A pesquisa Datafolha confirma o segundo turno e a rejeição de Dilma favorece a oposição

Wagner Pires

O erro admitido da pesquisa Datafolha, desta vez, está mais bem aproximado. É, sem dúvida a pesquisa mais confiável de todas as realizadas até o presente momento. Porém, para aceitar um erro exato de 2% para cima ou para baixo, a pesquisa teria de ter ouvido 5.625 eleitores. Nada a menos! Ouviu apenas 4.337 eleitores, portanto, o erro estatístico de amostragem admitido é um pouco maior do que o divulgado.

A fórmula de cálculo de amostragem é: n = ( Zo² x P xQ)/e². Sendo, (n) o número de eleitores necessários, (Zo) o desvio padrão, P e Q as probabilidades de sucesso e insucesso e (e) o erro da estimativa.

Consideramos, sempre, três desvios-padrão e a probabilidade de 50% de sucesso, ou seja, 0,5; mesmo raciocínio para o insucesso, ou seja, 50%, ou, 0,5.

Assim, para os 4.337 eleitores entrevistados temos um erro calculado de: n = (3² x 0,5 x 0,5)/e².

Calculando, temos:

4.337 = (3² x 0,5 x 0,5)/e²
e² = 2,25/4.337
e = 0,00051^1/2
e = 0,0225 ou 2,25%

Portanto, o erro estatístico admitido para a amostra é de 2,25% para cima ou para baixo.

Para que fosse possível à presidente Dilma vencer no primeiro turno, seria necessário que as suas intenções de voto superassem a soma das intenções de votos de seus concorrentes. Estatisticamente esta hipótese, por enquanto, está descartada; pois, se somarmos as intenções de votos dos concorrentes: Aécio (19%) + Campos (9%) + Pastor Everaldo (4%) + Outros (6%), teremos 38%. Ou seja, 3% a mais de intenções de votos para os adversários da presidente Dilma.

Como se já não bastasse, admitido o erro estatístico da amostragem, temos o seguinte resultado hipotético:

Outros candidatos: 38% + 2,25% (para cima) = 40,25%; e

Dilma: 35% – 2,25% (para baixo) = 32,75%

Aceita-se assim que Dilma ficou bem aquém da soma das intenções de votos de seus concorrentes e que haverá o segundo turno. E o mais incrível é que 30% dos 142 milhões de eleitores estão indecisos ou insatisfeitos. Portanto, o importante é observar o índice de rejeição, pois, caso vierem a se decidir por votar em alguém, levará vantagem aquele candidato com menor índice de rejeição. Neste caso, a vantagem é para a oposição! Dilma tem 35% de rejeição, enquanto Aécio e Campos estão com 29%.

29 thoughts on “A pesquisa Datafolha confirma o segundo turno e a rejeição de Dilma favorece a oposição

  1. O Data Folha capta que 57% dos eleitores nao votariam DE JEITO NENHUM, em candidato apoiado por Fernando Henr que Cardoso. Te cuida Aecio, se houver 2° turno devera ser entre Dilma e Eduardo Campos

  2. Dilma será conhecida como a que FOI SEM NUNCA TER SIDO.
    Seus últimos meses em Brasília serão melancólicos.
    Implorará um cafezinho aos funcionários da residência oficial.
    Ainda não se sabe onde viverá no ostracismo. POA ou BH ?.
    O Barba, mau caráter como é, creditará a ela a derrocada petralha.

  3. Tudo bem, pode ter segundo, terceiro, quantos turnos quiserem,porém chega de querer avacalhar a população já tão escarniada,nessas pesquisas, eu duvido que alguém em sã consciência acredite que o senhorzinho malta e o Pastor das contas tenham 6%. Essas pesquisas, parecem que tem uma conta de chegada.

  4. Em 2010 levaram Serra liderando as pesquisas ate julho, como vai ficando perto das eleicoes eles ren que trazer os indices mais proximos da realidade, assim vai ser agora ate julho o Aecio ficara proximo de 20%, depois vai ter os resultados que tiveram Serra e Alckmin.

  5. • JOGO É JOGADO E LAMBARI É PESCADO.
    .
    Reinaldo Azevedo n o Blog dele pergunta: “Mais quatro anos pra quê?”
    – “Ora, (respondo eu) para continuar o que aí está”
    .
    A única exigência que torna uma discussão útil é a seriedade. Seriedade com o sentido de que os interlocutores expressem o que efetivamente pensam pouco importando a qualidade desse pensar. Acredito que isto é o grande atrativo do Reinaldo, do Blog dele. Sério, mesmo quando para elidir dúvidas, dispensa, in limine, opiniões que ele desconfia da seriedade delas. Não concordo, mas, o Blog é dele e somente o dono do calo sabe onde o calo aperta.

    “Mais quatro anos pra quê?” é uma colocação deslocada porque pode ser respondida com simplicidade:
    – “Ora, para continuar o que aí está”.
    Milhões de eleitores, uma enorme e decisiva maioria silenciosa e que elege – segundo as pesquisas e a própria realidade prova – estão satisfeitos. Cabe logo reafirmar, que não me incluo nesta maioria. Entendo que sequer a presidanta reúne condições mínimas para o cargo.
    Há outro aspecto significativo a considerar. Quem são os outros concorrentes? O que significam – seriamente e sem emoção ou paixão – em termos de mudança, de um novo rumo?
    Ademais, não se quer mudar por mudar, quer? José, José para onde? Não se tendo clareza quanto a pretendida mudança, qualquer nome serve. Esse raciocínio simplista de mudar por mudar é estúpido. Foi a mesma desarrazoada razão que levou ao que aí está derrotando Serra e elegendo Lula.
    A mudança pela qual a massa minoritária pugna tem nome: utilização de meios morais, ética, respeito, seriedade.
    O badalado chavão: “É a economia seu estúpido” certamente reelegerá a presidanta porque o voto não é decidido em última instância, na boca da urna por questões de ordem moral, mas pelo complexo interesse pessoal.
    Por mais que a imprensa afogue a sociedade de números econômicos ruins, o governo estende a mão com a tábua da salvação do dinheiro. O grupo que governa não possui, está provado e disso o clamor generalizado da minoria pensante, escrúpulos éticos. Não se deve olvidar, também, que faltam poucos meses para o pleito e no correr deles ainda se tem um evento que pode decidir tudo, a Copa.
    .
    O que podem oferecer Aécio e Campos a não ser promessas? Promessas, palavras não pagam dívidas, dinheiro sim.
    .
    Reinaldo, não se iluda: JOGO É JOGADO E LAMBARI É PESCADO. A própria presidanta avisou desde o começo que o negócio dela é com o Diabo, é MMA, é vale tudo.
    A única via que oferece alguma chance a Aécio e Campos é a do pescoço para cima; é a do MMA, trocação ou no chão; é a da verdade; é a de “um debate sujo para um Brasil passado a limpo”. E isso eles não topam. Topam? O Brasil deles também é sujo.

  6. Prezado Wagner,
    Transcrevo o comentário que fiz sobre o mesmo tema, porém de autoria do Newton.
    O problema é a denúncia que faço ao final do meu texto que, se verdadeiro, a situação é muito mais grave que pensamos!
    Olha só:

    Os petistas terão tempo para mudar a interpretação dos números como quiserem.
    A verdade única, indiscutível, é a queda da presidente Dilma a cada pesquisa.
    E vai aumentar!
    Portanto, a leitura que se deve fazer nessa hora é que haverá segundo turno. Com quem ainda não se sabe ao certo, possivelmente com Aécio, mas o povo está possibilitando a ele mesmo a chance de mudar, de alterar esta administração que se esgotou, esvaiu-se, que não tem mais nada para oferecer de útil e proveitoso à população e País.
    O PT foi com muita sede ao pote. O poder o deslumbrou de tal maneira que se considera acima do bem e do mal. A presunção, arrogância, as medidas sub-reptícias de modificar as leis e acrescentar as do seu interesse e conveniência, calar a imprensa, terminar com a democracia representativa, a ideologia retrógrada, a tendência ao comunismo, o aplauso a criminosos, os escândalos diários, os evolvimentos em desonestidades dos parlamentares do PT, a corrupção desmedida … o povo não suporta mais os desmandos e descalabros praticados permanentemente pelos petistas!
    E FAÇO UMA DENÚNCIA GRAVE, e até peço aos sectaristas e simpatizantes do PT que me corrijam, pois EU GOSTARIA DE ESTAR ERRADO, simplesmente:
    Li e ouvi, que as escolas públicas da capital paulista, do município de São Paulo, e não estadual ESTÃO ABOLINDO OS DIAS DOS PAIS E DAS MÃES!!!
    Instituem o Dia dos “Cuidadores”, alegando que, para não causar constrangimento às crianças que são adotadas por homossexuais, essas datas extremamente tradicionais estão sendo abolidas!!!
    O prefeito da cidade de São Paulo é o Haddad do PT, que, na função de ministro da Educação, tentou implementar as cartilhas homossexuais nas escolas e, o Brasil, repudiou.
    Simplesmente esta medida é NAZISTA!!!
    É o início do desmantelamento da família, a célula da sociedade!
    Pois este incompetente, inconsequente, irresponsável, deveria entender que na carteira de identidade onde consta a filiação, ali se pede quem é o PAI E A MÃE!!!
    A adoção de crianças por homossexuais é um erro clamoroso, já discutido neste blog dois anos atrás. O adotado terá problemas de identidade, psicológicos, falta de orientação, referências, irá se sentir diferente quando começar a perceber que a sua “família” não é como as outras, enfim, um terrível equívoco!
    Ora, se somarmos esta decisão verdadeiramente nefasta, abominável, QUE PODERÁ SE ESTENDER EM NÍVEL NACIONAL, BASTA DE PT, BASTA DESTA GENTE SEM QUALQUER ESCRÚPULOS E RESPEITO!!!
    Pois faço questão que os conhecidos defensores e enaltecedores dos “feitos” do PT comentem esta infeliz decisão, se a favor ou contra, se boato ou em estudo e, tomara, que eu esteja errado, mas li e ouvi (mais tarde dou a fonte) a esse respeito!

    • Caro Bendl, o raciocínio está perfeitamente correto. O negócio petista-comunista é desmantelar tudo, desestruturar toda a sociedade para, em seguida, o partido, munido do poder público reestruturar e remodelar a sociedade conforme a sua ideologia, seus valores, seus conceitos.

      Agora, Bendl, preste atenção nos valores dessas figuras que são terroristas, guerrilheiros, afetos de fidel castro, das FARC, do PCC, do Comando Vermelho e todas as outras facções criminosas da América Latina.

      Por isso não temos medo de afirmar, Bendl: que o PT braço do Foro de São Paulo é, de longe, a maior facção criminosa dos países latino americanos.

      Estamos nas mãos dessa gente que defende o aborto, o gueisismo e todos os valores que subvertem a principal estrutura de formação da sociedade que é a família. Claro, dividindo e fragilizando tal estrutura, toda a sociedade sucumbe sob a égide da ideologia comunista.

      Você já entendeu e absorveu exatamente o “modus operandi” dessa turma de bandidos, Bendl.

      O pior é que mentem e vão lançar mão de qualquer outro artifício para materializar as suas intenções, caro amigo.

      E tem gente que ainda não captou o perigo que toda nossa sociedade corre. Não é apenas uma questão econômica, mas, de estrutura e de valores sociais, Bendl!!!

      Creio que agora o Sr. chegou no ponto em que eu gostaria que todos chegassem.

      FORA PT!

      FORA FORO DE SÃO PAULO!

      FORA LULA E FIDEL CASTRO!

      FORA COMUNISMO!

      FORA DIVISÃO DA SOCIEDADE PARA PODER SUBJUGÁ-LA!

      FARA CAMBADA DE VAGABUNDOS QUE ODEIA A CLASSE MÉDIA, O TRABALHO E O ESTUDO!

      FORA!

      FORA!

      FORA!

  7. Leio muito tititi e blábláblá entre os sectários petistas, mas não percebo qualquer comentário sobre a denúncia gravíssima que fiz acima!
    Então, confirmam ou desmentem que, em São Pulo, capital, as escolas públicas estão abolindo o Dia das Mães e Dia dos Pais e, em seus lugares, o “Dia dos “cuidadores”, de modo a não constranger as crianças adotadas por homossexuais?!
    Quem cala consente.
    Pior:
    O sectarismo é tão doentio que o início da extinção dos princípios e valores familiares estão sendo exterminados e ficam quietos, calados, abordando picuinhas no lugar de debaterem esta determinação do ridículo e incompetente prefeito paulistano.
    Que pouca vergonha!!!
    Pois se vocês, covardes, não querem discutir este crime moral contra a família, abaixo declaração sobre mais esta aberração do PT:

    Em nota, afirma a Secretaria de Educação: “Hoje em dia, a família é composta por diferentes núcleos de convívio e, por isso, algumas escolas da Rede Municipal de Ensino decidiram transformar o tradicional Dia dos Pais e das Mães no Dia de quem cuida de mim.”

    Eis os sapadores petistas, sabotando a família, quebrando a espinha dorsal da sociedade, da moral e ética!
    Este é o partido que vocifera ser popular, mas não passa de um bando de delinquentes, entreguistas, traidores da Pátria e, agora, subversivos dos laços familiares.
    Os paulistanos vão ficar calados?
    Vão permitir esta insanidade e grave ofensa à família?
    Não vão tomar providências na Justiça ou Ministério Público?
    Vão aceitar esta invasão nos lares e permitir que ele seja roubado na sua afetividade e amor por meia dúzia de desqualificados e imorais?
    Não acredito!
    Ora, a substituição dos dis das mães e dos pais pelo dia de quem cuida de mim é uma afronta às famílias NORMALMENTE CONSTITUÍDAS!!!
    Até o homessexual masculino e feminino nasceram do macho e da fêmea!!!
    Que grupelho de filhos desnaturados que querem abolir essas datas e colocar uma outra que enaltece a relação antinatural, mas que absurdo!!!
    Renato Lima, Chico de Assis, Armando Martin, José Carlos, os mais conhecidos petistas e sectários neste blog, o que dizem a respeito desta incúria?

  8. Em 2014, Dilma vem liderando as pesquisas – grandes discursos, inaugurações, copa do mundo. Puxa! E se a seleção não emplacar?
    Quando a campanha começar acontecerá com ela o que aconteceu com Serra: os institutos trarão Dilma para o resultado real: 20/25%. ainda não sei quem estará em primeiro.

  9. Armando Martin,
    Perdão pela minha falha.
    Excluindo a tua pessoa, então, pergunto:
    Aonde estão os petistas?
    Por que não esclarecem esta aberração que acontece nas escolas da cidade de São Paulo?!
    Os petistas vão fugir do assunto?
    Continuarão a tergiversar, tecer comentários absolutamente improcedentes?
    A decisão abominável da Secretaria de Educação do município de São Paulo sobre a extinção do Dia das Mães e dos Pais, em seus lugares o Dia do Cuidador, tem a mesma imbecilidade que a medida levada a efeito para não se comemorar as datas tradicionais no calendário de qualquer filho desta Nação!
    “Cuidador”, que pode ser de cachorros, gatos, de depósitos, de carros nas ruas, do sujeito que cuida das bebidas na geladeira de um bar, que cuida do lixo de uma indústria, que cuida de um condomínio, que cuida de um edifício …
    Se a intenção era de enaltecer os homossexuais, simplesmente os nivelou como qualquer “cuidador” citado acima, sendo que agora surgiu mais um, e por decreto!
    A falta de pensar adiante do focinho, o secretário (a) aniquilou com duas datas que são consideradas mais importantes que as datas religiosas: Natal e Páscoa, pois quem não é cristão não as comemora mas, pai e mãe, todos, indistintamente, preservam seus pais e festejam esses dias, agradecendo a Deus que ainda estejam vivos, enquanto que os que perderam seus entes queridos se lembram deles na mesma medida que desejarão ser relembrados pelos seus filhos.
    O mais grave, é que pai e mãe podem ser ricos e pobres; classe média (que o PT detesta) e remediada.
    Pois o pai e a mãe que são pobres, têm nesses dias o abraço do filho, um presente por mais simples que seja, desde uma foto tirada de um jornal velho encontrado numa lata de lixo ou de uma flor tirada de uma Praça.
    O PT extinguiu essa data, eliminando a alegria do pai e da mãe sem condições, e também daqueles que têm predileção especial de presentear seus pais, de reconhecer o quanto fizeram pelos seus filhos, e que possuem recursos para tanto.
    O PT é o cuidador do rompimento do elo que havia nas famílias; o PT é o cuidador de que as palavras pai e mãe sejam esquecidas; o PT é o cuidador que os brasileiros sejam absolutamente pontas soltas nesta terra, tanto sem identidade com o País porque substituiu o patriotismo pelo partidarismo, e nesse momento porque rompe a família, dilacerando-a como se fosse um aríete, uma cunha, a rasgar sua estrutura e partir-lhe ao meio!
    O PT é o cuidador da ruína do Brasil; o cuidador da falência de nossos sentimentos; o cuidador da desonestidade e corrupção como dono exclusivo desses defeitos que estão nos destruindo como cidadãos, povo e País.
    Os petistas não têm pai e nem mãe, resultando na sua rejeição dos filhos que os possuem, dos que nasceram da junção de um casal biologicamente constituído, da união de um homem com uma mulher, pelo simples fato que ele não nos vê desta forma, mas como objetos a serem explorados, usados e jogados fora, assim como se fôssemos descartáveis, sem qualquer valor a não ser por instantes, e quer que pensemos o mesmo de nossos genitores.
    NÃO CONSEGUIRÃO!

  10. Se uma das razões que a Secretaria de Educação da cidade de São Paulo se baseou para extinguir nas escolas municipais o Dia das Mães e dos Pais foi o possível constrangimento das crianças adotadas por homossexuais nessas datas, a decisão estapafúrdia e maldosa esbarra na própria estupidez de quem a promulgou!
    Exemplifico:
    Precisam ser extintas todas e quaisquer datas comemorativas a partir de agora, sob pena de quem não se identificar com elas ficar “constrangido” ou, então, frustrado.
    Dia do Médico, risca. A maioria da população não é médica, pode vir a sofrer por não ter esta profissão;
    Dia do Professor, risca. Uma barbaridade, pois eles podem ser mãe e pai, além de ocasionarem inveja ou admiração de quem não teve estudo;
    Dia do Advogado, risca. Sou um motorista de táxi e a minha frustração foi não ter feito a faculdade de Direito.
    E assim segue esta monumental asneira que a responsável pelo ENSINO, mas não EDUCAÇÃO, da cidade de São Paulo, quer levar adiante.
    Pois a população paulistana deve entrar com Mandado de Segurança (alô, Dr.Béja, peço ajuda se este é o remédio jurídico adequado) e tratar imediatamente de repor a ordem em seu devido lugar ou, o secretário (a) devidamente no OLHO DA RUA!

  11. Grande Bendl

    Tua indignação justa, precisa alimentar verdadeiros brasileiros a se posicionar em defesa do que resta desta nação.

    Mesmo com todo os afazeres que tenho neste momento, acharei tempo para ajudar-te nesta luta.

    O “poste paulista” de Lulla precisa ser RESPONSABILIZADO, CIVIL E CRIMINALMENTE, no Brasil e fora daqui..

    Espero que, pelos menos desta feita, nem mesmo os petistas empedernidos deixem de lutar contra este crime hediondo que o ex-cartilha da “diversidade sexual” está tentando IMPOR a uma parcela de brasileiros: as crianças.

    Amigos, vou redigir material sobre o tema e encaminharei a análise de vocês.

    Nos últimos 25 anos, não fiz outra coisa que não fosse trabalhar em defesa da escola pública e da formação dos alunos.

    Quanto ao ator do crime, mesmo que retire a “porcaria” que criou, deverá ser buscado pelos “braços da justiça” para que preste contas.

    Acho que o limite da paciência está chegando ao fim.

    Não percamos a calma. Mas temos de nos preparar para tudo. Os verdadeiros brasileiros haverão de se posicionar. Tomara tenhamos muitos Bendl, Wagner e demais.

    Os cães estão querendo invadir nossas casas.

    Está na hora de dizermos um basta!

  12. Caro Fallavena,
    Tu és imprescindível a esta causa!
    Certamente temos uma importante representação neste blog incomparável que se posiciona absolutamente contrário a esta medida de caráter criminoso, que é a eliminação dessas datas tão significativas à sociedade, e que também invade a religiosidade de forma sub-reptícia, conforme desejo de ateus e comunistas.
    Se pai e mãe não devem ter dias para ser enaltecidos, muito menos o Deus Pai, através do 4º Mandamento:
    Honrar Pai e Mãe.
    A observância a esta determinação divina nos faz alcançar elevação espiritual, e temporais de paz e prosperidade. Ao contrário, não observá-lo, acarreta grandes danos às comunidades e às pessoas individualmente.
    Pois é este plano diabólico do PT que devemos combater diuturnamente neste espaço democrático a partir do dia de hoje, e até vencermos essas eleições!
    Conto contigo e com teus conhecimentos nesta área, que o PT vem ocasionado com a sua irresponsabilidade e ideologia retrógrada, simplesmente o aumento do analfabetismo!

  13. Caríssimo César – Fortaleza,
    Vamos unir este País de Norte a Sul com nossas forças em prol de um Brasil altaneiro, livre de ideologias retrógradas;
    vamos oferecer nosso tempo neste espaço democrático para alertar que o PT está minando nossos valores e princípios sorrateiramente, querendo eliminar o que temos de mais valioso:
    A FAMÍLIA!
    Obrigado pelo apoio.
    Posso assegurar que estamos no bom combate, pois não estamos pensando individualmente, mas na Pátria, nas nossas tradições, naquilo que amamos e que jamais serão substituídas por partidos políticos, muito menos por parlamentares desonestos e corruptos.
    Renovação geral nessas eleições, meu caro.
    Um forte e caloroso abraço!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *