A terceira via é superviável, basta estabelecer regras mínimas para a futura coalizão

Efeitos do 7 de Setembro mudam foco da manifestação de oposição - Ceará  Máquinas

Grande número de eleitores acreditam em uma terceira via

Carlos Newton

O Brasil está precisando de um novo governo tipo Itamar Franco. Quando foi assumir a Presidência diante da crise terrível causada pelo afastamento de Fernando Collor, o vice Itamar demonstrou surpreendentes qualidades, como forte personalidade, liderança inconteste e desapego ao cargo de presidente, de tal forma que exigiu ser formado um governo de união nacional, com a participação do máximo de partidos. Caso isso não acontecesse, simplesmente renunciaria ao cargo e iria cuidar da vida.

A reação foi espantosa, com a proposta aceita de forma praticamente consensual, pois apenas o intransigente PT de Lula se recusou a integrar o melhor governo que o país teve depois de Juscelino Kubtscheck.

NO MESMO CASO – Trinta anos se passaram e voltamos à mesma situação, com o Brasil arrasado, ansiando por um governo sério, que recoloque o país no rumo do desenvolvimento sustentável. Mas esta meta somente será alcançada por uma candidatura de terceira via, tipo Itamar Franco, porque a maioria dos brasileiros é contra a polarização Lula-Bolsonaro.

A terceira via é um sonho, sem dúvida, mas absolutamente possível de ser realizado. Basta que se unam as forças políticas que rejeitam a possibilidade de reeleição de um presidente inconsequente como Jair Bolsonaro, capaz de boicotar o combate a uma pandemia, entre outras bizarrices, ou como Lula da Silva, capaz de montar o maior esquema de corrupção do mundo e criar um cargo público para satisfazer a amante, vejam a que ponto caiu a política brasileira.

À primeira vista parece impossível, mas há muita viabilidade em uma articulação alternativa, que possa unir esforços em prol do desenvolvimento e da redução das desigualdades sociais.

UMA PROPOSTA SIMPLES – O fato a ser considerado é que todos os pré-candidatos da terceira via são melhores do que Lula ou Bolsonaro. Estamos falando em Ciro Gomes (PDT), João Doria ou Eduardo Leite (PSDB), Henrique Mandetta (DEM), Sérgio Moro (Podemos), Simone Tebet (MDB), Alessandro Vieira (Cidadania) e Rodrigo Pacheco (PSD).

Qualquer um desses candidatos é preferível à polarização Lula-Bolsonaro, e este fato concreto precisa ser assumido por todos os partidos, que indicarão também o vice-presidente e estarão representados no Ministério e no governo como um todo, tal como fez Itamar Franco.

Ou seja, esses partidos se comprometeriam a apoiar o candidato que estiver em melhor situação nas pesquisas do mês de março, antes da desincompatibilização. É esse o acordo de coalizão que precisa ser celebrado, para formar um governo com maioria no Congresso e que tenha todas as condições para levar o Brasil adiante. Apenas isso.

###
P.S. –
Na função de Editor-chefe da Tribuna da Internet, quero deixar claro que apoio essa coligação, incondicionalmente, estando disposto a fazer campanha e votar na terceira via, seja qual for o candidato que estiver na frente em março, na certeza que de todos os demais pré-candidatos também estarão juntos durante toda a campanha eleitoral, para o bem deste país. (C.N.)  

25 thoughts on “A terceira via é superviável, basta estabelecer regras mínimas para a futura coalizão

    • sossega, irmão Antônio, o apressado come cru e quente. A Terceira Via de Verdade vem aí, o Bicho vai pegar. PARA ROMPER COM O VELHO CONTINUÍSMO DA MESMICE DOS ME$MO$, que levaram o Brasil à falência, os Águias do Brasil, da Esquerda e da Direita, o paulista, Loriaga Leão, e, o catarinense, Luciano Hang, poderão se unir a qualquer momento em prol do advento do possível Novo Brasil de Verdade, porque evoluir é preciso. A TRAGÉDIA DO BRASIL É, BASICAMENTE, UMA QUESTÃO DE ORGANIZAÇÃO E MÉTODO. Águia tem que voar com águia para fazer o nosso Brasilzão tb voar como águia, romper com os velhos voos de galinha dos me$mo$, que implicam quando muito 10 anos de porre financeiro e, por conseguinte, 20 anos de ressaca brava, e 100 anos de endividamento, que é o que estamos vivenciando. Urge gerarmos novas lideranças, em abundância, em todas as áreas e segmentos sociais, em especial na política, tão carente de novas lideranças, qualificadas, meritórias, visionárias, estadistas, sufocadas em seus celeiros ao longo dos últimos 131 anos de militarismo e partidarismo, politiqueiro$, e seus tentáculos, velhaco$, que pecaram feio nesse sentido tb. Urge operarmos o milagre da multiplicação dos pães, dos peixes e das oportunidades em todo o território nacional. Direita, esquerda e centro, inteligentes, qualitativos, bem-intencionados, podem sim trabalhar juntos, unidas, pelo ideal comum do bem-estar do nosso país e da nossa gente, com certeza, inclusive porque é o sucesso pleno do bem comum do conjunto da população o que realmente interessa, e, no caso, a rivalidade só estressa. https://www.facebook.com/LucianoHangBr/photos/a.112901884271403/208182011410056

  1. Excelente artigo! Comentários super interessantes. Hoje , pela manhã, ouvi no rádio uma entrevista de Henrique Mandetta e fiquei muito impressionado. Embora meu candidato, em princípio, seja o Ciro Gomes, poderei votar nele, dependendo da direção em que as pesquisas apontem.

    • António, sem querer criar polémica, me exclarece: O que é que tem a ver as a direção pesquisas eleitorais a ver com tua intenção de voto no Mandeta ou no Ciro?

      • Escassez de chuvas.??
        Realmente o Sr. não conhece São Paulo.
        Sábado e Domingo caiu o Mundo de água aqui, e com certeza nenhuma gota foi aproveitada toda á água direto para o Esgotão Coveiro, que aliás, estamos esperando há 40 anos a despoluição do mesmo.

  2. Terceira via fake não passa de mais dos me$mo$, mais 171 eleitoral. Basta. Chega dos me$mo$. Fora todo$. DEMOCRACIA DIRETA JÁ, COM MERITOCRACIA, como gritou o povo nas ruas do Brasil em Junho de 2013, como propõe a RPL-PNBC-DD-ME, o megaprojeto novo e alternativo de política e de nação, a Nova Política de Verdade, a Terceira Via de Verdade, o novo caminho para o novo Brasil de verdade, porque evoluir é preciso, é possível porque é diferente de “Eleições Diretas Já”, como aconteceu em 1984, que hoje é impossível, inclusive porque deu nisso que ai está, que esperamos seja o fim dessa picada infeliz. Portanto, a sociedade civil já deixou bem claro nas ruas do Brasil, em Junho de 2013, que quer a Democracia Direta Já, com Meritocracia, que é diferente de “Eleições Diretas Já”, de 1984, cujo resumo da ópera é a eleição do Bolsonaro, de modo que ressuscitar a famigerada “Diretas Já”, de 1984, é a mesma coisa que pedir Collor, Lula, Bolsonaro e CIA de novo. É inacreditável, mas grande parte da mídia é tão bestial, tão ignorante, ou tão facciosa, tão safada e tão sem vontade de informar corretamente a população, que não sabe nem sequer separar o joio do trigo, sem noção de que propor hoje algo igual “Diretas Já”, de 1984, em prol do continuísmo da mesmice dos me$mo$, é propor mais 171 eleitoral contra a boa-fé da população. https://tvuol.uol.com.br/video/villa-ataque-a-ciro-mostra-dificuldade-de-buscar-unidade-em-ato-contra-bo-04024E98306EDCC96326

    • Sr. Eliel,
      Quem estão sonhando são o Lula e o Bolsonaro.

      Não sei se chegam ao pleito… mas se chegarem, serão massacrados pelas urnas.
      O Brasil não pode tomar mais uma dose desses dois crápulas. Corremos o risco de desaparecer como país.

      Com todo respeito,
      JL

  3. A TERCEIRA VIA VEM AÍ!!

    Estes dois elementos passarão a maior vergonha de suas vidas.
    Como diz inteligentemente o Sr. Carlos Newton, a terceira via representa os pagadores de impostos que já não aguentam sustentar os delinquentes no poder.

    Terceira via são os que ficam em casa e não participam de comícios pra dois imbecis.

    Terceira via não bate palmas pra maluco dançar.

    Terceira via é uma Tsunami quieta, que na hora certa vai se levantar e arrasar com estes dois loucos.
    Aguardem… os que estão em casa é a amplíssma maioria que repudia toda esta insanidade.

    O ladrão louco e o louco ladrão, estão com seus dias contados.

    Não acreditem em pesquisas, que costuram o terno ao gosto do freguês.
    Acredite no peso do seu voto, que este sim, nos tirará dessa confraria de “INIMIGOS”, que mesmo perdendo, continuarão se dando bem, o pacto é esse, foi costurado na casa do Sarney.
    dirceu foi lá de manhã e o bolsonaro, foi na parte da tarde, no mesmo dia.
    Quanta coincidência!!

    Esta matéria veiculada hoje prova o que estou dizendo:

    “Despesas milionárias do STJ com segurança e mordomia causam inveja ao Primeiro Mundo.”
    Publicado em 5 de outubro de 2021 por Tribuna da Internet

    Ninguém mais aguenta isso, que é apenas a ponta do Iceberg. A mordomia corre em todos os degraus do poder.
    Chega -se à loucura de um avião decolar com uma única pessoa pra levá-lo ao seu destino.

    Quem que eles pensam que são?
    Os donos do dinheiro?
    Negativo!
    Se continuarem nessa batida, vão se dar muito mal.

    A coisa já está ousada demais, perderam há muito tempo o limite é a descendência.

    Nos tratam como zumbis votantes.

    O desprezo com o povo que trabalha e paga impostos elevadíssimos é total. Temos a maior carga tributária do mundo.
    Pra que? Pra sustentar uma realeza burra e fétida? Que faz o que lhe dá na telha?
    Pra que manobrem e conspirem contra o povo?
    Pra que evitem que ladrões contumazes metam a mão na grana que não é deles, que nos roubem na cara dura e fiquem impunes?
    Que tenhamos que ver que um cara que enfia dinheiro no orifício sujo, fique livre e ainda receber seus rendimentos em dia, como se nada tivesse acontecido?

    Isso é apenas um exemplo.

    Até toparia pagar por essas benesses ensandecidas se pelo menos a justiça funcionasse pra esses lixos humanos.
    Juro que não me incomodaria pagar por toda essa esbórnia hedonista,
    SE TODOS OS LADRÕES FOSSEM PARAR NA JAULA!!
    Repito, pagaria com o maior prazer!

    Agora ver os Geddel, os Loures, os JBS, os Odebrecht, Eike, Aécio e todos os políticos em CANA, pagaria até o dobro.
    Mas não é isso que acontece, eles nos pisoteiam fazendo exatamente o contrário, Gilmar Mendes não me deixa mentir… e os outros também.
    Não há santos no inferno.

    Então repito aqui as palavras do Sr. Carlos Newton, qualquer um será melhor que a cloaca da esquerda ou a cloaca da direita que são de mentirinha porque tudo é cocô do mesmo saco!
    Afinal, tudo é uma coisa só, cloaca é cloaca.

    Pois então, vamos de terceira via, sim!
    Não há margem de erro, pois será o voto da limpeza, do saneamento da loucura e da escrotidão que grassa em Brasília e no resto do país.

    O novo presidente terá que ser um reformista, terá que mudar o País a toque de caixa. Recursos nós temos, somos o país mais rico do mundo.

    O político de verdade não pode mais achar que é milionário com o dinheiro dos outros.

    Que venha um político pra mudar este inferno.
    Isto aqui não é um país, é um verdadeiro HOSPÍCIO!!

    JL

  4. Realmente, a cada dia que se passa torna-se mais viável um candidato de terceira via competitivo nas próximas eleições para disputar à Presidência da República!

  5. Com o que existe hoje na vida pública é inócuo uma terceira via.
    Sou eleitor do Bolsonaro e vejo que quem pode fazer presença contra ele é o Lula.
    O elemento devia estar preso, tiraram ele do ergástulo justo pra não deixar Bolsonaro vencer de lavada.
    Pensando bem é melhor procurar essa via entre candidatos que não seja do PT, essa aversão contaminou grande parte do eleitorado.

  6. “””P.S. – Na função de Editor-chefe da Tribuna da Internet, …., seja qual for o candidato que estiver na frente em março, (C.N.)”””

    Se nem com essa desgraça que vocês causaram com o “fique em casa, o leite dos seus filhos a gente vê depois”; nenhum desses seus candidatos consegue chegar a 5 %.

    Imagine quando chegarem as aguas de “março”. E povão ficar sabendo do próximo golpe da esquerda para atrapalhar o crescimento do Brasil, só para prejudicar o Bolsonaro.

  7. Tenho duas Dicas. Uma tem logica; a outra é sacanagem; mas, tem lesado que vai inverter a “logica”.

    1 – Para chegar a um nome; só tem um jeito de acabar com as vaidades. Junta todo esse bando de cabeça de vento; e coloca o primeiro que quiser, com candidato da “terceira teta” (ou via); 1 semana depois, ele já vai estar escorraçado (desmascarado); ai, vai pro segundo, no fim se sobrar algum, fica ele.

    2 – Na minha opinião, só tem um candidato que “junta” todas as características necessárias. A presidentA Dilma.

    A – Ela é única que conseguiu colocar mais gente que o Bolsonaro na paulista.

    B – Ela é a única capaz de “estocar” todos esses cabeças de vento da terceira via.

    C- Sem falar, que ela “ainda” é capaz de mandar o Lula ficar pianinho, e não se meter na candidatura dela.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *