
Governo tem de dialogar com Trump, diz Alban, da CNI
Letícia Lopes e Cássia Almeida
Associações e entidades empresariais estão manifestando preocupação e já apontam impactos negativos em diferentes segmentos do setor produtivo com o anúncio do americano Donald Trump, nesta quarta-feira, de uma sobretaxa de 50% aos produtos brasileiros exportados para os Estados Unidos.
O economista-chefe do Goldman Sachs, Alberto Ramos, em relatório divulgado na própria quinta-feira, diz que o PIB brasileiro pode ser reduzido entre 0,3 e 0,4 ponto percentual com as tarifas aplicadas por Trump. Ele calcula que a tarifa efetiva de importação para os produtos brasileiros aumente em 35,5 pontos percentuais, se não houver “grandes retaliações”:
REDUZIR A TENSÃO – “Não está claro se, como e quando o Brasil retaliaria. A inclinação política pode ser nesse sentido, mas prevemos que os exportadores locais irão pressionar o governo para reduzir a tensão”, diz Ramos.
Para a Confederação Nacional da Indústria (CNI), não há fato econômico que justifique a tarifa de 50%. A entidade diz que a prioridade do governo brasileiro após o tarifaço deve ser “intensificar a negociação com o governo de Donald Trump para preservar a relação comercial histórica e complementar entre os países”.
“Os impactos dessas tarifas podem ser graves para a nossa indústria, que é muito interligada ao sistema produtivo americano. Uma quebra nessa relação traria muitos prejuízos à nossa economia. Por isso, para o setor produtivo, o mais importante agora é intensificar as negociações e o diálogo para reverter essa decisão”, diz Ricardo Alban, presidente da CNI, em nota.
IMPACTOS SEVEROS – A Câmara Americana de Comércio (Amcham Brasil) disse em nota que tem “profunda preocupação” com o anúncio, que pode “causar impactos severos sobre empregos, produção, investimentos e cadeias produtivas integradas entre os dois países”.
pediu em nota que os governos brasileiro e americano retomem “com urgência um diálogo construtivo” na busca por uma solução negociada “fundamentada na racionalidade, previsibilidade e estabilidade, que preserve os vínculos econômicos e promova uma prosperidade compartilhada”.
“A relação bilateral entre Brasil e Estados Unidos sempre se pautou pelo respeito, pela confiança mútua e pelo compromisso com o crescimento conjunto. O comércio de bens e serviços entre as duas nações é fortemente complementar e tem gerado benefícios concretos para ambos os lados, sendo superavitário para os Estados Unidos ao longo dos últimos 15 anos — com saldo de US$ 29,2 bilhões em 2024, segundo dados oficiais norte-americanos”, diz o texto.
AÇÃO DIPLOMÁTICA – A Federação das Indústrias do Estado do Rio (Firjan) também manifestou preocupação, e defendeu a intensificação da atuação diplomática para uma “solução negociada”.
“Em contraste com as medidas aplicadas, Brasil e Estados Unidos mantêm um longo histórico de relações mutualmente benéficas, parcerias econômicas e industriais salutares e voltadas para a promoção dos negócios. O país é o principal investidor externo direto no mercado brasileiro, sendo o segundo maior parceiro no comércio de bens nacional”, destacou a Firjan, em nota.
A Associação Brasileira da Indústria do Plástico (Abiplast) destacou que a política tarifária atinge diretamente as empresas brasileiras. Presidente do conselho da entidade, José Ricardo Roriz traçou que uma tarifa de 50% torna “praticamente inviável” a operação, afetando faturamento e empregos.
IMPACTOS PROFUNDOS – Ele ainda observa que os impactos não se restringem apenas aos produtos finais exportados, mas a toda a cadeia produtiva, com pressão em outros setores que dependem de embalagens, como alimentos, componentes automotivos e fertilizantes.
“Estamos passando de um dos países com menores tarifas de importação para uma situação de isolamento comercial. Isso desestimula o investimento produtivo e compromete a credibilidade do Brasil como parceiro confiável. Empresas internacionais que atuam no país para exportar a partir daqui serão diretamente penalizadas. Estamos vendo crescer um clima de incerteza justamente quando deveríamos estar atraindo investimento estrangeiro”, afirmou Roriz, em nota.
Ele também defendeu que é preciso cautela na negociação:
SEM GEOPOLÍTICA – “O Brasil não pode se colocar em disputas geopolíticas que não nos dizem respeito. Precisamos focar em abrir mercados, fortalecer nossas cadeias industriais e garantir segurança jurídica e diplomática. Neutralidade e pragmatismo devem orientar nossa atuação internacional”, ponderou.
Haroldo Ferreira, presidente-executivo da Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados), lembrou que, em junho, o setor registrou um crescimento de 24,5% nas exportações, e que foram justamente os EUA que puxaram o crescimento: para o país, as exportações subiram 40% no período. O anúncio, diz ele, causa “surpresa e preocupação”:
“No primeiro semestre, estávamos, aos poucos, recuperando mercado nos Estados Unidos, apesar de todas as instabilidades. O anúncio do presidente Trump, com novas tarifas a partir do dia 1º de agosto, é um grande balde de água fria para o setor calçadista brasileiro”, lamenta Ferreira, em nota.
###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG – Os empresários vão exigir que Lula negocie com Trump a redução das tarifas, porque não há outro caminho. Lula vai se recusar, animado pelo ímpeto nacionalista que despertará nesse início. Os empresários apoiarão o primeiro bolsonarista que passar diante deles e Lula estará acabado, pois há tempos já está de validade vencida. (C.N.)
“MOEDA PRÓPRIA”: BARBA SE MOSTROU EXULTANTE NA TV
PARA FALAR O QUE O BARBA FALOU DE PEITO ABERTO ONTEM, EM RELAÇÃO A TRUMP, NA ENTREVISTA/PRONUNCIAMENTO À TV, SÓ TENDO MESMO AS COSTAS MUITO QUENTES.
XI JINPING E PUTIN DEVEM ESTAR ORGULHOSOS DE TAMANHA CORAGEM DO, AGORA, GRANDE COMPANHEIRO BARBA.
____________
TRUMP PELA CULATRA: TARIFAÇO AJUDOU A TURBINAR POPULARIDADE DE BARBA E OUTROS RIVAIS.
TARIFAÇO DE TRUMP: CHINA SAI EM DEFESA DO BRASIL E ACUSA OS EUA DE INTERFERÊNCIA E INTIMIDAÇÃO.
Fonte: GloboNews, 11/07/2025 12h00.
____________
TARIFAÇO DE 50% SOBRE O AGRONEGÓCIO E INDÚSTRIA BRASILEIRA
ESTUPIDEZ NÃO TEM LIMITES
SITUAÇÃO DE BANANINHA SE AGRAVA APÓS AGRADECIMENTO A TRUMP.
____________
TARIFAÇO POLÍTICO-IDEOLÓGICO
EMBORA SEJA UM ABSURDO, PARECE INTERESSAR POLITICAMENTE AO GOVERNO QUE A TAXA SEJA APLICADA E PERMANEÇA POR BOM TEMPO, SE POSSÍVEL ATÉ ÀS ELEIÇÕES DE 2026.
E, ASSIM, O GOVERNO PROCURA COLAR O TARIFAÇO NO BOLSONARISMO, CORRENDO PARA NÃO CHEGAR (A NENHUMA SOLUÇÃO).
O Lula não vai negociar porque não tem interesse que o assunto termine. Vai tentar usar o nacionalismo, e possivelmente o veremos com uma camiseta amarela da seleção brasileira como alguns deputados petistas já a estão usando. A campanha que agora se vê na internet é toda nacionalista e só falta usarem aquela musiquinha ridícula dos anos 70, “Eu Te Amo, Meu Brasil”. Em tudo a ditadura atual repete a de 64 só que agora os militares nem precisam sair da caserna.
Brasil e, lamentavelmente, um país sem risco de melhorar.
Brasil é
Realmente, quando o povo elege um analfabeto, alcoólatra, corrupto, misógino e covarde para presidente, o Brasil só pode ser igual ao eleito.
Alguém acha que um Presidente que fez a operação que fez, atolando o progrma nuclear dos aitolás, e que toma uma atitude extra-fiscal com o tarifaço, não tenha informações mais profundas sobre as açoes do braço judicial da Organização Petista, que causou enormes prejuízos às big techs norte-americanas?
Há propósito como a Organização pode deixar nas mãos de um doidasso como o Boulos dar a “reposta das ruas” ao Trump?
Já há um caso quentíssimo: a falsificação de documentos migratórios nos EUA do Felipe Martins.
A bomba ddeve estourar no fim deste mês, segundo o seu advogado.
CHIQUEIROS, PORCOS E CRISTÃOS: OLHA QUEM ESTÁ FALANDO, AGORA! Os cristãos teocráticos da turminha do Bolsonaro, Trump, Malafaia, Sóstenes, etc., foram por 1850 anos o povo mais sujo, mais imundo, mais maltrapilha, mais fedorento, mais supersticioso, ignorante, analfabeto, mais anticientífico da história da humanidade. Os cristãos passavam a vida toda com a mesma roupa ensebada, sebenta, sebosa, engraxada com o próprio suor; se quisessem tomar um banho sem a permissão especial, mas com pedido muito bem fundamentado, da Igreja, corriam o risco de penas brutais e até a pena de morte. Os cristãos eram uma verdadeira árvore de natal sem bolas coloridas e sem luzes elétricas cintilantes, e sim com penduricalhos piolhos, pulgas, ácaros, carrapatos, etc. As pobres ratazanas pútridas e contaminadas com várias doenças, peste negra, eram pets, seus bichinhos de estimação! Os cristãos morriam de calor no verão e de frio e fome no inverno; mulheres passavam a vida inteira buchudas, esperando filhos para serem escravos, cordeiros, capachos das igrejas cristãs e dos senhores lobos feudais. A vida era tão breve, tão diabólica, tão apocalíptica e ‘’misteriosa’’ que todos passaram a acreditar de verdade que se Deus fosse mesmo bondoso deveria por certo haver a vida após a morte ao lado dos Deus-Pai Jeová, do filho Jesus Cristo e do Espírito Santo! A primeira noite das noivas, com as bênçãos do Cristianismo teocrático, era na cama do Senhor proprietário do feudo! A maioria dos filhos morriam e as mulheres que escapassem da morte no parto poderiam agradecer a Deus, mas se morressem e os entes queridos também não agradecessem a Deus, poderiam ser punidos por ‘’heresia’’! Não havia absorventes higiênicos íntimos para as mulheres; eram trapos lavados depois de usados, também fonte de contaminação de doenças mortais, pois os cristãos ignorantes nem sonhavam com a existência de micróbios, aquelas ‘’criaturinhas de Deus’’ que exterminaram os alienígenas na ‘’Guerra dos Mundos’’ de George Orwell! Veja o mundo que Jesus Cristo, ‘’O Rei do Universo’’ apresentou para os cristãos e para a humanidade por 1.850 anos, até que a Ciência começasse a livrar-se das correntes tirânicas, diabólicas, maquiavélicas, escravistas do cristianismo teocrático, libertando toda a humanidade da ignorância bíblica. Somente o clero cristão podia ter uma Bíblia para mencioná-la e interpretá-la, de acordo com os interesses do Cristianismo; quem ousasse traduzi-la e ou possuí-la seria torturado, esquartejado ou queimado vivo em praça pública! A Europa só conseguiu livrar-se do barbarismo cristão teocrático, apocalíptico, sanguinário, cruento, após a II Grande Guerra, 1945. Naquele continente, o cristianismo está sendo jogado na lata do lixo, lugar de onde jamais deveria ter saído! Após um hiato de 2.500 anos, isto é, com a queda da filosofia científica e tecnológica – mesmo que rudimentar, mas brilhante, formidável – grega e alexandrina (vide ‘’mecanismo de Antikythera’’), devido à vitória de Roma sobre a Grécia e do Cristianismo eclesiástico, eclesial e teocrático sobre Roma, finalmente no século XX a humanidade teve uma oportunidade de livrar-se das trevas primitivas e medievais! Porém agora os clãs Bolsonaro, Trump, e seus evangélicos desvairados, autocráticos, teocráticos, estatais, querem que façamos um amargo regresso à Idade das Trevas do Cristianismo, de 1850 anos, de Bolsonaro, Mijoia, Trump, Malafaia, Sóstenes, etc. Tenha medo, tenha muito medo! LUÍS CARLOS BALREIRA. PRESIDENTE MUNDIAL DA LEGIÃO CIENTÍFICA BRASILEIRA
“PRESIDENTE MUNDIAL DA LEGIÃO CIENTÍFICA BRASILEIRA”
O que significa isso ?
A conta chegou…
A “cobra ” vai fumar?
Idiotas úteis…São todos que aplaudiram e deram seus “votos” a essa corja de bandidos filhos do inferno…que por ora estão destruindo o nosso AMADO BRASIL.
Insensatos e loucos ideológicos provocaram a Nação Americana…Que no devido tempo nos DÁ a plena demonstração de quem depende de QUEM…
Agora os insensatos estão vociferando um “Nacionalismo” do qual essa desgraças ideológicas NUNCA deram valor…Párias malditos…
Acompanho o momento o qual passamos e vejo que nossa NAÇÃO…necessita de uma guerra civil…vai causar dor e sofrimento?
MAS…só se depura uma sociedade dominada por TRAÍRAS ideológicos na bala…do contrário prevalece o que estamos vendo GERMINAR…em nossa pátria.
A HISTÓRIA…é enfática em nos pegar exemplos de como uma guerra civil pode dar o NORTE…de desenvolvimento e progresso após o sacrifício e dor.
Somos uma sociedade onde 95%…da população foi doutrinada na tal lei de Gérson …e isso combinada com uma covardia inata…
Em 1977…Se comprova o que acima escrevi…Chegamos no limiar de seguirmos rumo ao PROGRESSO…PAZ SOCIAL…E DESENVOLVIMENTO
Mas fomos TRAÍDOS ( Nós os legítimos Nacionalistas NATO)
Por um presidente maldito filho do inferno…que VIROU as Costas para uma COLUNA…que certamente iria LIMPAR a EIRA…
A opção do canalha do Geisel…em TRAIR o General SYLVIO FROTA …foi uma opção QUE NOS LEGOU…A subversão de nossa pátria…o que agora ESTAMOS assistindo.
Não se faz ovos fritos…sem quebra-los…Ali naquele fatídico ANO DE 1977…( Treze anos após a revolução)
Começou o ANIQUILAMENTO DE UMA NAÇÃO…
Viramos às COSTAS para o bem e escolhemos o MALDITO e diabólico sistema comunista/Socialista…Hoje estamos colhendo o fruto desta maligna e traiçoeira opção.
Espero…que a NAÇÃO Americana faça o que estiver no NOSSO destino como NAÇÃO.
E se a dor tiver que vir…QUE venha o meu rápido possível…E que a mesma SEJA Breve.
E que o ALTÍSSIMO YAH NOSSO CRIADOR E SALVADOR SEJA LOUVADO SEMPRE…
Tenha misericórdia e nos dê o que for do NOSSO merecimento.
Lula defende há tempos uma alternativa ao dólar como moeda de referência em transações internacionais e esse, a meu ver é o estopim para essa medida. Ainda pode piorar porque após uma fala do Lula em um encontro do BRICS Trump fez questão de se pronunciar no dia seguinte ameaçando com tarifas de 100% quem ousasse tentar destruir o dólar. só colocamos toscos incapazes no Planalto com raras exceções.
China, India e Rússia raramente se pronunciam e quando o fazem nunca é de improviso (muito menos sob efeito de alcool) e além disso estão comprando ouro sistematicamente ha algum tempo e aumentando suas reservas numa real alternativa ao dólar americano. Lula só fala (bravatas) mas não age e quando o faz é para piorar nossa já combalida situação fiscal assim como o congresso e o judiciário.
Lula é um bobo da corte, acha que a China, que tirou 800 milhões da pobreza bebendo da educação e tecnologia norte-americanas (é lá que tá o ouro), vai apoiar sua diatribes para se contrapor seu amior parceiro comerical.
Quanto à Índia, está buscando o seu desenvolvimento baseado em tecnologia e não vai queimar a fonte de onde ela emerge.
Só mesmo nosso anão diplomático, cuja Organização sobrevive da Indústria da Miséria e nãotem qualquer projeto de desenvolvimento pro país, pode ficar defendendo suas ideias ridículas, extemporâneas, tais como “imperialismo”. sua cabecinha oca, se muito , está na década de 80 do século passado.
É a expressão do reacionarismo e do atraso!
Não tem aquela do paga e não BUFA? Pois é o que o Trump esta dizendo ao lula.