A Princesa Isabel precisa voltar

Resultado de imagem para a princesa isabel

A Princesa Isabel está fazendo muita falta a este país

Sebastião Nery

A Princesa Isabel era baixinha, feinha, mas de olhos azuis e nomes lindos : – “Isabel Cristina Leopoldina Augusta Michaela Gabriela Rafaela Gonzaga.” E no dia 13 de maio virou “A Redentora” porque assinou a Lei 3353, a Lei Áurea, da Emancipação dos Escravos”. Assim, o Brasil tornou-se o ultimo pais do continente americano a abolir a escravidão. Era um avanço mas um brutal equivoco. Os negros ganharam a rua, mas mas não ganharam a liberdade. O mestre Florestan Fernandes, em seu livro clássico “A Integração do Negro na Sociedade de Classes”, denunciou:

– “A desagregação do regime escravocrata e senhorial se operou, no Brasil, sem que se cercasse a destituição dos antigos agentes de trabalho escravo de assistência e garantias que os protegessem na transição para o sistema de trabalho livre. Os senhores foram eximidos da responsabilidade pela manutenção e segurança dos libertos, sem que o Estado, a Igreja ou qualquer outra instituição assumisse encargos especiais, que tivessem por objeto prepará-los para o novo regime de organização da vida e do trabalho. (…) Essas facetas da situação (…) imprimiram à Abolição o caráter de uma espoliação extrema e cruel”.

NOVA ESCRAVIDÃO – Um século e pouco depois, o Brasil ameaça repetir a tragédia do fim da escravidão sem os negros realmente livres. Querem fazer uma Lei de Aposentadoria sem garantia de dinheiro para pagar a aposentadoria. A primeira legislação sobre a Previdência fixou o teto das aposentadorias em vinte salários mínimos, depois baixaram para dez salários mínimos e hoje encontra-se no patamar de seis salários mínimos. Nesse passo dentro de poucos anos o teto limite das aposentadorias será o salário mínimo.

REFORMA INVIÁVEL – Técnicos que estudaram a proposta de reforma da previdência enviada pelo governo entendem que a mesma é inviável pelos próprios argumentos que estão em sua exposição de motivos.

1 – Dentro de alguns anos, haverá um número grande de idosos recebendo aposentadorias sendo necessário que se prolongue o prazo limite para a concessão de novas aposentadorias, afim de se manterem no mercado de trabalho pessoas suficientes para custear as aposentadorias já concedidas.

2 – Ocorre que o envelhecimento da população, e o aumento de sua expectativa de vida são acontecimentos inevitáveis, o que levará ao prolongamento excessivo da concessão das aposentadorias, chegando ao ponto de torná-la inviável ou inalcançável pelo trabalhador.

3 – Assim, é necessário que se busquem fontes alternativas de custeio da previdência. A mais indicada é: a contribuição sobre a movimentação financeira dos bancos e todo o sistema financeiro.

4 – Hoje, 1% desta contribuição representaria cerca de 170 bilhões de reais para os cofres da Previdência Social.

5- Esta é a única solução que não sacrifica os trabalhadores e o povo de um modo geral, e resolve o problema da Previdência Social, porque ela cresce em progressão geométrica, não havendo necessidade de se aumentar idade ou prazo para concessão das aposentadorias.

SEM CHAMAR ISABEL – Não seria preciso chamar novamente a Princesa Isabel. Basta fazer um levantamento anual sobre os balanços dos bancos nos últimos anos. Trazem invariavelmente lucros mínimos de mais de 20%. Alguns chegam a 30%, mesmo quando a economia está abaixo de zero.

30 thoughts on “A Princesa Isabel precisa voltar

  1. Os bancos, que praticam escorchantes ganhos de capital – o cartão de crédito é um dos exemplos – poderiam ser ainda mais taxados em seus lucros exorbitantes, como forma de devolverem à sociedade aquilo que tiraram dela de forma extremamente exagerada.
    Que financiem parte da previdência ou fechem suas portas.
    Duvido que optem pela segunda alternativa.

  2. À Seguridade Social estão embutidos uma infinidade de contribuições. COFINS, CONTRIBUIÇÃO SOBRE O LUCRO LÍQIDO DAS EMPRESAS, SOBRE A VENDA DE IMÓVEIS, ESTACIONAMENTO DE VEÍCULOS, LOTERIAS (No ano passado as Loterias deixaram 2 bilhoes e meio) etc…

    A DRU ( Desvinculação das Receitas da União)vai retirar este ano 30% da receita previdenciária para pagar juros aos BANQUEIROS)

    A Contabilidade Pública não esta sendo corretamente executada. Concursos para Contadores versados na matéria é coisa rara.

    O presidente LULA CAIO, retirou da Previdencia o controle de sua arrecadação. Transformou tudo em Receita Ùnica, sob o controle do Ministerio da Fazenda

    Sem um Judiciário forte e uma Contabilidade séria, não há hipótese nenhuma do Brasil progredir.

  3. Meu Caro Nery,Discordo to teu arrazoado no item 2,
    onde se refere expectativa de vida. Ora deves ta falando da Suécia,ou de Marte…Aqui não se tem saúde,os postos andam sem remédios,sem médico,
    sem dinheiro.Se Olhares a estatísticas d óbito é estarrecedor,pessoas sub nutrida,diversas doenças
    conhecidas diabete etc.Sem saúde,sem cirurgia,etc.
    Não passam dos 60 anos.As crianças de hj.Bah…

  4. Fato é que nenhum brasileiro deve contar com a previdencia publica ou com os engodos “previdenciarios” privados (fundos de investimento muito mal geridos.

    O unico caminho, ja seguido por muitos, é educaçao autodidata e disciplina financeira, conhecimento e pratica sobre investimentos.

    Não ha aposentadoria, a não ser por conta própria.

    • O pior é que esses fundos possuem o nome de bancos, mas na realidade nada tem a ver com os bancos, o CNPJ é outro e o banco só ‘administra’, ou seja se quebrar o segurado que se dane.

  5. As crianças de hj. o Estado pratica o verdadeiro holocausto,se fossem JUDEU estaria nas paginas d
    grande mídia,e na ONU…
    Sem falar dos desvio e da alta sonegação e do perdão da dívida…
    Aí vem a Globo cretinamente,apresenta criança
    esperança..se ela é sonegadora da união,deve uma
    merreca…

    • Você quando doa para o Criança Esperança, não pode abater do IR, já a globo quando apenas repassa o que arrecadou abate.
      Em 2016 ela foi notificada 727 vezes pela Receita, o resultado ? Não sei…

  6. Precisa ser muito cínico, ou ter interesses inconfessáveis para escrever um negócio desses…

    Medo fará Congresso aprovar reforma da Previdência
    Economia 26.02.17 10:38

    Para Ian Bremmer, presidente da Eurasia Group, há 70% de chance de o Congresso aprovar a reforma da Previdência.

    Os parlamentares, contudo, não o farão porque isso é o melhor para o país.

    Seu motivo será o medo de que, sem isso, a crise econômica os varra da política.

    Eis um trecho de sua entrevista ao Estadão:

    A Eurasia acredita que a reforma da Previdência tem 70% de chance de aprovação. Por quê?

    O governo e os congressistas entendem que a não aprovação terá impacto negativo sobre a economia brasileira. É a combinação da impopularidade com o fato de que eles querem evitar o desastre. A população reagirá se a economia entrar em queda livre pela não aprovação da reforma, e o Brasil for rebaixado pelas agências de classificação de risco e sofrer um aumento de seus custos de financiamento. Por isso, nós acreditamos que esse será um período produtivo para reformas.

  7. Já que não há contrapartida ou direito segurado pela previdencia brasileira, melhor mesmo é acabar com toda a carga tributária a ela relacionada.

    Deixem o dinheiro na mao do próprio trabalhador, ele saberá, melhor do que ninguém, gerir seus próprios interesses.

  8. A unificação da previdência que os mais jovens nem sabem que existiu foi a principal razão dessa esculhambação que aí está. Antes do golpe militar de 1964 chamado de “Revolução”, cada profissão tinha sua Previdência. (Só um Exemplo: Instituto dos Bancários, Institutos dos Marítimos e outros institutos das diversas categorias de trabalhadores). O governo militar unificou tudo, ficando uma fábula de dinheiro sendo mais fácil roubar. Lembremo-nos de Jorgina de Freitas Fernandes procuradora e advogada que deu ujm golpe de 22 milhões de cruzeiros tendo como principais comparsas um juiz e um advogado todos condenados a 15 anos de prisão. O advogado morreu na prisão . Jorgina depois de fugir pelo mundo à fora foi presa na América Central tendo de devolver 200 milhões em dinheiro sua casa e outros imóveis. Há cinco anos foram devolvidos ao INSS 44 imóveis que estavam aguardando julgamento para serem entregue. Além do mais poucos sabem ou desconhecem que Brasília em grande parte foi construida com o dinheiro da Previdência. Possivelmente uns 40%. Aonde está esse dinheiro que não foi devolvido e o roubo da Jorgina onde foi parar. Falam em defict da Previdência. E o que a União deve a Previdência como fica? Tem muita gente burra e que desconhece todos esses acontecimento. Sem contar com os imóveis da Previdência que na mudança da capital para Brasília ficaram principalmente no Estado da Gunabara depois Rio de Janeiro. Aqui perto de casa tem um edifício da Previdência fechado que está fechado até hoje.. É miuta irresponsabilidade. Agora vem esse governo de criminosos para querer martirizar nosso povo.

  9. Vamos para as ruas buscar que se obrigue os bancos a cobrarem menos juros do que aqueles justos para sua missão de financiar os projetos da iniciativa privada.
    Vamos também às ruas para retirar do serviços públicos os benefícios escandalosos que recebem o s funcionários, que em sua grande maioria não retribuem à sociedade um trabalhos à altura dos seus ganhos.
    Vamos às ruas pela previdência igualitária para todos.
    Vamos às ruas para resolver de vez a educação de nossas crianças e partirmos para um desenvolvimento tecnológico compatível com a nossa era, e eliminarmos a nossa dependência que custa caro aos cofres públicos e a sociedade.
    Mas, antes de tudo, coloquemos lula na cadeia para levantar nosso pessoal, e sabermos que justiça aqui não é só para alguns.

  10. Grande jornalista Sebastião Nery, você atirou no que viu e acertou no que não viu… válidos a grande maioria dos comentários, esquecidos da Princesa Isabel.

  11. Honesto jornalista: Antes de se reformar a Previdência, será de bom tom que os grandes devedores sejam compelidos por força-tarefa a saldar seus vultosos débitos! Depois que isso acontecer…, aí sim, vamos ver o que se faz. Difícil vai ser o Meireles e caterva concordarem.

  12. Eu tenho uma dúvida.
    Se fosse criado uma conta única para cada contribuinte, não se teria melhor controle do dinheiro arrecadado da vítima, quis dizer trabalhador

  13. Eu vejo o problema justamente nesta afirmação aqui:

    “Técnicos que estudaram a proposta de reforma da previdência enviada pelo governo entendem que a mesma é inviável …”

    QUALQUER MENÇÃO A NÃO HAVER COMO RESOLVER A PREVIDÊNCIA NO BRASIL É MENTIRA!

    Essa estória que não existe nem existirá grana para cobrir a Previdência e pura balela!!
    Esses técnicos buro-tecnocratas são uns idiotas…

    Essa estória e a desculpa de pilantras que, desde os tempos da Princesa, arrumaram de extorquir a população visando enriquecimento rápido, e desde sempre, “segue o seco”…

    Economia solidaria faz milagre.
    Micro crédito faz um p*ta milagre.
    Estado que funciona de verdade faz ainda mais milagre .

    O problema e continuarmos levando tanta ladainha em consideração….
    E pararmos de distribuir a riqueza brasileira á meia duzia de neo-oligarcas, mantendo os corruptos legislando por estas terras…

    Bando de corruptos! Justamente no Brasil, onde temos como prover a todo o povo, tamanha a nossa riqueza e extensão territorial…

    Mas a Lamborguini que volta pra garagem da Dinda, vem seguida de uma Ferrari, depois um Bentley, e alguém liga da garagem de Sampa dizendo que o Rolls esta impecável…
    Imagine, “o banguela”… primo do Momo….

  14. Liiiiiiiiiindooooooonaaaaaaaa! Maravilhosa essa ideia de de criar uma nova CPMF. Agora mais moderna, especial, lindinha, etc, etc e, finalmente, etc. Semana passada houve um buchicho pela nao escalaçao de um expert (médico famoso) pra saúde. Na última experiência desse tipo, essa ideia de jerico sensacional de colocar um medico como administrador, nasceu a 1a. CPMF. Aquela desgraça difícil de estirpar. Pelo jeito ainda tem gente acreditando que os políticos vao destinar uma baba desse tamanho somente pra saúde ou previdência. Ainda há quem acredite que político deseja resolver algum problema do pais. “Ni qui” for aprovada uma lei arregaçando mais uma vez o bolso do contribuinte os ladravases dos politicos vao rirem de orelha a orelha: será a baba de q eles precisarão para nao depender mais de propinas para seus caixas dois e tres. Vai ser uma festa no céu.

  15. 2)O déficit da Previdência, desvio de recursos e os impactos sociais no processo de gestão dos fundos da seguridade social
    1) Quem construiu Brasília foi Juscelino Kubitschek
    2) Quem construiu a Ponte Rio Niteroi foi Artur da Costa e Silva
    3) Quem construiu ITAIPU
    Foi Luiz Inácio Lula da Silva
    4) Quem construiu Usinas Atômicas Angra dos Reis
    Foi Mário Covas
    , a União nunca repôs à previdência social o montante retirado.
    NOVA ESCRAVIDÃO – Um século e pouco depois, o Brasil ameaça repetir a tragédia do fim da escravidão sem os negros realmente livres. Querem fazer uma Lei de Aposentadoria sem garantia de dinheiro para pagar a aposentadoria. A primeira legislação sobre a Previdência fixou o teto das aposentadorias em vinte salários mínimos, depois baixaram para dez salários mínimos e hoje encontra-se no patamar de seis salários mínimos. Nesse passo dentro de poucos anos o teto limite das aposentadorias será o salário mínimo. É muita merda fedorenta.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *