A consciência persegue o corrupto mesmo que ninguém o condene

f

Ilustração do Duke (O Tempo)

Leonardo Boff
O Tempo

Há uma voz dentro de nós que nunca conseguimos fazer calar. É a voz da consciência. Ela está acima da ordem estabelecida e das leis vigentes. Há fatos criminosos como roubar o dinheiro destinado à saúde e à educação, praticar verdadeira pilhagem de milhões de reais que eram para a infraestrutura e outros crimes, e pode o criminoso acostumar-se a tais práticas a ponto de criar uma segunda natureza e pensar: “Como a coisa é de todos, portanto não é de ninguém, posso me apropriar dela”. Se ocupa um cargo público, “quem se enriquece nessa posição é esperto, quem não o faz é bobo”. A corrupção, endêmica no Brasil, se rege por tal sofisma.

Mas ninguém pode livrar-se da voz interior, da natureza primeira, que inapelavelmente o acusa e pede punição. Pode fugir como Caim, mas ela continua, como um tímpano, a vibrar dentro dele. O corrupto foge mesmo que a Justiça não o persiga. Quem é esse que vê dentro do coração e para o qual não existem segredos e câmaras secretas? Novamente, a consciência: ela julga, admoesta, corrói por dentro, aplaude e condena.

DEUS EM NÓS – Os homens do espírito de ontem e de hoje testemunham: é Deus dentro de nós. Pouco importa o nome que lhe dermos. Mas tem a ver com uma instância que é mais alta que nós, cuja voz não consegue ser abafada pelo vozerio humano por mais forte que seja. Com acerto escreveu Sêneca: “A consciência é Deus dentro de ti, junto de ti e contigo”.

Abundam exemplos. No ano 310, Maximiliano mandou dizimar uma unidade de soldados cristãos porque se negaram a matar. Escreveram: “Somos teus soldados, imperador, mas antes somos servos de Deus. A ti fizemos o juramento imperial, mas a Deus prometemos não praticar nenhum mal. Preferimos morrer a matar. Preferimos ser mortos como inocentes a viver com a consciência acusando-nos”.

Em 1944, escreveu a seus pais um soldado alemão e cristão: “Fui condenado à morte porque me neguei a fuzilar prisioneiros russos indefesos. Prefiro morrer a levar pela vida afora a consciência carregada com o sangue de inocentes. Foi a senhora, querida mãe, que me ensinou sempre a seguir a consciência. Chegou a hora de viver essa verdade”.

VOZ DA CONSCIÊNCIA – Que força é essa que encheu de coragem os soldados romanos e o soldado alemão para poderem agir assim? É a voz da consciência. Nós não a criamos, por isso não podemos destruí-la. Podemos desobedecê-la. Negá-la. Recalcá-la. Mas fazê-la silenciar, isso não podemos.

A consciência é intocável e suprema. O respeito a ela é tão grande que até a consciência errônea deve ser ouvida e seguida. Por isso, os bispos reunidos no Concílio Vaticano II (1962-1965) deixaram escrito: “A consciência, mesmo quando erra, não perde sua dignidade”.

Está em consciência invencivelmente errônea a pessoa que empenha todos os esforços para buscar sinceramente a verdade, perguntando, estudando, deixando-se aconselhar por outros e questionando a si mesmo e, mesmo assim, erra.

ERRAR E CORRIGIR – Todo homem pode errar com a melhor das boas vontades. Por isso, deve sempre interrogar-se como está escutando ou não a voz interior. Albert Camus, referindo-se à moral da obediência cega, escreveu: “A boa vontade pode causar tanto mal quanto a má, quando não for suficientemente bem-informada”, quer dizer, quando não escutar a voz da consciência, chamando-o para a boa ação.

Escrevemos isso pensando na vergonhosa corrupção que contaminou nossa sociedade, especialmente os donos de empresas e políticos, até o desastrado presidente da República. São moucos face a sua consciência que os incrimina.

20 thoughts on “A consciência persegue o corrupto mesmo que ninguém o condene

  1. A consciência desse abjeto deve tá arranhando seu cérebro todo dia, defende o maior corrupto do mundo , o LULADRÃO, e o pior partido o PT. Simplesmente uma organização criminosa e esse vagabundo vem falar de consciência para nos outros. Durma com um barulho desse.

  2. Caro Boff, partes do princípio de que os muito corruptos tem uma consciência igual à dos santos. Tem jeito objetivo de provares isso? E se é assim, porque os piores tipos sentem prazer na corrupção? Boff, há necessidade de retoques na teoria que apresentas. Russell falava que são doenças. Quanto a mim, ainda estou em dúvida. Você tem mais experiência do que eu, inclusive militou no PT. A mesma CONSCIÊNCIA DEUS que está num, faz com que ele morra para não pecar. No outro, faz com que este mate multidões sorridente.

  3. Será uma auto defesa? Ou quem sabe uma justificativa para a Justiça que solta Aécio, não prende Lula, não condena Temer. Sarney, então se falar o nome, escondem debaixo do tapete. A Justiça de Gilmar, Alexandre, Tóffoli.

  4. este cara, expulso da igreja, fica aí fazendo apologias aos comunistas.
    deveria é condenar as roubalheiras do seu partido pt o partido dos maiores corruptos deste país.
    sua bigorna, caso ele a tenha, deve pesar umas 500 toneladas.
    crie vergonha bofe de araque

  5. O “teólogo” esqueceu de mencionar a corrupção da petralhada, do seu “Deus Sol” e seus familiares, Ratzinger mandar-lhe cordiais saudações é um abraço fraternal, inimigo da igreja católica!

  6. ódio e mais ódio…
    é o que tem aumentado na internet…
    Não concordo com Boff, mas isso não justifica o ódio…
    Civilização e barbárie caminham juntas… na razão e na emoção, no amor e na dor… na esquerda e na direita..ódio…sobra ódio… ás vezes até em nome da razão, do amor e de deus…
    (…)

  7. Este cara esta ficando gagá. Ele não vê o que o lula e seu partido fizeram com o Brasil ao longo de seus quatorze anos no Poder. Neste período a corrupção foi implementada e aprimorada de fuma forma assustadora. Só não vê isto quem tem uma mente deturpada. Na semana passada assisti uma reportagem na TV Gazeta sobre o Vladimir Herzog:

    https://www.tvgazeta.com.br/videos/homenagens-pelos-80-anos-de-vlado/#

    E este alienado falou de corrupção sem citar nada do que os petistas fizeram com o Brasil. Sinceramente não dá para crer no que este cara escreve ou fala.

    NO Jornal do Brasil, tem um artigo que fala novamente sobre corrupção:

    http://www.jb.com.br/leonardo-boff/noticias/2017/07/02/como-entender-a-aterradora-falta-de-consciencia-dos-corruptos/

    No parágrafo:

    Como fica a consciência dos corruptos que roubam milhões dos cofres públicos ou os empresários que superfaturam por milhões de reais os projetos e pagam propinas milionárias para agentes do Estado? Pior ainda: como fica a consciência daqueles perversos que desviam centenas de milhões de reais da saúde? E aqueles desumanos que falsificam remédios e condenam à morte aqueles que deles precisam? Sem esquecer os desvergonhados que roubam da boca dos escolares a merenda, sabendo que para inúmeros pobres representa a única refeição do dia? Muitos desses corruptos são apenas denunciados. E fica por isso mesmo, rindo à toa.

    Ele não cita nada do que foi feito nos governos do lula de da dilma. Este cara tem que tomar vergonha na cara e ser mais sincero no que fala.

  8. “Está em consciência invencivelmente errônea a pessoa que empenha todos os esforços para buscar sinceramente a verdade, perguntando, estudando, deixando-se aconselhar por outros e questionando a si mesmo e, mesmo assim, erra”.
    Ex frei, não sei se o sr. pergunta, se aconselha, se questiona em relação ao que o PT, Lula, os sindicatos, os ditos movimentos sociais, a imprensa comprada por este partido fez à nossa economia, à saúde, à educação, à segurança, aos valores morais deste país, só sei que o sr. erra muito em continuar a defendê-los. A consciência é sua, mas o inferno, umbral, existem.

  9. A prezada articulista e comentarista Silvia questiona, acima, as questões relativas ao ódio que as redes sociais demonstram existir entre as pessoas, e que vem aumentando gradativamente ao longo dos tempos.

    Concordo plenamente com as observações feitas, mas creio haver explicações a respeito desta violência e intolerância.

    A meu ver, este ódio é consequência do desprezo que os governos têm pelo povo; do descaso pela saúde, educação e segurança.

    Esta raiva que sentimos por aqueles que pensam diferente é porque a sua simpatia ou tendência política prejudica o país e sua população, não encontrando mais na oposição disposição para o diálogo, apenas ofensas e agressões.

    No caso específico de Boff, a sua nítida defesa do PT e tergiversando quanto aos crimes praticados pela quadrilha, atribuindo às circunstâncias ou às pessoas os problemas nacionais, acirram naqueles que são contrários ao PT alegações as mais contundentes, enfáticas, diante da tentativa infrutífera de amenizar o banditismo do partido de Lula e seus cúmplices.

    Agora, de modo que eu não seja injusto ou tendencioso, a verdade precisa ser dita, no sentido de que todos os demais partidos políticos são iguais ao PT, agem da mesma forma corrupta e desonesta, e quando no poder movem céus e terras para permanecer no comando!

    Assim, PT, PMDB, PSDB, PCdoB, PSOL, PSTU, PSB, PP, PCB, PRP … não importa a sigla, o pensamento é voltado exclusivamente para o roubo, alianças espúrias, acordos imorais, defesa da impunidade, e manutenção de privilégios, pois o povo que se lixe!

    Desta forma, quando lemos qualquer texto escrito por um dos maiores defensores do PT, que também é sinônimo de mentiroso e deturpador da realidade, as reações são mesmo de ódio e intolerância, na razão direta dos mesmos sentimentos que norteiam o PT sobre o Brasil e sua população, caso contrário esta quadrilha travestida em partido político decididamente não teria arrasado com a nação conforme a situação atual, de desemprego, inadimplência, juros extorsivos, recessão econômica, roubos e corrupção em escalas nunca vistas e registradas na história republicana deste país!

    Boff representa a ignomínia, a mentira, a ilusão, o engano, a devastação, a imoralidade, a falta de ética, e o ódio aos que não comungam da sua política, do seu partido, do seu evangelho, que submete o pobre às suas vontades e decisões, condenando-o à miséria permanente para servir-se dessas pessoas incultas e incautas como massa de manobra para tingir seus objetivos de poder, de luta entre as classes sociais, culpando o rico pelas mazelas dos pobres, mas impedindo que este mesmo pobre continue a largar pelo mundo os filhos que gera, frutos da pobreza e da irresponsabilidade, chancelados por uma igreja deprimente, ocasionada por uma atividade político-partidária, menos caracterizada pela crença em Deus!

    Boff é o lobo em pele de cordeiro, e temos de ter muito cuidado com o que escreve, pois está nas entrelinhas o recado que transmite, invariavelmente preconceituoso e raivoso, sedento de sangue e segregacionista!

    Boff apenas colhe o que tem plantado desde que o PT ascendeu ao poder, ódio e intolerância!

  10. Os petistas,adoradores de Lula,parecem não ter este problema,relatado pelo eminente teólogo Leonardo Boff ! Lula entãp,muito “menas”…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *