Moraes avisou Bolsonaro sobre a possibilidade de acabar na cadeia

Alexandre de Moraes e Bolsonaro

Quando estava no TSE, Moraes deu o aviso a Bolsonaro

Josias de Souza
do UOL

Todas as pessoas são inocentes até prova em contrário. Bolsonaro é diferente. Deixou tantos rastros que virou prova em contrário de si mesmo. Não há em Brasília uma mísera alma capaz de apostar na sua absolvição. No julgamento sobre o complô do golpe, a guilhotina da Primeira Turma do Supremo é feita de evidências de aço fornecidas pelo réu.

Bolsonaro consolidou-se como um outro nome para o desequilíbrio. Sua condição normal é o estado crônico de crise. No momento, vive a apoteose da crise dos ‘Três Cs’. Sempre lhe faltaram Compostura e Compromisso democrático. Faltou-lhe também Comedimento para interpretar os sinais de fumaça emitidos por Alexandre de Moraes.

LÁ NO TSE – Moraes soltou dois alertas sobre o risco de Bolsonaro ser preso caso o melado antidemocrático não parasse de escorrer. Os avisos soaram em julgamentos da Justiça Eleitoral. Num, o TSE livrou a chapa Bolsonaro-Mourão da cassação por difundir mentiras no Zap na sucessão de 2018. Noutro, baniu Bolsonaro das urnas por mentir para embaixadores na campanha de 2022.

Na sessão em que o TSE decretou a inelegibilidade de Bolsonaro até 2030, Moraes repetiu o alerta que fizera no julgamento anterior. Releu a frase que usara para avisar o que ocorreria com quem repetisse em 2022 o modelo de difusão de mentiras que marcou a campanha bolsonarista em 2018: “Irão para a cadeia”.

Além de falar pela segunda fez sobre prisão num tribunal eleitoral, Moraes inseriu no voto pela inelegibilidade de Bolsonaro o raciocínio segundo o qual “a Justiça é cega, mas não é tola”. Recitou a mesma frase dias atrás em despachos sobre a tornozeleira e a prisão domiciliar do capitão.

CHEIO DE DISPOSIÇÃO – Moraes chega ao dia do julgamento com disposição redobrada para converter seu vaticínio em realidade. Apertou a vigilância sobre o domicílio prisional do réu.

Colocou a polícia no quintal de sua casa. Ordenou a revista minuciosa dos carros que saírem do imóvel. Não se perdoaria se Bolsonaro, cuja prisão farejou com tanta antecedência, fugisse escondido num porta-malas.

O que é singular no caso brasileiro é que o ataque à Corte não parta do titular do Poder Executivo para quem o STF passou de usurpador a defensor de direitos. O adversário agora é um governo estrangeiro.

12 thoughts on “Moraes avisou Bolsonaro sobre a possibilidade de acabar na cadeia

  1. Impressionante: não apareceu pessoa alguma pessoa presa no dia 08/01/2023 que tenha afirmado – de alguma maneira – que fulano, beltrano ou sicrano influíram ou deram ordens para que invadissem e vandalizassem a praça dos três podres.

    Isso terá um preço (os sinistros já levaram o deles) e assim espero.

  2. Seu Joseca,

    Segundo as Cassandras das Janelas, inclusive, coleguinhas de profissão..

    Está semana os Bombardeiros B-2 Spirit da Força Aérea dos Isteis Zunidos vão despejar mais algumas bombinhas de magnésio na Ilha da Fantasia…

    Segundo as Cassandras, mais de 10 pessoas vão ter os vistos exterminados pelos Isteitis.

    Entre eles algumas “otoridades”. e também sub-espécie de celebridades que infestam o Páis…

    Seu Joseca, fica esperto, quem sabe o próximo para ser você….

    Adeus Disneylândia, compras em Miami, fotos com a Estátua da Liberdade, e o famoso hamburguer na 5a Avenida em New York…

    Não fica com cara de choro, se for chorar manda aúdio…..

    aquele abraço

    • PS.

      Para um comunistinha vagabundo psicopateta não poder ir para os Isteitis e como se tivesse levado uma facada no coração……

      Os comunas vira-latinhas relincham por todos os cantos….

      eh!eh!eh

    • Sr. De Marco

      Joseca não veio com a gente e também não vai passar de ano, assim vai perder o visto americano e chorar pelos cantos do escrítorio de luxo em Brasília…

      aquele abraço

  3. Seu Joseca

    Ainda bem que não existe comunismo e nem comunista na República Bananeira de Nóis Tolos…

    Lula diz que vai ficar cada vez mais ‘esquerdista’ e ‘socialista’

    Ao longo de sua fala, o presidente se lembrou de quando passou fome, na juventude, e chorou em vários momentos. Ele também criticou as opiniões de quem, segundo Lula, é contra fazer dívida pública para alimentar a população.

    https://g1.globo.com/politica/noticia/2025/08/05/lula-diz-que-vai-ficar-cada-vez-mais-esquerdista-e-socialista.ghtml

  4. Ele procurou e encontrou. Agora tem que agasalhar. Não há rachadinhas que o possam salvar.
    Mas é preciso lembrar que a Justiça tem que existir para todos (Lula, Dirceu, Vaccari e outros cidadãos famosos).

    • O problema são as provas sr sablons.
      O 🤡 chafurdar nas mesmas.
      Quanto aos acusados pelo sr,o STF aguarda as mesmas.
      Seja patriota e envie as mesmas para as autoridades.
      Ex: 45 milhões movimentados nas contas dos apontandos em um ano…..já bastaria.

  5. “Jornalismo rasteiro”, imundo, armadilha relativista. Postura inadequada, imoral, desonrosa, violando normas éticas e compromisso com a Verdade e a Informação.

    “Concentrar obsessivamente a discussão em certas correntes de ideias, para bloquear ao público o acesso às outras, tem sido a norma dominante nos debates culturais e filosóficos neste país há pelo menos uma década.
    É um método elegante de censura prévia, que dá ao mais tirânico dirigismo mental as aparências de uma discussão democrática”.

    O artigo em tela é exemplo de ignorância travestida de “conhecimento e imparcialidade”. O funcional do Portal UOL, segue a passos largos rumo a Academia Brasileira de Letras, onde besteiras como essa que escreve são requisitos para entrada, tudo bem longe de obras de mérito literário reconhecido.
    Machado de Assis vai continuar “se remexendo no túmulo”.

    IRONIA RASTEIRA.
    Digitou: “No julgamento sobre o complô do golpe, a guilhotina da Primeira Turma do Supremo é feita de evidências de aço fornecidas pelo réu”.
    Guilhotina da Primeira Turma? Isso não é jornalismo! Acorda, rapaz! Se não tem equilíbrio para analisar fatos políticos e cede na emoção, pede pra sair…

    SUBSERVIÊNCIA CANINA.
    “Quando estava no TSE, Moraes deu o aviso a Bolsonaro”.
    Juiz não existe para dar aviso. Sua obrigação é julgar os casos submetidos à sua análise, aplicando a lei de forma imparcial e fundamentada, com o objetivo de garantir a justiça e a rápida solução dos conflitos.

    INQUÉRITO NULO. O presidente do STF, ministro Dias Toffoli, anunciou a abertura de um inquérito criminal para apurar notícias falsas (fake news) e ataques feitos a ministros da Corte.
    O inquérito tem 6 anos. O “jornalista” sobre isso nada comenta.
    Está eivado de vícios e nulidades e numa Turma repleta de juízes parciais (o relator, inimigo declarado de Bolsonaro, outro ex-ministro de Lula e, ainda, outro, ex-advogado de Lula).

    Lembremos – sempre – só existe um STF. Eles transformaram em dois STFs e, quando acham “importante”, suas decisões monocráticas – na prática – criaram 11 STFs ambulantes, como bem disse Aldo Rebelo.

    A Constituição Brasileira de 1988, no art. 129, I, ao determinar que compete privativamente ao Ministério Público promover a ação penal pública, alijou o Poder Judiciário da função de acusar, instituindo um sistema acusatório.

    VERDADE CONSTITUCIONAL.
    Em se tratando de investigação criminal, o Supremo Tribunal Federal só possui atribuição para duas coisas:

    01. fiscalizar, por meio de um relator, inquéritos presididos pela autoridade policial que investiguem autoridades com foro por prerrogativa de função perante aquela Corte;

    02. em caso de infração cometida DENTRO DA SEDE ou DEPENDÊNCIA DO STF, instaurar inquérito na forma do art. 43 do seu Regimento Interno (de constitucionalidade duvidosa, diga-se de passagem, mas deixemos isso de lado, neste momento).

    Curtinhas

    PS.: ROUBO DE APOSENTADOS E PENSIONISTAS.
    Tem alguém preso?
    Esperamos, da imprensa (quando atua dentro dos princípios de imparcialidade e no interesse público), sobre o ROUBO das quadrilhas no INSS, a guilhotina da Primeira, Segunda Turma ou dos 11 Supremos seja feita de evidências de aço fornecidas pelo réus.

    E, “a contrario sensu”, que a PGR (que não é puxadinho de STF) participe e atue dentro de sua competência constitucional.

    PS. 02: LULA “TORRANDO DINHEIRO”
    Lula libera R$200 milhões para titulares da CPMI criada para investigar roubo no INSS. Todo esse dinheiro foi liberado no mês em que a investigação foi instalada no Congresso.
    Temos aqui, então, Evidências de aço?

    PS. 03: FREI CHICO BLINDADO
    A pressão governista tem o objetivo de blindar a convocação do pelegão Frei Chico, irmão de Lula que é dirigente do Sindinapi, sindicato suspeito de embolsar mais de R$150 milhões dos velhinhos.

    PS. 04: VASSALAGEM IMUNDA.
    No “artigo”:
    “CHEIO DE DISPOSIÇÃO – Moraes chega ao dia do julgamento com disposição redobrada para converter seu vaticínio em realidade. Apertou a vigilância sobre o domicílio prisional do réu.
    Colocou a polícia no quintal de sua casa. Ordenou a revista minuciosa dos carros que saírem do imóvel. Não se perdoaria se Bolsonaro, cuja prisão farejou com tanta antecedência, fugisse escondido num porta-malas.”
    Vergonha. Isso nunca será jornalismo. Não existe imparcialidade na análise dos fatos e comportamento da justiça. Existe mágoa, crueldade, sadismo…
    Um dia a conta vai chegar…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *