A um passo do fim do governo, Bolsonaro desafia o Supremo e ameaça a própria democracia no País

Bolsonaro disse que não será contestado por nenhum tribunal

Pedro do Coutto

No evento na tarde de ontem, no Ministério das Comunicações, o presidente Jair Bolsonaro, sentindo fugir o seu espaço político, desencadeou ataques ao Supremo Tribunal Federal, aos governadores, aos prefeitos, e disse que tem a certeza de que qualquer ato que tome será aprovado pelo poder Legislativo. A matéria, como é lógico, está publicada no O Globo, na Folha de São Paulo e no Estado de São Paulo, os três principais jornais brasileiros.

Bolsonaro disparou seus ataques especialmente ao STF dizendo que está preparando um decreto, acentuando que deseja ver se haverá alguma reação. O presidente da República, impulsionado pelo seu projeto autoritário, o qual na minha opinião nunca escondeu, voltou a atacar fortemente a China, frisando que o principal parceiro comercial do Brasil criou um vírus em laboratório para sua política de expansão ideológica.

ATAQUES – Atacou os governadores e os prefeitos afirmando que vai assinar um decreto impedindo que eles estabeleçam isolamento social e a redução das atividades comerciais. Jair Bolsonaro citou a Constituição Federal dizendo que ela garante o direito de ir e vir.

A meu ver, o chefe do Executivo prepara uma ruptura praticamente total no regime democrático. Inclusive porque o STF , o Congresso, os governadores e prefeitos desafiados contra seus poderes não podem recuar diante da necessidade de uma resposta. A acusação e a resposta terão inevitavelmente reflexos no setor militar do país.

Não é possível que o presidente da República ameace com decretos, dizendo que será cumprido e não será contestado por nenhum tribunal.  Ainda em relação ao Supremo, Bolsonaro acrescentou literalmente ” não ouse contestar o decreto; quem quer que seja; sei que o Legislativo não cotestará”. Não pode haver nenhum desafio mais direto do que esse feito pelo presidente da República. Escrevo esse artigo na manhã de hoje por considerar a urgência de que o episódio se reveste.

DEPOIMENTOS – O impulso presidencial teve base claramente nos depoimentos dos ex-ministros Henrique Mandetta e Nelson Teich à Comissão Parlamentar de Inquérito que investiga as omissões e os erros do governo no combate à pandemia. A democracia, na minha opinião, passou a correr grave risco e a solução da crise desencadeada deve se fazer sentir ainda ao longo do dia de hoje.

As afirmações do presidente da República constituem uma agressão frontal à Suprema Corte do país. O ataque à China agrava todo o panorama. O presidente Jair Bolsonaro transportou o país para uma atmosfera bastante semelhante à atmosfera de março de 1964 que culminou com a queda do presidente João Goulart.

Na política, o essencial é sentir-se a densidade da atmosfera e não, como costumam fazer os cientistas políticos, análises sobre uma superfície gelada. A política muda de instante em instante e assume caracteres difíceis de prever.

16 thoughts on “A um passo do fim do governo, Bolsonaro desafia o Supremo e ameaça a própria democracia no País

  1. Hã?

    Quê?

    Cuma?

    “Bolsonaro ameaça STF pela 5837489583948538438492584348ª vez”

    Oooooooh, que sono, meu Deus…. (bocejo profundo)

    Zzzzzzzzzzzzzzzzzz…….. (dormindo)

      • Já viram aqueles bêbados vagabundos e arruaceiros que querem mostrar atitude e macheza, mas adotam uma postura do tipo “Me segura, senão eu quebro a cara desse sujeito”?

        Esse quadrúpede sabe que não tem força pra bater em ninguém, mas vive zurrando pra sua claque de vagabundos amestrados.

        É o que vagabundo do Bolsonaro vive fazendo: “Aiiiiiiiiiiiiiiiin me segura senão eu fecho o STF e o Congresso!!!!!!!!!!!”

        Hoje ele foi chamado de “tigre de papel” pelos ministros do STF…

        https://www.oantagonista.com/brasil/ministros-do-stf-dizem-que-bolsonaro-e-um-tigre-de-papel/

        Vamos e venhamos, rapaziada!

        Tem que ser muito bundão pra ser chamado de “tigre de papel” por ministro do STF, né não?

        kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk xD

        • EM TEMPO:

          Quem vive tentando mostrar macheza e força, é porque não tem nenhuma das duas coisas faz tempo……

          “Pareça fraco quando estiveres forte, e forte quando estiveres fraco.” (SunTzu)

          • ‘Aiiiiiiiiiiiiiiiinnnnn, me segura senão eu quebro tudo!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!”

            ‘Aiiiiiiiiiiiiiiiinnnnn, me segura senão eu quebro tudo!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!”

            ‘Aiiiiiiiiiiiiiiiinnnnn, me segura senão eu quebro tudo!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!”

            ‘Aiiiiiiiiiiiiiiiinnnnn, me segura senão eu quebro tudo!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!”

            ‘Aiiiiiiiiiiiiiiiinnnnn, me segura senão eu quebro tudo!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!”

            ‘Aiiiiiiiiiiiiiiiinnnnn, me segura senão eu quebro tudo!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!”

            ‘Aiiiiiiiiiiiiiiiinnnnn, me segura senão eu quebro tudo!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!”

          • A rapaziada lembra dos tempos de colégio?

            Sempre tinha o bundão da sala.

            Os outros coleguinhas viviam passando a mão no bumbum dele.

            O bundão choramingava e “ameaçava” assim:

            “Ó, se você passar a mão no meu bumbum pela 84735873489534897ª vez, eu vou começar a ficar nervoso, viu?????”

            Esse é o vagabundo do Bolsonaro com suas terríveis “ameaaaaaaaannnnças”

  2. Depois de tantos anos de na vida pública Bolsonaro não mudou e não vai mudar.
    Assim ele sempre foi, é e sempre será.
    Só faltam 1 ano e sete meses.

  3. Este Medonho precisa de internação.
    Camisa de força e mordaça !
    Tá totalmente descompensado…
    Doente…
    Credo !

  4. Começo com KKKKKKKKKKK

    É o único presidente que ameaça a democracia usando estritamente o que está escrito na constituição e com apoio do povo !!

    Quando não tem tem o que falar , ficar quieto é ser poeta !!

  5. Esse que chamam de presidente bundão é pior do que isso: como se diz no Nordeste, é um “bosta seca”. Não cheira nem fede. Qualquer ventinho leva. Vai te aquietar zé peidão !! Tu não vale o que o gato enterra. Pior do que tu, só quem votou em tí.

  6. Boa noite , leitores (as):

    Senhor Pedro do Coutto , quem mais ” Agride e Afronta ” à Instituição Nacional Supremo Tribunal Federal -STF , são seus próprios ministros/juízes , o máximo que o Presidente Jair Bolsonaro pode fazer contra eles , é divulgar os podres deles na imprensa e redes sociais , obtidos das investigações da operação ” LAVA-JATO ” , que o PGR Augusto Aras , lhes franqueou o acesso ilimitado , para benefício próprio e de seus comparsas .

  7. Enquanto Luiz Inácio não passa de um bêbado ladrão esquecido pelo povo trabalhador, ao qual lhe roubou a consciência por algum tempo, o maldito Bolsonaro, também não passa de um capitão adolescente maníaco e protegido por um generalato perdido, mas todos interessados somente em manter a boa vida que levam.

    Convenhamos que ambos estão acima de quaisquer suspeitas de que são incapazes para governar até mesmo uma casa digna no meretricio.

    São pessoas indesejáveis em qualquer ambiente de respeitofamiliar, que não sejam os deles mesmos, e são usados pelos malandros saqueadores do erário público. Quem não notar isso, e melhor se internar.

    Mas, a vida é feita de ondas, e o processo civilizatório de uma grande nação como o Brasil tem seus percalços e temos que ter paciência para estudar estes dois canalhas e daí combater seus males de forma eficaz e derradeira.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *