Coordenador do cartel fez depoimento demolidor

Arte - Capa lista do delator

Deu na Veja

O engenheiro Ricardo Pessoa, dono da construtora UTC, tem contratos bilionários com o governo, é apontado como o chefe do clube dos empreiteiros que se organizaram para saquear a Petrobras e cliente das palestras do ex-presidente Lula. Desde a sua prisão, em novembro passado, ele ameaça contar com riqueza de detalhes como petistas e governistas graúdos se beneficiaram do maior esquema de corrupção da história do país.

Nos últimos meses, Pessoa pressionou os detentores do poder – por meio de bilhetes escritos a mão – a ajudá-lo a sair da cadeia e livrá-lo de uma condenação pesada. Ao mesmo tempo, começou a negociar com as autoridades um acordo de delação premiada. o empresário se recusava a revelar o muito que testemunhou graças ao acesso privilegiado aos gabinetes mais importantes de Brasília.

O Ministério Público queria extrair dele todos os segredos da engrenagem criminosa que desviou pelo menos 6 bilhões de reais dos cofres públicos. Essa negociação arrastada e difícil acabou na semana passada, quando o ministro Teori Zavascki, do Supremo Tribunal Federal (STF), homologou o acordo de colaboração entre o empresário e os procuradores.

CONTÉUDO EXPLOSIVO

Veja teve acesso aos termos desse acerto. O conteúdo é demolidor. As confissões do empreiteiro deram origem a 40 anexos recheados de planilhas e documentos que registram o caminho do dinheiro sujo. Em cinco dias de depoimentos prestados em Brasília, Pessoa descreveu como financiou campanhas à margem da lei e distribuiu propinas. Ele disse que usou dinheiro do petrolão para bancar despesas de 18 figuras coroadas da República.

Foi com a verba desviada da estatal que a UTC doou dinheiro para as campanhas de Lula em 2006 e de Dilma em 2014. Foi com ela também que garantiu o repasse de 3,2 milhões de reais a José Dirceu, uma ajudinha providencial para que o mensaleiro pagasse suas despesas pessoais. A UTC ascendeu ao panteão das grandes empreiteiras nacionais nos governos do PT. Ao Ministério Público, Pessoa fez questão de registrar que essa caminhada foi pavimentada com propinas. Altas somas.

A LISTA DOS FAVORECIDOS
Campanha de Dilma em 2014 7,5 milhões de reais
Campanha de Lula em 2006 2,4 milhões de reais
Ministro Edinho Silva (PT) *
Ministro Aloizio Mercadante (PT) 250.000 reais
Senador Fernando Collor (PTB) 20 milhões de reais
Senador Edison Lobão (PMDB) 1 milhão de reais
Senador Gim Argello (PTB) 5 milhões de reais
Senador Ciro Nogueira (PP) 2 milhões de reais
Senador Aloysio Nunes (PSDB) 200.000 reais
Senador Benedito de Lira (PP) 400.000 reais
Deputado José de Fillipi (PT) 750.000 reais
Deputado Arthur Lira (PP) 1 milhão de reais
Deputado Júlio Delgado (PSB) 150.000 reais
Deputado Dudu da Fonte (PP) 300.000 reais
Prefeito de São Paulo Fernando Haddad (PT) 2,6 milhões de reais
O ex-tesoureiro do PT João Vaccari Neto 15 milhões de reais
O ex-ministro José Dirceu 3,2 milhões de reais
O ex-presidente da Transpetro Sergio Machado 1 milhão de reais

* Como tesoureiro, arrecadou dinheiro para a campanha de Dilma de 2014

###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOGA quantia que mais desperta atenção são os R$ 20 milhões atribuídos ao senador Collor. Que vantagem teria levado a empreiteira UTC a oferecer tamanha propina ao parlamentar? Talvez a explicação esteja no corpo da matéria, ao qual não tivemos acesso, porque não temos assinatura da Veja. Quem souber, por favor informe. (C.N.)

20 thoughts on “Coordenador do cartel fez depoimento demolidor

  1. Na década de 70, fui até assinante da Veja. Amadureci e percebi que, ler esta revista é querer ser enganado. E naquela época ainda vivíamos com um regime muito diverso do atual.

  2. O aumento do imposto para produtos importados, sancionado pela presidente Dilma Rousseff no início desta semana, vai aumentar o preço de produtos como remedios, vinhos, perfumes e eletrônicos trazidos do exterior? Segundo empresas importadoras consultadas pelo UOL, o impacto deve ser pequeno.

    A nova regra sobe de 9,25% para 11,75% a taxa de PIS/Cofins para importados. Para algumas categorias de produtos, o aumento foi maior, como remédios (de 12% para 15,79%) e cosméticos e perfumes (de 12,5% para 20%). A lei começa a valer no dia 1º de outubro.

    Aumentar imposto de importação de remédios é praticar mais um genocídio de velhinhos para não pagar aposentadorias.

  3. Estou admirado, pois até o momento o nome do atual governador da Bahia, Rui Costa, permanece longe da sujeira, na época da eleição o candidato mais forte era Paulo Souto DEM, uma vez que o dito Rui era uma obscura figura de terceiro plano, sequer cogitado pelo PT, haviam outros mais conhecidos, então, como por milagre, o Rui Costa ganha a eleição em primeiro turno, comentou-se à boca pequena que a derrama de dinheiro para a compra de votos para esse camarada era coisa divina, como Cristo tinha multiplicado os peixes e pães para alimentar os famintos, o deputado líder do governo do PT, figurinha antipática, traz a UTC para reativar o campo de pouso de Feira de Santana, (município a 108 km de Salvador), um campo de pouso que na classificação oficial é aeródromo, que estava abandonado, além de deficitário, agora conta com um voo diário (deficitário) para Belo Horizonte, mantido, Deus sabe como pela Azul Linhas Aéreas.
    A Pergunta que faria é, o que o governo da Bahia deu em troca dessa ajuda?
    No dia da eleição, estava claro que o candidato do DEM seria o vencedor. As bocas de urna da patota do PT rolaram livres, a justiça Eleitoral, sabemos, é sensível a um afago financeiro, nada fez ou apurou.
    Seria bom que o Pessoa desse uma dica sobre isso!
    Até parece que a Bahia vive no planeta de Dilma e Lula. Aqui, ninguém sabe de nada não viu nada, muito menos fala nada. Vamos ouvir o que Pessoa tem a dizer dessa relação com Feira de Santana.

  4. O Ricardo Pessoa ainda deve ter muito a dizer. Se nao me engano as contas da campanha da Dilma ainda estao com o Gilmar Mendes. Como em Brasilia ate os postes escutam , sera que ele esta aguardando os resultados das investigacoes ?

  5. É como dizia meu avô : ”debaixo desse angu tem carne”.
    Olhem bem os seis primeiros colocados.
    Liderados por quem : Fernando Collor.
    Galeria de ”artistas”.
    E ”nóis ??? . Hó, hó, hó …

  6. Na BR Distribuidora, após a exoneração de Cerveró, a diretoria financeira passou a sera cumulada interinamente pelo presidente, José Lima de Andrade Neto, resultado de uma parceria entre o ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, e o senador Fernando Collor (PTB-AL). Collor ainda tem outros dois apadrinhados na empresa: o diretor da Rede de Postos de Serviço, Luis Alves de Lima Filho, e o diretor de Operações e Logística, Vilson Reichemback. “O PTB não tem nada a ver com isso. Foram duas indicações negociadas diretamente entre Lula e
    Collor”, esquivou-se um integrante da cúpula petebista, tentando lavar as mãos diante da possibilidade
    de qualquer problema futuro.

  7. Qualquer pessoa ou órgão da imprensa que publicar notícias sobre os males do PT e seus cúmplices, sofrerão descrédito por parte dos petistas e parte da mídia comprometida com o governo, que recebe polpudas quantias para defendê-lo.
    Quanto mais eu leio críticas à Veja, revalido a minha assinatura, pois é graças a este tipo de investigação e consequente publicação que ficamos a par dos acontecimentos corruptos e desonestos praticados pelo Executivo, Legislativo e Judiciário, atualmente três poderes unidos em explorar o povo brasileiro, tirar-lhe a dignidade, e transformar este País em um feudo às suas pretensões, e conosco sendo seus vassalos.
    Lula e Dilma, um dia serão presos pelos roubos que tanto os ajudaram nas eleições, e que estão sendo denunciados nesta operação Lava-Jato, que deveria se chamar “Veja, quem é o PT”.
    Quanto ao Collor, não é novidade que o medíocre senador, o pior presidente da República da história do Brasil em todos os tempos estar envolvido em falcatruas ou acusado neste sentido.
    Faz parte da natureza do parlamentar ganhar dinheiro ilicitamente, obter vantagens fraudulentas, pois é desta forma que ele se sente superior aos demais, através de meios deletérios e imorais para ter poder, fortuna, e manter-se onde mais gosta, no centro do crime, no antro da vergonha, no tal Congresso Nacional, o clube dos ladrões!
    Sobre à delação premiada, evidente que a turma denunciada bate pé, vocifera, urra, uiva, berra, grita, esperneia.
    No entanto, é evidente que o Juiz Moro não dará ouvidos apenas às palavras dos denunciantes, mas exigirá as tais provas que confirmam as acusações, caso contrário o réu sequer será recebido em audiência para esta finalidade que se propõe, ou seja, amenizar a sua pena entregando quem se beneficiou dos roubos do petrolão.
    Agora, causa-me espécie que a turma ensandecida do ano passado, MST, blac bloc, Psol, PCdoB, que foram às ruas fazer baderna, arruaças, depredar prédios públicos e privados, alegando tais manifestações de barbárie em razão do aumento nas passagens de ônibus em 20 centavos – aonde estão atualmente?
    Em qual cama se escondem embaixo?
    Aonde estão estas bestas, estes cretinos, estes vagabundos, que não fazem passeatas de protestos contra esses roubos à maior estatal brasileira e contra os beneficiados dessas fábulas de dinheiro desviadas?
    Por que não vão protestar contra a inflação, o desemprego, que causam muito mais prejuízo que os 20 centavos nas passagens dos coletivos?
    Cambada de safados, esquerdistas miseráveis, canalhas, que estão submetidos a uma ideologia criminosa, a um partidarismo deletério, contra o povo, a decência, a ética e moral, em nome de um partido de bandidos, cafajestes, que estão nos arruinando!
    Pois quando escrevo que os parlamentares são todos, indistintamente, ladrões, amplio este conceito para boa parte do povo brasileiro, lamentavelmente, que também usa este tipo de expediente para se aproveitar da situação caótica que nos encontramos, então vota nesta gente inescrupulosa, traidores da Pátria e da população, e onde se sobressaem meia dúzia de senadores e deputados permanentemente apontados como os maiores gatunos, os mais venais, os piores de todos, como é o caso do senador Collor que, vira e mexe, aponta a sua cara como participante em casos policiais.
    O Brasil está perdido!

    • Quanto ao Collor, não é novidade que o medíocre senador, o pior presidente da República da história do Brasil em todos os tempos estar envolvido em falcatruas ou acusado neste sentido.

      SÓ DISCORDO DESSE PONTO, A ANTA PRESIDANTA ESTÁ CONSEGUINDO SER PIOR DO QUE ELLE, ISSO É REALMENTE UM FEITO MARCANTE!

      • Pois, olha, Sandoval,
        Estou quase concordando contigo. Porém, faltam alguns detalhes de importância vital para esta comparação entre Dilma e Collor:
        A primeira tem destroçado a nação brasileira e levado o povo à miséria, tanto pelos roubos do seu partido quanto pela sua incompetência na área econômica;
        O segundo, arruinou cidadãos; confiscou-lhes o dinheiro; milhares morreram sem ter de volta o que lhes havia sito tomado à força, em ato de violência nunca antes utilizada no Brasil, inclusive por DITADORES!
        Um abraço, Sandoval.

  8. Demolições Bendl
    Empresa individual, especializada em demolir apoio fajuto, elogio baba-ovo, puxa saquismo inveterado,
    encobrimentos de verdade e outros “ismos” casuísticos, existentes nesta república das vantagens imerecidas.
    Valeu o “taca-le pau”.
    Abraços.

  9. Discordo, absolutamente, inclusive de alguns raivosos comentários.
    Pois continua o mesmo modelo: fazer-nos brigar, em ambientes restritos, como a TI, apenas por milhões, enquanto se desviam bilhões e trilhões por outros caminhos muito mais sigilosos…

    Caros comentaristas, chega de discussões na casa do milhão!
    Isto é pouco, é simples dinheiro de ladrão…
    Fica bem claro que se tornam discussões tolas, como esta.
    Tudo bem, estes crimes de milhão são crimes, devem ser coibidos, é roubo, é absurdo, enfim, são todas as coisas que deles se fala.
    Mas isto vai-nos tomando todo o tempo útil para um trabalho, ao final, inútil, porque mesmo resolvida por inteiro esta esfera criminal, sequer teríamos tocado na esfera principal, aquela que afunda a Nação a plena velocidade, como matematicamente, se infere.

    Roubalheira na casa do milhão = mensalão, campanhas, cargos, desvios etc.
    Roubalheira na casa do bilhão = petrolão, empreiteirão etc.
    Roubalheira na casa do TRILHÃO = Constituição, Bancão e Sistemão Financeirão.

    Destaco, de outra forma:
    1 milhão = $ 1.000.000,00
    1 bilhão = $ 1.000.000.000,00
    1 TRILHÃO = $ 1.000.000.000.000,00

    Numericamente, evitar um roubo de um milhão é nada, ante os demais roubos!
    Então, porque esta fúria quase irracional de só atacar os crimes do milhão e só raspar, de leve, quase sem tocar, os crimes do bilhão, deixando inatacados, livres, atuantes, garantidos e impunes os crimes maiores, os crimes do TRILHÃO, exatamente os crimes que arrasam com nosso presente e futuro?
    Porque deixar os crimes do TRILHÃO de lado, senhores?

    Ao final, declaro aberta a futuramente mais famosa empresa brasileira:
    a CBSF – Companhia Brasileira de Sacanagem Financeira.
    Curiosamente, sua atuação é bem restrita: com respaldo constitucional fraudado, atua só junto aos Bancos e Sistema Financeiro em geral.
    Mas é a maior empresa do país.

    Pergunto ao grande articulista, Sr. Deu na Veja: Cadê os Homens deste país?

  10. Carlos Newton.
    Prezado amigo,
    Achei que você cometeu uma tremenda injustiça com o ministro Edinho Silva!O homem se esforça tanto para defender essa pilantragem toda e só ganha um asterístico.Sacanagem com a autoridade!
    Brincadeiras a parte,parabéns pela edição.
    Grande abraço,
    Werneck

  11. Que foi lesado(cadernetas de poupança e contas correntes) pelo senador citado não comunga de sua afirmativa,ja pensou nisso senhor Limonge?Sua conciencia não doi?

  12. Sr. Newton, e em todos as listas, lá estão eles, os integrantes da Quadrilha do Efeagacê,
    Não passa uma lista sequer sem ter um nome de um franco-tucano-suiço de penas de faisão a degustar as benesses da corrupção.
    Quem diria, o famoso ex-comunista, ex-terrorista, ex-ladrão de bancos, ex-ladrão de trens pagadores além de atolados na Corrupção do Metrô Paulista , agora em Listas da Lava-jato……
    eh!eh!eh!eh
    E olha Sr. Newton, a minha luta vem de longe caçando franco-tucanos-suiços, e esses são bem gordinhos…..

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *