Asfixia total à Gaza por Israel e ações do Hamas agravam a luta no Oriente Médio

Confrontos representam a condenação de milhares de inocentes

Pedro do Coutto

A decisão do governo de Israel de asfixiar totalmente a Faixa de Gaza, base do Hamas, e as ações do grupo terrorista que atacou Tel Aviv no sábado com mísseis, ocupou áreas da região e sequestrou reféns, são fatos que sucedidos pelos confrontos intensos tornam o conflito com consequências imprevisíveis, podendo até atingir profundamente o equilíbrio entre as grandes potências.

A asfixia à Faixa de Gaza implica no corte de energia elétrica, abastecimento de água, bloqueio de alimentos e combustíveis numa região de cerca de 500 quilômetros quadrados, mas densamente povoada com cerca de dois milhões de habitantes. A Faixa de Gaza, conforme a GloboNews avaliou na tarde de segunda-feira, equivale à Zona Oeste do Rio de Janeiro, incluindo Jacarepaguá e mais algumas localidades do subúrbio carioca.

TIRANIA – O bloqueio israelense representa, de fato, a condenação à morte de centenas de milhares de pessoas que não possuem vinculação com o conflito, mas se encontram subordinadas à tirania do Hamas e aos seus métodos de luta terrorista. O governo brasileiro, como é natural, condenou o atentado contra Tel Aviv, mas não incluiu o nome do Hamas no capítulo de terror com que marcou as ações no fim de semana.

Israel deseja também uma invasão terrestre e convocou para a luta, que deve ser longa, 300 mil reservistas do país, homens e mulheres. A luta prossegue em grandes proporções. A situação, como podemos observar, se agravou. A ameaça do cerco total à Faixa de Gaza pode levar a uma comoção mundial e a um panorama de desespero, recaindo sobre as próprias áreas de ambos os lados que se encontram em conflito.

Ontem, China e Rússia se pronunciaram pelo cessar fogo, mas não condenaram a ofensiva desencadeada pelo Hamas no amanhecer do último sábado. A ONU, cujo Conselho de Segurança, neste mês, está sendo presidido pelo Brasil, mantém-se em reunião permanente na tentativa remota de conter o avanço da guerra e estabelecer o cessar fogo. O Hamas ameaça matar os reféns que levou de regiões israelenses para o seu QG em Gaza. Ameaçam matá-los a cada ataque israelense através de sua artilharia ao território que ocupa.

IMPRENSA – Na tarde e na noite de segunda-feira, a GloboNews, a TV Globo e a CNN abriram grandes espaços ao conflito, da mesma forma que O Globo, a Folha de S. Paulo e o Estado de S.Paulo nas edições impressas nesta terça-feira. As imagens são aterrorizantes e mostram com nitidez os efeitos da tragédia que mais uma vez explodem na região. É preciso destacar a atuação dos profissionais de Imprensa que se aproximam a poucos metros do teatro de operações, como se chama os espaços físicos de uma guerra, arriscando as suas vidas.

Aguardemos, portanto, o fim das destruições, sobretudo porque as reconstruções exigem muito mais tempo. Com as guerras, a espécie humana, isso sim, perde tempo e as gerações sofrem os efeitos.

DESENROLA – O ministro Fernando Haddad, matéria de João Sorima Neto, O Globo de ontem, lançou na cidade de São Paulo a plataforma de renegociação das dívidas a serem ressarcidas através do programa “Desenrola Brasil”. Mas 57% ainda não acessaram o programa aberto na internet, o que está preocupando a Fazenda quanto ao êxito da operação.

A operação abrange dívidas de até R$ 5 mil; 44% não se habilitaram e 13% não acessam a internet. O Ministério da Fazenda terá que adotar um sistema de inscrição mais simples para atender aos objetivos do programa. Um dos pontos sensíveis, entretanto, é que as dívidas podem ser parceladas em até 60 prestações mensais com base no fundo garantidor do Tesouro de R$ 8 bilhões para garantir os pagamentos aos bancos e às lojas, caso venham a ocorrer falta de pagamentos.

Destaco que os juros do refinanciamento são de 1,99% ao mês para uma inflação esperada de 4,2% este ano, segundo o IBGE. Uma taxa de quase 2% mensais resulta num montante anual em cerca de 30%. Os salários, claro, não progridem nesta velocidade. Surge um novo obstáculo.

MEDALHISTA –  O presidente Lula da Silva deve parabenizar a grande atleta Rebeca Andrade pela conquista da medalha de ouro no mundial de ginástica e também cumprimentar a equipe brasileira que na competição em conjunto alcançou a medalha de prata por uma pequena diferença em relação à equipe dos Estados Unidos.

Rebeca Andrade merece uma homenagem especial, como a que Juscelino Kubitschek destinou à Maria Ester Bueno quando ela conquistou Wimbledon em 1959. Ofereceu um almoço à grande tenista.

17 thoughts on “Asfixia total à Gaza por Israel e ações do Hamas agravam a luta no Oriente Médio

  1. “Ativistas Entre os Colonos Judeus Advertem Que o Governo Israelense Planeja um Ataque Maciço Contra os Palestinos na Faixa de Gaza Após a Remoção dos Colonos.”
    “O propósito do Desengajamento Unilateral, que envolve a remoção dos colonos judeus assentados nas áreas predominantemente palestinas, é cumprir as profecias de Obadias 15-18 e Ezequiel 34. A advertência desses ativistas revela que muitos em Israel têm conhecimento dos planos genocidas de Sharon.”
    Publicado em 31.07.2005.
    https://www.espada.eti.br/n2058.asp
    PS. Como se vê, há meios e fins!

  2. OS CRENTES FUGITIVOS DA ‘’TERRA DO LEITE E DO MEL’’! REPATRIADOS DE ISRAEL REZAM E AGRADECEM A DEUS! O CRIADOR PERDE NOVAMENTE PARA SATANÁS! Quando eu era oficial do exército já comentávamos que o Exército economiza e a aeronáutica gasta! As maravilhosas e caríssimas máquinas voadoras da Força Aérea continuam provando isso. Agora, onde está o amor ao próximo dos evangélicos rezadores que deixaram para trás milhares de mortos estripados e bebês decapitados? Estavam todos rezando, sorrindo, gritando em ufanismos patrióticos! O que houve na ‘’Terra Santa’’? Novamente Satanás foi mais rápido no gatilho do que Jeová, Jesus Cristo e o Espírito Santo? Respondam crentes evangélicos, hipócritas rezadores! Outra coisa, crentes bonitinhos, as aeronaves da Força Aérea que estão resgatando vocês da ‘’Terra Santa’’ são invenções e criações do ateísmo, da Ciência e suas tecnologias e engenharias; Ciência, perseguida ferozmente, satanicamente, selvagemente, barbaramente, pelo fanatismo religioso cristão por 2 mil anos! Hipócritas, fanáticos! Outra coisa, ninguém diria que essas maravilhosas aeronaves da Força Aérea pertencem a um país com 30 milhões de pobres e miseráveis que não conseguem 3 refeições por dia, e que trabalham sob fogo cruzado de policiais, corruptos e violentos, organizações criminosas sanguinárias, novo cangaço, traficantes, milicianos, piratas do asfalto, piratas dos rios da Amazônia, etc.! Vamos rezar, repatriados crentes que faziam turismo religioso na Região mais amaldiçoada do planeta Terra! 5 mil anos de carnificinas, guerras e chacinas! Vamos lá, crentes safados, sempre que precisarem fugir da ‘’Terra Santa, após o turismo religioso, o povo pagará o querosene! Então rezemos: ‘’Tu que habitas sob a proteção do Altíssimo, que moras à sombra do Onipotente, dize ao Senhor: Sois meu refúgio e minha cidadela, meu Deus, em que eu confio. Tu não temerás os terrores noturnos, nem a flecha (ou mísseis do Hamas) que voa à luz do dia, nem a peste que se propaga nas trevas, nem o mal que grassa ao meio-dia. Caiam mil homens à tua esquerda e dez mil à tua direita, tu não serás atingido’’. Ué! Por que então estás fugindo da ‘’Terra Santa’’, hipócrita covarde? Não confias em teus salmos e em teu Deus? Não estavas sob a proteção de Jeová, Jesus Cristo e do Espírito Santo? Agora no Brasil, por via das dúvidas vai lá na Igreja Universal do ‘’Reino do Deus Macedo’’ e na Fogueira Santa dá um dinheirinho, uma propinazinha, para a Sua Santidade Bispo Macedo, na presença de sua Arca da Aliança pirata! Te cuida, Latorraca evangélico, o Brasil das belas, caríssimas e maravilhosas aeronaves da Força Aérea Brasileira, é ainda mais perigoso do que a ‘’Terra do Leite e do Mel’’! Depois não vá pedir à Aeronáutica pra te levar de volta para a ‘’Terra Prometida’’! LUÍS CARLOS BALREIRA. PRESIDENTE MUNDIAL DA LEGIÃO CIENTÍFICA BRASILEIRA.

  3. Muito bem comparado a guerra entre a milícia e o narcotráfico na Zona Oeste, equivale a guerra na Palestina, isto é, as duas guerras são por tomada de território, com uma diferença, quem quer e vem tomando o território da Palestina é Israel, por não se satisfazer com que ficou acertado pela ONU, mesmo ficando com uma parte maior de território do que a Palestina.

  4. Toda guerra, é uma tragédia da humanidade.
    Se não bastasse a guerra entre a Rússia e a Ucrânia, por decisão unilateral do ditador russo Vladimir Putin, o grupo terrorista Hamas decide a margem do povo palestino da Faixa de Gasa, lançar ataques devastadores contra os civis israelenses e ainda prender reféns, que estão presos em bunkers dos terroristas.

    A resposta de Israel, como sempre foi devastadora. Bombas explodem a todo momento, derrubando prédios, mesquitas, casas, causando uma tragédia humanitária contra a população Palestina. Os povos palestinos e israelenses são as vítimas de terroristas de um lado e da poderosa aviação israelense de outro lado, sob as ordens do primeiro Ministro Netaniyau.

    O conflito completamente desnecessário, preocupa os cidadãos e governos do mundo. Há o perigo de uma escalada, se o Hezbolha entrar no conflito, o que arrastaria o Líbano para o centro do conflito, em um momento de grave crise econômica e social, da outrora considerada a Suíça do Oriente Médio.

    Mísseis foram disparados ontem, em direção ao Norte de Israel, do Líbano e da Síria. Trata-se de lobos solitários, pois tanto os governos da Síria, quanto do Líbano, que já têm problemas demais em seus conflitos internos.

    Os líderes do Hamas, sabiam, que a resposta de Israel seria devastadora, só não contavam, com a falta de solidariedade do mundo mulçumano, diante da repulsa mundial dos Atos terroristas.

    As vítimas israelenses, não tem precedentes desde a criação do Estado de Israel, em 1948. Isso se deve, a crise criada pelo primeiro Ministro. Beijamim Netaniyau, as voltas com a justiça, devido a corrupção generalizada de seu último governo. Ele ganhou as eleições no final do ano passado e empreendeu uma luta contra o Judiciário
    ( Suprema Corte) Israelense, enviando uma proposta ao Parlamento, submetendo as decisões judiciais ao crivo do Legislativo. Na prática, os processos de corrupção de Beijamim serão anulados. Uma cópia do projeto aprovado em primeiro turno em Israel, circula entre os senadores e Deputados conservadores e do Centrão, para cassar ministros do STF e anular decisões judiciais que contrariar em os parlamentares.

    Essa cruzada de Beijamim Netaniyau, contra o Judiciário, o que levou milhares de israelenses às ruas de Telaviv, tirou o foco da inteligência israelense e das Forças Armadas, que não conseguiram impedir a incursão dos terroristas do Hamas em território israelense

    O tão propalado Domo de Ferro, o escudo contra mísseis, dessa vez falhou, porque o governo estava com nova prioridade.
    Beijamim, o primeiro Ministro está sendo contratado no front interno, tanto, que formou com urgência, um governo de coalizão para enfrentar o esforço de guerra. Quando a tempestade passar, será cobrado pelos eleitores.

    O exemplo de Israel, do líder preocupado com seus interesses de Poder eterno, acaba prejudicando a nação e trazendo desgraça e mortes para seu povo. Os exemplos se sucedem, numa escalada impressionante, tanto na Rússia, com Vladimir Putin, na Nicarágua de Ortega, na Venezuela de Maduro, a tentativa de golpe nos EUA do ogro Donald Trump, demonstra cabalmente, que o povo precisa pensar melhor, quando vota em falsos profetas, que falam em Deus, mas na realidade estão fechados com o Capeta, unicamente interessados em Poder e Dinheiro, que rola como bola de neve, tratando-se do maior afrodisíaco, que o homem pode experimentar na vida. Por causa disso, presidentes, primeiro ministros, reis, rainhas, querem a todo custo se eternizar em no Poder, independente do risco d desintegração das nações, pelas divisões internas que advém de seus desejos e a guerra civil, o pior dos mundos para qualquer nação.

  5. E tudo isso por um deus que nem existe!

    Procurem no YouTube pelo canal “Verdades Ocultas da Bíblia” para vocês perceberem como somos enganados há milênios!

  6. REFÉNS EM GAZA
    Há brasileiros entre reféns de terroristas do Hamas, confirma Israel
    Israel confirma que há americanos, britânicos, franceses, alemães, italianos, brasileiros, pessoas da Argentina, Ucrânia e vários outros países

    Porta-voz do Exército de Israel confirma que há brasileiros entre reféns do Hamas (Foto: Reprodução/Exército de Israel)

    Rodrigo Vilela

    O porta-voz do Exército de Israel confirmou que há brasileiros entre os reféns capturados pelo grupo terrorista Hamas. Em vídeo postado na rede social X, ex-Twitter, o militar cita algumas das nações que têm cidadãos rendidos.

    “Há americanos, britânicos, franceses, alemães, italianos, brasileiros, pessoas da Argentina, Ucrânia e vários outros países”, disse o tenente-coronel da reserva Jonathan Conricus, porta-voz das Forças de Defesa da Israel.

    No vídeo (veja abaixo), o militar diz que o governo israelense está comprometido com o resgate dos civis sequestrados.

    O Diário do Poder entrou em contato com o Itamaraty para confirmar a informação do Exército israelense, além de questionar a quantidade de eventuais brasileiros sequestrados e se houve contato para a libertação das possíveis vítimas. A reportagem será atualizada

  7. APOIO AO TERROR
    VÍDEO: partidos de esquerda dão vivas ao Hamas em Brasília
    Na manifestação, é possível ver bandeiras de partidos de esquerda e da Palestina
    11/10/2023 10:07 | Atualizado 11/10/2023 10:16

    Na manifestação, é possível ver bandeiras de partidos de esquerda e da Palestina (Foto: reprodução/redes sociais)

    Rodrigo Vilela

    Manifestantes ligados a partidos de esquerda organizaram uma manifestação pró-Hamas em Brasília, nesta terça-feira (10). Um homem com um megafone gritava ofensas contra o povo israelense e puxou um coro de “viva o Hamas”.

    No grupo, é possível ver bandeiras de partidos como o PSTU, PCO, do DCE da UnB, do PCB e da Palestina.

    O ato foi criticado por políticos, como o deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) que chamou os participantes de “seres nojentos”.

  8. Cortar Água, Comida e Eletricidade para as populações de palestinos, que vivem na Faixa de Gasa, que também são vítimas dos terroristas do Hamas, é uma tragédia de grandes proporções. Em poucos dias, crianças e idosos vão morrer de fome e de sede.
    Na Faixa de Gasa, há uma incidência de doenças renais graves, por causa da poluição das águas, que é fornecida para o povo palestino. Águas poluídas, nesse sentido, é um mal menor do que a falta de água.
    Israel tem que focar nos terroristas do Hamas, a população Palestina não pode sofrer pela ação de grupos que optaram pela via do terror. Igualmente, o povo israelense, não pode pagar a conta, pela intransigência de setores Conservadores, que não aceitam os apelos pela Paz e apostam no confronto eterno.
    Extremistas dos dois lados, lucram com as hostilidades.

    Sobre as narrativas dos dois lados, é preciso enfatizar, que numa guerra, a Verdade é a primeira baixa. Não falam a verdade nunca. É uma mentira atrás da outra.

    Quando são desmentidos, pelos fatos, o efeito da mentira já passou. Por esse motivo, passo ao largo, das coletivas de chefes de Estado, primeiro Ministros, etc…

    Sempre a Paz é mil vezes melhor do que a guerra.

  9. Senhor Rafael Santos , lembre-se que boa parte dos armamentos usados contra Israel no Sábado, pelos membros da resistência ” HAMAS ” á ocupação da Palestina , pelos Israelenses , foram fornecidos pelos próprios USA , OTAN E ISRAEL , aos seus lacaios e títeres locais , para derrubarem diversos governos locais do Oriente Médio e parte da África , caso queiram saber a verdade , basta capturarem os armamentos e verifiquem a origem e a quem foram entregues originalmente , sem contar a triangulação feitas pelos comerciantes de armas á mando dos Governos Ocidentais .

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *