Afinal, por que Marina Silva foi derrotada de novo?

Marina chorando em pblico e dando demonstrao de fraqueza

Carlos Newton

Conforme se esperava, no primeiro turno assistimos a uma reta de chegada espetacular, como se diz no linguajar turfstico. A primeira colocada Dilma Rousseff (PT) chegou em primeiro com folga, mas agora est seriamente ameaada pelo segundo colocado Acio Neves (PSDB), que apareceu por fora, numa atropelada sensacional, e conseguiu fazer a dupla exata e se inscrever para o Grande Prmio Governo do Brasil, a corrida final e decisiva, mano a mano, no segundo turno.

Apesar das tentativas de acertos de ltima hora, nas vsperas das eleies, a verdade que os conhecidos e desconhecidos institutos de pesquisas (melhor cham-los de empresas de pesquisas) fizeram papel feio nessas eleies. Todos erraram grosseiramente. No apenas os mais afamados, como Ibope, Datafolha e Vox Populi, como tambm os menos conhecidos, como Sensus e MDA.

As empresas de pesquisas deveriam fazer como o candidato Eduardo Jorge (PV) sugeriu a Levy Fidelix, e pedir perdo aos eleitores. Afinal, elas so pagas para qu? Informar ou enganar a opinio pblica?

A estatstica uma cincia social, que pode ser praticamente uma cincia exata, mas preciso que suas rigorosas regras sejam observadas estritamente. Pesquisa eleitoral um exemplo de estatstica de amostragem. Para que tenham um mnimo de credibilidade, tm de obedecer aos critrios semelhantes ao universo eleitoral, em termos de faixa de idade, instruo, localizao e classe social, com subdivises bem estabelecidas.

Fazer pesquisa com 2 mil pessoas em 100 municpios, num pas das dimenses e das diversidades do Brasil, deveria ser considerado piada do ano.

A QUEDA DE MARINA

Em meio a essa arrancada dos ltimos metros, com deciso de segundo lugar no photochart, os torcedores se perguntam por que Marina, que chegara a ser favorita nas apostas, caiu tanto em relao aos outros dois concorrentes.

O fato o seguinte: quando ela se tornou candidata e passou a subir rapidamente nas pesquisas, os outros candidatos comearam a atac-la de todas as maneiras. Essa reao j era esperada, faz parte do jogo, a poltica brasileira ainda feita assim, de uma forma srdida, sem debate de ideias ou programas de governo. A baixaria come solta.

claro que Marina e seu marqueteiro Diego Brandy tinham de estar preparados para isso. Brandy um sociolgo argentino que trabalhou nas duas campanhas vitoriosas de Campos ao governo de Pernambuco, em 2006 e 2010. Mas ser que Marina ouviu as indicaes dele? Provavelmente, no.

ATAQUES DE DILMA E ACIO

O certo que a estratgia de Dilma Rousseff e Acio Neves passou a ser o ataque direto a Marina Silva. Ao adotar essa postura agressiva, demonstraram disposio, fora e empenho para ganhar a eleio. Enquanto isso, Marina aceitava passivamente essas agresses, no quis atacar os erros de Lula, chegou a chorar em pblico lembrando a antiga amizade. Sua equivocada estratgia limitou-se a se defender, adotando uma atitude passiva, passando por vtima, enquanto os outros dois candidatos mostravam-se proativos e aguerridos.

Marina repetiu o erro da seleo brasileira, no apenas chorou em pblico, como tambm pediu oraes a seus eleitores. Ela demorou a aprender que ningum gosta de lder fraco. O candidato precisa ter o estilo de Euclides da Cunha – ser, antes de tudo, um forte. O resultado que parte dos eleitores de Marina voltou a pender para Dilma e outra parte preferiu refluir para Acio Neves, que mostra grande poder de recuperao e voltou a disputar com chances a passagem para o segundo turno.

claro que Marina sentiu o golpe e no final subiu o tom da campanha, mas ainda estava longe de falar o que se espera de uma candidata de oposio ao mais corrupto dos governos brasileiros, em todos os tempos.

O prprio Acio, em nome da “velha amizade”, tambm foi comedido nas crticas a Lula, mas na poltica no se aceita esse tipo de vacilao. No se pode contemporizar com um adversrio de tamanho porte. um erro. No segundo turno, para ganhar a eleio, Acio ter de subir o tom das crticas. Como diz aquele ttulo de um velho filme de faroeste, a “Histria no fala dos covardes”.

###
PS – Essas explicaes sobre a queda de Marina Silva foram publicadas aqui na Tribuna da Internet algumas semanas antes da eleio. Estamos repetindo o raciocnio porque no aconteceu nada de novo. Marina caiu mesmo porque ningum gosta de lder fraco. Simples assim.

12 thoughts on “Afinal, por que Marina Silva foi derrotada de novo?

  1. Marina caiu porque o povo no gosta de pobre, negro, sem vaidade, simples, no se produz fisicamente. Fosse esse coque da Xuxa seria uma moda lanada. Pobre gosta de “pobres” como Lula e familia.

  2. Preconceitos e intolerncias parte ( bem ao estilo petista, diga-se de passagem), Marina Silva foi derrotada pelos seus prprios erros: contradies em seu programa de governo (LGBT, Pr-Sal, Autonomia do Banco Central, Neca do Ita, etc.) e sua “fragilidade” ( o choro s crticas de Lula, por exemplo). O resto terrorismo eleitoral!

  3. Nada disso. A Senadora MARINA SILVA foi derrotada porque a CONTRADIO POLTICA EM PESSOA. Como Pessoa Fsica a mais querida das Pessoas, HABILSSIMA COM AS PALAVRAS, e tem uma histria de vida fantstica. Como Poltica, fez a sua carreira em cima de Fundamentalismo Ecolgico, agora nas Eleies, se apresenta como DESENVOLVIMENTISTA, Industrialista criadora de Chamins que geram Emprego/Produo/Renda, maior fomentadora do Agro-Business. Acusa a Situao de “s fazer a velha Poltica do toma l, d c”, e diz que vai fazer “a Nova Poltica do: NO DOU NADA E NO PEO NADA”, s no explica como vai negociar no 2 Turno, e construir sua Base Aliada sem a qual no se Governa, SEM DAR NADA EM TROCA. Disse que iria Governar s com os BONS excluindo os MAUS, sem explicar como faria uma ampla maioria de BONS no meio Poltico atual, ( Partidos/Congresso). Sempre se disse DEMOCRTICA rigorosamente a favor do que diz o POVO atravs de Eleies, e ao mesmo tempo prope dar INDEPENDNCIA ao Banco Central, cujo Presidente e Diretores NO SO ELEITOS PELO POVO, e que assim teriam o Direito de Criar Moeda/Crdito/ fixar o Cmbio, Taxa Bsica de Juros e demais Juros Comerciais, controlar a Inflao, etc, etc, tudo isso visando o BEM COMUM. Mas ser que um Banco Central assim, INDEPENDENTE, visaria o BEM COMUM, ou visaria o seu prprio BEM, ( dos Banqueiros)? …………………………O POVO V ESSAS COISAS.

  4. Marina no foi derrotada pelos erros que cometeu. Os outros candidatos cometeram erros no mnimo no mesmo nvel. Foi derrotada porque a verdadeira ameaa ao que a est e foi atacada pelos outros dois que agiram como comparsas nesta questo. Tambm no fraca nem a populao viu assim. Isto uma viso de quem convive com o poder de alguma forma e uma minoria. O eleitor que saiu dela para outrem o fez por muitos e variados motivos. No comportamento dela est-se confundindo aparncia com essncia.
    Neste ponto, o PSDB merece parabns por fazer o PT focar na Marina enquanto trabalhava mineira. Muito inteligente.

  5. O ACIO VAI TER QUE IR COM OS 2 PS NO PEITO NA DILMA E DO PT ! VAI TER QUE QUALIFIC-LOS DE MARGINAIS PARA BAIXO, QUADRILHA INSTALADA NO PODER! VAI SER A GRANDE LUTA DAS PESSOAS DE BEM CONTRA TODA ESSA BANDIDAGEM INSTITUCIONALIZADA QUE CORROMPEU PRATICAMENTE 40% DA POPULAO COM ESSAS BOLSAS VAGABUNDAGEM!! A DILMANDONA NO TEM NADA DE COITADINHA E NO MERECE NENHUM RESPEITO AT MESMO PORQUE ELA NUNCA SE DEU AO RESPEITO! UMA VERDADEIRA CHEFE DA QUADRILHA QUE NOS SEUS 4 ANOS DO SEU MANDATO S VEM DILAPIDANDO E APARELHANDO AS EMPRESAS PBLICAS!

    NO A TOA QUE OS PAULISTAS E OUTROS ESTADOS PRODUTIVOS VOTARAM PESADAMENTE CONTRA ESSA QUADRILHA QUE SUGA O SUOR E O SANGUE DE MILHES DE TRABALHADORES E PESSOAS DE BEM QUE SUSTENTAM ESSE PAS COM A ESSA ESCORCHANTE CARGA TRIBUTARIA, AFINAL NO NADA BARATO TER QUE SUSTENTAR AS FAMILIAS LULLA, DILLMA, SARNEY. CANALLHEIROS E OUTROS QUE CUSTAM MUITO MAIS CAROS QUE QUALQUER FAMILIA IMPERIAL DE PAISES DIGNOS E DESENVOLVIDOS COMO JAPO, GR-BRETANHA, HOLANDA, SUCIA E OUTROS..

    POR TUDO ISSO DIA 26.OUT VAMOS POR TODA ESSA CORJA DE PETRALHAS PARA FORA DO PODER ! ACIO 45 NELLES!

  6. O Moderador, jornalista Carlos Newton est, que est… com a bola toda!.. mais um comentrio-anlise de primeira grandeza para apreciar com sobriedade e refino, causas e efeitos que demandaram a derrota para a candidata Marina Silva.
    No parou por a… bateu com toda razo do mundo nesses institutos de opinio de voto, por ele merecidamente rotuladas como” empresas de pesquisas” …
    Aparato que, na minha opinio, deveria ser proibido pelo Superior Tribunal Eleitora – sob a capa de SUSPEIO – dado o seu objetivo primrio como empresa, que LUCRAR, ao “vender” induo de votos atravs de informao falsa… tanto candidatos, como para os eleitores…
    Sei no…
    As pesquisas continuaro a existir porque um negcio altamente rentvel, no s para os “institutos”, como para os marqueteiros (preferencialmente), e a mdia, que tambm faz o diabo com a numerologia sacada, atravs dos proclamados cientistas polticos e de jornalistas e apresentadores de rdio e televiso que se valorizam perante o distinto pblico, revendendo po dormido que no espelha o que vai sair das urnas…

  7. Marina perdeu porque no tem convices. Foi se descascando igual uma banana perdendo as cascas no caminho. Amarelou com a twitada do salafraia; afirmou q Chico Mendes era elite; disse q o programa dela era igual ao do Psol.

    Marina encarnou a nova maneira de fazer poltica velha. Ela ela e mais nada. Vamos combinar, muito pouco.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.