Afinal, para que servem as agências reguladoras? Nenhuma delas faz nada, não servem para nada. Se o governo atual fechasse todas elas (criadas por FHC), ninguém sentiria a menor falta.

Carlos Newton

Inventadas no governo liberalizante de Fernando Henrique Cardoso, as chamadas agências reguladoras jamais cumpriram as respectivas e pretendidas funções. Agências Nacionais de Petróleo, Energia Elétrica, Telecomunicações, Saúde, Aviação Civil, uma pela outra, eu não quero troca, como se dizia antigamente.

Nenhuma delas jamais funcionou efetivamente em defesa do interesse público, nunca mostraram serviço. Não passam de disputados cabides de emprego para apadrinhados políticos de toda sorte, como políticos fracassados e áulicos do poder. Custam caro, muito caro, e nada fazem, até porque os dirigentes são nomeados à esmo, sem serem conhecedores dos respectivos assuntos.

Um bom exemplo são os apagões. Não somente os de grande envergadura, mas também os pequenos apagões que no verão sempre ocorrem nas grandes cidades. Aqui no Rio de Janeiro, por exemplo, desde o início deste ano, época de calor intenso, os moradores dos bairros de Bento Ribeiro e parte de Madureira vêm sendo atingidos por sucessivos cortes no fornecimento de energia, especialmente à noite e de madrugada. 

O horário mais vulnerável é das 22 às 5 horas da manhã. Já houve centenas de reclamações e pedidos de solução à Light. Principalmente dos moradores da Rua Pinto de Campos, em Bento Ribeiro. A Light alegou que tudo decorre de defeitos em transformadores. Se é isso, indagam os moradores, por que a Light não conserta ou substitui o equipamento?

No mais recente contato, marcado pela angústia dos que sofrem os efeitos da inércia, a Light respondeu que só poderia agir se recebesse um abaixo-assinado. Desde quando é necessário abaixo-assinado para que uma empresa concessionária de serviço público cumpra sua obrigação? E a Agência Nacional de Energia Elétrica, o que faz?  Nada, exatamente como as outras.

Se o governo federal quer mesmo fazer economia, que tal dar uma vassourada nessas agências ineptas, simplesmente lacrando suas portas? Ninguém sentirá falta delas. Áliás, só os seus pretensos servidores, privilegiados e regiamente remunerados, que na verdade não servem para nada.

This entry was posted in Sem categoria. Bookmark the permalink.

One thought on “Afinal, para que servem as agências reguladoras? Nenhuma delas faz nada, não servem para nada. Se o governo atual fechasse todas elas (criadas por FHC), ninguém sentiria a menor falta.

  1. Acabar com as Agências reguladoras, não faria falta a ninguém e acabaria com esses cabidões de empregos com poupudos salários que nada fazem e não deixaria os consumidores com tanto raiva pelo mau atendimento e INEFICÁCIA.A quem recorrer para que isso acontecesse ?
    Quem ?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *