diz respeito, ressaltando que a maioria absoluta dos comentaristas deseja o mesmo:
    A Verdade!
    Às vezes, ela vai de encontro a interesses e conveniências, facilmente detectáveis, então os inevitáveis conflitos.
    Raramente um que outro que aparece somente para atazanar o blog, mas se trata de persona non grata.
    Precisas continuar acreditando neste trabalho incansável do Newton porque é honesto, sincero, e uma porta aberta que temos na Web à disposição.
    Um abraço e excelente fim de semana.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *