A corrupção existia, Dilma e Lula sabiam e a incrementaram

Carlos Newton

As investigações estão chegando ao final, com base em importantes provas testemunhais e materiais (notas fiscais, contratos etc.). O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, já dispõe de informações suficientes para iniciar o processo no Supremo Tribunal Federal, envolvendo cerca de 35 parlamentares e outras autoridades , como ministros e governadores.

Não há a menor dúvida de que o escândalo da Petrobras é muito mais grave do que o mensalão, que levou muita gente à cadeia. E alguns mensaleiros estarão de novo envolvidos, como José Dirceu e José Genoino, como chefe da quadrilha e presidente do PT, respectivamente. Mas desta vez Delúbio Soares deu sorte, porque quem está diretamente envolvido é seu substituto na Tesouraria do PT, o sindicalista José Vaccari Neto.

A CORRUPÇÃO JÁ EXISTIA

Está mais do que comprovado que a corrupção já existia na Petrobras, e isso vem de muito longe, desde o regime militar, pelo menos, quando o ex-presidente da estatal Shigeaki Ueki ficou riquíssimo e se mudou para o Texas, onde tem mais gado e poços de petróleo do que a família Bush.

O que sempre houve era uma corrupção interna, com enriquecimento ilícito de dirigentes da estatal, empreiteiros e fornecedores. Mas o PT inovou e espalhou tentáculos das propinas pela base aliada, para abastecer o projeto definitivo de consolidação do partido no poder, de forma perene.

O DOSSIÊ PETROBRAS

Quando Lula venceu a eleição em 2002, a corrupção estava grassando cada vez mais na Petrobras. Um jornalista investigativo filiado ao partido tinha trabalhado na estatal no setor de Abastecimento, durante o segundo mandato de FHC, e farejara muita corrupção. Um mês antes da posse, entregou um volumoso dossiê ao jornalista Wilson Thimoteo, conhecido como Tom, principal assessor de Lula e figura lendária da resistência à ditadura, que foi exilado na Argentina e no Chile, muito querido e respeitado na imprensa do Rio de Janeiro.

Tom Thimoteo imediatamente entregou cópias do dossiê a Lula (leia-se: José Dirceu, que era quem na verdade comandava o governo eleito) e a Dilma Rousseff, que iria assumir o Ministério de Minas e Energia.

Depois da posse, Tom então mandou que o autor do dossiê se apresentasse na Petrobras ao recém-empossado gerente de Comunicação Institucional , Wilson Santarosa (um sindicalista de São Paulo), para que fosse contratado e seguisse informando o governo sobre as irregularidades na estatal.

Quando o autor do dossiê se apresentou na Petrobras, julgando que iria trabalhar lá, foi recebido na antessala por Santarosa, que o tratou secamente e comunicou que “todas as vagas já estavam preenchidas”. Traduzindo: por motivos óbvios, de forma alguma a nova direção petista da Petrobras iria querer um jornalista investigativo trabalhando na empresa.

PT MONTA O ESQUEMA

O encontro-relâmpago com Santarosa aconteceu numa quinta-feira. No dia seguinte, acompanhado por Carlos Pinto, então chefe da Assessoria de Imprensa da Petrobras, o autor do dossiê foi receber Tom no Aeroporto Santos Dumont. O assessor de Lula tinha consulta marcada com uma médica no Centro da cidade. No caminho, lamentou o comportamento de Santarosa, disse que estava tendo problemas com a Petrobras e iria resolver. Mas não teve tempo de fazer nada, pois já estava sofrendo de leucemia e morreria poucos meses depois, apesar de ter feito transplante de medula óssea.

Sem a presença de Tom para atrapalhar, Santarosa afastou Carlos Pinto da Assessoria de Imprensa e os dirigentes petistas da Petrobras puderam então armar o esquema que agora se transformou no maior escândalo de corrupção do país.

Quanto ao dossiê, certamente o então presidente Lula (leia-se: José Dirceu) e Dilma jogaram suas cópias no lixo. Mas ainda existem algumas, que o jornalista investigativo entregou a pessoas de sua confiança, por temer represálias a ele e à família.

###
PS –
Bem, eu guardei minha cópia do dossiê. Se o juiz federal Sérgio Moro ou o ministro Teori Zavascki quiserem tomar conhecimento de seu conteúdo, terei imenso prazer em lhes entregar, como tributo a meus grandes amigos Tom Thimóteo e Carlos Pinto, que eram homens decentes e idealistas, jamais poderiam imaginar que o PT fosse se transformar nessa organização criminosa que se revela agora.

21 thoughts on “A corrupção existia, Dilma e Lula sabiam e a incrementaram

  1. Se. Carlos Newton, parabens pelo uso da CIDADANIA, ESSA CÓPIA DO “PS”, AO MEU PONTO DE VISTA, DEVE SER ENVIADA AO Dr. JUIZ SERGIO MORO, SERVIDOR FIEL DA SRª JUSTIÇA, QUE ESTÁ PRESTANDO UM SERVIÇO INESTIMAVEL À NAÇÃO, junto com a equipe da Policia Federal e Ministério Público, para essa suprema, cooptada pela governo é gastar cópía atoa, olha o “teori”, solta os 2 maiores bandidos PETROLEIROS, sem o menor pudor.
    Muito cuidado com essa turma, lembre-se do que dizem e do que fizeram em Stº André, com o prefeito de lá.
    Peço à DEUS que o proteja, e os demais, que estão nessa luta de moralização desse nosso querido Brasil, vilipendiado pela canalhada dos 3 podres poderes.
    Vinha meditando sobre seus artigos a respeito dessa”ladroagem”, do “cofre público”, de alguns comentaristas em ataques a sua pessoa, mas, permita dizer: CUIDADO, e mande esse “dossie”, até para o teori, por “SEDEX ou AR”.
    85 anos de vida, e ver tanta podridão, no “apice da justiça”, nos dá uma tristeza imensa, de ver a que ponto chega o “ser humano”, só nos resta, “DEUS”, em sua MISERICÓRDIA, de dar um AVC com consequência de paralisia total, nos que vilipendiam a Srª Justiça, estuprando-a.
    Que Deus lhe abençõe Sr Newton, e a todos os Cidadãos que AMAM o PRÓXIMO, servindo-o de alguma forma, no Caminho do BEM.
    Desta VIDA MATERIAL, nada de leva, a não ser o”bem, o mal e o bem que se deixou de fazer, para o julgamento da Consciência – Tribunal Divino, “A CADA UM SEGUNDO SUAS OBRAS” LEI CÓSMICA, acreditemos ou não, mas…a vida continua além túmulo.

  2. COMO DIZEMOS NA GÍRIA CARIOCA: – A DILMA “DEU LINHA NA PIPA” E AGORA “ESTÁ PUXANDO”.
    TINHA PERCEBIDO A SUA MANOBRA, QUANDO CONTRA ELA, ATÉ AGORA NADA FOI PROVADO.
    NESSA HORA SR NEWTON, QUE RESPEITO TANTO, VÁRIOS TUBARÕES ESTÃO ACORDANDO NA CELA, NÃO IMPORTA POR QUANTO TEMPO.DESDE MEUS 13 ANOS, OUÇO Q EMPREITEIRAS = SUJEIRAS.
    DESCULPE O DITADO CHULO, COMPARATIVO: “- O QUE É UM PEIDO PARA QUEM ESTÁ CAGADO.”

    NA MINHA LINHA DE PENSAMENTO ” O QUE É UM IMPEDIMENTO, PARA QUEM JÁ ESTEVE NO PAU DE ARARA”

    • Que arugumentinho ridículo esse do pau de arara. Popululismo barato, pois o Beira Mar e o aliado Marcola também já estiveram. O que a quadrilha fez foi transformar o ‘modus operandis’ criado no interior da Petrobras em modelo padrão de gestão do roubo dos recursos públicos.

  3. Olha Newton, uma cópia deste dossiê, deve ser enviado ao FHC, que devido a sua empáfia e pedantismo, se omitiu lavando as mãos como um bom ateu ou atoa, no processo da diretoria da petrobras , o qual o nosso querido jornalista Paulo Francis , foi trucidado processualmente, a pagar indenização milionária, por suas declaração, que os diretores da petrobras, tinham conta na Suíça e estavam roubando a valer. Este processo, correu nos Estados Unidos, custeado com o dinheiro da empresa, a qual não economizou na contratação de advogados para infernizar a vida do Francis, que infelizmente, vivendo este stress infernal, teve um infarto e veio a falecer. Hoje todos nós sabemos, que a petrobras não tem a competência que diz, e sempre houve corrupção lá, desde os tempo de Geisel ( leia-e Shigeaki Ueki ), o PT nada mais que fez,foi anabolizar e potencializar, estes dois aspectos, incompetência e corrupção, e tá aí o resultado, uma bandalheira geral. PRIVATIZEM A PETROBRAS, JÁ, PARA O BEM DO BRASIL.

  4. Pois é Dilma e Lula sabiam e incrementaram é o que diz o texto. Vai acontecer alguma coisa com eles ? Nunca, jamais, em tempo algum. “Eles não sabiam de nada” – 21 bilhões do Petrolão? Ignoram!

  5. Newton, o interessante é ninguém se lembrar que o tal Duque que recebeu milhões foi colocado na Petrobás por José Dirceu (este sim “o capo de tuti capo”), como seu homem de confiança , desde o primeiro dia do governo. Para estorquir as empreiteiras em benefício do PT. Lógico que Dirceu deve ser responsabilizado por mais esse crime, como mandante.

  6. Se um ajudante de Duque vai devolver U$ 100 milhões, quanto o rei e a rainha teriam levado? Os condenados do mensalão não são mais primários, ou seja, linha direta com a Papuda!

  7. Carlos Newton,

    parabéns pelo corajoso artigo.

    Hoje, estou convencido que o MENSALÃO e PETROLÃO são a mesma coisa, pois a finalidade era o desvio de recursos públicos para a compra de apoio político.

    Assim, o MENSALÃO foi a fase “infantil” da atividade criminosa do assalto aos cofres públicos e o PETROLÃO é sua fase “adulta”, mais experiente.

    A distinção é que, fase “adulta” haviam vários OPERADORES de peso que, participando do roubo e com certeza de impunidade devido a ZELITE política envolvida, resolveram ser melhor “remunerados” que os franciscanos portadores de cargos eletivos, no passado e no presente.

    A impunidade era tão certa que o Paulo Costa, o PC do PT, mentiu descaradamente na CPI (Comissão Parlamentar de Impunidade) ou na CPMI (Comissão Parlamentar de Muita Impunidade) – não me lembro bem – e foi muito festejado pelos membros da “base de apoio” do governo.

    A canoa só mudou de rumo quando o piloto Sérgio Moro (“Sério” Moro, como muita gente está chamando) assumiu o comando.

    E agora, todos os ATEUS da corrupção estão contratando MACUMBEIROS para tentar fechar o corpo…

  8. Cuidado, senhor Newton, cuidado. Essa corja não é de brincadeira, não. Mude seus caminhos, olhe sempre à sua volta, tranque bem portas e janelas (mesmo que more em apartamento). Todo cuidado é pouco com essa súcia, principalmente porque parece que esse tal Santarosa estará de volta em breve à espoliada Petrobras.

  9. Amigo Newton
    Dossiê com tamanho teor de nitro deveria já ter sido detonado.
    Mas cuidado: ex-revolucionários da esquerda doentia e militante de partido criminoso não tem ética e nem medo da justiça.
    abraço e saúde.

  10. CN. Vou copiar o artigo e postar em Capitalismo Social.
    Quanto à escândalos em estatais, prefeituras, governos estaduais e federal, nenhuma escapa.
    Aqui em SC, as prefeituras de Florianópolis e Lages tiveram o Prefeito e alguns Vereadores presos nestes últimos dias. Corrupção, propinas.
    Trabalhei muitos anos em construção civil. Um dos motivos que me levou a abandonar a participação em obras públicas, foi a cobrança de propinas. Era sagrada. Variava apenas quanto ao percentual.
    Logo, o problema é antigo.
    Não resolvem, porque nenhuma dessas organizações criminosas (partidos políticos), quer.
    Pode ter certeza ABSOLUTA: na Eletrobrás também tem propinoduto. Não descobriram ainda porque não foram averiguar. Se procurarem, acham.

    • É uma honra ser publicado em seu Blog, Fuchs. E o que você diz é uma tremenda e dramática verdade. Nossa salvação está no Capitalismo Social que você preconiza e que eu chamava de neocapitalismo ou neossocialismo, pois é para onde o mundo terá da caminhar, num mix dos dois regimes, como já se esboça nos países nórdicos.

      Abs.

      CN

  11. Sr. Newton, por favor, FAÇA O SR. TAMBÉM AS SUAS CÓPIAS E ENTREGUE-AS A PESSOAS DE CONFIANÇA! Melhor ainda, PEÇA PARA DIGITALIZAREM ESTE DOCUMENTO E ESPALHAREM NA INTERNET DE MANEIRA ANÔNIMA. Depois desta notícia, passarei a contribuir mensalmente com seu Blog, e sugiro alguma maneira de fazê-lo via cartão de crédito, para facilitar.

  12. VAMOS LÁ SR. VIRGILIO. JÁ QUE FUI CHAMADO DE POPULISTA E O SR. LEMBROU DO MARCOLA E DO BEIRA MAR, PERGUNTO AO SR. QUE É MAIS UM “BOROCA DO TIO SAM”, QUE ME RESPONDA: – AONDE FICA A BOCA DE FUMO MAIS PERTO DA SUA CASA E QUEM É O “LARANJA” DA FEIJOADA DA DILMA, HEIN???

  13. VAMOS LÁ SR. VIRGILIO. JÁ QUE FUI CHAMADO DE POPULISTA E O SR. LEMBROU DO MARCOLA E DO BEIRA MAR, PERGUNTO AO SR. QUE É MAIS UM “BOROCA DO TIO SAM”, QUE ME RESPONDA: – QUEM É O “LARANJA” DA FEIJOADA DA DILMA, HEIN???

  14. O CRIMINOSO TANTO É O QUE PRATICA O ATO COMO O QUE SABIA E NÃO LEVOU CONHECIMENTO A JUSTIÇA ELES TAMBÉM SÃO PARTICIPANTES DESTA BANDALHEIRA ( QUE TEM RAIZES DESDE OS TEMPO DA COROA PORTUGUESA, AQUELES QUEBRARAM O B.BRASIL POR DUAS VEZES), ESTAMOS ATÉ OS DIAS HOJE REVERENCIANDO A REINADO PORTUGUES. IMPORTANTE É LEMBRAR QUE ESTES QUE TINHAM E TEM OS DOCUMENTOS DA BANDALEIRA , COM CERTEZA NÃO TIVERAM A OPORTUNIDADE DE PODER NEGOCIAR COM OS BANDIDOS,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *