A resposta que Serra deve dar quando for perguntado

José Carlos Werneck

Sempre quando acabam de serem divulgados os resultados de uma eleição costuma-se perguntar ao candidato derrotado:

-A que o senhor atribui sua derrota neste pleito?

Quando isto acontece me vem à memória uma entrevista, do senador Milton Campos, a que assisti ainda menino, quando acompanhava meu pai, jornalista do extinto “Correio da Manhã”.

Cercado por inúmeros repórteres, logo após ter sido derrotado por João Goulart, para o cargo de vice-presidente da República (naquela a época podiam concorrer individualmente, não havendo a chapa obrigatória), o grande político mineiro foi perguntado, por um jornalista:

– Dr. Milton, a que o senhor atribui sua derrota nesta eleição?

Calmamente, Milton Campos respondeu:

– Ao maior número de votos recebidos pelo meu adversário, o Dr. João Goulart.

Dessa maneira simples, pragmática e objetiva, o candidato derrotado, calmo, elegante e sereno, como sempre se conduzia, em toda sua de vida, encerrou a entrevista..

Foi a mais preciosa e singela lição de Democracia, que recebi em toda a minha vida e da qual nunca me esqueci.

Na qualidade de eleitor de José Serra, por quem trabalhei espontaneamente e anonimamente durante toda a sua campanha, é essa a resposta que eu gostaria que ele desse a todos os que lhe perguntassem, quais foram as razões de sua derrota para a já presidente Dilma Roussef.

Gostaria que José Serra, com a dignidade com que se conduziu em sua campanha, na qual recebeu um significante número de votos, erguesse a cabeça e serenamente respondesse:

-Atribuo minha derrota ao maior número de votos, obtidos por minha adversária, a hoje presidente eleita Dilma Rousseff, a quem desejo um governo de muito sucesso em prol de todo o povo brasileiro!

É assim que funciona a Democracia, regime repleto de defeitos, mas que até agora não se inventou nada melhor.

Passada a luta, as mágoas, e por que não, até mesmo a raiva dos derrotados, inclusive a minha, é hora de comemorar a vitória maior, que é a vontade da maioria e o triunfo da Democracia!

Parabéns José Serra pelos milhões de votos obtidos. Parabéns presidente Dilma Roussef, a primeira mulher presidente da República da História do Brasil. Sinceros votos de muita saúde, paz, e felicidades e de um excelente governo, para o País e seu bravo povo.

Afinal o Brasil merece! E muito!

This entry was posted in Sem categoria. Bookmark the permalink.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *