Agendas provam que Lula realmente atuou na compra de Pasadena

Carlos Newton

É da maior importância a notícia de que o então presidente Lula,em audiência oficial no Palácio do Planalto, acertou pessoalmente com o diretor de Abastecimento da Petrobras, Paulo Roberto Costa, a superfaturada compra da sucateada refinaria de Pasadena, no Texas (EUA). Até agora, as investigações da Operação Lava Jato ainda não tinham chegado diretamente a Lula, era como se ele não tivesse nada a ver com o assunto, como tem ocorrido desde o escândalo do mensalão.

Acontece que, desta vez, a preciosa informação foi fornecida pelo corpo técnico da Petrobras, sem o conhecimento do presidente Aldemir Brendine, que foi nomeado para dirigir a estatal justamente com a incumbência de eliminar possíveis provas contra o governo e o PT, e uma de suas primeiras decisões foi a ordem para “destruir” as gravações das reuniões presididas pela então ministra Dilma Rousseff para concretizar a negociata da refinaria.

Detalhe fundamental: esse estratégico encontro entre Lula e Costa ocorreu exatamente um mês antes de o Conselho de Administração fechar a compra da velha refinaria, apelidada de “Ruivinha” pelos engenheiros da Petrobras, devido à ferrugem que corrói seus tanques e encanamentos.

NAS AGENDAS

A participação direta de Lula na negociata só foi descoberta porque a auditoria realizada na Petrobras depois da Operação Lava Jato encontrou o registro da reunião na agenda do diretor Paulo Roberto Costa. E o pior é que na agenda presidencial de Lula também consta a informação,  no mesmo dia e hora, com o encontro tendo sido registrado como “Petrobras”.

O vazamento da auditoria é um fato auspicioso, mostrando que o corpo técnico da Petrobras não é conivente com a corrupção e ainda pode revelar muito mais provas propositadamente omitidas pela diretoria e também pelos delatores, pois Paulo Roberto Costa jamais mencionara esse importantíssimo encontro com Lula.

No linguajar das reportagens policiais, poderíamos dizer que Lula foi apanhado tipo “batom na cueca”, quando não há explicações que possam ser oferecidas. Ao receber o diretor da Petrobras, o presidente da República quebrou totalmente a hierarquia funcional do Planalto. Nenhum presidente, por mais desclassificado e despreparado que seja, pode agendar reuniões com diretores de estatais. Seu interlocutor é o ministro da área (no caso, Minas e Energia), embora possa também se reunir diretamente com o presidente da Petrobras, dada a importância da empresa para o país. Porém, jamais pode agendar audiências a meros diretores, para tratar de assuntos internos da estatal.

CPI VAI OUVIR COSTA

A CPI da Petrobras fala em ouvir o ex-presidente Lula, mas é perda de tempo. Ele não dirá nada de útil, apenas bobagens, como é do seu estilo. O certo é reconvocar o ex-diretor Paulo Roberto Costa, que tem muito a explicar.

Quer dizer que ele fez delação premiada, mas esqueceu de contar que foi recebido em audiência pelo presidente da República no Palácio do Planalto, na ausência do então ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, e do presidente da Petrobras, Sergio Gabrielli?

Esse esquecimento é algo estarrecedor e desclassificante, que desmoraliza sua delação premiada e instiga o juiz a prendê-lo novamente.

Vamos ver se a CPI da Câmara consegue refrescar-lhe a memória desse supercorrupto. Vai ser interessante.

10 thoughts on “Agendas provam que Lula realmente atuou na compra de Pasadena

    • Ronaldo, exatamente assim. Faltou sorte e deu tudo errado. A investigação a cada dia chega mais perto do maior bandido brasileiro. Logo, ele e os seguidores, incluindo os MAVs, estarão também na cadeia.

  1. Na CPI ele propalará o não sei e o não sabia sorrindo…., tem que ser interpelado é na 13° Vara do PR. Quando a Corte dos EUA encalacrarem os envolvidos com todos esses fatos somados ao Fuleco 2014 será Game Over do bataclã Institucional!

  2. devagar, devagarinho, devagar, devagarinho, vai chegar tua hora malandro…vem da Holanda, da Suiça, da FIFA, dos States, do FBI, do TCU, da CPI, ….ufa mas la vem o trem

  3. A grande maioria dos funcionários da Petrobras são pessoas super sérias, chegam a chorar quando se deparam com a situação que chegou essa saqueada empresa, ao visto os vazamentos não pararão tão cedo. O Juiz ( maiúscula) Moro já recebeu o reforço de 4 juízas, um claro sinal de que ainda tem muito a ser apurado….

  4. Paulo Roberto Costa encobre muitos fatos que comprometem o PT. Caso este encontro seja verídico, cai por terra a tese do relacionamento institucional, pois como CN assinalou, um presidente da república não poderia abrir agenda a um membro do terceiro escalão, mesmo sendo da importância da Petrobras. Isto só poderia ter acontecido com intenções muito diferentes daquelas relativas ao relacionamento institucional entre governo e empresas estatais. O Sr. Paulo Roberto, na minha opinião, era e continua sendo cúmplice graduado de um esquema organizado para sugar o máximo de recursos da Petrobras e financiar as eleições em vários níveis, surfando o poder e suas mordomias crescentes. Porém, a grana vinda do superfaturamento de obras e sua posterior doação para campanhas, admitiu também as propinas de risco, que enriqueceram alguns membros já descobertos pela operação Lava-Jato e também outros que permanecem no anonimato e que não serão implicados. O acobertamento dos fatos leva tranquilidade financeira às famílias dos criminosos e riqueza aos seus advogados. Assim que cumprirem a pena que lhes couber, seus laranjas sairão pelo mundo recolhendo os frutos do roubo praticado. É o Brasil. Criminoso que derruba uma árvore ou abate uma paca é mais penalizado que os criminosos que derrubaram uma empresa do porte da Petrobras.

  5. A frase “é só seguir o dinheiro” continua válida. A empresa belga que recebeu bilhões da Petrobras pelo ferro-velho de Pasadena, não foi pelos belos olhos do seu dono, ou por pura burrice dos brasileiros que jogaram dinheiro fora por negócio mal feito. Grande parte da dinheirama voltou a sair do caixa da empresa belga (cujo dono também tem hidrelétricas/termelétricas no Brasil) em forma de propina/comissão/roubalheira e dali foi parar nas contas de figurões brasileiros lá fora ou entrou aqui. PF, MPF, FBI neles!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *