Advogados repudiam as absurdas declarações de apoio a Lula no jantar do grupo Prerrogativas

Alberto Toron deixa a defesa de Ricardo Pessoa, dono da UTC

Toron diz que Lula é o símbolo mais elevado da Justiça

Deu na Gazeta do Povo

Lula é o símbolo mais elevado da Justiça” – a definição é do advogado criminalista Alberto Toron, ex-juiz do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo e um dos líderes do grupo Prerrogativas, que em dezembro organizou um suntuoso jantar para grande número de pessoas, como homenagem ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva, para aproximá-lo do ex-governador paulista Geraldo Alckmin visando à formação da chapa do petista.

A reação a essa afirmativa de Tolon é impressionante, e um grupo de 1.143 advogados de todo o Brasil divulgou uma nota de repúdio afirmando que “a advocacia brasileira não glamouriza o crime, o criminoso, a injustiça, a impunidade e a corrupção”.

AFIRMAÇÕES DESCABIDAS – O estopim para essa manifestação foram as declarações polêmicas de Tolon e de outros criminalistas do grupo Prerrogativas, durante o festivo jantar em apoio a Lula.

Além do renomado Alberto Toron afirmar ao microfone do evento que “Lula é o símbolo mais elevado da Justiça”, outro famoso advogado paulista, Antonio Claudio Mariz, fez pior, ao tomar a palavra para recomendar:

“Se o crime já aconteceu, o que adianta punir? Que se puna, mas que não se ache que a punição irá combater a corrupção”, assinalou, numa afirmação surpreendente para um operador do Direito.

Como se sabe, o ex-presidente Lula foi condenado na Operação Lava Jato, chegou a ficar preso por 580 dias, mas foi solto após o Supremo Tribunal Federal ter mudado o entendimento sobre prisão após segunda instância. Posteriormente, o STF anulou as condenações de Lula, por questão técnica, mas sem levar em conta o mérito das sentenças que confirmaram seus crimes.

ADVOGADOS REAGEM – “A maioria dos bons advogados prima pela correção de atitudes, pela ética, pela moralidade, respeito às leis e a justiça. A fala de um advogado ao dizer que Lula é o símbolo mais elevado da Justiça configura-se uma afronta ao bom senso e tem como condão criar uma fantasia absurda”, diz a nota dos 1.143 advogados, acrescentando:

“Tal afirmativa não se sustenta perante seus pares de profissão e nem ao crivo da crítica da sociedade que não se deixa enganar com falsa verdade”, disseram os signatários da nota, que repudiaram ainda a impressão dada por Antonio Mariz de que todo o conjunto da advocacia brasileira estará ao lado de Lula nas eleições de outubro, o que, segundo o grupo, não é verdade e não tem o menor cabimento.

###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG
A matéria enviada por Mário Assis Causanilhas exibe a esculhambação que reina no Brasil. Em país minimamente civilizado, qualquer advogado que fizer declarações públicas enaltecendo notórios criminosos terá cassado seu direito de exercer a profissão. Aqui no Brasil, a Lei 8.906 (Estatuto da Advocacia e da OAB) prevê a exclusão de quem “tornar-se moralmente inidôneo para o exercício da advocacia” (artigo 34, item XXVII) ou que demonstre “incontinência pública e escandalosa” (artigo 34, parágrafo único, alínea b). Mas nada disso importa aqui no Brasil, onde advogados, juízes e até ministros de tribunais superiores podem se comportar acima da lei, através de ardilosas interpretações jurídicas, como as decisões que soltaram Lula e depois anularam suas condenações. É por isso que a gente sempre lembra Francelino Pereira e Renato Russo: “Afinal, que país é esse?”. (C.N.)

6 thoughts on “Advogados repudiam as absurdas declarações de apoio a Lula no jantar do grupo Prerrogativas

  1. Menos CN, menos…

    Se também esse rigor que pregas à advocacia fosse aplicada ao jornalismo muitos jornalistas mereciam ter cassado de exercer a profissão.

  2. La pelos idos dos anos 60, quando o deputado federal e apresentador de televisão Amaral Neto fazia apologia ao regime militar, o ex governador do estado da Guanabara, Carlos Lacerda, o chamava de AMORAL NATO.
    Pois bem! houve a tal da redemocratização, porem o que nunca se conseguiu foi que a “moralidade” fosse instalada no Brasil, Os imorais natos, nascem todos os dias, a política esta tomada por verdadeiros saqueadores da riqueza pública, já não há mais o que fazer, o próprio povo se encarrega de eleger os ladrões.
    Vamos ter que esperar pela próxima encarnação,
    Quem sabe o criador nos faz nascer em um pais decente, porque a nossa casa de tolerância, esta ruim demais,
    Estamos a ponto de dar a “primeira magistratura da nação” a um egresso do sistema carcerário.
    É mole?

  3. Desse grupo que reclama muitos “adevogados” nem são criminalistas ou exercem ofício na advocacia criminal. Não entendem muito de direto penal. Sei disso porque conheço figuras assim. Estão no direito de família, das coisas. Acham que o trabalho como aqueles exercícios no primário de relacione uma coluna com a outra.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.