A utopia de manter um espaço livre na internet

Carlos Newton

Tentar a preservação de um blog ideologicamente livre continua a ser uma utopia, não há dúvida. Muitos participantes ainda insistem em querer que suas ideias prevaleçam, não admitem que outras pessoas tenham conceitos diferentes, querem impor suas opiniões de todas as formas. Alguns chegam a agir com descontrole, ofendem e ridicularizam os outros, é lamentável. Mesmo assim, o sonho se mantém, o espaço da Tribuna da Internet permanece aberto e pode ser usufruído por qualquer um, desde que se atenha ao terreno das opiniões.

Já escrevi dezenas de vezes sobre isso, chega a se entediante. Desta vez, volto ao assunto para registrar a reintegração de comentaristas que haviam desistido do blog, justamente por causa do desentendimento entre comentaristas. Pena que agora estejam assinando sob pseudônimos, embora não haja motivos para tanto. São sempre bem-vindos, não existe qualquer restrição contra eles. Deviam usar seus verdadeiros nomes, mas certamente temem ser novamente provocados ou ofendidos.

O uso de pseudônimos é uma praga na internet e incentiva desvios de conduta. Pela certeza da impunidade do anonimato, algumas pessoas extrapolam e se comportam de uma forma com que normalmente jamais fariam se usassem os próprios nomes.

Reflitam sobre isso. Experimentem usar seus nomes e sobrenomes, tenham orgulho deles e das opiniões que emitem. Sejam vocês mesmos, a vida é tão passageira que não vale a pena desperdiçá-la com vaidades e comportamentos fúteis.

Precisamos aprender a deixar as outras pessoas escolherem seus próprios caminhos e terem opiniões totalmente divergentes das nossas. Isso não é nada fácil, claro, mas deve ser uma meta a ser atingida por quem gosta de frequentar espaços como este, verdadeiramente abertos, em que se preserva o livre arbítrio.

Ser utópico não custa nada e faz bem à alma. Vale à pena tentar.

BALANÇO DE ABRIL

Como sempre fazemos a cada início de mês, vamos publicar a lista das contribuições do mês anterior, agradecendo muito aos colaboradores que contribuem para manter o Blog. Abaixo, os depósitos feitos na conta da Caixa Econômica Federal.

DATA     REGISTRO     OPERAÇÃO       VALOR
06/04       002915       DP DINH AG     100,00
06/04       155435       CRED TEV           50,00
06/04       061154       DP DINH LOT      20,00
06/04       061353       DP DINH LOT      20,25
08/04       000005       DP DINH AG     200,00
08/04       001707       DP DINH AG       40,00
10/04       101425       DP DINH LOT    230,00
13/04       002915       DP DINH AG     100,00
14/04       141243       DP DINH LOT     24,16
20/04       002915       DP DINH AG     100,00
27/04      002915        DP DINH AG      100,00
29/04      246833        CRED TEV           50,00
29/04      291042        DP DINH LOT    100,00
29/04      300006        DOC ELET           31,00

Na conta do Banco Itaú, houve os seguintes depósitos:

01/04       TBI 0720.04541                  500,00
13/04       CEI 000243 DINH                  50,00
14/04       TEC DEPOSITO DINH              50,00
20/04       TBI 0406.49194-4 c/c           50,00
30/04       TBI 9368.46169-6                 40,00
30/04       DOC 033.4213                     100,00
30/04       DOC 041.0965                     100,00

17 thoughts on “A utopia de manter um espaço livre na internet

  1. Sou leitor e divirjo frontalmente com as opiniões do Sr. CN. Porem sem ofensas e sem ridicularizar a opinião dele ou de outros que não concorde.
    “O tempo é o senhor da razão” Posso estar certo ou errado, não terias constrangimento nenhum ao encontrar um divergente, pois como cidadãos civilizados nos cumprimentaríamos, e a vida seguiria normalmente.
    Mas, faço apenas uma ressalva: Ao proferir uma opinião, decorrido o tempo e esta mesma NÃO se confirmasse, o editorialista, pela minha ótica, deveria explicar-se. Não falei desculpar-se. Todos deveriam ter suas opiniões, algumas vezes baseadas em parecer de outrem. Ter opinião, significa exercer a cidadania.

    • Você tem razão, Ronaldo Luiz. Todo editorialista deveria se explicar, quando apanhado em erro. Costumo fazê-lo. Muito envergonhado, já o fiz aqui no Blog, várias vezes.

      Abs.

      CN

  2. Concordo com o editor CN e aproveito para citar Buda: “a beleza do jardim, do parque, da floresta é a Diversidade de plantas, árvores, arbustos com suas cores, sabores, perfumes, odores, aromas, formas, frutos etc”… sempre no plural.

  3. Concordo Carlos Newton. Perfeito.
    Meu nome é José Camilo de Campos Silva.
    Sou mais conhecido como Dom Camilo, nome de minha empresa de
    representação comercial.
    Me identifico no blog como José Camilo-Muriaé-MG.
    Não gosto de anonimato. Ou é, ou deixa de ser.
    Ou, como dizia meu amigo José Cardoso, depois de ”tomar umas” :
    OU É, OU DEIXA DE É.

  4. Infelizmente, sou obrigado ao anonimato, porque o governante de plantão, embora não possa me demitir por minhas opiniões, pode me mandar para o Acre ou para a Pavuna, o que me dá no mesmo. Fora esses casos, não sei porque as pessoas não se apresentam com seus nomes.

  5. Duas coisas me chamam a atenção em relação ao artigo acima de nosso incansável Editor/Moderador Sr. CARLOS NEWTON.

    1- O pequeno Número de Pagadores de uma Mensalidade para ajudar a manter em operação o nosso Jornal onLine “TRIBUNA DA INTERNET”. Só 21.
    Mostra que nós Brasileiros “somos muito bons de bico”, mas na hora de “pegar na ferramenta”, somos Povo Fraco. Achamos natural que as coisas venham de graça para Nós, que o GOVERNO, as FFAA, ou algum outro ENTE faça “O SERVIÇO” para NÓS. Assim não se vai muito longe, pois NÃO EXISTE ALMOÇO GRÁTIS. Temos também que fazer a nossa parte, se não a TI onLine vai falir. Passemos no Guichet agora no começo do mês. Dados no Canto Superior Direito.

    2- Colegas que em vez de Debater Ideias com Argumentos, agridem. Isso não constrói nada. Qualquer um tem capacidade de destruir, já construir é mais difícil, mas MERITÓRIO. Busquemos MÉRITO.
    Muito Obrigado.

    • Você tem todo o direito de discordar dele, Dorothy, mas deve respeitar o direito dele se expressar. Ruy Barbosa ensinou essa tolerância aos brasileiros, ao defender leis que protegiam os inimigos dele. Dizia ele: “A lei que protege meus inimigos é a lei que me protege”.

      O que eu prego é tolerância entre contrários. É uma utopia, reconheço, mas não vou desistir.

      Abs.

      CN

    • Não entendo, Mauro Julio, você provoca o Babão e não quer saiu babado? Aí sobra para mim, que tenho de ficar patrulhando comentários…

      Vamos amadurecer.

      CN

      • O elemento é patologicamente anti-americano. Daí não se pode colocar fatos concretos positivos dos EUA no que se refere às condições de vida do povo que mora lá e não da política externa americana, que ele surta.
        CN, ainda que mal pergunte, ele não é seu amigo não, né, como alguns aqui que achei que tiveram algum favorecimento por parte do editor?

  6. CN, bom dia ! Você me censurou a pedido ? Ficou parecendo obediência ao jogador da mulambada que, ao sofrer uma falta e cair, já se levanta pedindo cartão amarelo para o adversário. Pior que mantenho aquilo que disse sobre os EUA (rapaz franzino e pobre não pode ser esportista, logo se não vem de família abastada, vai ser pobre mesmo, seja branco ou preto). Ou virou filial da Globo ou do grupo Time-Life ?

    • Prezado Babão, já nem sei se você é o verdadeiro Babão. O fato é que houve ofensas entre Babão e Mauro Júlio Vieira, alguém usou meu nome no meio da discussão e eu, generosamente, deletei as bobagens de ambos os dois, como se diz no interior.

      Você é membro do bloco “Xupa mas não baba”, aqui das Laranjeiras (o nome se escreve assim mesmo)?
      Abs.
      CN

  7. Sigo o comentário do Mestre Bortolotto.
    Apenas 21 comentaristas colaboraram com a Tribuna da Internet, um número aquém do que precisaríamos e da quantia que o nosso incansável Mediador necessita.
    Por outro lado, a existência ainda de discussões infantis, algumas ofensivas, determinando que sejam deletadas porque o blog merece ter um nível de qualidade, condição que somente o respeito e a educação podem conduzi-lo para este objetivo, decepciona um pouco, pois deveríamos debater as ideias e não trazer os assuntos para o lado pessoal.
    Enfim, temos de nos conscientizar que este espaço é único no País, temos de preservá-lo, prestigiá-lo, mantê-lo.
    Evidente que os comentaristas que doaram quantias significativas, acima de cem reais, não precisariam contribuir com tanto, caso tivéssemos apenas 50 pessoas que colaborassem com R$ 50,00, ocasionando uma arrecadação melhor e menos dispendioso aos que querem mesmo continuar escrevendo para a Tribuna da Internet.
    Eu pediria encarecidamente aqueles que estão dispostos a colaborar com esta quantia, de R$ 50,00 mensais, que se manifestassem.
    Vou anotar os seus nomes e, a cada mês, o lembrete de suas participações, pois o Newton merece o nosso reconhecimento pelo trabalho que desenvolve para nos colocar à disposição esta página na Web.
    E quem desejar colaborar com mais, por favor, acredito que o Newton agradece penhoradamente.
    Um abraço a todos, indistintamente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *