
Charge do William (Arquivo Google)
Mario Sabino
Metrópoles
O tarifaço imposto ao Brasil por Donald Trump é desenlace previsível de um enredo escrito por Lula, Jair Bolsonaro e STF. Donald Trump é o que é: um louco populista com métodos mafiosos e convicções imperialistas que remontam há 200 anos.
Sobre isso, países como o nosso não têm o que fazer, a não ser evitar cutucar o louco. É o caminho seguido por quem tem alguma sanidade.
LULA PROVOCOU – Até a semana passada, o Brasil vinha passando razoavelmente ileso pela sanha tarifária do presidente dos Estados Unidos, mas Lula continuou a provocar irresponsavelmente o sujeito com o antiamericanismo crônico da esquerda infantil, com o perdão do pleonasmo.
Dado assombroso: o presidente brasileiro é o único líder de uma nação que se quer relevante que nunca procurou Donald Trump para uma conversa, no segundo mandato do inquilino da Casa Branca.
O antiamericanismo de Lula atingiu o seu ponto mais agudo ao transformar o país em garota de programa da Rússia e da China. A pretexto de defender o multilateralismo, o governo brasileiro topou fazer o serviço completinho para os gigolôs de Pequim e de Moscou.
MOLECAGENS – Não bastassem as molecagens do esquerdismo infantil, entrou em cena Jair Bolsonaro, mais especificamente o filho dele, Eduardo, que se mudou para os Estados Unidos para cutucar o louco americano no sentido contrário.
Sem vergonha do americanismo capacho característico da direita subdesenvolvida, as vivandeiras alvoroçadas do bolsonarismo queriam que Donald Trump punisse severamente os ministros Alexandre de Moraes e Luís Roberto Barroso, que armaram o bote para prender Jair Bolsonaro, aliado político do presidente americano.
Como Donald Trump é doido, o que eles conseguiram espetacularmente foi punir com um tarifaço, o método preferido do sujeito, os empresários brasileiros que compõem a base de apoio empresarial do seu pai. E não acredite, leitor, que o impacto sobre a economia brasileira será pequeno, como querem fazer crer os suspeitos de sempre.
PEGAS DE SURPRESA – As vivandeiras alvoroçadas do bolsonarismo foram pegas de surpresa, claramente. Mas se viram obrigadas a exibir o ato do patrão americano como troféu, sob pena de assumir que desconheciam os riscos embutidos na sua aventura e talvez não conseguir a punição pretendida aos ministros do STF — que não deixarão de condenar Jair Bolsonaro porque Donald Trump assim exige.
Quando ao Supremo Tribunal Federal, temos um tribunal que, sob a justificativa de defender a democracia brasileira contra o bolsonarismo, vem conduzindo processos eivados por arbitrariedades contra desafetos políticos e contra jornalistas críticos aos seus maus modos.
Em atos de censura não menos do que desavergonhados, o STF atingiu, inclusive, cidadãos americanos residentes em seu país, ferindo a Primeira Emenda da Constituição dos Estados Unidos e bulindo com esta que é a matéria-prima das big techs americanas, aliadas de Donald Trump: a liberdade de expressão.
EMPÁFIA SOBERANA – Supremo Tribunal Federal ignorou os sucessivos sinais de alerta que vieram de Washington. Preferiu iluminar o seu palácio de verde-amarelo, como se a sua empáfia fosse ato de soberania.
O enredo é todo insano, e Lula espera surfar em uma onda nacionalista por causa do tarifaço de Donald Trump, revertendo a queda da sua popularidade para chegar mais competitivo em 2026.
Contra a irracionalidade populista do presidente americano, teremos o oportunismo populista do presidente brasileiro. Parabéns a todos os envolvidos nessa tragicomédia.
Laranjão já tira o time de campo
O Trump disse hoje que: “BOLSONARO NÃO É UM AMIGO MEU. É uma pessoa que eu conheci”.
Bem diferente do que tentavam fazer crer os bolsonaros.
Fonte: O Estado de S. Paulo, Economia, 15/07/2025 | 17h15 Por Patrícia Lara
A Matrix não tem amigos, tem interesses.
A “malandragem” ainda não percebeu isso.
fui
Sr. Newton
Neste momento de furacão ecônomico o melhor a fazer é dar uma dúzia de garrafas de 51 para o Narco-Pinguço se divertir e habilitar alguém com mais de dois neurônios (o que é díficil achar) na Facção Criminosa para negociar com a Matrix ….
Veja que lá na Matrix também pode prejudicar vários setores da economia….
“”..Empresários dos EUA defendem negociação e dizem que tarifaço de 50% eleva custos para famílias e prejudica empresas norte-americanas
Avaliação foi divulgada nesta terça-feira por meio de nota à imprensa. A U.S. Chamber of Commerce e a Amcham Brasil solicitaram aos governos dos EUA e do Brasil que se engajem em ‘negociações de alto nível a fim de evitar a implementação da tarifa de 50%’.
https://g1.globo.com/economia/noticia/2025/07/15/tarifaco-de-50percent-ao-brasil-eleva-custos-para-familias-e-afeta-empresas-norte-americanas-dizem-camaras-de-comercio.ghtml
T.I – Saúde – Alerta….!!!
Sabor chocolate’ não é chocolate: o que você realmente está comendo?… –
https://www.uol.com.br/vivabem/noticias/redacao/2025/07/15/doce-engano-por-que-sabor-chocolate-nao-e-chocolate-de-verdade.htm?cmpid=copiaecola
Comunas da mente doentia tocam o terror na população de São Paulo
“…Tensão no transporte público: mais de 700 ônibus são depredados em um mês em São Paulo
A onda de vandalismo preocupa autoridades e afeta passageiros
PS.
Eu avisei várias vezes aqui mesmo no blog.
Eu só abro a boca quando tenho certeza…
A sabinada acima esquece que Trump defende seu país, não defende o nosso.
Se Dom Curro peitar o gringo dobra a aposta, e tem caixa pra isso.
Nessa bagaça toda ninguém é dono da verdade, e nenhum jornalista é.
A ajuda tem de ser EXTERNA,já que no Brasil não há quem nos defenda,as FORÇAS ARMADAS são comandadas por ignorante e covardes que fingem não verem que os inimigos do Brasil não virão do Exterior,eles estão no Brasil e são brasileiros,sendo liderados pelo STF.
sem novidade. expressei isso tudo aqui e alhures. inclusive no Globo de ontem.