A alta do juro não falha: o governo de Dona Dilma, exatamente como Lula, acredita que é a oitava maravilha. Mas não chegaram à crença de FHC, 44% ao ano.

Helio Fernandes

Há mais de 15 dias se falava em aumento dos juros. Quase todos os economistas ligados ao Banco Central, não escondiam a quase ou absoluta certeza: “a chamada Taxa Selic subirá 0,50”.

Conversei com algumas pessoas tão competentes que não são nem economistas, que me disseram: “Helio, sai em campo onde você sempre está, pode ser 0,50%, mas também pode não ser”.

Segui o conselho, telefonei, perguntei, alimentei a dúvida, mas quebrei a “certeza dos que sempre estão garantidos de alguma coisa que não entendem, não sabem, transformam a incerteza em informação”.

Como não consegui informação de verdade, embora tivesse abalado a contaminação do 0,50%, recorri a um informe, mas que pelo menos mostrasse ao cidadão que em economia e principalmente juros ninguém sabe de nada.

Na terça-feira, véspera da decisão do Banco Central, escrevi: “O aumento da Taxa Selic pode ser mesmo de 0,50%, com falam,  mas pode ser de 0,25%”.

 ***

OS- Fiquei satisfeito pelo aumento menor, lembram que FHC chegou a 44% ao ano, criminoso?

PS2 – Vejam que nessa terça-feira ainda mostrei: “A Taxa pode ficar em 12 por cento, REDONDO”. Ficou.

This entry was posted in Sem categoria. Bookmark the permalink.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *