Agatha Christie chega ao Planalto para desvendar o mistério do vídeo dourado

MaisPB • Bolsonaro cancela readmissão de Santini e transfere PPI

Bolsonaro disse que ia divulgar a gravação, mas depois desistiu

Pedro do Coutto

São tantas as versões, as confirmações e as negativas da existência do vídeo focalizando a reunião ministerial que colocou frente a frente o presidente Jair Bolsonaro e o ex-ministro Sérgio Moro, que os avanços e recuos conduzem a uma situação de mistério. Por isso recorri a grande figura da literatura policial para tentar chegar a uma conclusão.

Os personagens são vários e assim dei o título deste artigo a uma obra bastante representativa da situação em que caminha o caso. Um enigma.  Enigma esse capaz de concluir não apenas por um responsável mas sim por vários deles.

FALSAS NEGATIVAS – Reportagem de Júlia Chaib, Folha de São Paulo desta quinta-feira, apresenta os vários estágios percorridos por negativas sucessivas e que conduzem a que se possa supor que no caso do vídeo haja uma semelhança com o Oriente Express.

A reportagem começa pela determinação do ministro Celso de Mello, ao determinar que o governo forneça o vídeo daquele encontro ministerial no qual o presidente da República teria afirmado interesse em acompanhar investigações que corre na Superintendência do Rio de Janeiro. O ex-ministro da Justiça narrou esse episódio no depoimento que fez à Polícia Federal. Tal versão deixaria Bolsonaro muito mal.

Entretanto setores do Palácio do Planalto revelaram haver incerteza quanto a gravação e se essa gravação seria integral ou apenas focalizando uma parte do encontro.

ASSESSOR NEGOU – O chefe da Assessoria Especial da Presidência da República, Célio Faria Jr. negou que esteja com o vídeo em nota a Folha de São Paulo. Disse que a gravação dos vídeos são questões eventuais. Celso Faria negou também não estar de posse do cartão de memória. Passou a bola para a Secretaria de Comunicação. Mas esta, por sua vez negou a realização da tarefa. Fábio Wajngartem que chefia o órgão não está com a gravação. A estrada a ser percorrida desviou-se para a empresa Brasil de Comunicação, particular, que possui contrato com a Secom.

A empresa tirou o corpo fora e o gabinete da Presidência da República negou-se a comentar o assunto.

RECURSO REVELADOR – Após as voltas circulares em torno do tema, as quais deixaram em dúvida quanto a existência integral do vídeo, um fato restabeleceu a lógica. A Advocacia Geral da União na tarde de ontem ingressou com recurso ao STF no sentido de modificar o despacho do ministro Celso de Melo.

Portanto, a iniciativa da AGU revela tacitamente que o vídeo existe, pois não pode haver recurso contra algo que não existe. A iniciativa, por outro lado, demonstra a preocupação em que o vídeo termine por não ser divulgado em face das marchas e contramarchas que marcaram as respostas vagas do gabinete presidencial.

BOLSONARO PREOCUPADO – Fica claro que Jair Bolsonaro revelou a preocupação para com os trabalhos da Superintendência da PF no Rio de Janeiro. Na minha opinião, dificilmente o plenário do STF vai atender a manutenção do sigilo do vídeo, contida no recurso, que pede apenas liberação parcial.

O desencadeamento dos vários capítulos podem terminar assinalando um conjunto de informações prestadas ao vídeo em questão. Vídeo dourado é apenas uma expressão que acrescentei a consagrada obra de Agatha Christie.

Somente isso. E agora espero pela confirmação de se os suspeitos são vários ou recai em uma só pessoa.

8 thoughts on “Agatha Christie chega ao Planalto para desvendar o mistério do vídeo dourado

    • O circo está armado desde que Bolsonaro entrou na vida pública para enganar trouxas, pois no meio dos militares só chegou a capitão, e olhe lá. vejam despacho do ngenera Ernesto Geisel.

      Tudo está muito claro, ou seja, se entregar a gravação vai dançar. Simples assim

      Se meteu com Moro, perdeu.

      Esqueceram do que aconteceu com luiz inacio. Foi preso e vai voltar para a cadeia.

  1. Porque ninguém nunca viu elefante voando ou mula sem cabeça não quer dizer que não exista(m). Igualmente o vídeo no circo dos horrores no que se transformou o planalto.

    Espera-se que os coturnos – uma das poucas instituições que a população respeita e admira – não se transformem em cúmplices.

    Agora a quantidade de explicações geram uma referência circular (excel) que impedem que o resultado seja exposto, no caso o vídeo. Um milagre a caminho.

    “No princípio era o milagre. Todo o mal começou com as explicações. Millor.”

  2. O “comandante supremo” da Nação desrespeita TODAS as leis que deseja, não obedece às ordens judiciais, desacata quem bem entende e, ostensivamente, vai realizar uma “pelada” e um churrasco em pleno alvorada !!! Um traste desse bem que merecia morrer de covid-19, em meio a uma agonia lancinante. O diabo faria um outro churrasco lá no inferno, regado a muita cachaça.

  3. KKK a culpa vai acabar caindo nas costas de algum terceirizado, como o tal porteiro do condomínio onde mora o boçal no Rio de Janeiro, primeiro era um cara, depois outro e até agora ninguém sabe a verdade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *