Abraham Weintraub pode ser deportado se for confirmada manobra para entrar nos EUA

Regra para entrada no país prevê punição em caso de fraude

Natália Portinari e Leandro Prazeres
O Globo

O ex-ministro da Educação Abraham Weintraub corre risco de ser deportado dos Estados Unidos se tiver utilizado uma brecha pelo fato de, oficialmente, ainda ser funcionário do governo quando pousou no território norte-americano. Weintraub deixou o Brasil na sexta-feira e foi exonerado neste sábado, apesar de ter anunciado sua saída do ministério ainda na quinta-feira.

O governo americano fechou as fronteiras do país a brasileiros por conta do coronavírus, com uma exceção para funcionários governamentais com passaporte diplomático. A norma, porém, determina que aqueles que “contornarem a aplicação dessa proclamação através de fraude, deturpação intencional de um fato material ou entrada ilegal serão prioridades na remoção pelo Departamento de Segurança Interna”.

“SEM INFORMAÇÕES” – Procurado, o MEC disse não ter informações sobre o tipo de passaporte usado por Weintraub para sair do país e entrar nos Estados Unidos. O Itamaraty não retornou o contato do O Globo. Não se sabe, portanto, como Weintraub conseguiu contornar a proibição de que brasileiros viajem aos Estados Unidos.

Blogueiros bolsonaristas vêm defendendo nas redes sociais a tese de que Weintraub é “exilado político”, e que ele deveria pedir asilo ao governo norte-americano por, supostamente, estar sob risco de ser preso no Brasil. O governo do presidente Donald Trump mantém boas relações com Jair Bolsonaro.

Como indicado do governo brasileiro a uma vaga no Banco Mundial, ele poderia ainda alegar seu enquadramento na categoria de funcionário de organismo internacional. Nessa condição, no entanto, Weintraub poderia ser questionado pelo fato de sua ida ao banco ainda não ter sido oficializada.

“FUGITIVO” – O senador Randolfe Rodrigues (Rede) classifica o ex-ministro da Educação, Abraham Weintraub, como um fugitivo internacional, e diz que ele deve ser deportado dos Estados Unidos e preso no Brasil.

“Não pedimos a prisão de Weintraub à toa. Sabemos sua índole. Se está nos EUA, está fugindo”, diz Rodrigues, que apresentou ao Supremo Tribunal Federal pedido de prisão do ex-ministro na segunda-feira, dia 15.Weintraub é investigado no âmbito de inquérito que apura ataques ao STF. Em 22 de abril, em encontro com o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) e outros líderes do Executivo, ele chamou os ministros da Corte de “vagabundos” e defendeu a prisão deles.

“A utilização do passaporte diplomático de ministro foi ilegal, além de imoral. É desvio de finalidade. Como fugitivo internacional que é, Weintraub deve ser deportado ao Brasil e ser preso”, diz Randolfe. O senador diz que, com a saída de Weintraub do Brasil, reforçará o pedido no inquérito do STF para que ele seja preso.

8 thoughts on “Abraham Weintraub pode ser deportado se for confirmada manobra para entrar nos EUA

  1. Esse governo que está aí é muito trapalhão.

    Pensam que são malandros, mas na realidade, por tudo que fazem, como fazem, demonstram uma incompetência sem precedente.

    Seu Jair vive armando. Governar que é bom, neca.

    Dá até pena; dele e dos seus amestrados.

  2. Há coisas concretas que fogem á análise da razão. Exemplo disso é o que foi demonstrado pela Dilma durante suas aparições públicas e pelo emigrante ilegal Weintraub. Ambos deram inúmeros exemplos de blatant ignorância.
    Certa vez Dilma não soube a diferença entre 7 e 13 (concluiu ser 4!). O fugitivo Weintraub Bragança mostrou erros primários ao escrever. No entanto ambos foram graduados em universidades de SÃO PAULO!
    Ou há algo inexplicável nos cérebros desses espécimes ou há falhas na formação oferecida pelas almae matres dessas celebridades braZileiras.

  3. Simplesmente sou apartidário, apolítico, ateu, cético, votante nulo e “indesejável” por CN. Ele já me preteriu muitas vezes. Todavia, reconheço não ser ele uma pessoa rancoroso (eu o sou extremamente, mas pondero tudo, segundo a relação ônus/bônus). A principio, tive alguns atritos com ele e outro participante que, declarado por si mesmo, ora se encontra no acaso existencial. Ambos eram bolsonaristas às raias da irracionalidade.
    Insisto postar minhas graforreias, neste Blog, por causa de pessoas como você, Sr. Abrahão (pai de muitos filhos). Ademais, apesar de tudo, aqui ainda é o espaço midiático mais democrático do Brasil. Pode ser comparado a um mamoeiro: por ter o caule oco, dispõe seus frutos em girândola: a soma do peso (massa) de um mamão diametralmente oposto ao outro, unulam-se. Por isso o caule continua de pé. Ou seja: sem conflitos, não haverá equilíbrio! Se você não expuser seu organismo ao ataque, ele jamais desenvolverá anticorpos. Nulo ou zero é símbolo do equilíbrio e resultado da adição de todos os números negativos et positivos. Enfim, ninguém, à exceção da ovelha Dolly, foi feito de encomenda para outrem. Se todos pensasse e agissem iguazinhos, vivíamos em um mundo catatônico , monocromático, monótono, unicelular, unilateral, unipolar, monópode (saci)…….Sou mosquito de azougue: sempre fujo por entre os dedos alheios.

  4. Que falta faz o Colônia de Barbacena!
    Tava bom de deixar todos os que entraram nessa barca furada de bozocretismo lá, pelados, que se matem uns aos outros e nos livrarmos desse atraso, de vez….

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *