A Fernando de Noronha que muita gente desconhece, foi penitenciária, Fernandinho Beira-Mar poderia ter estado lá. O homem que ganhou a ilha, tem seu nome, mas nunca foi visitá-la

Quando eu estava sequestrado lá, “O Globo”, para não fugir às tradições e agradar a ditadura, (que deu tremendo avanço no enriquecimento do grupo), fazia reportagens de página inteira, comparando as duas ilhas, a de Fernando de Noronha e a de Capri.

Não contaram a história, isso não interessava. A ilha brasileira sempre ganhava em beleza, atração, nível de vida, importância, era apresentada como uma das maravilhas do mundo.

Podiam contar que o senhor Fernando de Noronha, que ganhou a ilha no Império, não teve nem a curiosidade de ir verificar o presente que recebera e tinha o seu nome. O lugar era tão insuportável, que quando o Exército se formou (ou se organizou), os que fossem voluntariamente para Fernando de Noronha, como compensação, teriam o direito de “servir” o mesmo tempo, nas cidades que escolhessem.

(Fernando de Noronha tinha lugar para 13 oficiais. Como todos os órgãos, sejam civis ou militares, têm privilégios e favoritismos, se criou essa condição de trocar um tempo na ilha, por outro num lugar mais agradável. Como se vê, a reputação da ilha era a pior possível).

Alguns anos depois da República, Fernando de Noronha foi transformada em penitenciária, chegou a ter mais de 250 presos, que não foram mandados para lá por bom comportamento, ou porque tinham direito a ficarem presos num lugar agradável.

Nunca ninguém fugiu de Fernando de Noronha. Não havia barcos, e a distância para Natal ou Recife era tão grande que seria impossível alcançar essas capitais, nadando.

Deixou de ser penitenciária em 1941, porque os americanos iriam visitar a ilha para a instalação de uma base militar, não ficava bem, que constatassem que era um “abrigo” de presos. (Como contei outro dia, Fernando de Noronha não foi aprovada).

Em 1942, Vargas deu uma festa no Palácio do catete, convidou alguns Interventores. Um deles, Agamenon Magalhães, de Pernambuco, proprietário da ilha. Num intervalo da festa, Agamenon chegou perto de Vargas, e pediu: “Presidente, estava querendo que o senhor comprasse a Ilha de Fernando de Noronha, estamos com enormes dificuldades”.

Vargas riu, era um pedido realmente estranho. Chamou Souza Costa, ministro da Fazenda (que ficou quase 13 anos no cargo, mais do que Delfim Netto) e disse: “O Interventor Agamenon Magalhães tem uma proposta a fazer, eu já aprovei, atenda a ele”. Não demorou, a ilha desprezada, passou de estadual a federal. Ninguém soube na época.

De uma ditadura para outra, Fernando de Noronha ficou mesmo inteiramente desprezada, não era atração turística, não tinha aeroporto, não existia a não ser no mapa. No dia 1º de abril de 1964, reviveu ou ressurgiu. Nesse dia apareceram dois “manifestos”, um apoiando o golpe, o outro repudiando-o.

Este último foi assinado por Miguel Arraes, governador de Pernambuco, e por Seixas Dória, governador de Sergipe. Presos e afastados do Poder, imaginem para onde foram enviados? Fernando de Noronha, que ainda era o fim do mundo.

(Por motivos políticos, e como era comunista, Arraes ganhou passaporte e o direito de escolher onde queria viver. Como a Argélia era dominada por uma ditadura comunista, chefiada por Boumedienne, foi para lá. Seixas Dória, grande figura, mas que não incomodava o golpe, foi mandado para casa).

O último a chegar lá foi o repórter, “ideia” do coronel Passarinho, que fez toda uma fantástica e espantosa carreira, só que não militar. (Para todo esse brilho, bastou invadir o palácio do governo do Pará se fazendo interventor). Depois, senador, ministro, governador, novamente senador e novamente ministro. Chegou a dizer que fora convidado para ser presidente. E RECUSOU. Ha!Ha!Ha! (Como se o Exército aceitasse um coronel como presidente).

***

PS – De Fernando de Noronha não fui (ou vim) para casa. Mais 30 dias de confinamento em Pirassununga. Uma cidade do interior de São Paulo, justamente indignada pelo fato de me mandarem para lá.

PS2 – Perguntavam: “Será que Pirassununga é tão ruim, que para punir um jornalista têm que mandá-lo para cá?”

PS3 – Foram 30 dias de contato direto com gente, com povo. Tomava café da manhã com uma família, almoçava com outra, jantava em nova casa. Satisfação geral.

PS4 – Um dia chega lá um repórter, que já trabalhara comigo, com um recado de Hebe Camargo, cujo programa estava no auge. Trazia um convite carinhoso dela: “Helio, tua primeira entrevista tem que ser no meu programa”.

PS5 – Ilusão, nunca houve nem a “primeira”, nem a última entrevista. Quando souberam, (o SNI não só fabricava notícias, como vetava fatos) PROIBIRAM.

Ps6 – Vim para o Rio, cassado, proibido de dirigir jornal, de escrever, continuei usando o nome de João da Silva, (um pracinha que morreu na Itália) indo ao DOI-CODI.

PS7 – Até que, em 1968, os INSENSATOS venceram, foi instalada a censura prévia na Tribuna. Censura que continuamos burlando, e pagando o preço dessa resistência inata. Que se agravaria a partir de 13 de dezembro desse 1968.

This entry was posted in Sem categoria. Bookmark the permalink.

2 thoughts on “A Fernando de Noronha que muita gente desconhece, foi penitenciária, Fernandinho Beira-Mar poderia ter estado lá. O homem que ganhou a ilha, tem seu nome, mas nunca foi visitá-la

  1. nike jordan retro shoes “Well, can’t your roommate just cook available for you?” i hear you ask whilst you come to load your things on the conveyor belt.
    cheap jordan wholesale 5. Which is considered the most effective fixture type for your merchandise? Depending where in the retail space you’re going to put your store displays, there are several innovations techniques to you could make your fixture. Floor standing sunglasses display fixtures are constructed to stand by it’s own. With regards to the required purpose and also the variety of eye-wear pairs being presented, these come in numerous varieties, models and resources. Larger Base Racks also can help you separate the video store room into areas. When room may be a difficulty we suggest decide on a higher sunglasses display, 3 or four sided rotating fixture that may accommodate over 100 pairs.New sunglass lenses tends to make your sunglasses seem like fresh again. When your frame is within great condition you will find online sunglass replacement lenses businesses that specialize in sunglass lens replacement.
    Nike Air Max black 3. Examine your sunglass merchandise”s features. Firstly think about the dimensions, weight, shape and color of the merchandise you desire to exhibit on retail fixtures.
    Cheap Nike Free Run 3 I became stuck! I actually didn’t think about it. (Take into account, mike geary had did 15yrs together with to perform 3 more). “I’m bless!!! I obtained an article to share with along with a beautiful woman around the helping me tell it.
    Femmes Louis Vuitton Pas Cher These options were reasonable. My spouce and i have obtained 5 pairs of Oakley sunglasses from the stores prior to now Couple of years making us loyal customers.
    Oakley Gafas Graduadas Determined by IBISWorld analyst, Nikoleta Panteva, the premium segment has grew faster compared to value segment over the three years or so to 2011.

  2. Você sabe o que o grande número de celulares com Android disponíveis no mercado é ao mesmo tempo uma bênção e uma maldição ? Todos os anos , os desenvolvedores de telefonia móvel introduzir vários novos telefones Android para acompanhar o crescimento da população de usuários de smartphones . Por um lado, você tem a vantagem de ter massas de escolhas. Por outro lado, muitas opções pode ser realmente avassaladora. Se você está procurando os melhores celulares com Android , então você está em algum tarefa. Todas as notícias e hype da mídia fazer a busca especialmente difícil, já que todo mundo parece estar rotulando um telefone como o melhor celular Android ao redor.
    Se você comprar ao redor , você vai de ondas cerebrais que, ao contrário Apples iPhone, telefones humanóides vêm de diferentes empresas motorizados , com HTC, Samsung , Motorola, Sony Ericsson e LG é o mais dominante. Os principais provedores de serviços de telefonia móvel não renderá o trabalho mais fácil também, porque agora eles também oferecem uma lista de unidades de Android para escolher. AT u0026 T, Sprint , T -Mobile , Verizon e Virgin sem fio são alguns dos prestadores de serviços mais populares que oferecem celulares com Android .
    Ao tentar descoberta dos melhores celulares com Android , primeiro você alguém para definir a palavra melhor . Este é verdadeiramente importante, porque o melhor aparelho para um pode não ser o melhor aparelho para você. Com isto queremos dizer que não se trata de obter o gadget mais novo ou mais caro . Seus cerca de encontrar o melhor telemóvel Android para você. Então, o que faz com que um telefone o melhor para você ? É a câmera, a duração da bateria , peso e processador? Estes são apenas alguns exemplos de imóvel que você precisa para considerar … artigo completo: http://weltmaster.blogspot.de/2013/09/best-android.html

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *