Agenda de prefeito de São Paulo vira uma espécie de ‘reality show’

Doria se comporta como se estivesse em campanha permanente

Jéssica Lauritzen
O Globo

João Doria (PSDB) foi eleito com mais de 3 milhões de votos no 1º turno. Em sua página pública no Facebook, o prefeito de São Paulo já alcançou a marca de quase 1,5 milhão de seguidores e faz questão de, diariamente, publicar pelo menos três mensagens detalhando sua agenda pública como em um diário virtual ou “reality show”, com direito a muitas fotos e vídeos, onde mostra desenvoltura com as câmeras.

Até os bastidores, como as selfies que tira com a população e os almoços em estabelecimentos populares, são registrados nessa estratégia de comunicação próxima ao eleitorado.

No último sábado, o político transmitiu imagens de uma de suas limpezas pelas ruas da cidade, vestido de gari, desta vez aparando a grama de uma praça no Bom Retiro, centro paulistano.

INTERAÇÃO – “Bom dia São Paulo que eu amo! Estamos desde as 7h00 na rua trabalhando para deixar nossa cidade cada vez mais linda! Hoje tem Peixe no Pacaembú! #AceleraSP #JoãoTrabalhador #SPcidadeLinda”, escreveu na rede social, lançando mão de hastags, como de praxe.

A interação com os internautas, neste espaço, também é constante. Muitas mensagens são respondidas quase que em tempo real por sua equipe, algumas delas, inclusive, motivam novos posts. “Pessoal, depois de ler alguns comentários e dúvidas aqui na minha página, achei válido esclarecer a questão da distribuição dos medicamentos (nas UBSs)”, diz a introdução de um deles, sobre as Unidades Básicas de Saúde, onde costuma programar visitas surpresas para inspeção.

MUITAS MENSAGENS – Desde que tomou posse, no dia 1º de janeiro, o tucano já publicou cerca de 100 mensagens, inclusive nos fins de semana.

“Por gentileza Senhor Prefeito chega de trabalhar, nós não estamos acostumados a isso não, dia de domingo Prefeito! Trabalhando..! para com isso. Quase um mês nesse ritmo.. pode parar rsrs … Parabéns o Senhor está fazendo um belo trabalho. São Paulo merece”, disse o internauta Neto Colares.

Após apagar grafites em avenida e criar polêmica, ele também precisou responder críticas em sua página: “Admiro tudo o que está fazendo, mas por favor, pare de apagar os grafites da cidade! Pichação de vandalismo tem que ser apagada mesmo, mas grafite é uma arte com só ajuda a alegrar nossa cidade!”, escreveu Matilde Alves de Araújo.

EXPOSIÇÃO NA MÍDIA – Outra usuária da rede social questiona a exposição midiática em um de seus posts sobre o Programa Adote uma Praça:

“Legal, sr. Prefeito, mas chega de gastar nosso dinheiro com propaganda, não é mais campanha. Gostaria muito que o Sr investisse no maior problema dessa cidade, a mobilidade. Calçadas onde seja possível caminhar, melhorar a qualidade da frota de ônibus e aumentá-la também. As ciclovias além de tirarem carros das ruas são saúde preventiva. Melhorar a mobilidade é melhorar a qualidade de vida de todos. Não cabem mais carros aqui e o Sr. sabe disso”, escreveu Ana Luiza Figueiredo.

###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG
Exposição excessiva prejudica qualquer homem público. O prefeito João Dória está trilhando o caminho errado. No Rio, Marcelo Crivella seguia na mesma trilha, mas percebeu que era uma fria e reduziu a visibilidade. (C.N.)

17 thoughts on “Agenda de prefeito de São Paulo vira uma espécie de ‘reality show’

  1. Só se for honesto, porque se for desonesto pode contar com a omissão dos BEM mais de 60o000 jornalistas. PS: Só se não tiver jeito a IMPRENSA vai te abandonar, como fizeram com o Eiik Batista.

  2. Inteligente, o midiático Doria adapta (serve) sua gestão aos interesses e necessidades do Mercado, ao mesmo tempo tomando esta atitude de vender a imagem de estar satisfazendo e adaptando sua gestão ás necessidades do seu publico eleitor…

    O cara dos atalhos, João Doria Jr é o Louboutin dos prefeitos!
    Só o tempo para gastar essa “laca” que ele pretende tornar sua assinatura, e aí teremos a observação absoluta do que será essa gestão em Sao Paulo.

    Comunicação de qualidade é a formula do sucesso. Se Doria soubesse comunicar direito….
    Ele tenta, mas não sabe.
    Facebook editado, manipulado, infantil.
    Suas fotos são medíocres, dão a maior bandeira!
    Na foto do post, acima, olhe o prato do cara num restaurante popular; compare com o prato de quem sentou-se á sua frente:
    “Comer” Coca Cola Diet num bandejão…??
    Vestir-se de soldado-cinderela pra roçar grama??

    Mas, numa sociedade onde o povo, anestesiado, sabe menos ainda, tá armado o barraco…

    “Chacrinha me domina, é hora da buzina” “quem não se comunica se trumbica” “O povo o amava e não se esquece do Velho Guerreiro balançando a pança e comandando a massa”

  3. O caminho além de correto, deveria ser obrigatório para qualquer espertalhão que quisesse ser politico ou JORNALISTA. Todos os 60o000 “jornalistas” (que também é “homem” publico) deveriam dizer de onde vem cada centavo que sustenta sua corja.

  4. Esse novo prefeito de São Paulo está se transformando rapidamente no mala do ano de 2017. Lembra o César Maia, quando era prefeito do Rio de Janeiro, que aparecia de casaco no verão senegalês carioca. O empresário/prefeito Dória é uma caricatura de si mesmo.

    Quanto ao prefeito atual do Rio de Janeiro, me parece mais um biruta de aeroporto com cara de sério. É um festival de erros imperdoáveis para uma figura que se dizia competente e capaz. Já nomeou e demitiu sob a alegação do que o nomeado tinha doença grave, depois desmentida pelo suposto doente, Sobre seu vice, com dívidas do IPTU e ISS praticamente defendeu o milionário alegando que qualquer pessoa pode passar por dificuldades, Confrontado com a informação de que seu vice é detentor de bens acima do milhão de reais, veio com nova tese, afirmando que ele está negociando o pagamento das dívidas.

    O Brasil realmente passa pelo seu pior momento, no que se refere a bons gestores públicos! Nem falo de estadistas, uma impossibilidade prática.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *