A esquerda procura um candidato para substituir Lula, mas está difícil encontrar

Crédito: ReproduçãoDébora Bergamasco
IstoÉ

Há décadas, o PT vem exercendo hegemonia absoluta sobre outras legendas da esquerda e impedindo a ascensão de lideranças dentro de seu próprio espectro partidário. Do nascimento do PT até hoje, somente Lula disputou a presidência da República – foram cinco vezes – e, quando já não podia mais concorrer à reeleição, escolheu, quase que sozinho, o nome de Dilma Rousseff para substituí-lo na disputa ao Palácio do Planalto. A fatura chegou. Se os desembargadores da segunda instância confirmarem a condenação de Lula proferida pelo juiz Sérgio Moro na quarta-feira 12, a estrela máxima do petismo vai se tornar ficha-suja e, portanto, inelegível.

Com a possibilidade de Lula ficar fora do páreo presidencial em 2018, a esquerda, incluindo integrantes do próprio PT, começa a se organizar em busca de alguém capaz de unificar suas ideias políticas para chamar de candidato. Porém, o que se vê até agora é uma completa discordância.

LULA FURIOSO – Há cerca de um mês, integrantes do PSOL, do PT e da Rede se reuniram para discutir possíveis presidenciáveis. Foram debatidos nomes como o de Ciro Gomes, Marina Silva e Tarso Genro. Lula ficou furioso ao saber da participação do senador Lindbergh Farias (PT-RJ) na conversa, pois não admite a possibilidade de sequer cogitarem sua não participação na corrida eleitoral no ano que vem. Além desse encontro, conversas informais estão sendo realizadas.

Por enquanto, o ex-ministro Ciro Gomes, que também é vice-presidente do PDT, é quem desponta entre os preferidos dos órfãos de Lula. Ciro é visto como o nome com maior musculatura política: já concorreu à presidência da República duas vezes, em 1998 e em 2002. É conhecido nacionalmente e ocupou importantes cargos no poder Executivo: já foi ministro da Fazenda no governo de Itamar Franco, titular da pasta da Integração Nacional, época em que liberou vultosos recursos para investimentos em municípios nordestinos do País. Também foi eleito governador do Ceará por duas vezes.

CONTROVÉRSIAS – Tanto a corrente majoritária do PT, Construindo um Novo Brasil (CNB), quanto o PCdoB tendem a apoiar incondicionalmente Lula ou Ciro. Já o deputado Ivan Valente, importante quadro do PSOL e um dos organizadores da reunião, no entanto, aponta resistências ao político do ponto de vista comportamental e programático. Não à toa.

“É difícil decolar por causa da personalidade de pavio curto e por não ter uma mobilização social por trás. Embora tenha se preservado mais que o PT nas questões éticas, ele não demonstra clareza programática nem ideológica”.

Em 2002, Ciro promoveu uma salada ideológica ao unir na mesma campanha Mangabeira Unger e o economista José Alexandre Scheinkman.

TARSO E LUCIANA – Ex-ministro da Justiça, da Educação e de Relações Institucionais no governo Lula, Tarso Genro também possui experiência, credibilidade e trajetória de militância à esquerda. É uma das poucas lideranças críticas a propor a refundação do PT.

Porém, tanto ele quanto sua filha Luciana Genro, fundadora do PSOL, que já disputou a presidência no pleito passado, construíram trajetória basicamente no Rio Grande do Sul. Além disso, o grupo de Lula torce o nariz para a família Genro, por terem questionado os desmandos dentro da legenda.

MARINA SILVA – Pesa a favor da ex-ministra do Meio Ambiente e fundadora da Rede, Marina Silva, o recall da eleição passada, na qual por pouco não enfrentou Dilma Rousseff no segundo turno. Ela aparece bem posicionada nas pesquisas eleitorais realizadas recentemente. Mas militantes de esquerda reclamam de sua opção na segunda etapa do pleito: “Ela cometeu um erro incontornável em 2014, que foi o de apoiar o então candidato Aécio Neves, do PSDB, no segundo turno. Isso foi fatal”.

O senador Randolfe Rodrigues, da Rede pelo Amapá, jura que “a candidatura de Marina no ano que vem é fato consumado e que não haverá preconceitos para receber apoio”. A ver.

Para o senador Cristovam Buarque (PPS-DF), a esquerda deveria sair debaixo da saia do PT e colocar em prática ideias novas. “O PT asfixiou a esquerda por uma postura eleitoralista e imediatista. Deveríamos ter uma esquerda capaz de propor algo lá na frente”.

###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG
Como se vê, a esquerda está mal na foto. O senador Cristovam não pode sair candidato pelo PPS, porque tem pouco carisma, vai perder e ficar sem mandato. Quem deveria disputar é o senador José Antonio Reguffe, ex-PDT e que está sem partido. Seria o melhor candidato da esquerda, mas quem se interessa pela candidatura de um político ético como Reguffe? (C.N.)

29 thoughts on “A esquerda procura um candidato para substituir Lula, mas está difícil encontrar

  1. Pronto vou ajudar o meu amigo Carlos Newton,na sua dificuldade de arranjar um candidato” ético”.
    Que tal o senador Romero Jucá?…

    • E se alguém tiver a ousadia de dizer que Romero Jucá,não é de esquerda,lembro a todos que ele joga em qualquer posição:direita,centro-direita,centro-esquerda,meia direita,meia esquerda,esquerda etc,etc..
      Já serviu,a FHC,LULA,DILMA e TEMER!

  2. Esquerda e direita, para mim ultrapassados. O que é esquerda brasileira? Uma gangue de bandidos que usam a solidariedade social para esconder seus verdadeiros objetivos que é assaltar os brasileiros. E direita? Uma gangue usando família e meritocracia como pano de fundo para assaltar os brasileiros. O que o país precisa? Um político honesto que faça as políticas sociais sem estourar o orçamento da União e sem usá-las para angariar votos (petralhas fazem com o Bolsa Família e escondem o Bolsa Empresário) e que diminua o Estado para minimizar a corrupção e se concentrar em saúde, educação e segurança. Privatizem as estatais que não passam de instrumentos de corrupção para políticos. E onde achar este político? Com o atual sistema político brasileiro não vamos achar, já que ele é feito justamente para que estas gangues coloquem seus comparsas para assaltar o país.

  3. A única solução: Intervenção militar votando novos rumos para o sistema político, entres eles, o fim do foro privilegiado, o fim do suplente (que acaba com a democracia), etc. Reforma do Judiciário, com o atual sistema não preciso falar que este é a principal falha do país, onde se apoiam bandidos, estupradores através da venda de sentenças, etc.

  4. “Quem deveria disputar é o senador José Antonio Reguffe, ex-PDT e que está sem partido. Seria o melhor candidato da esquerda, mas quem se interessa pela candidatura de um político ético como Reguffe? (C.N.)”

    É verdade grande chefe.

    Além de não ter partido, senador Reguffe terá dificuldades de juntar eleitores honestos.

    Procuramos candidatos e, de preferência, bons. MAS E OS ELEITORES RESPONSÁVEIS? EXISTIRÃO EM QUANTIDADE SUFICIENTE PARA ELEGER ALGUÉM HONESTO?
    Confesso que, por conhecer um pouco da situação atual em nosso país, tenho minhas dúvidas.
    Fakllavena

  5. Lula com seu deslumbramento, se aliou a quem não devia e depois de deixar o poder, cometeu mais um erro, indicou Dilma Rousseff, incompetente, despreparada, prepotente, arrogante, pensava que podia tudo, pensava que era doutora em economia, só fez burrada, ainda por cima, queria obstruir a justiça, para apagar sua incompetência, tentou fazer Lula de ministro, foi pega com a boca no trombone, mostrou claramente que nunca poderia assumir tamanha responsabilidade.

  6. O Itamaraty tem dinheiro pra meia duzia de cartolinas e durex???

    Favor afixarem avisos nas casas legislativas dos Países Escandinavos:

    . BRASIL
    . VAGAS de GOVERNANTES
    . Níveis: Executivo, Legislativo e Judiciário
    . Residindo em Palácios e Mansões com lago
    . Início Imediato

  7. “A esquerda procura um candidato para substituir Lula, mas está difícil encontrar”

    Tem o MARCOLA…

    Ele é tão competente que conseguiu fazer, preso em uma cela de 12m2, o que os secretários de segurança e os governadores de São Paulo não conseguiram, mesmo ganhando polpudas gratificações e mordomias: Reduzir o número de homicídios no Estado e administrar com competência mais de vinte mil homens.
    Além disso, ele já assumiu perante as autoridades a própria condição de bandido, o que seria uma prova de “honestidade” maior do que os atuais petistas….

    • “Reduzir o número de homicídios no Estado””.

      De qual Pasta?

      Aqui no Tucanistão da Quadrilha do Efeagacês, Latrocínio vira homicidio, que depois passa para lesão corporal e mais adiante se torna uma queda de bicicleta com alguns bifes arrancados dos dedões e que depois o B.O. dormirá num sono profundo nas catacumbas da Área 45…
      E assim o Marcola vai dar a noticia de que os “homicidios” estão na normalidade dos índices indicados pela ONU…

  8. Ninguém compreende que nem Jesus Cristo dá jeito no Brasil?
    Será que ninguém enxerga que o problema que vivemos não depende de uma só pessoa?
    Caramba! É tão difícil entender que enquanto não se falar seriamente nas reformas políticas e reforma das leis penais para os corruptos, nada mudará!
    Srs. Comentaristas e formadores de opinião responsáveis, por favor, comecem a bater fortemente e insistentementenesta tecla!!
    Isso sim mudará o país, e não um único pobre diabo sentado na cadeira de presidente!
    Entendam de uma vez por todas, que um único infeliz nada poderá fazer se não estiver fortemente respalado pelas novas e duras reformas!!
    Uma andorinha não faz verão!!!
    Será que estão todos cegos?
    É tão inocente, esperar que os corruptos mudem as leis contra eles mesmos, me dá pena de ver tanta inocência nos brasileiros.
    A indigência política é assustadora!!
    Chega a ser patético!!!
    É imperioso que o novo postulante se comprometa a realizar as mudancas e que se mentir, será apeado do poder dois anos depois mediante pebiscito popular!
    Se não for assim, continuaremos africanos…
    Atenciosamente.

    • Por isso mesmo é que essas Instituições corruptas devem ser fechadas, seus ocupantes presos e processadosporbum tribunal especifico, com os bens roubados devidamente arrestados. Igualmente , os advogados que utilizarem recursos falaciosos para ludibriar a Justiça devem ser incluídos na mesma sentença dos constituintes corruptos. Em lugar dessas desgraças de direita e esquerda que se ponham, no centro, a decência e o amor á pátria! Não vejo saída nos moldes políticos viciados que nos meteram nessa falência geral.

  9. Então parece que estamos concorde de que o lula destruiu a esquerda brasileira, como já dava pra notar que aconteceria desde o advento da marolinha que também atende pelo nome de Mensalão.

  10. Um candidato para substituir Lula deve ser demagogo, corrupto, narcisista, ignorante. Deve haver muitos nesse nosso Brasil de escolas de samba.

  11. O senador Reguffe é sem dúvida um dos poucos políticos, ou talvez o único ético e honesto, abrindo mão de várias mordomias dadas pelo senado.
    Infelizmente a maioria do povo vota nos candidatos que tem maior visibilidade, nos que tem a propaganda mais rica e é apoiado pela grande mídia, .

    • É assim em muitos lugares. Até nos Estados Unidos. Como exemplo, um candidato republicano governador de Ohio deu show nas primárias com a sua competência. No final, ganhou o Trump. O povo ainda gosta de circo.

      • Na verdade, a grande imprensa americana merece muito da culpa pela vitória de Trump. Durante as primárias republicanas, Trump teve muito mais cobertura que qualquer um dos candidatos republicanos considerados respeitáveis. O que foi uma coisa bastante estranha, porque a tradição da mídia americana é de ignorar a existência dos candidatos ‘desagradáveis’, minando com isso suas chances eleitorais. A dúvida é se a mídia americana deu mais cobertura a Trump só porque ele dava mais audiência, ou se havia uma intenção deliberada de empurrar pra frente o pior candidato republicano, a fim de garantir a vitória de Hillary Clinton. No início de 2016, as pesquisas indicavam que ela perderia certamente para John Kasich (o referido governador de Ohio), para o jovem senador Marco Rubio da Florida e até para Jeb Bush, se algum deles viesse a ser candidato republicano.

  12. Mr Tosen, se nossos governantes tivessem a capacidade de administrar, e colocar para desfilar uma escola de samba, garanto que não estaríamos nesta situação.
    E a propósito; o que ninguém falou mas quis:
    Os atuais, só legislam em causa própria; não vai mudar.
    Logo, precisamos de uma mudança institucional, com os militares tomando a frente, fazendo em 6(seis) meses os AI 1/2/3/4/5… quantos forem necessários para limpar a canalhada toda, reforma política na “marra” e da justiça também, pois como foi dito acima; estuprador, ladrões do erário e etc, são liberados na maior tranquilidade, inclusive sem devolver o $ desviado/roubado.
    Sei que ainda tem muita gente traumatizada pelos 25 anos de regime militar; eu não sou militar, mas fui abençoado por estudar naquele período onde não tinham greves, e toda esta esculhambação que vemos hoje. Agora, se eu fosse me meter em oposição, fomentada pelos que queriam chegar ao poder para se locupletarem do mesmo; aí sim eu “dançava”, mas como meu objetivo era me formar em engenharia para servir meu país, não tive nenhum problema na minha passagem pela excelente Escola de Engenharia da UFRJ.

  13. Antonio Rocha estou gostando de sua participação. Olha que eu tenho ojeriza a homem. Não acredito que esteja me enganando. Sobre Reguffe, a meu juizo ainda é uma incógnita. Acho que ele teve amadurecer. Creio que para 2022 estará no pronto se sair debaixo da saia de Cristovam. Quanto a Alvaro Dias, tenho duas surpresas para você. Alvaro teve uma passagem duvidosa pela Itaipu Binacional. E na CPI da Petrobrás em 2009, que foi “abafada” pelo PSDB liderado por Sergio Guerra presidente do partido, Alvaro Dias fazia parte. Não poderia deixar de saber que Sérgio Guerra recebera r
    R$ 10 milhões. Sirkis, do PV, também estava no abafa. Interessante é que quando a Lava Jato aflorou Alvaro Dias, pulou rapidamente para o PV e agora está no Podemos. Será que esqueceram esses ziguezagues de Alvaro? Vamos ver.

    • 1) Salve Antonio Santos Aquino, aprendo muito com os seus comentários.

      2) Alguém já sugeriu aqui e eu concordo: com toda essa experiência de vida política que vc tem, escreva mais artigos…

      3) Eu tb gostaria de políticos 100 % éticos, mas parece que, até agora, no Brasil, não existe.

      4) Abraços Socialistas Democráticos. Por um Socialismo Humanitário conforme os nossos “irmãos nórdicos”, diria o grande Brizola, referindo-se a Olaf Palmer, então primeiro ministro da Suécia, que andava de metrô e ia para o Palácio a pé !

  14. A esquerda brasileira é um lixo! Infelizmente! Afinal Lula não somente monopolizou o PT, mas também conseguiu habilmente monopolizar a esquerda inteira!

    Esses partidecos que se dizem de esquerda sempre viveram fazendo críticas “leves” ao PT, fingindo-se independentes!

    Mas quando Lula berra eles vêm (feito cordeirinhos) beijar-lhe os pés, curvando as suas cervizes.

    É nojento ver os seus comportamentos!

    Mas enfim, não existe uma linha alternativa da dita esquerda! Existe apenas Lula, o condenado todo poderoso!

  15. Marina Silva pode ter boas intenções, mas não teria pulso para fazer o que é preciso, todos que entram tiram de quem não tem, mas cadê coragem para tirar de quem tem, é preciso amar este país e atender os mais necessitados.

  16. Querem mais um exemplo de que a esquerda brasileira é um lixo???

    Vejam o que disse o deputado Jean Wyllys, do PSOL, sobre a condenação de Lula:

    – “Essa sentença de Sérgio Moro ela não é por acaso. Condenou a nove anos numa referência aos nove dedos de Lula ─ não foi nem a dez, nem a oito anos, foi a nove anos e meio. Isso diz muito não só da parcialidade de Sérgio Moro, um juiz arbitrário que age por convicções, e não por provas, mas diz muito do caráter de Sérgio Moro”.

    Tem cabimento essa teoria do deputado???

    Saiu na coluna do Augusto Nunes:

    http://veja.abril.com.br/blog/augusto-nunes/sanatoriogeral-cerebro-em-colapso/

    É a “esquerda” que nós temos!

  17. Bah, Juca, resgatar logo a opinião do descerebrado deputado com nome de jipe?

    Do porco imundo e mal educado parlamentar, VAGABUNDO e asqueroso, cuspidor oficial do parlamento?!

    Um traste, que finge que trabalha, mas apenas comparece no antro de venais a cada dois, três dias por semana, mas embolsa integralmente seus salários milionários, ilegais e imorais!

    Uma figura doentia, obcecada, atarantada, esquizofrênico, pois tem mania de ser perseguido, querendo que o mundo gire em torno dele tão somente.

    Observa só a estupidez que profere sobre a sentença de Moro, e vê se o indivíduo não pode ser até mesmo apelidado de camarão??!!

    O deputado com nome de jipe e cabeça de camarão!

    Sair cuspindo nos outros deve ser um esforço gigantesco para sua capacidade mental, e olhe lá!

    Um abraço, Juca.
    Saúde e paz.

  18. Excelente réplica, amigo Chicão! Esse deputado, que só chegou à Câmara porque ganhou fama no imbecil programa “Big Brother”, é o exemplo do lixo de esquerda que temos!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *