28% dos brasileiros querem abrir um negócio, diz pesquisa

Juliana Espanhol
Correio Braziliense

A insegurança, o medo do desemprego e a insatisfação no ambiente de trabalho são problemas que atingem cada vez mais pessoas. Segundo pesquisa da International Stress Management Association (Isma Brasil), 72% dos trabalhadores estão descontentes nesse quesito. De acordo com o levantamento, realizado no fim do ano passado com profissionais das cidades de São Paulo, Rio de Janeiro e Porto Alegre, as principais reclamações têm a ver com falta de reconhecimento, excesso de tarefas e problemas de relacionamento.

Diante de um cenário como esse, muitos querem abrir um negócio. Foi o caso de Marcelo Sousa, 35 anos, franqueado de uma empresa de comércio de colchões há dois anos e meio. Educador físico de formação, ele fez carreira na área de autopeças, passando de auxiliar de estoquista a representante comercial em cerca de 15 anos.

No entanto, as mudanças constantes de local de trabalho passaram a incomodá-lo. “Em 2009, conheci a franquia. Durante um tempo, trabalhava na empresa de autopeças durante o dia e era vendedor de colchões à noite, de porta em porta”, relembra Sousa. Quando a franqueadora passou a exigir ponto fixo para continuar no negócio, ele teve uma atitude radical: vendeu o apartamento onde morava e, com o dinheiro, teve recursos para reformar uma loja no centro de Taguatinga. “Sou casado e tenho três filhos, mas em nenhum momento tive dúvidas sobre a minha decisão porque minha esposa me apoiou. Antes de tomar esse passo, procurei me capacitar para ter mais conhecimento sobre gestão”, afirma.

VONTADE COLETIVA

Cerca de 38,5 milhões de brasileiros sonham em fazer parte do time de Marcelo Sousa. Segundo pesquisa do instituto Data Popular divulgado no final de junho, 28% dos brasileiros querem empreender. Em 2013, o percentual era de 23%. De acordo com o levantamento, 78% das pessoas que desejam abrir o próprio negócio estão se preparando: 38% pesquisam a área em que desejam atuar, 28% guardam dinheiro para investir e 12% se aperfeiçoam em cursos e estudos. Procurar orientação sobre a área em que pretendem atuar é passo fundamental para obter sucesso.

Entre as medidas que devem ser tomadas antes de pedir as contas, estão descobrir se o produto ou serviço a ser oferecido tem demanda, analisar a concorrência e, de preferência, elaborar um plano de negócios. “Não recomendo sair do trabalho sem ter algo encaminhado. Você pode aproveitar a noite e os fins de semana para se dedicar às pesquisas sobre o negócio e calcular o custo/benefício”, orienta Mendes.

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