Aécio tem de esquecer “velha amizade” a Lula e partir para cima

No segundo turno, Aécio terá de pegar pesado para derrotar Dilma e Lula

Carlos Newton

O candidato Aécio Neves, do PSDB, durante todo o primeiro turno foi comedido em suas críticas a Lula, mas na política não se aceita esse tipo de vacilação. Não se pode contemporizar com um adversário de tamanho porte. É um erro.

Aécio conseguiu passar para o segundo turno, mas se realmente quiser ganhar a eleição, terá de subir o tom das críticas a Dilma Rousseff, ao PT e também ao ex-presidente Lula, que faz parte desta trindade que nada tem de santíssima.

Candidato precisa tomar posições e falar claro, para ser bem entendido. Especialmente em segundo turno de eleição presidencial. A realidade brasileira não admite dúvidas: há 12 anos no poder, o PT tornou-se uma quadrilha e o cappo chama-se Luiz Inácio. Aécio não poderá contornar essa situação. A cada dia explode um escândalo, quase sempre envolvendo o PT. Culpar o partido e a administração Dilma Rousseff, tentando poupar Lula, será um erro estratégico que pode lhe roubar a vitória.

PT VEM COM TUDO…

O PT vai partir para cima, no mesmo estilo de baixaria, usado contra Marina Silva. Vão falar o tempo todo na “privataria tucana”. Em eleição presidencial, vale tudo, inclusive mentir e falsear a realidade, como Dilma Rousseff tem feito, proclamando, por exemplo, que os médicos cubanos estão atendendo a 50 milhões de brasileiros (o equivalente a um quarto da população). Ela disse essa barbaridade num debate na TV e ficou tudo por isso mesmo.

Aécio Neves terá de bater na situação precária que o país atravessa, no estilo “É a economia, estúpido!”, como disse em 1992 o genial assessor democrata James Carville, que trabalhava para Bill Clinton.

No Brasil, o problema é justamente a economia. No último ano de Lula, o PIB cresceu 7,5 e elegeu Dilma. Mas agora o superávit primário virou déficit, o PIB parou de crescer, temos uma situação de estagflação (recessão e inflação, conjuntas). A desindustrialização é flagrante. Até as contas públicas passaram a ser maquiadas e perderam a confiabilidade. O aparelhamento do BNDES, do IPEA e do IBGE é notório, são instituições que estão perdendo a credibilidade. As obras do PAC estão paradas, há risco de apagão, o Custo Brasil não para de crescer. E por aí afora, é sempre a economia, estúpido.

LULA NADA FEZ?

E a culpa de tudo isso é apenas de Dilma e do PT? O velho Lula nada tem a ver com isso? É claro que ninguém acredita nisso e Aécio terá de sair atropelando essa realidade. Tem de mostrar claramente que qualquer outro governo deve ser preferível para os brasileiros. Se quiser ganhar a eleição, claro.

Daqui a pouco a gente volta, comentando a necessidade de Aécio Neves contar com apoio de Marina Silva, que foi duramente atacada por ele no primeiro turno.

 

17 thoughts on “Aécio tem de esquecer “velha amizade” a Lula e partir para cima

  1. Acho uma falta de memoria ou conviniencia dos ” jornalistas “que esquecem dos escandulos, digo de mentiras de roubos do psdb nunca houve : MENSALÃO TUCANO MG,RODO ANEL- SP,TRENS- SP,AEROPORTO-MG E POR AÍ VAI VEJO UMA IMPRENSA COMPLACENTE DIRIA CLARAMENTE ESQUECIDA OU O MACACO NÃO OLHA PARA O PRÓPRIO RABO JÁ DISSE UM BILHÃO DE VEZES QUE NÃO ACEITO ROUBO NEM DE A E NEM DE B,SÓ QUERO VER PESOS IGUAIS PARA LADRÕES DIFERENTES.

  2. Sr.Newton,foi a maior desmoralização jamais visto neste Páis contra a Casa Grande e seu instrumento particular a Grande Mídia Mafiosa .
    Todos os dois institutozinhos de araque davam como certa seus o scandidatos daCasa grande e quebraram a cara. em vários Estados Brasileiros, a situaçãodo Estado daBahia e RSfoi o mais visivel…
    Ontem nascapas dos jornais foi uma das maiores manipulações em eleições, tudo para favorecer o candidato do”Clubinho do Bolinha” e seus torcedores……
    Os donos desses jornalecos deveriam sairalgemados diretamente paracadeia e pagaremmultas altissimas para o BEM DO POVOBRASILEIRO……..
    Mas, aindateremos mais emoções atéo segundo trono..
    Bem feito paraDona Marina, sealiou a todo de pobre ecorrupto quesetem neste País pensando em si propria e selascou de verde e amarelo……

  3. Olá estou sendo censurado pelo Sr.Carlos, acho que ele deve estar com saudade da ditatura,digo isso por varias vezes que tento postar meu comentário sem ofensas pelo fato de discordar do colunista.

    • Não é o caso. Mas, apenas pelo prazer de comentar, eu te digo: prefiro quem rouba e faz a quem rouba e nada faz (a não ser roubar). Eu acho interessante os supostos roubos dos tucanos “paulistas”, mesmo depois de 12 anos fora do poder, não terem ainda sido devidamente esclarecidos e punidos, ao passo que os “malfeitos” da quadrilha petista (apesar de sua maioria no supremo) já terem colocado alguns na cadeia. Até nisso a incomPeTência se manifesta; só sabem falar, falar, falar e fazer aquilo…e gozar das benesses do poder.

  4. Os MAV’s estão alvorotados pois pensavam que com as pesquisas compradas iriam encerrar a eleição em 5 de outubro e se deram mal. E cada dia, tem mais surpresas com os bandidos e o capo Barba. Só falta amante fazer delação premiada!

  5. Essa mulhé mente descaradamente (aliás, sendo petista, descaradamente é pleonasmo). Não há médico cubanos por aqui; são, na verdade, aprendizes de auxiliar de atendente de enfermagem.

  6. A grande ameaça

    Nenhuma fábrica ou empresa do mundo jamais pensou fazer uso do jeito político da democracia capitalista de administrar e, de selecionar os seus empregados. Iriam à falência. Os empresários e comerciantes, nada estúpidos, escolhem seus empregados, gerências e diretorias, baseado na demonstrada comprovada competência. Nunca no jeito bonito de falar e ou na “simpatia” de sair por aí abraçando e beijando crianças e velhinhas, como fazem os políticos e candidatos em época de eleições.

    Para que a mídia cumpra a função de conduzir o povão para cá e para lá, segundo planos e intenções das elites dominantes, basta manter o povão bem longe da boa escola, para que não tenha poder de análise. De outro modo, o poder da grande mídia “livre” iria por águas abaixo. O povão ficaria esperto o suficiente para perceber a escravidão que lhe é imposta. Ficaria esperto para perceber que de tudo que existe, alimentos, medicamentos, habitação, roupas, calçados, energias, máquinas, aparelhos, carros, aviões, trens, prédios, ruas, praças, pontes, cidades, serviços e infinitas outras mais, é produto de quem trabalhou mas ficou com quase nada. Apesar de sempre estar produzindo maravilhosas gigantes riquezas o trabalhador continua pobre, morando mal, até em favelas, salvo as minoritárias categorias de operários especializados e ou privilegiados.

    No contexto dos planos e intenções das elites daqui aliadas com as do primeiro mundo, não podemos esquecer as consequências das privatizações FHC/PSDB a preços de bananas, entregando estratégicas e riquíssimas empresas estatais de minérios, telecomunicações, energia elétrica, petroquímicas, e outras mais, causando gigantesco desmantelamento do parque industrial do Brasil, com milhares de desempregados e de falências. Em valores de hoje, se computado todos os prejuízos à economia do Brasil, por certo que deve ultrapassar a R$ 10 trilhões. Sem exagero.

    Mas, o povo parece que ainda não percebeu o risco que está correndo votando em Aécio/PSDB (FHC/PSDB) expondo o Brasil ao muito provável desmonte econômico, desta vez, pela total e fulminante privatização, de riquíssimas empresas, como a Petrobras, Eletrobras, Banco do Brasil, Caixa Econômica, CEDAE, SABESP, EMBRAPA e outras mais, inclusive, produzindo o desmantelamento de toda indústria naval. Da noite para o dia, estarão nas ruas milhares de desempregados decorrentes das privatizações, provocando inevitáveis falências das empresas privadas como visto no entreguista governo FHC/PSDB. O desespero e a miséria correrão soltos, junto com grande violência.

    Semelhante desmonte seria de interesses do primeiro mundo, patinando em imenso atoleiro econômico desde 2008. Como não é mais possível fazer uso do velho recurso da guerra para sair das crises, no caso, desmontar na marra a formidável produção da China, a cada dia mais eficiente, que desemprega milhares de trabalhadores no mundo todo, principalmente no primeiro mundo, a desmantelamento da América Latina, iniciando pela desmontagem econômica do Brasil, viria de encontro aos interesses dos gringos. Daria boa sobrevida ao sistema capitalista.

    A América Latina passaria a ser, unicamente, grande exportadora de alimentos, petróleo, gás e minérios. Tudo, a preços controlados pelos gringos. A América Latina voltaria a importar dos EUA e do primeiro mundo, de tudo, de tudo mesmo, até os mais elementares produtos. Aqui restaria a miséria e a pobreza, inevitavelmente, acompanhada de gigantesca violência por todos os lados a ser controlada na base de muito chumbo, pancadarias e torturas. Os ricos iriam embora. Já possuem dinheiro suficiente para isso, mais ainda, depois das privatizações que virão. Acorda, Brasil.

  7. O Newton deve ve ter algum problema de audiçao, o que a Dilma disse que o programa mais medicos atende a populaçao e nao so medicos cubanos, sao medicos portugueses, argentinos, chilenos, espanhois etc… Esses ” ouvidos ideologicos” sao problemas.

  8. Se uma coisa positiva de Aécio é seu amadurecimento com que faz com que ele separe, o público do privado.
    Mas, como ninguém é perfeito, ele, Aécio, ao escolher seu amigo, o já falecido politicamente Pimenta da Veiga, como candidato ao governo de Minas, sentiu na pele, ou em outro lugar, esse tipo de procedimento desaconselhável.

  9. Duas indagações a serem feitas ao BARBA-DELATOR-DEDODURO:
    1. Quando é que ele e o seu sacrista vão processar o Delegado Tuma Júnior? O Brasil inteiro, ansioso, quer
    ver o Júnior nas barras dos tribunais.
    2. A Rosemary Ardente, aliás, Rosemary dos vôos ardentes, cadê-la?

  10. Carlos Newton,
    Você precisa dar uma passeada pelo Blog do Augusto Nunes, na Veja, e ver como ele responde aos comentários dos petistas.Você é muito educado e respeitoso.
    Abraços,
    Werneck

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *