Acredite se quiser: Brasil tem a 11ª conta de luz mais cara do mundo


Lu Aiko Otta

O Estado de S. Paulo

BRASÍLIA – Mesmo com o pacote de 2012 para reduzir o custo da eletricidade, o Brasil ainda tem a 11ª tarifa mais elevada do mundo, mostra levantamento da Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (Firjan). O valor é 8,8% superior à média de uma lista de 28 países selecionados pela entidade, que mantém uma espécie de “custômetro” da energia, permanentemente atualizado. Antes das medidas adotadas pela presidente Dilma Rousseff, o Brasil estava na quarta posição.

A tributação responde por boa parte do problema. Segundo a entidade, impostos e contribuições federais e estaduais, mais os encargos setoriais, que são taxas específicas cobradas junto com a conta, respondem por 36,6% da tarifa. Questionado, o Ministério de Minas e Energia não respondeu.

###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOGÉ inacreditável. O país com maior volume de água e maior potencial hidrelétrico do planeta, com maior possibilidade de aproveitamento de energia eólica e com domínio do ciclo da energia nuclear, este país é o Brasil, que vai aumentar o valor da conta de luz com uma cota extra de 4,6%, prevê a Aneel, a agência reguladora que é como as outras, apenas um cabide empregos colossal. (C.N.)

6 thoughts on “Acredite se quiser: Brasil tem a 11ª conta de luz mais cara do mundo

  1. UÉÉÉÉÉÉ……! Mas quando houve a privatização das empresas de eletricidade promovida pela atual oposição, a promessa não era que teríamos um serviço melhor com custos menores para o consumidor?

    • Acontece que o PT assumiu o poder. E quando pessoas incompetentes adminsitram um país do tamanho do Brasil, somente uma coisa pode acontecer: Corrupção generalizada. O valor da tarifa elétrica tem o tamanho da corrupção que grassa o governo federal. Sim. teríamos um serviço melhor com custos menores para o consumidor, se e somente se, as agências reguladoras não tivessem se tornado em agências arrecadadoras de dinheiro para o PT e, se pessoas honestas, uma que fosse, fizesse parte do governo Dilma. Não tente jogar a culpa nos outros. O PT é poder e corrupção a quase doze anos.

  2. Caro Jornalista,

    De que adianta ter a quinta maior reserva de urânio do mundo?
    De que adianta ter rios com alto potencial hidrelétrico?
    De que adianta ter vento a ano todo?
    Não adianta nada!

    • Os preços não cairam porque o partido dos corruptos assumiu o governo a quase doze anos. O PT trabalha para o enriquecimento ilícito dos seus membros e não para o enriquecimento da população. Se hoje as tarifas no Brasil estão na estratosfera com certeza não é culpa da privatização e sim daqueles que a doze anos se locupleteam com o poder.

  3. Tem cada um no pedaço. Onde já se viu partido político enriquecer população? Teoricamente visa tomar o poder para seus membros. Mas, historicamente no Brasil eles sempre foram de cúpula e nunca deram bola para seus membros, quanto mais para a população. Enriquecê-la, então, só se for de besteirol.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *