Deputados consideram exageradas as penas pelo 8 de Janeiro, diz Hugo Motta

Hugo Motta manda duro recado após tomar mesa da Câmara - PrimeiroJornal

Hugo Motta tenta “explicar” o motim na Câmara Federal

Deu em O Globo

O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), afirmou nesta sexta-feira que há um sentimento entre os parlamentares da Casa de que parte das condenações por participação nos atos golpistas de 8 de janeiro foram “exageradas”.

— O que eu vejo é que tem um sentimento na Casa de que, até essas assinaturas foram colocadas acerca do projeto da anistia, que as pessoas não concordam com penas exageradas que foram dadas por crimes não tão graves e que pessoas até hoje estão condenadas e cumprindo pena ainda — disse Motta à CNN.

E A ANISTIA? – No entanto, o presidente da Câmara disser haver um “receio de se fazer uma anistia ampla, geral e irrestrita” uma vez que parte dos temas investigados pelo Supremo Tribunal Federal (STF) tratam sobre a apuração de planos terroristas e de assassinato de autoridades.

— Não vejo que os parlamentares têm interesse de anistiar essas pessoas que fizeram isso. Não acho que esse seja o sentimento da Casa. O sentimento da Casa é muito mais de sensibilidade às pessoas mais humildes, aquelas que participaram do movimento e não cometeram delitos tão graves, tão pesados, e receberam penas elevadas — disse Motta na entrevista.

O presidente da Câmara disse não achar que a Casa “tem ambiente” para anistiar crimes graves, como “planejar a morte de alguém” e afirmou que uma “alternativa legislativa” para aqueles que não cometeram “delitos tão graves” pode atender a maioria dos deputados. Segundo Motta, uma iniciativa neste sentido precisará ser debatida e acordada no colégio de líderes para avançar.

MOTIM NO PLENÁRIO – Na entrevista, Motta disse que defenderá uma punição “pedagógica” a deputados de oposição que ocuparam o plenário da Casa há dois dias em protesto pela prisão do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). O parlamentar afirmou que a ala política “extrapolou tudo aquilo que poderia ser o limite do razoável”.

— Eu acho que deve ter (punição) porque o que aconteceu foi grave, até para que isso não volte a acontecer (…) Nós não podemos concordar com o que aconteceu, até porque nós temos que ser pedagógicos nesta situação — afirmou Motta em entrevista à CNN.

Para Motta, o entendimento de que a oposição extrapolou limites é “majoritário”. O presidente da Câmara definiu o episódio como “muito grave” e disse que nunca tinha se visto um movimento feito desta forma.

###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG
Para ser eleito presidente da Câmara, o desconhecido Hugo Motta fechou um acordo com a direita para tramitar a anistia, se houvesse acordo de lideranças, porém logo esqueceu o compromisso.
Agora, procura uma forma de driblar os companheiros, mas está difícil. A Câmara quer votar a anistia e pronto. Comprem muitas pipocas. (
C.N.)

9 thoughts on “Deputados consideram exageradas as penas pelo 8 de Janeiro, diz Hugo Motta

  1. “O sentimento da Casa é muito mais de sensibilidade às pessoas mais humildes, aquelas que participaram do movimento e não cometeram delitos tão graves, tão pesados, e receberam penas elevadas”

    Sim, esses aí têm muita sensibilidade e empatia.

  2. O que está acontecendo é culpa do pessoal que acreditou e deu apoio a dois corruptos, o mota e o alcolumbre. Em especial o presidente do senado pelo seu histórico

  3. Bolsonarismo traz Mottinha na coleira?

    Mottinha falou em aplicar medida “pedagógica” (paliativa) aos deputados da rebelião e motim na Câmara.

    Medida pedagógica! não seria o mesmo que não tomar medida nenhuma?

    ________

    “SE ALGUÉM TEM QUE SER PUNIDO NA CÂMARA, QUE SEJA EU!”

    No caos do motim no Congresso não teria surgido uma nova liderança da direita? O deputado SÓSTENES, líder do PL, alagoano, evangélico, teólogo e pastor da Assembleia de Deus.

  4. E agora?

    O “fim do foro privilegiado”

    Ê um rótulo falsificado para a blindagem.

    Não aceite falsificações.

    Exija o fim do foro privilegiado original.

  5. Senhor Jorge , mas boa parte dos congressistas são da mesma ” laia e índole ” , de Hugo Motta , David Alcolumbre , logo estão todos em casa fraternalmente e ferrando o povo Brasileiro impunemente , como sempre e para não perderem o costume.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *