A evolução moral da humanidade ainda levará muito tempo

Destroços de Sonda caíram no oceano

Francisco Vieira

“Somos capazes de acertar um alvo num cometa a 500 milhões de quilômetros de distância, mas construímos sociedades apodrecidas, insensíveis, hedonistas, concentradoras de poder e riqueza.”

Os seres humanos não evoluem na mesma velocidade, em todos os lugares do mundo. Desde a antiguidade já despontavam na sociedade pessoas mais evoluídas do que as outras, tanto intelectualmente quanto “espiritualmente”, e que tentaram guiar a manada de seres humanos das trevas da ignorância rumo à luz do conhecimento. A história está cheia de pessoas que procuravam amparar e a refugiar as pessoas mais próximas.

– Imagine Jesus dizendo que todos somos irmãos e que devemos amar aos outros como a si mesmo num lugar onde até hoje os ditos “civilizados” ainda se matam!
– Imagine o que o grego Eratóstenes sofreu ao dizer que conseguiu calcular a circunferência da Terra a um bando de ignorantes analfabetos e no tempo em que se acreditava que a terra fosse chata!
– Imagine o quanto deve ter sido zombado o Pitágoras, ao tentar ensinar os seus teoremas, coisa que até hoje a maioria da população do planeta desconhece!
– Imagine o Buda dizendo que para se superar a “dor” deve-se antes livrar-se dela e da ignorância pelo pensamento e modo de vida corretos!

AVANÇOS DA HUMANIDADE

Graças a esses “iluminados” é que hoje temos maior expectativa de vida, chuveiro elétrico, internet, vacinas, aviões, telefones, remédios, cirurgias, automóveis e até mesmo cirurgia plástica. Hoje temos pessoas capazes de ajudar até mesmo desconhecidos com doações, inclusive de sangue.

Os altruístas ainda são uma minoria na terra e o grupo que rouba dinheiro público, mata, saqueia os mais fracos e acumula o que não poderá levar para o túmulo, sem dúvida, continua muito grande, mas antigamente eles formavam a totalidade da humanidade. Em alguns lugares ainda imperam a barbárie, a lei do mais forte e o desprezo pela vida. É que a evolução leva tempo e atinge alguns povos antes dos outros.

Tenho certeza que os cientistas que se dedicaram totalmente à realização desse feito de levar o veículo espacial até o cometa, não são apodrecidos, insensíveis, hedonistas e, concentradores de poder e riqueza. Creio que façam parte da minoria que não ver fronteiras entre os países e que deseja a humanidade integralmente evoluída.

Infelizmente o mundo não é governado por esse tipo de gente, de espírito empreendedor e inteligência construtiva, mas pelos políticos, pessoas geralmente escolhidas entre os poderosos, ou por estes cooptadas, para manter a situação da maneira que ela esteja.

A evolução leva tempo!

9 thoughts on “A evolução moral da humanidade ainda levará muito tempo

  1. Sr. Francisco Vieira, belíssimo artigo, análise da evolução da humanidade, que cresce no intelecto a “passos de coelho” e na moral a “passos de cágado”. Nosso Planeta e nosso humanidade, como todo o UNIVERSO, caminha na Estrada do “Progresso” Lei Cósmica.
    Nossa Humanidade, enquanto viver no “egoísmo e orgulho”, acreditando que a vida é essa, e nada mais, terá a DOR como companheira, servindo para caminhar em outras VIDAS de “renascer e morrer biologicamente”, progredindo ou estacionando, mas tendo sua Leis Cósmicas, gravadas na Consciência pelo seu LIVRE-ARBÍTRIO: “A cada um segundo suas obras” e “Pagarás até o último ceitil, alerta do Mestre Jesus, o CRISTO, governador Espiritual deste Planeta Terra.
    O Senhor do Universo, nunca nos deixou desamparado, sempre enviou “Mestres” a nos conclamar para o “AMOR AO PRÓXIMO”, e nos últimos tempos, Luther King, Gandhi, também assassinados, e Chico Xavier, que com sua obra de AMOR FRATERNO, psicografou “Mensagens” (mais de 400 livros) sobre todos os “campos do saber”, a demonstrar que a VIDA CONTINUA e O QUE SOMOS: ‘ESPÍRITOS ETERNOS EM EVOLUÇÃO, CONFORME NOSSAS OBRAS”.
    PERMITA ASSINAR EM BAIXO DE SEU ARTIGO, UM GRANDE ALERTA PARA QUEM TEM “OLHOS DE VER” E “OUVIDOS PARA OUVIR”.
    MEDITAR, REFLETIR, EXEMPLIFICAR É PRECISO!!!

  2. “O mundo é um lugar bonito, viajar foi meu melhor professor, meus amigos próximos e meus pais são os maiores doadores. Tenho inclusive um círculo de apoio ao redor da minha cama enquanto escrevo … Adeus mundo. Espalhem boa energia. Vale a pena!”. Brittany Maynard

  3. Muito bom. Estamos sempre evoluindo,e a inteligência construtiva do homem sempre vence. Desde das cavernas até hoje a inteligência sempre foi indispensável para nossa sobrevivência, porque somos animais fracos fisicamente se comparados a outros predadores. Estamos no topo da cadeia alimentar porque temos inteligência. Os estudiosos dizem que os neandertais não sobreviveram porque eram coletores, ao passo que os cro-magnons, mais inteligentes e construtivos, plantavam e criavam animais. Comer alimentos cozidos também proporcionou um aumento da nossa massa encefálica. Para cozinhar, o fogo tem que ser dominado. Os mais inteligentes sempre tiveram lugar destaque nas sociedades. E a riqueza sempre vai estar com os mais preparados para tê-la.

  4. Ótimo artigo. Parabéns ! Penso que no século 22 os altruístas ainda serão minoria. Esotéricos afirmam que o Planeta Terra é o mais atrasado do sistema solar, nos outros planetas existe vida bem melhor do que aqui, mas não vida física como pensamos/imaginamos.

  5. De acordo com alguns livros, a integração entre mundo espiritual e físico se dará à partir de 2.500.
    Também de acordo com esses livros, em 2012 começou a era da regeneração, terminando a de expiação. Espíritos irrecuperáveis reencarnarão em orbes mais atrasadas.
    Lamento apenas que as três principais religiões neguem a reencarnação. Creio que a chave para uma integração mais rápida seria o conhecimento mais aprofundado da realidade da reencarnação.

  6. BOA TARDE
    A NOSSA EVOLUÇÃO TRANSCENDE A MUITAS OUTRAS, MAS QUANDO ESTAMOS EM NOSSO MUNDO E ACHAMOS QUE GIRA EM TORNO DE CADA UM, LEVAREMOS MUITA TEMPO PARA EVOLUIR NA RAZÃO DE CONFLITOS INTERNOS. SENDO UMA SOCIEDADE IMEDIATISTA E VALORES COLOCADOS, QUEREMOS QUE O HOJE SEJA O CONFORTO DE AMANHÃ, E NÃO PENSAMOS QUE O HOJE AMANHÃ TAMBÉM SERÁ O HOJE. CONCEITOS MORAIS ELEVAMOS SEM ÉTICA.
    QUALQUER MUDANÇA E MELHORIA DE NOSSAS RELAÇÕES, DEPENDE EXCLUSIVAMENTE DE CADA UM NÓS.

  7. Voltei ao artigo porque ele é muito bom e vale ser comentado outra vez. Nós somos a espécie mais altruísta do planeta. Enterramos os mortos, cuidamos dos doentes, salvamos vidas de animais de outras espécies, fabricamos remédios e vacinas para salvar vidas. Agora mesmo quantos estão se dedicando para salvar os contaminados pelo vírus ebola. Para sobrevivermos neste planeta, o cooperativismo foi e é fundamental.

  8. Concordo com cometário do Martim Berto Fuchs. Os prazeres que a
    vida nos oferece, não são duráveis. Durável é o desapego pelas coisas materiais, não desejar cada vez ter mais, aí sim encontraremos
    a paz e a felicidade.

  9. Pingback: A evolução moral da Humanidade ainda levará muito tempo | Debates Culturais – Liberdade de Idéias e Opiniões

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *