A maior piada do ano: os irmãos Raúl e Fidel Castro precisam de mais 10 anos no poder, para reformar o modelo econômico-social de Cuba.

Carlos Newton

Os humoristas não precisavam mais trabalhar durante 2011. A maior piada do ano já foi escolhida, quando o presidente de Cuba, Raúl Castro, defendeu que os cargos políticos importantes no país tenham, a partir de agora, um limite de dez anos no poder, em dois mandatos de cinco anos.

Complementando a piada, feita numa apresentação “stand up” durante Congresso do Partido Comunista Cubano, Castro disse que a liderança do partido precisa de uma “renovação sistemática” e deve se submeter “a uma intensa autocrítica”. O pior é que o público não podia rir nem vaiar, mas aplaudia entusiasticamente.

Castro, de 79 anos, assumiu o poder em 2008, sucedendo seu irmão Fidel. Juntos, eles já permaneceram 52 anos no poder. Mas ainda não deu tempo para melhorar as condições de vida do povo cubano. Por isso, Raúl Castro afirmou que levaria pelo menos cinco anos para atualizar o modelo econômico-social cubano. Ninguém riu, nem podia.

Boa parte do “stand up” do comediante, digo, governante cubano, foi focada em seus planos para reduzir o papel do Estado na economia e incentivar empreendedores privados. Segundo Castro, educação e saúde ainda seriam gratuitas, mas outros subsídios seriam cortados e o gasto com a área social, “racionalizado”. O presidente revelou que 200 mil pessoas já se registraram para trabalhar como autônomas desde que as mudanças foram anunciadas (em outubro do ano passado) – o dobro do número atual de cubanos nessa situação. Mas garantiu que o caráter socialista do regime cubano era “irreversível”. Outra grande piada, também muito aplaudida.

Agora, aguarda-se com ansiedade a próxima apresentação dos irmãos Castro, também conhecidos como os “Irmãos Cara-de Pau”, título em português de uma famosa comédia de John Landis, “The Blues Brothers”.

This entry was posted in Sem categoria. Bookmark the permalink.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *