A grande dúvida: Lula conseguirá reerguer o PT?

Representantes de movimentos sociais acreditam que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), apesar de toda a contestação pela qual passa o PT, tem legitimidade para organizar a esquerda brasileira e defender o partido. No próximo mês, Lula irá percorrer o país para conversar com os movimentos sociais e sindicais e tentar suturar as feridas que acometeram a legenda devido aos escândalos de desvio de dinheiro público na Petrobras.

Com o objetivo de recuperar a credibilidade do PT com sua base social, o ex-presidente Lula vai colocar o pé na estrada e se encontrar com entidades organizadas no fim de junho. A iniciativa da maior estrela petista será também para defender o atual governo.

A secretária executiva da União Nacional por Moradia Popular (UNMP), Evaniza Rodrigues, entende que Lula continua sendo uma referência importante e atuante. “Ele faz parte do processo de consolidação dos movimentos sociais e do pensamento progressista no Brasil. Já estivemos com ele em abril e o contato é recorrente. Ele tem muita força para unir os setores da sociedade”, acredita.

Mas, para Evaniza, é necessário que o ex-presidente reafirme o compromisso com as demandas da UNMP. “O Lula tem seu papel na história, mas não significa que concordamos em tudo. Apoiamos quem defende nossa pauta.”

AS COISAS MUDARAM

Com posicionamento mais crítico, o coordenador nacional da Comissão Pastoral da Terra (CPT) Rubem Siqueira enfatiza que Lula não tem o mesmo poder de influência que já teve no passado. No entanto, a proximidade dos governos petistas com as organizações sociais ainda rende uma retaguarda importante para o PT.

“Ainda restou alguma influência ao Lula, mesmo após a derrocada do PT. Ele receberá apoio dos setores que estão ligados umbilicalmente à estrutura do governo federal. Ele também vai ter o apoio de movimentos que estão preocupados com a atual conjuntura do país, que é a mobilização da direita”, pontua.

Siqueira reitera que uma figura populista como a de Lula não é a ideal para a defender o desenvolvimento social no Brasil. “Sempre tivemos essa figura populista, de caudilho, mas uma liderança pessoal forte acaba se permeando por uma disjunção corrupta. O ideal seria que a sociedade civil organizada, a partir de uma grande rede de mobilização, provoque as mudanças e imponha limites a quem está no poder”, diz ele, acrescentando:

“Espero que não apareça mais nenhuma figura como os ex-presidentes Lula, Juscelino Kubitschek ou Getúlio Vargas. A sociedade organizada é que precisa se ver como responsável por mudanças. Precisamos superar esse esquema de figuras populistas”.

###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOGLula pode viajar à vontade, mas deve se lembrar do Clube da Esquina, porque nada será como antes. Hoje, ele se tornou uma pálida lembrança daquele grande líder sindical que um dia foi. É uma caricatura de si mesmo. Chega a ser constrangedor. (C.N.)

21 thoughts on “A grande dúvida: Lula conseguirá reerguer o PT?

  1. Por onde ando, no Grande Rio, nos transportes coletivos, o povão diz que o ex-presidente caiu na vala comum dos políticos profissionais … só querem se dar bem … quem elogia são militantes, amigos e parentes do petistas/governistas… como dizia antigamente um grande comentarista de futebol no rádio quando acabava a partida … fim de papo …

  2. Nada mais complicado do que tentar vender um produto pela 2º vez!
    O novo, esperado, necessitado e almejado é sempre mais fácil de vender.
    O mesmo vendedor querer enganar compradores com o mesmo produto?
    Quem compraria um carro usado de Lulla?
    Só muito babaca, idiota, acéfalo ou interesseiro para reiniciar a mesma história.
    Lulla, ainda está vivo, por ordem superiora: quem deteve o poder nas mãos e as condições parta salvar vidas e melhorar a de outros, não é um “sujeito” comum. Assim também são suas responsabilidades, não apenas neste plano mas no outro.
    Lulla e o PT passarão, mais dia menos dia, para a história como pulhas. O “collorido” é fichinha e3e jogo infantil.
    Bem sei que Lulla já era. A púnica coisa que ainda espero, sentado para não cansar, é que seja responsabilizado.
    Reitero: as bandeiras do PT, de tecido e de sustentação ideológica, servirão para limpar chão de “rodoviárias” de beira de estrada. As latrinas dela, é claro.
    Aos petistas que acharem minhas palavras “raivosas”, uma alerta: mesmo que em nível menor, são co-responsáveis pois ajudaram a criar, sustentar e manter a maior e mais ladra quadrilha da história de nosso país. E concorrem com algumas outras poucos, mundo a fora.

  3. Lula é semianalfabeto, mas bom de cálculo. Calculou com precisão o tempo necessário para arrumar a si e à sua família. Para aproveitar a vida, tomar todas, roubar e deixar roubar, comer a mulherada e morrer satisfeito.

  4. Como me faz bem ler as opiniões anti-Lula, e anti-PT, e ver que todas elas expressam apenas o desejo dos seus autores. Sempre baseadas em premissas infundadas, logo sem chance de se concretizarem.

    • sem chance de se concretizarem ????

      em que planeta voce vive ?

      não acompanhou os 10 minutos de bate panela enquanto o Barba falava na tv ??

      não sabe que o Barba não junta mais de 200 pessoas – QUE RECEBEM 50 PRATAS + PÃO COM MORTADELA + TUBAINA – para ouvi-lo ????

      A-C-A-B-O-U
      PT ACABOU
      O POVO NÃO ACREDITA MAIS NAS MENTIRAS DO BARBA
      A MASCARA CAIU

  5. Ele esta usando mais uma vez as pessoas , mas nao para se eleger. Ele quer e livrar a sua cara do que pode vir por ai. So a Dona Marisa Rocco Lula da Silva e seus filhos tem dupla cidadania. Dizem que ele esta numa manguaca so.

  6. Isso tambem se deve ao fato que pesquisas internas do PT mostram que ele ira perder 60% das prefeituras , em materia de orcamento
    Vai virar um partidinho da roca.

  7. Depende.
    Primeiro, para os que desejam NUNCA mais ver o PT no poder, precisam entender, o seguinte: qualquer candidato de oposição que seja do psdb, PODE ESQUECER: NÃO GANHA.
    Segundo, não se pode esquecer o poder da caneta; assim sendo, só alguém com GRANDE ENVERGADURA MORAL poderá VIRAR O JOGO. ( Sérgio Moro, Joaquim Barbosa, por exemplo)
    Terceiro: se nada mudar, e a mediocridade do quadro atual permanecer, o medo de que voltem a fome, a sede e a desesperança_ que o tucanato causou neste país ( e que levou o PT ao poder)_ , pode, sim, rebatizar Lula na presidência da República. Em outras palavras: é mais fácil Lula voltar do que o Aécio estrear a Rampa.

    Saudações,

    Carlos Cazé.

  8. Isso só pode ser sacanagem. Dizer q lulla ´pode organizar a esquerda brasileira, um dos maiores representantes do neoliberalismo no país, é distorcer a verdade sem o menor escrúpulo. Na cabeça dele, esquerda é a mão q lhe falta um dedo, e só.

  9. Lula não engana mais ninguém. Prefiro uma terceira via a votar neste embuste. Esquerda que gosta de viver no luxo e deixa os outros padecendo, não merece meu respeito. Sou contra qualquer ex presidente pleitear o retorno ao cargo máximo da república.

  10. Acho que o problema não é saber se o Lula conseguirá reerguer o PT, o grande desafio é saber se tem uma oposição capaz de ganhar dele, mesmo com o PT combalido. A “nossa” “oposição” é muito fraca, tem os mesmos defeitos da situação, não têm liderança alguma, portanto, a única chance de ganhar do Lula em 2018 é fazer o que o Aécio está tentando de forma até desesperadora, conseguir um terceiro turno nestas eleições, fora isso, desculpem, vai dar Lula.

  11. Se Lula for candidato em 2018, os emplumados e todos os derrrotados e desesperados que frequentam esse espaço, podem tirar o cavalo da chuva, não tem para ninguém.
    No que diz respeito a quadrilha, a do pt é fichinha perto da dos emplumados, só nas privatizações o rombo e o prejuizo estimado ao pais é da ordem de R$ 10.000.000.000.000,00, o banestado equivale a dez petrobrás, ou seja, R$ 60.000.000.000,00. e dizem nesse espaço inclusive o administrador, que é o maior isso, o maior aquilo, quanta falta de compromisso com a realidade dos fatos, ou seja, com a verdade.

  12. VENHA LULLA ! VENHA PARA AS RUAS! MUITAS PANELAS ESTARÃO TE ESPERANDO!
    E FIQUE ESPERTO! TALVEZ HAJA COISAS QUE POSSAM FERIR MUITO MAIS QUE O BARULHO DE PANELAS!
    VOCE OPTOU POR ISSO! DEFINITIVAMENTE VOCE PERDEU SEU LUGAR NAS RUAS! FIQUE NO CONFORTO DE ENCONTROS CAROS E SOFISTICADOS, BEM TÍPICOS DA ELITE BRANCA!
    ENTÃO, JÁ QUE VAI SAIR AS RUAS, COMECE PELA PRAÇA DA SÉ!
    VÁ CONFERIR COMO AINDA É AMADO PELAS MASSAS!
    MUITA GENTE MUITO CONTENTE COM A VIDA QUE VEM LEVANDO NO 2º GOVERNO DA ANTA PRESIDANTA O SEU POSTE PREFERIDO!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *