44% dos brasileiros estão pessimistas e apenas 20% são otimistas com a eleição

Resultado de imagem para voto charges

Charge do Ivan Cabral (ivancabral.com.br)

Leonencio Nossa
Estadão

Um porcentual de 44% dos brasileiros tem visão pessimista com as eleições presidenciais deste ano. O dado é da pesquisa CNI/Ibope “Retratos da Sociedade Brasileira”, divulgada nesta terça-feira, 13, pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), que mostra que a corrupção (30%), a falta de confiança nos governantes e candidatos (19%) e a falta de confiança nos pré-candidatos (16%) estão entre os principais motivos de incredulidade dos brasileiros. O levantamento ouviu, entre os dias 7 e 10 de dezembro de 2017, cerca de duas mil pessoas em 127 municípios brasileiros.

Outros 20% se disseram otimistas com as eleições deste ano, segundo o levantamento. Para esses, o motivo mais citado espontaneamente é a expectativa por mudança e renovação (32%), a esperança no voto e na participação popular (19%), o sentimento de que se espera melhorias de forma geral (11%) e melhorias econômicas (9%). A pesquisa ainda registrou que 23% dos entrevistados não expuseram pessimismo ou otimismo e 13% não quiseram opinar.

GASTO PÚBLICO – O controle do gasto público apareceu com destaque na pesquisa. Para 92% dos entrevistados, a defesa do controle dos gastos públicos é considerada muito importante ou importante e deve estar na pauta dos candidatos ao Palácio do Planalto. O levantamento revela ainda que 78% consideram muito importante defender a transparência administrativa e 72% avaliam muito importante a defesa das políticas sociais. Por região, os eleitores do Sudeste (88%) são os que mais avaliam como muito importante que o presidenciável defenda o controle dos gastos públicos, contra 84% do Nordeste; 82% do Sul e 77% nas regiões Norte/Centro-Oeste.

 

2 thoughts on “44% dos brasileiros estão pessimistas e apenas 20% são otimistas com a eleição

  1. Recado ao autor do texto:

    Sr. Leonencio Nossa, não venha com essa troça.

    Seu intento de divulgar tamanha MENTIRA provoca riso, caçoada, mofa, zombaria.

    Não há graça nisso.
    85% dos brasileiros sabem que esta eleição
    absurda não passa de farra de bandidos…

    Palhaçada pândega!
    Vida dissoluta. Multidão.
    Cabo que atraca a verga ao mastro.
    Brincando com o ajuntamento de pessoas em Brasilda…

  2. Faltou divulgar que a pesquisa Ibope/CNI confirma que o PT é o partido que lidera a preferência entre os brasileiros.

    https://goo.gl/cBqKT5

    Imitando Rubens Ricupero? “Eu não tenho escrúpulos; o que é bom a gente fatura, o que é ruim a gente esconde.”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *