Acusado por Bolsonaro de financiar queimadas na Amazônia, DiCaprio nega ter feito doação a ONG

DiCaprio negou acusações sem provas feitas pelo presidente

Deu na Folha

O ator americano e ambientalista Leonardo DiCaprio rebateu a acusação do presidente Jair Bolsonaro de que ele teria financiado queimadas criminosas no Brasil. Em comunicado, DiCaprio disse que “embora certamente mereçam apoio”, ele não financia as organizações “que estão atualmente sob ataque”.

“O futuro desses ecossistemas insubstituíveis está em jogo e tenho orgulho de fazer parte dos grupos que os protegem”, disse. O ator também elogiou “o povo do Brasil que trabalha para salvar seu patrimônio natural e cultural”. Em transmissão ao vivo em rede social, Bolsonaro acusou DiCaprio e a ONG WWF de financiarem queimadas criminosas no Brasil.

ACUSAÇÃO – “O pessoal da ONG, o que eles fizeram? O que é mais fácil? Botar fogo no mato. Tira foto, filma, a ONG faz campanha contra o Brasil, entra em contato com o Leonardo DiCaprio, e então o Leonardo DiCaprio doa US$ 500 mil para essa ONG. Uma parte foi para o pessoal que estava tocando fogo, tá certo? Leonardo DiCaprio tá colaborando aí com a queimada na Amazônia, assim não dá”, disse.

O presidente fazia referência a uma operação da Polícia Civil do Pará que prendeu quatro voluntários da Brigada de Incêndio de Alter do Chão e apreendeu documentos da Organização Não-Governamental Projeto Saúde e Alegria (PSA), que tem gerado protestos de ativistas, entidades indígenas e grupos que atuam na Floresta Amazônica.

VOLUNTÁRIOS – A Brigada de Alter do Chão é um grupo de voluntários formado em 2018 pelo Instituto Aquífero Alter do Chão para ajudar no combate às queimadas na floresta e que atua em parceria com o Corpo de Bombeiros. Já a ONG PSA, fundada por médicos, atua há 30 anos na floresta fornecendo ajuda e serviços de saúde para a população local.

Na sexta-feira, dia 29, Bolsonaro voltou a acusar o ator americano de colaborar com indêndios criminosos no Brasil: “O Leonardo DiCaprio é um cara legal, não é? Dando dinheiro para tacar fogo na Amazônia”, disse. A ONG WWF declarou em nota que os recursos enviados à brigada Alter do Chão não incluíram doações de Leonardo DiCaprio, que não comprou fotos da brigada Alter do Chão nem pôs fogo na Amazônia.

A ONG afirmou que mobilizou recursos para fortalecer organizações locais que se dedicam a proteger a floresta de desmatamento e queimadas. Também lamentou que o Presidente da República insista em divulgar inverdades.

REPERCUSSÃO – As declarações de Bolsonaro repercutiram fora do país. Os jornais americanos “The Washington Post” e “The New York Times” destacaram que o presidente do Brasil criticou DiCaprio por incêndios na Amazônia e afirmaram que Bolsonaro não ofereceu nenhuma prova. O britânico “The Guardian” disse que Bolsonaro acusou falsamente o ator de ter pago pelos incêndios.

###

ÍNTEGRA DA NOTA DE DICAPRIO

“Neste momento de crise para a Amazônia, apoio o povo do Brasil que trabalha para salvar seu patrimônio natural e cultural. Eles são um exemplo incrível, comovente e humilde do compromisso e paixão necessários para salvar o meio ambiente. O futuro desses ecossistemas insubstituíveis está em jogo e tenho orgulho de apoiar os grupos que os protegem. Embora dignas de apoio, não financiamos as organizações citadas. Continuo comprometido em apoiar as comunidades indígenas brasileiras, governos locais, cientistas, educadores e as pessoas que estão trabalhando incansavelmente para garantir a Amazônia para o futuro de todos os brasileiros”.

24 thoughts on “Acusado por Bolsonaro de financiar queimadas na Amazônia, DiCaprio nega ter feito doação a ONG

    • Sra. Teresa Fabrício,

      O que está escrito no link que Vossa senhoria enviou, por necessidade de explicação, segue abaixo.

      DiCaprio está engajado com organismos internacionais e disposto a enviar dólares para que se combata incêndios na Amazônia, o que é um gesto nobre de um artista de Hollywood, que está preocupado com a devastação das florestas e as queimadas na Amazônia.

      DiCaprio já é um artista demasiadamente famoso e não precisa de usar a Amazônia para se promover. Ele já é um ator de Hollywood várias vezes premiados pelos filmes que protagonizou como ator principal, e financiar o combate a incêndios em florestas em nada aumenta ou diminui seu prestígio. Ele não precisa disso para se promover. Vossa Senhoria faz uma afirmação leviana e não sei com que finalidade.

      Eis a transcrição do link que Vossa Senhoria colocou em seu comentário logo acima:

      Leonardo DiCaprio doa US $ 5 milhões para ajudar a acabar com incêndios na Amazônia

      POR KATIE SCOTT NOTÍCIAS GLOBAIS
      26 de agosto de 2019 12:43
      Atualizado 26 de agosto de 2019 16:09

      O ator Leonardo DiCaprio pediu aos governos que façam mais para proteger a floresta amazônica durante a estréia de um filme no Japão na segunda-feira, acrescentando que ele “imediatamente se sentiu deprimido” com a situação.

      Uma nova fundação ambiental apoiada por Leonardo DiCaprio está comprometendo US $ 5 milhões em ajuda à Amazônia , que foi varrida por incêndios florestais.

      Através da Earth Alliance – criada no mês passado por DiCaprio e filantropos Laurene Powell Jobs e Brian Sheth – o Amazon Forest Fund fornecerá dinheiro para cinco organizações locais que trabalham para proteger a Amazônia.

      A organização de mudanças climáticas também está buscando doações para ajudar a reparar a floresta tropical brasileira, chamada de “pulmões do planeta”.

      “Ontem, lançamos o Amazon Forest Fund, a primeira iniciativa do recém-formado @EarthAlliance”, escreveu DiCaprio no Instagram na segunda-feira. “O fundo foi criado para ajudar parceiros locais e comunidades indígenas na linha de frente da proteção da Amazônia”.

      “Por favor, siga @EarthAlliance para manter-se atualizado com a ação em andamento e para outras maneiras que você pode ajudar a apoiar”, escreveu o ator.

      Os recursos serão doados ao Instituto Associação Floresta Protegida (Kayapo), Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira (COIAB), Instituto Kabu (Kayapo), Instituto Raoni (Kayapo) e Instituto Socioambiental (ISA).

      No anúncio do Fundo Florestal da Amazônia, de DiCaprio, ele escreveu: “100% de sua doação será destinada a parceiros que estão trabalhando no local para proteger a Amazônia.
      A Earth Alliance está comprometida em ajudar a proteger o mundo natural. Estamos profundamente preocupados com a crise em curso na Amazônia, que destaca o delicado equilíbrio de clima, biodiversidade e bem-estar dos povos indígenas. ”

      Especialistas federais brasileiros relataram um número recorde de incêndios florestais em todo o país este ano, um aumento de 84% em relação ao mesmo período de 2018.

      Segundo o site do fundo , mais de 72.000 incêndios foram reportados pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE).

      Pressão internacional cresce no Brasil para salvar florestas tropicais da Amazônia.

      A agência brasileira de monitoramento de satélites registrou mais de 41.000 incêndios na região amazônica até agora este ano – com mais da metade dos ocorridos apenas neste mês.

      Os incêndios são comuns no Brasil na estação seca anual, mas são muito mais difundidos este ano.

      Manifestantes no Rio de Janeiro exigem ação do governo Bolsonaro enquanto queima a Amazônia.

      Especialistas dizem que a maioria dos incêndios é provocada por agricultores ou pecuaristas que limpam as terras agrícolas existentes. Mas a mesma agência de monitoramento relatou um aumento acentuado no desmatamento também este ano.

      Os incêndios na Amazônia se tornaram uma questão global, aumentando as tensões entre o Brasil e os países europeus que acreditam que Bolsonaro negligenciou os compromissos de proteger a biodiversidade.

      Manifestantes se reuniram fora das missões diplomáticas brasileiras nas cidades européias e latino-americanas na sexta-feira, e manifestantes também marcharam no Brasil.

      – Com arquivos da Associated Press

  1. Di Caprio vai fazer Lenin no cinema. Será que no filme vai aparecer a cena em que Lenin manda assassinar milhares de agricultores russos por resistirem entregar suas terras ao estado?

    Esse negócio de falar que comunista come criacinhas é mentira. Apenas mata como fez com as crianças da família do Czar a mando de Lenin.

    • Sr. Mario Jr, ,

      Quem está matando criancinhas, desta vez no Brasil, e matando de fome, não é Lênin, que já morreu, mas o nosso presidente da República e seu perverso ministro da Economia, que estão aumentando a fome e a miséria no Brasil. E não só criancinhas estão morrendo, mas doentes graves que precisam de hospitais, cirurgias e medicação, estão morrendo porque os hospitais públicos, federais, estaduais e municipais estão sucateados e sem profissionais de saúde para atendê-los, para operá-los quando é o caso, e estão sem medicamentos.

      E profissionais de saúde que ainda resistem não estão com seus pífios salários em dia. Muitos não vão trabalhar porque não têm dinheiro nem para pagar o transporte público de casa até o trabalho, e estão atolados em dívidas com os bancos, a juros estratosféricos.

      • Quer dizer que os 13 anos de poder da sua esquerda, que destruiu o país com roubos e corrupção, que empregou em ditaduras amigas da África e da América, quase 1 trilhão de dólares do nosso dinheiro , que poderiam tirar o país da fome, a culpa é desse governo que pegou toda essas desgraça e que não tem nem 1 ano?

        Vc , com essa sua desonestidade gritante não engana ninguém.

        • Sr. Mario Jr. (que não tem coragem de revelar seu verdadeiro nome ou nome completo) .

          Sua resposta é uma resposta de má fé. Você já leu vários comentários meus, inclusive meu laudo sobre a Psicopatia de Lula, que foi parar em vários jornais e revistas, sabe que não sou petista, mas ousa dizer sobre mim que “Quer dizer que os 13 anos de poder da sua esquerda, que destruiu o país com roubos e corrupção, que empregou em ditaduras amigas da África e da América, quase 1 trilhão de dólares do nosso dinheiro , que poderiam tirar o país da fome, a culpa é desse governo que pegou toda essas desgraça e que não tem nem 1 ano?”

          Embora eu não simpatize com Lula, nem com o PT e tenha votado nulo nas eleições presidenciais, porque eu não queria nem Bolsonaro nem Hadad, temos de reconhecer que a situação da fome e da miséria aumentou com o governo Bolsonaro, e mesmo no tempo do Lula ladrão, os hospitais federais (Como os legendários Hospital dos Servidores do Estado, no Rio de Janeiro, que já foi hospital de ponta e hoje está sucateado, e o Hospital do Andaraí, também federal e no Rio de Janeiro funcionava exemplarmente).

          Mesmo com toda a ladroagem do PT, os miseráveis e famintos aumentaram de número exponencialmente no governo Bolsonaro , que por sua idiotice, é seu ídolo.

          Mas é fato que o governo Bolsonaro, também cheio de corrupção, está sendo ainda pior do que os governos de Lula e Dilma quanto à fome, pobreza, miséria, falta de médicos e sucateamento de hospitais federais.

          Você fala que eu tenho uma desonestidade gritante. Não é verdade. Mas você chega a ser desonesto em suas postagens, achando que está certo, mas é por causa de sua burrice !

  2. Endoidou de vez e virou chacota mundial :

    BOLSONARO VIRA NOTÍCIA MUNDIAL AO ATACAR DI CAPRIO

    Sem provas, imotivadamente, Bolsonaro ataca o famoso ator Leonardo DiCaprio afirmando que este ator de Hollywood doou US$ 500 mil para quatro brigadistas voluntários colocarem fogo na Amazônia !

    Este presidente maluco sai atacando todo mundo, indiscriminadamente, com acusações que não têm o menor cabimento, e, no caso, Jair Bolsonaro, como pode-se ver em jornais de vários países, é alvo de chacota em todo o mundo.

    Neste caso, o ator agredido e, também chamado de incendiário da Amazônia pelo presidente da República do Brasil respondeu à altura, mas com elegância.

    Até quando iremos ter de aguentar os desvarios deste presidente, que em vez de ter plano de governo para acabar com a extrema pobreza, com o corte de verbas para a Saúde, Educação e as Artes, com um correto investimento para acabar com as queimadas na Amazônia, que são feitas por grileiros e invasores de terras públicas e de terras indígenas, tudo fora da Lei, matando índios, tirando-os de seu habitat, para transformar a Amazônia em um deserto, dizendo, como disse, que não interessa a “porra” da árvore, devastando o meio ambiente, de cujo oxigênio e água dependemos e, se continuar assim, em poucos anos o planeta Terra não será mais habitável. E o problema é que não temos um planeta B , para onde mudarmos. O que será de nossos filhos e netos, num planeta inabitável ?

    Só mesmo fanáticos ignorantes e inconsequentes podem continuar, como estamos vendo na TI , a defender este governo predador.

    E aqui, nem estou cogitando das “rachadinhas” que fizeram enriquecer o clã Bolsonaro e isto já faz muito tempo que vem acontecendo. Outros políticos também fazem “rachadinhas”, é verdade.Mas um errado não justifica que outros errem também. São igualmente criminosos, porque o dinheiro das “rachadinhas” é dinheiro público, que está faltando para a Saúde, Educação , Saneamento Básico, mitigar a miséria, entre outras necessidades urgentes para a maioria da população brasileira.

    Delenda Bolsonaro !

  3. O Di Caprio, na época do incêndio na Amazônia, divulgou sim uma foto de incÇendio que não era na Amazônia, nem no Brasil era. Agora vem dizer que não tem nada a ver com isso? Me engana que eu gosto.

    • Eliel,

      O que é incÇendio ? Mostre a foto do incÇendio.

      Mesmo se o DiCaprio divulgou a foto de um incêndio que não era na Amazônia nem era no Brasil, isto não é prova de que DiCaprio financiou com US$ 500 mil dólares para quatro brigadistas tocarem fogo em área amazônica.

      O próprio DiCaprio, em sua polida resposta a Bolsonaro admite que apoia com seu próprio dinheiro ONGS que se dedicam a debelar incêndios por todo o mundo, inclusive no Brasil, mas que no caso específico em que Bolsonaro o acusou de financiador de incêndios, DiCaprio já respondeu que não financiou a ONG que abrigava os brigadistas que supostamente provocaram incêndio na Amazônia, e o caso está sob investigação, que tem apontado que não foram os quatro brigadistas presos que provocaram tais incêndios, e sim grileiros e aventureiros que grassam na Amazônia a provocar incêndios, matar índios, invadir terras indígenas e derrubar árvores para vender madeira ilegalmente que estavam em nossas florestas. Mas, como disse, o caso está em investigação, e tudo aponta que foi uma armação a prisão dos quatro brigadistas, tanto assim que o delegado do caso, que efetuou a prisão. foi retirado e substituído do cargo pelo governador do Amazonas, Não prevalece, na Lei, prender primeiro para investigar depois. Parece que o delegado que foi demitido do caso e trocado por outro pelo Governador da Amazônia, armou esta versão de que foram os quatro brigadistas voluntários para acobertar a ação de grileiros e criminosos que têm colocado fogo na Amazônia e invadido terras indígenas. Não é nenhuma novidade que também há delegados, juízes e mesmo parlamentares envolvidos com este tipo de crime.

      E tudo isso em troca de dinheiro provindo de fazendeiros que invadiram terras públicas e se apropriaram ilegalmente das terras para criar gado e outras ações, como extrair minérios de terras das florestas tropicais que são de propriedade do governo federal ou área indígena já demarcada legalmente.

  4. O playboy maconheiro, que circulou pelo planeta, a bordo de super iate do amiguinho bilionário árabe, queimando óleo diesel aos milhares de litros, grande ecologista!

  5. As pessoas podem usar o seu dinheiro como bem entenderem, que ninguém pode contestar.

    O famoso ator DiCaprio que, ainda jovem, foi protagonista do filme de maior sucesso e bilheteria até hoje no cinema, Titanic, acumulou uma fortuna com as suas atuações sempre de qualidade, sérias, e merecedoras de elogios.

    No entanto, localiza-se no Brasil a maior parte da Amazônia, e a sua principal e mais importante faixa de terreno.
    Assim, qualquer atriz, ator, presidente, rei, primeiro-ministro, cientista, economista, médico, advogado … por mais célebres que sejam, a Amazônia os suplanta em importância, em fama, em cuidados, em preservação.

    Admiro quem se dedica à ecologia, à manutenção de florestas, rios, as pessoas que querem deixar um mundo saudável para seus descendentes ou quem venha depois que elas partirem.
    Trabalho meritório.

    Mas, Leonardo se meteu no que é nosso, a Amazônia.
    Uma região que ainda ostenta uma boa parte desde que a Natureza a constituiu, a formou, e lá se vão alguns milhões de anos!
    Trata-se da única floresta no planeta ainda não devastada pelo homem, apesar de suas queimadas sazonais, eventuais, ocasionais.

    DiCaprio, preocupado com esta preservação, doou meio milhão de dólares à causa que tanto defende, algo em torno de 2 milhões de reais.
    O ator americano não sabe e não tem a menor ideia do tamanho desta região no Brasil, a Amazônia, entendendo, lá pelas tantas, que esta quantia irá “salvar” a nossa maior floresta do mundo!

    Na razão direta que Bolsonaro, volta e meia, mete as mãos pelos pés por falta absoluta e indiscutível de bons assessores, o importante ator americano padece do mesmo problema, de gente que o oriente adequadamente.
    Assim, caso quisesse mesmo ajudar a região, mantê-la, conservá-la, protegê-la, DiCaprio deveria doar esse dinheiro, meio milhão de dólares, àquelas pessoas que cuidam efetivamente da floresta, dos seus rios, os responsáveis pela existência da Amazônia há milhares de anos:
    OS INDÍGENAS!

    Metido em suas residências de luxo, sob holofotes, premiações, festas, badalações, interpretando seus papéis em filmes, entrevistas, Leonardo esquece dos verdadeiros preservadores da Amazônia, o povo que lá vive e se mantém dos rios e florestas.

    Doar essa quantia para ONGs é o mesmo que doar dinheiro para os donos das religiões enriquecerem, pois Deus não precisa do “vil metal” para sobreviver entre nós, convenhamos.
    Agora, se Leonardo escolhesse uma tribo ou várias tribos, e mediante uma pequena comissão de pessoas de sua confiança empregasse o dinheiro doado para melhorias em suas aldeias, locomoção, saúde, escolas … DiCaprio faria duas obras essenciais:
    Não só estaria protegendo a Amazônia, como preservando a espécie humana aborígene, que nasce e morre na Amazônia que, sem esses indígenas, a região tão observada pelas demais nações e povos não mais existiria!

    Assim como o branco devastou as florestas da Europa, Ásia, teria feito o mesmo com a Amazônia, de modo que somente agora, três milhões de anos depois que surgimos neste planeta, meia dúzia de cínicos e hipócritas querem se jactar como preocupados com a sua possível extinção!

    Curiosamente, essa cambada de idiotas e imbecis – mesmo o excelente ator Leonardo DiCaprio – esquecem da espécie humana, como se não fôssemos parte da mesma natureza que abriga a Amazônia, e não precisamos ser preservados e protegidos!

    – Não derrubem as árvores; não queimem as matas!
    É o clamor atual.
    No entanto, a meu ver, o correto seria:
    – Não matem as crianças, não extingam a espécie humana!

  6. Dizer que o engajamento do ator pela proteção das florestas é para se promover, só podia vim da mixordia dos bozomínimos!!!!!

    O cara é antes de mais nada um sobrevivente!!!!!
    Deu sorte, encheu o bolso, faz o que quiser com a grana dele.
    Existem pessoas conscientes em meio a tantos aloprados por riqueza, fama e poder.
    Só pra lembrar, o Sean Penn, ator do mesmo nivel profissional com cachê milionário no que faz, se mandou para o Haiti.
    Penn voou para o Haiti com um avião cheio de médicos e remédios e fundou sua organização de assistência haitiana e o que era para ser uma missão de duas semanas, durou anos, e depois foi resolver a parada nas Bahamas…
    E que importa para os haitianos, para quem perdeu tudo, se o dinheiro veio do El Chapo ou de algum filantropista bilionario? O que é preciso fazer ele fez, combater o caos, a crise.

    Quem tá de fora transforma isso em futrica, questionando os gastos com passagens de primeira classe, piriri, pororó, mas levantar um dedo pela causa neca!

    Este é o papel do bunocefalo que meteu o Di Caprio nessa nefasta situação amazonica, coisa de futriqueiro baixo que só mete o dedo para piorar ainda mais o desastre….
    Esse bozocraudio, sinceramente, é um grande desastre!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *