Acredite se quiser: Dilma será cassada e Aécio vai substituí-la

Aécio vai ganhar a Presidência na bandeja, com se dizia antigamente

Carlos Newton

Quem ainda não acreditava na possibilidade de impeachment da presidente Dilma Rousseff agora terá de mudar de opinião. A explosiva reportagem da Veja que está nas bancas, sobre o explosivo depoimento do empresário Ricardo Pessoa, presidente da empreiteira UTC e coordenador do cartel da Petrobras, traz a público o que faltava para justificar a cassação do mandato, porque a revista desta vez exibe documentos que comprovam o uso de doações ilegais para abastecer a vitoriosa campanha eleitoral da candidata petista, configurando ocorrência de gravíssimo crime eleitoral.

A reportagem de Robson Bonin mostra que o engenheiro Ricardo Pessoa de fato fazia jus à fama de ter grande capacidade de organização, pois guardava secretamente uma série enorme de notas, documentos e até planinhas sobre movimentações financeiras, manuscritos de reuniões e agendas que fazem do seu acordo de delação um dos mais contundentes e importantes da Operação Lava-Jato.

O material constitui um verdadeiro inventário da corrupção. Em uma série de depoimentos aos investigadores do Ministério Público, Pessoa detalhou o que fez, viu e ouviu como personagem central do escândalo da Petrobras. Na sequência, apresentou os documentos que, segundo ele, provam tudo o que disse”, assinala o repórter da Veja, que teve acesso ao arquivo do empreiteiro.

DIRETO NA DILMA

Os documentos atingem diretamente o financiamento da campanha eleitoral de Dilma em 2014, através de seu tesoureiro, Edinho Silva, o atual ministro da Comunicação Social. O dono da UTC diz que doou 7,5 milhões de reais à campanha depois de ser convencido por Edinho Silva mediante uma típica ameaça velada.

O senhor tem obras no governo e na Petrobras, então o senhor tem que contribuir. O senhor quer continuar tendo?“, perguntou o tesoureiro do PT ao empreiteiro, que preferiu não interpretar como ameaça, mas como uma “persuasão bastante elegante”. Na dúvida, “para evitar entraves” nos seus negócios com a Petrobras, decidiu colaborar para que o “sistema vigente” continuasse funcionando. “Foi um achaque educado”, segundo o repórter Robson Bonin.

A denúncia não tem condições de ser desmentida por Edinho Silva, porque quem apareceu em nome dele para fechar os detalhes da “doação”, segundo Pessoa, foi Manoel de Araujo Sobrinho, o atual chefe de gabinete do ministro. Em plena atividade eleitoral, Manoel se apresentava aos empresários como funcionário da Presidência da República. Era outro recado elegante para que o alvo da “persuasão” soubesse com quem realmente estava falando.

Arquivo do delator

Neste documento acima, Ricardo Pessoa registrou a ‘doação legal’ à campanha de Dilma, com os nomes do tesoureiro Edinho Silva e seu braço-direito Manoel de Araujo

CRIME ELEITORAL

A legislação exige que toda doação a campanha seja feita em cheques cruzados e nominais, transferência eletrônica ou depósito de pessoa física em dinheiro até 10% da renda anual bruta.

O empresário Ricardo Pessoa agora vai depor especificamente sobre isso na ação contra Dilma que corre na Justiça Eleitoral, movida pelo PSDB. E o fato é as provas já se acumulam. No caso de cassação da presidente Dilma Rousseff por este tipo de crime, que é cada vez mais provável, o mandato do vice Michel Temer também será atingido, com o senador Aécio Neves (PSDB-MG) assumindo o restante do mandato na condição de segundo colocado na eleição, tal como ocorreu no Maranhão em 2009, quando a segunda colocada Roseana Sarney assumiu no lugar do então governador Jackson lago (PDT), cassado por abuso de poder. Acredite, se quiser.

30 thoughts on “Acredite se quiser: Dilma será cassada e Aécio vai substituí-la

  1. No caso de cassação da presidente Dilma Rousseff por este tipo de crime, que é cada vez mais provável, o mandato do vice Michel Temer também será atingido, com o senador Aécio Neves (PSDB-MG) assumindo o restante do mandato na condição de segundo colocado na eleição, tal como ocorreu no Maranhão em 2009, quando a segunda colocada Roseana Sarney assumiu no lugar do então governador Jackson lago (PDT), cassado por abuso de poder. Acredite, se quiser.
    Carlos Newton,
    Amigo,
    Juricamente,perfeito!
    Politicamente,dificílimo!

    • …até porque o PTresidente do pTSE – Dr. pTofolli (aquele que programou os computadores da apuração das eleições para: cada 5 votos no 45, considere 3 para o 13) não vai deixar rolar. Afora isto, se vingar a troca, aguentar o pão-de-queijo dormido também não vai ser fácil.

      • Não acredito nesta hipótese e nao tem base legal pra Aécio assumir, no caso de cassação da Dona Dilma mesmo atingindo Michel Temer tambem cassado, quem assume e o presidente da Camara que imediatamente convoca nova eleição no prazo mais rápido possivel.. é isso ai

  2. Dada a explícita fraudabilidade do sistema eleitoral e sua inconstitucional apuração secreta, penso que o correto convocar novas eleições, com o devido e imprescindível comprovante de voto passível de auditoria.
    Aceitar o resultado e a existência mesma da eleição – ainda que para eleger qualquer outro(a) que tenha sido candidato(a) – é legitimá-la.

    Mas estando correta a análise de Carlos Newton, é aquilo… dos males o menor.

  3. Meus caros, apenas para refrescar a memória de alguns comentaristas incrédulos, em novembro de 2014, baseado apenas na minha intuição, afirmei neste blog, que a Dilma seria cassada, e agora , será que os Tomés. começam a acreditar? Aqui vai meu bordão, quem viver verá, o IMPEACHMENT da DilmAnta, e provavelmente a extinção do PT.

  4. E vai fazer o que ,será que vai ter collones?
    Hai que tener.
    Para mudar a Câmara,o Senado ,Judicioso y outras cositas mas……
    Gostaria de acreditar mas acho que vai continuar o festival de loucuras……
    Pelo comprometimento que ele tem com o stablishment.
    Queira Deus que esteja enganado.

  5. Acho q o certo seria a convocação de novas eleições. Se a dilma sair e entrar o aécio, vai q aparece a planilha da UTC correspondente ao tucanato. Ou alguém aqui acredita q as empreiteiras só alimentaram a campanha da governanta?

  6. Ao ver o movimento de pedido de impeachment da prisidente capitaneado por políticos da envergadura de políticos do Dem e PSDB constato que vivemos num pais menor para não usar outrapalavra começada por m, e por favor, um pouco de educação, não me venham ofender chamando-me de petralha, ladrão, dentre outras coisa. Eu asseguro-lhes, não sou filiado a nenhum partido político.

  7. Por onde andará a parcela que elevou Dillma a segunda potência? Com 9% de aprovação, mesmo com fraudes e sacanagens, pelo menos 40% dos eleitores acordaram ou bateram com a cabeça na parede. Destes, o cérebro só “pega no tranco”.
    Não sei se o Aécio está gostando da idéia de assumir agora.
    Em tres anos na oposição, o PT e os partidinhos de mesma ideologia (política e recheados de grana dos assaltos) podem se reorganizar, contra-atacar e reconquistar o povinho e com ele o poder.
    Na “zona” que vivemos, um mandato reduzido, campo minado e incêndios por toda a parte, passa a ser trabalho para gente grande: de Jesus Cristo para cima!

    • Concordo com o colega ai isso é uma missão impossível para os homens só gente grande, Divindade, de Jesus Cristo pra cima meeeesmo! E o que vamos fazer com a corrupção incrustada no DNA do povo brasileiro? Vamos lançar uma bomba e dizimar a raça inteira? Só Jesus meus amigos!!

  8. Newton, sou favorável ao impeachment devido à prática da pedalada fiscal, com Temer assumindo a Presidência. Certamente o Ricardo Pessoa também usou dinheiro sujo para financiar a campanha do Aécio. É só procurar que acha. O que ocorre é que há o interesse político e da mídia (Veja e Globo) de incriminar somente um lado, fechando os olhos para a corrupção que certamente permeou a campanha do “ínclito” Aécio Neves.

    • Alverga, a corrupção na política sempre houve. A diferença no caso é a “institucionalização da corrupção”, com cobrança de percentual fixo sobre valor do contrato. Pense nisso. Nossos políticos são muito ruins, com raras exceções.

      CN

  9. Aécio, de uma forma elegante, disse ao Ricardo Pessoa, sei do esquema de vocês na Petrobrás, querem manter a mesma negociata, no meu futuro governo, então preciso de alguns milhões, Ricardo que não é bobo, topou a parada, não é? É brincadeira!!! Mas, para os petralhas, foi assim!!!! Ah os petralhas, sempre os mesmos, acuse-os do que você faz, e chame-os do que você é, como gostam de praticar esta imbecilidade!!!

  10. Corrupção institucionalizada havia também em 97 e 98, quando rolou muita propina na privatização da TELEBRÁS (Ricardo Sérgio na diretoria internacional do BB comandando a patifaria, com Mendonça de Barros no Ministério das Comunicações e Lara Resende na presidência do BNDES) que foi usada para financiar as campanhas de FHC em 98 e de Serra em 2002 e da qual Daniel Dantas foi o principal beneficiário. Também houve corrupção institucionalizada na compra da reeleição de FHC no Congresso e, em nenhum desses dois episódios, cogitou-se de impeachment, o qual deve ocorrer agora por causa da pedalada fiscal.

    • Sr Alverga,eu concordo que pode ter ocorrido corrupção nas privatizações e na reeleição de FHC,mas nunca me responderam a pergunta que não quer calar:Porque lula e o PT não investigaram tudo isso?Tens uma resposta?Talvez refletindo sobre este assunto o Sr. entenda porque não podemos concordar com as palavras(e ações) de petistas.

  11. Ainda bem que não estou na pele do Aécio, que realmente pode precisar assumir o governo deste país destruído pela seita lulopetista, seus aliados e apaniguados.

  12. Não existe uma possibilidade em um milhão de Dilma ser cassada por esse “crime”. Esse crime não existe mais. Explico: O Caso de Jackson Lago foi um ato de BANDITISMO JURÍDICO. Jackson ficou em segundo lugar naquela eleição do Maranhão. Acontece que o terceiro colocado o apoiou no segundo turno e Jackson ganhou. No primeiro turno o candidato que apoiou Jackson, teria feito promessas edifíceis de cumprir e distribuido dinheiro para determinados eleitores. Ele o terceiro colocado que apoiou Jackson no segundo turno é que cometeu o crime. Como Jackson poderia ser condenado? O Mesmo aconteceu com Roseana na eleição a seguir. Foi processada pelo mesmo “crime?” e absolvida. Sendo o dispositivo ou a lei anulada. Essa lei ou dispositivo não mais existe no TSE.

    • Desculpe, amigo Aquino, mas o dispositivo ainda existe e está em vigor, determinando cassação de presidente e vice, com posse do segundo colocado na eleição, com base em crime eleitoral. É justamente o fundamento jurídico da ação que tramita na Justiça Federal, proposta pelo PSDB em março para cassar Dilma e Temer. Amanhã de manhã vou escrever sobre isso, explicando o que dizem as leis a respeito.

      Abs.

      CN

  13. *

    A infausta “República
    positivista” clamando
    desproclamação?

    – FLASh

    *

    Soneto

    POSITIVISTA DESGRAÇA?

    – Fernando L A Soares (FLASh)

    Valha-nos Deus, antes que o amor acabe
    no coração do povo brasileiro,
    e que a estrutura social desabe
    ao peso do político embusteiro!

    Engodo secular que não mais cabe,
    positivista golpe sorrateiro
    contra a Lei Áurea – hoje quem não sabe? –
    estende ao branco humilde o cativeiro.

    Não dá para enganar a toda gente
    o tempo inteiro, e o privilégio injusto
    é insustentavelmente inconsequente.

    Quem compara o homem público e seu custo
    com o de outrora, no Império tão decente,
    a Escola de Estadistas, toma um susto!

    Patriota Foro do Brasil?
    https://m.youtube.com/watch?feature=share&v=RXVMYZCxWWI

    *

    Poema
    em trovas
    & haicais

    MAR DE LAMA?

    – Fernando L A Soares (FLASh)

    Grandezas de outrora
    conta às flores do jardim
    palmeira imperial.

    Bravo luso navegante
    leva fé buscando glória
    e mundo afora distante
    naus mudam curso da História.

    Lusíada pequenino
    chão da Península Ibérica
    mesclando audácia e bom tino
    fez grande o Brasil na América.

    Lei Áurea que incentivara
    madrinha do negro povo
    jogando-lhe alguém na cara,
    “Assinaria de novo”!

    Lá se vai Pedro II,
    golpista exige que saia,
    outrora primeiro mundo
    não virou o Brasil gandaia?

    “Fiscal no trono” exilado,
    quem foi antes gente séria
    vai tirar todo afobado
    a barriga da miséria.

    Avulta-se mar de lama
    desonrando à vida pública
    e Rui Barbosa proclama,
    “Esta é a obra da República”.

    Na “Republica de honestos”,
    o Brasil, ninguém sonega,
    políticos são modestos
    e a Justiça é mesmo cega.

    Risonhos tempos do Império,
    arte, cultura e grandeza
    num Brasil estável, sério,
    hão de voltar, com certeza!

    Rei volta ao Brasil
    e acaba com a ladroagem –
    “Primeiro de Abril”?

    *

    Avulso,

    Quanto tempo mais
    dura o infame pesadelo
    republicano, hein?

    – FLASh

    *

    Prosa
    & versos

    REAL SOLUÇÃO?

    – Fernando L A Soares (FLASh)

    A exímia análise da
    corruPTragédia tupiniquim,
    por Denise Abreu, não
    demonstra ser apenas o
    autêntico parlamentarismo
    de dom Pedro II capaz de
    devolver o grandioso Império
    do Cruzeiro do Sul aos trilhos
    do real progresso – com
    nossos escolados homens
    públicos sob novas regras
    do jogo político – rumo à
    mundial liderança num
    venturoso terceiro milênio
    da era cristã?

    ASSISTA O VÍDEO e ajude a divulgar!! https://www.youtube.com/watch?v=k3oiSdMOgqE

    *

    Avulso,

    Catársica chance
    de resgatar brasileira
    real identidade?

    – FLASh

    *

    Poema
    de haicais,

    CASSÁVEIS MANDATOS?

    – Fernando L A Soares (FLASh)

    Tsunâmica lama?
    “Esta é a obra da República”,
    Rui Barbosa exclama.

    Que tal restaurar
    nosso exitoso monárquico
    parlamentarismo?

    Parlamentarista
    transparência onde um ladrão
    fiscaliza o outro, uai?

    Primeiro-ministro
    e aos deputados assusta
    a espada de Dâmocles?

    Com fresca memória
    distritos eleitorais
    reelegem larápios?

    Sequer se inscrever
    nos partidos poderiam
    fichas-sujas, ora?

    O sábio Poder
    Moderador não dá chance
    a todas correntes?

    poetafernandosoares@gmail.com
    facebook.com/cronipoeta
    cronipoesias.blogspot.com
    WhatsApp etc 31 9882 5505 Oi?

  14. Fico embasbacado com a história de os ptralhas e comparsas até hoje dizerem, gramscianamente, que FHC e sei mais lá quem, desde 1500 fraudaram isso, roubaram aquilo, desviaram, entregaram, fizeram, desfizeram, aconteceram mas, com os 8 anos do desgoverno mulla e, mais quase 5 da outra, investigaram, tiveram TUDO nas mãos para levá-los no mínimo a julgamento com provas e, ……. rigorosamente, nada, nada, elevado a nada…
    Será que não se cansam de tanta besteira?

    E ainda pior, tem-se como fatos as prisões de mensaleiros, agora ptroloneiros (nunca ptroleiros) e afins, havendo muito mais.
    Oras, assumam…

  15. A situacao e grave esse governo nao pode manipular o povo com bolsa familia tem que emprego tenho certeza que todo mundo ta sentintindo no bolso o preco dessa incompetencia esse governo twm que sair fora.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *