Advogados do esfaqueador de Bolsonaro temem “queima de arquivo”

Adélio Bispo é transferido de Minas Gerais para Mato Grosso do Sul (Foto: Reprodução/GloboNews)

Bispo foi levado para o presídio de Campo Grande

João Vítor Marques
Correio Braziliense

A juíza Patrícia Alencar Teixeira de Carvalho, da 2ª Vara Federal da Subseção de Juiz de Fora, na Zona da Mata de Minas, decidiu, em audiência de custódia ontem, pela transferência de Adelio Bispo de Oliveira para o presídio federal de Campo Grande (MS). O homem de 40 anos, que esfaqueou o presidenciável Jair Bolsonaro (PSL), cumpre prisão preventiva desde a madrugada de sexta-feira, quando foi conduzido ao Centro de Remanejamento do Sistema Prisional (Ceresp).

A audiência durou uma hora. A própria defesa, representada por quatro advogados, concordou com a transferência para um presídio federal.

RÉU CONFESSO – Familiares haviam demonstrado preocupação quanto à integridade física de Adelio. Um dos advogados dele, Zanone Manuel de Oliveira Júnior, admitiu a tendência de condenação. “Se a defesa vai trabalhar neste processo, ela vai trabalhar até com um pedido de condenação. Mas um pedido de condenação levando em consideração todas as circunstâncias atenuantes: a conduta da vítima, a confissão espontânea…”, disse.

Representante de Jair Bolsonaro no caso, o deputado federal Fernando Francischini (PSL-PR) se mostrou favorável ao cumprimento da prisão preventiva em cela separada para evitar, nas palavras do próprio parlamentar, “queima de arquivo”.

Francischini demonstrou estranhamento com o fato de Adelio contar com quatro advogados particulares. “Chama-nos muita atenção — e aqui eu faço o registro de que é um direito do acusado ter advogados —, mas alguém, em situação de pobreza como a gente viu, ter quatro advogados e não ter a defensoria pública acompanhando… Só aí eu deixo para vocês que não há indícios de que não é um ‘lobo solitário’, sem estrutura financeira nenhuma”, disse.

QUESTÃO DE IGREJA – Segundo Oliveira Júnior, o grupo aceitou defender Adelio “por questões de igreja e familiares”. “Fomos contatados por membros da igreja para que viéssemos aqui”, declarou, em referência às Testemunhas de Jeová.

Adelio vivia em Juiz de Fora havia cerca de 15 dias. Na pensão onde morava, foram apreendidos um notebook e dois celulares, além dos dois que ele carregava no momento em que esfaqueou Bolsonaro.

O agressor foi indiciado na Lei de Segurança Nacional, que prevê punições a crimes com motivação política. O Artigo 20 diz respeito a “atentado pessoal por inconformismo político”. O próprio investigado admitiu ter agido por motivações políticas e religiosas. A cena foi registrada em vídeos por apoiadores do presidenciável.

ATENUANTES – De acordo com o advogado, até mesmo a motivação política do atentado serviria como atenuante. “A própria motivação política, o próprio discurso de ódio da vítima. Ele (Bolsonaro) trazia, até como meta de campanha… Nosso constituinte (Adelio) é negro, se considera um negro, e aquela declaração de que um negro não serviria nem sequer para procriar atingiu de uma forma avassaladora a psique de nosso constituinte”, afirmou o advogado Oliveira Júnior, citando fala de Jair Bolsonaro em palestra na Hebraica do Rio, em 2017.

A declaração foi motivo de pedido de processo por parte da Procuradoria-Geral da República (PGR).

69 thoughts on “Advogados do esfaqueador de Bolsonaro temem “queima de arquivo”

  1. “Na sexta-feira, os advogados que defendem Adelio disseram em Juiz de Fora que foram contratados pela família do agressor de Bolsonaro com honorários custeados por uma igreja evangélica frequentada por parentes de Adelio. No entanto, na quinta-feira à noite, a família de Adelio revelou em Montes Claros que não tinha feito nenhum contato, pois nem sabia que o missionário estava em Juiz de Fora.” Estado de Minas 08/09/2018
    É muita contradição e a mídia ativista….nada.

  2. “Ainda conforme seus parentes, há oito anos, Adélio tornou-se missionário da IGREJA DO EVANGELHO QUADRANGULAR e, nesta condição, passou a passar maior parte do tempo se deslocando entre vários lugares. “Ele sempre ficava viajando entre Uberaba, Uberlândia e Santa Catarina”, disse uma sobrinha de Adélio ao EM.”
    Pastor. Leandro Andrade Genaro Oliveira assume, em 2015, seu primeiro mandato na Assembleia Legislativa de Minas Gerais. É pastor da IGREJA DO EVANGELHO QUADRANGULAR há 15 anos e superintendente da mesma igreja, na Grande BH. PSB 01/02/2015 até 07/03/2016
    PSD desde 08/03/2016 .
    São tantas as curiosidades e as coincidências….mas a mídia ignora.

  3. Representante de Jair Bolsonaro no caso, o deputado federal Fernando Francischini (PSL-PR) se mostrou favorável ao cumprimento da prisão preventiva em cela separada para evitar, nas palavras do próprio parlamentar, “queima de arquivo”. NÃO É ISSO QUE A MANCHETE AFIRMA.

    Francischini demonstrou estranhamento com o fato de Adelio contar com quatro advogados particulares. ADVOGADO É “PAU PARA QUAL QUER OBRA” E SEMPRE TEM AQUELES QUE QUEREM APARECER.

    • Seu reparo é procedente, Joca. Quem deve temer a queima de arquivo, que inviabilizaria chegar aos mandantes, são os acusadores, não a defesa. Esta, pelo contrário, está mais interessada no silêncio do criminoso, e em proteger a quem ele serve, por supuesto…

  4. Se ele era MORTALMENTE contra as idéias de Bolsonaro, por que cargas d’água ele foi em um Clube de Tiro treinar? Então ele também é contra o desarmamento, um dos pilares da campanha de Bolsonaro?
    E a mídia ativista….NADA……

      • O fascinora vai trocar a Fabrica da Embraer por uma fábrica de bucha de canhão, e empregar os boksominions idiotas, esses que votarão nele, e depois conhecerão o que é viver em guerra, coisa que nem o Bozo conhece …
        Voces pra entrarem num Albert Einstein te terão que pedir benção na carteirinha verde amarela, a mesma MERDA que o Maduro usa no povo venezuelano …
        Enquanto degladiamos aqui o verdadeiro Fraldado nessa história está no bem bom do Einstein às custas pagas por conta do povo….
        Que se for dinheiro de outra coisa, mande a Lava Jato apurar esse Lula Terceiro de vocês……

  5. “O advogado Zanone Manuel de Oliveira Júnior diz ter recebido uma mensagem por WhatsApp na tarde de quinta-feira, dia em que o presidenciável do PSL foi atacado por Adélio Bispo de Oliveira. Um interlocutor, segundo ele, queria saber se ele topava defender o homem que tinha acabado de esfaquear Bolsonaro.
    Segundo Zanone, a pessoa que o procurou disse ser ligada à família do agressor e a uma “congregação evangélica de Montes Claros”. Também disse ter lido o nome de Zanone em um grupo de Whatsapp ao procurar por um especialista em júri.
    — A pessoa falou que tem conhecimento com a família e com o pessoal da igreja e que tinha gente lá conversando se iam ou não fazer uma vaquinha para financiar — disse Zanone.
    Zanone diz que assinou um contrato de sigilo com o financiador da defesa prometendo que não revelaria sua identidade em hipótese alguma.”
    Que “interlocutor” rápido, né? Ficou sabendo, reuniu o pessoal da igreja em uma quinta à tarde, decidiram tudo, procurou no WhatsApp, ligou, acertou, contratou…nóóóóóóóóó´sssssa! Parece filme de Hollywood.

  6. Nós cidadãos de bem também tememos que este agente do mal seja eliminado e não conte quem deu a ordem para matar o Bolsonaro.

    Já na cena do crime vê-se que ele não estava sozinho.

    No Youtube surgiu há pouco, lance durante o socorro ao Bolsonaro de um sujeito que desfere um soco na lateral de seu corpo:

    https://www.youtube.com/watch?v=uPoMNn09dIE

    Exigimos a prisão e punição de todos que arquitetaram e participaram deste crime.

  7. Se permitir vou repetir.

    Os mandantes do crime contra Bolsonaro, tinham dois objetivos. Primeiro matar o Bolsonaro e logo em seguida a população matar o bandido da faca.

    Seria o desfecho perfeito e a narrativa dos sonhos da esquerda. Mas que deu tudo errado, Bolsonaro parece que está reagindo bem o trauma e o militante do PSOL preso, e separado até que encerre as investigações.

    Advogados do criminoso que atentou contra Bolsonaro fazem parte de um dos maiores e mais luxuosos escritórios de Minas Gerais, o esquerdista não tem emprego, residencia fixa e do nada aparece quatro advogados.

    • Ai voce acordou e descobriu que nao e americano…

      Ai, o Ze Betio falou pra D. Pedro II…
      – Pedro, roubaram toda a morfina do almoxarifado!
      – D. Pedro consultou a Princesa Isabel que abriu o Google Maps e apontou o criminoso, tava chumbado, acabando de acordar na sua cama.

      BANDO DE BOLZOTOLAS BIRUTAS esses ‘argentinos’….

  8. Quanto mais se procura alertar para boatos e desinformação, mais acontecem…

    Testemunhas de Jeová e Igreja do Evangelho Quadrangular não têm nada a ver, são absolutamente diferentes.

    • Exatamente. Daí a surpresa. A família diz que ele era missionário da Igreja do Evangelho Quadrangular. Já o advogado diz que quem vai pagar é a Testemunhas de Jeová. Muito fala-fala para despistar.

    • Conheço bem as Testemunhas de Jeová, dificilmente teriam um adepto com esse perfil. E aqueles que se afastam da organização são sumariamente expurgados, num processo formal, que eles chamam de “desassociação”. Depois disso os fiéis são instados a evitar qualquer contato com os excluídos, inclusive parentes.

        • MENTIRA, agora teremos que varrer a doutrina de merda que mais um idiota espalhou pelon Brasil! Ja nao bastasse a desgraceira do PT, temos que vazar com os bolsominions despertados do “mal da pulga” que coça direita do duodeno…
          Bando de ignorantes!

    • O que mais irrita nessa Marina Silva é a ignorância presunçosa.

      Petistas, psolistas, essa coisa aí são todos iguais: aprendem a repetir como papagaios uma meia dúzia de dogmas e se acham as maiores sumidades morais e intelectuais.

      Muitas vezes a arma branca pode ser muito mais letal. Mas as ONGs estrangeiras e a dona do Itau não falaram isso pra ela!

  9. Enquanto houver religiões políticas, como por exemplo a socialista, o ódio será disseminado contra aqueles que não compartilham de suas “verdades”.

    Seus adePtos, como a nossa mídia, foram os principais responsáveis pelo recente acontecimento hediondo e outros que poderão ocorrer mais para frente, pelo ódio que disseminaram contra um candidato que, como todas pessoas normais do mundo inteiro, tem ódio de criminosos; um ódio ou indignação bastante natural, ao contrário do anterior que provém de uma determinação de um credo ideológico contra quem não é seu adePto.

    Esse “idealistas” e fanáticos, perderam por completo a capacidade de se orientar pela realidade presente, pelo óbvio, como por exemplo 60 mil assassinatos por anos, por invasões de propriedades, violências de blak blocs que até resultaram na morte de um fotógrafo, por governantes que eles apoiam e que destruiram o país levando ao desemprego 40 milhões de cidadãos,etc,etc,etc.

  10. “No momento em que nos recusamos admitir o caráter intercambiável das ideias, o sangue corre… Sob as resoluções firmes ergue-se um punhal; os olhos inflamados pressagiam o crime. Jamais o espírito hesitante, afligido pelo hamletismo, foi pernicioso: o espírito do mal reside na tensão da vontade, na inaptidãoo do quietismo, na megalomania prometeica de uma raça que se arrebenta de tanto ideal, que explode sob suas convicções e que, por haver-se comprazido em depreciar a dúvida e a preguiça – vícios mais nobres do que todas as suas virtudes – , embrenhou-se em uma via de perdição, na história, nesta mescla indecente de banalidade e apocalipse… Nela as certezas abundam: suprima-as e suprimirá sobretudo suas consequências: restituirá o paraíso. O que é a Queda senão a busca de uma verdade e a certeza de havê-la encontrado, a paixão por um dogma, o estabelecimento de um dogma?” Cioran

  11. Cioran defende “o caráter intercambiável das ideias”…

    Mas alguns dos seus leitores só admitem esse caráter para suas próprias ideias. As dos outros, sobretudo se forem de esquerda, ou socialistas, ou, horror dos horrores, comunistas, essas serão sempre “dogmas”, “doutrina”, “religião”, etc., etc.,…

    Não há dogmáticos. Cada um tem o direito de pensar, expressar, o que quiser, desde que não faça apologia do crime. Dogmáticas são as leituras e interpretações acríticas que os bitolados fazem daquilo que ouvem ou lêem.

    • *o direito de pensar e expressar livremente o que quiser…

      Além da correção, eu acrescentaria: e depois ser capaz de sustentar essas idéias, respondendo às críticas que porventura suscitarem, obviamente…

  12. Os únicos dogmas que eu conheço são os da Igreja Católica, que os pública e proclama explicitamente como Dogmas. Esses sim, são indiscutíveis, pelo menos para quem é adepto da religião e professa essa crença.

  13. “Em si mesma, toda ideia é neutra ou deveria sê-lo; mas o homem a anima, projeta nela suas chamas e sua demências; impura, transformada em crença, insere-se no tempo, toma a forma de acontecimento: a passagem da lógica à epilepsia está consumada… Assim nascem as ideologias, as doutrinas e as farsas sangrentas.” Cioran

  14. “O socialismo é o fantasioso irmão mais jovem do quase decrépito despotismo, do qual quer herdar; suas aspirações, são, portanto, no sentido mais profundo, reacionárias. Pois ele deseja uma plenitude de poder estatal como só a teve alguma vez o despotismo, e até mesmo supera todo o passado por aspirar ao aniquilamento formal do indivíduo: o qual lhe aparece como um injustificado luxo da natureza e deve ser transformado e melhorado por ele em um órgão da comunidade adequado a seus fins.

    Em virtude de seu parentesco, ele aparece sempre na proximidade de todos os excessivos desdobramentos de potência, como o antigo socialista típico, Platão, na corte do tirano siciliano: ele deseja (e propicia sob certas cirscunstâncias) o Estado ditatorial cesáreo deste século, porque, como foi dito, quer ser seu herdeiro.

    Mas mesmo essa herança não bastaria para seus fins, ele precisa de mais servil submissão de todos os cidadãos ao Estado incondicionado como nunca existiu algo igual; e como nem sequer pode contar mais com a antiga piedade religiosa para com o Estado, mas antes, sem querer, tem de trabalhar constantemente por sua eliminação – a saber, porque trabalha pela eliminação de todos os Estados vigentes -, só pode ter esperança de existência, aqui e ali, por tempos curtos, através do extremo terrorismo.

    Por isso prepara-se em surdina para dominar pelo pavor e inculca nas massas semicultas a palavra ‘justiça’ como um prego na cabeça, para despojá-las totalmente de seu entendimento (depois que esse entendimento já sofreu muito através da semicultura) e criar nelas, para o mau jogo que devem jogar, uma boa consciência.

    O socialismo pode servir para ensinar, bem brutal e impositivamente, o perigo de todos os acúmulos de poder estatal e, nessa medida, infundir desconfiança diante do próprio Estado.
    Quando sua voz rouca se junta ao grito de guerra ‘o máximo possível de Estado’, este, em um primeiro momento, se torna mais ruidoso que nunca. Porém logo irrompe também o oposto, com força ainda maior: ‘o mínimo possível de Estado’.

    (Friedrich Nietzsche, “Humano, demasiado humano”)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *