Ainda há lugar para esperança e autoestima entre os brasileiros

Boff e Dilma, durante a campanha

Leonardo Boff

A inauguração do segundo mandato da presidente Dilma e os discursos de alguns ministros permitiram a muitos cidadãos voltar a ter esperança contra a onda de pessimismo induzido durante a campanha eleitoral. Refiro-me aos discursos da presidente, do ministro Patrus Ananias, do ex-secretário da Presidência Gilberto Carvalho e de seu sucessor, o ministro Miguel Rossetto. Aí apareceram os ideais originários da revolução política que o PT trouxe à história brasileira.

Digam o que quiserem, o fato é que o sujeito do poder político e do Estado já não é mais a tradicional classe dominante, aqueles que detinham os meios do poder, do ter, do saber e do comunicar. Por mais que inventassem estratégias de manutenção de seus status, usando meios os mais torpes, como a edição da revista “Veja” na véspera das eleições, não conseguiram convencer os eleitores. Eles intuíram que o projeto político hegemonizado pelo PT lhes era mais adequado para o seu bem-estar e para continuar a invenção de outro tipo de Brasil.

Agora, com a colaboração de aliados de outras classes sociais, se formou um novo poder, de cunho popular e republicano, que permitiu conquistar democraticamente a direção do Estado. Já me antecipo aos críticos que falam do mensalão e da corrupção na Petrobras. Importa reconhecer seus crimes, investigá-los e exigir sua condenação, como continuamente o dizem a presidente e os melhores líderes do PT. Mas não será esse ínfimo número de corruptos que poderá anular o projeto transformador de mais de 1 milhão de filiados do PT.

HÁ TAMBÉM LUZES

Nunca há somente sombras. Sempre há também luzes. Elas coexistem dialeticamente. Mas enfatizar apenas as sombras é cair no moralismo imobilizador, como se só com a moral se pudessem resolver todos os problemas de um país. Há uma indignação farisaica porque se basta a si mesma, e, quando apresenta uma alternativa, esta é pior do que aquela que criticam.

O que ouvimos daquelas autoridades referidas foi a luz que precisava novamente ser testemunhada. Duvido, sinceramente, que alguém possa apontar qualquer deslize de conduta da presidente e dos ministros Ananias, Rossetto e Carvalho. A presidente revela um entranhado amor aos pobres e invisíveis, e é de uma retidão ética inatacável. Bastam estas palavras de sua fala para mostrar a linha social que traçou: “Nenhum direito a menos, nenhum passo atrás”.

Ao ouvir os ministros Carvalho, Rossetto e Ananias, parecia-me escutar os sonhos originários que deram origem a essa verdadeira revolução de cunho popular que ocorreu há 12 anos. Dizia de mim para mim mesmo: aqui está o que propúnhamos desde os anos 60 do século passado aos sem-terra, aos sem-teto, aos afrodescendentes, aos indígenas e às mulheres. Aí está a verdadeira prática de libertação, para muitos derivada da fé no Cristo libertador e que deu origem à Teologia da Libertação.

QUADRILHA DO BEM

Se a oposição diz que foi derrotada por uma quadrilha de ladrões, devemos resgatar o sentido de “quadrilha”: somos, como dizia o ex-ministro Gilberto Carvalho, da quadrilha do bem, dos que se colocam do lado dos pobres porque somos zelosos servidores públicos.

Não obstante os percalços, as palavras dele confirmam que o rumo não fora perdido. Os mesmos sonhos que nos levaram a trabalhar e a aprender com o povo aí é reafirmado.

Somos por uma democracia social sem fim, representativa e participativa, cujo centro é a vida de todos e da Mãe Terra sofrida e ferida. A presidente e esses ministros nos suscitaram a esperança de que ainda é possível dar forma política a esse sonho e nos trouxeram a alegria de que eles nos dão o exemplo e vão à frente, animando os desalentados.

51 thoughts on “Ainda há lugar para esperança e autoestima entre os brasileiros

    • E por ao. Esperancas em mais impostos , contas mais caras , mais acobetamento de corruptos , e mais mentiras. Texto sob encomenda do Planalto.

    • O Gilberto Carvalho, vulgo ” Homem do Carro Preto” que disse que iria processar o Tuma Jr. por causa das acusações dobre o caso Celso Daniel e nada fez ?

    • As rigorosas apurações a que o Frei se refere são assim :
      ” oi uma mãe o Processo Administrativo Disciplinar da Controladoria Geral da União (CGU) sobre malfeitorias atribuídas a Rosemary Nóvoa de Noronha (“Rose”), amiga íntima do ex-presidente Lula. Na oitiva, “secreta” porque a opinião pública nem tomou conhecimento, Rose não respondeu a nenhuma das 114 perguntas. E, para pegar leve com Rose, a CGU nem precisou ouvir 9 das testemunhas arroladas por ela.

      Saiu baratíssimo

      A CGU chefiada pelo petista Jorge Hage pediu apenas a demissão de Rose, mas os crimes a ela atribuídos preveem prisão de até 25 anos.

      Amigos de Rose

      Testemunhas de Rose que a CGU não incomodou: o ministro Gilberto Carvalho e ex-ministros Erenice Guerra, Carlos Gabas e José Viegas.

      Testemunhas

      Entre as testemunhas de defesa de Rose estavam Beto Vasconcelos, da área jurídica da Casa Civil, e até Lúcio Reiner, tradutor de Lula.

    • O evangelho político de certos freis e a questão do caráter…
      “Nem sob os anos da ditadura a direita conseguiu
      desmoralizar a esquerda como esse núcleo petista fez em tão
      pouco tempo. Na ditadura, apesar de todo sofrimento,
      perseguições, prisões, assassinatos, saímos de cabeça erguida e
      certos de que tínhamos contribuído para a redemocratização do
      país. Agora, não. Esses dirigentes desmoralizaram o partido e
      respingaram lama por toda a esquerda brasileira.”
      (Frei Betto, amigo histórico de Lula, em entrevista ao jornal
      O Estado de S. Paulo, em 24/8/2005)

  1. A verdade de uma administração se faz com fatos e números e eles não condizem com o discurso de Boff.
    Ou Boff está se enganando ou tentando enganar.

  2. Esse Boff escreve textos com frases bem construídas, palavras rebuscadas, pontuações adequadas…

    Mas tudo com o objetivo de tentar defender o indefensável: o desgoverno dos petralhas, aliados e apaniguados.

    Não cola mais!

  3. Eis a prova da existência do multiverso e de que alienígenas são seres reais e que estão entre nós! Esse homem conversa consigo mesmo e o mundo que ele habita não é o mesmo que o meu! Falso protetor de almas perdidas!

  4. Temos que fazer um esforço enorme para conseguir ler umas linhas deste sr Boff, alias sugiro uma campanha para conseguir um oftalmologista pois não está enxergando nada do que esta ocorrendo no Brasil esta Pátria Educadora que viu aumentar o numero de analfabetos e 526 mil brasileiros tiraram nota 0 [zero] em redação e este Sr não vê nada…por essa qualidade de educação estamos como estamos e la vai uma dúzia de anos de governo corrupto e ladrão e este Sr ceguinho dos oios. vamos arrumar um oftalmologista pelo amor de Deus.

  5. Com todo respeito, me parece uma redação de grêmio do antigo ginásio (anos 1960), defendendo o partido e incentivando os militantes. Certo amigo esquerdista, já falecido, certa feita me disse: “a militância dá lugar à limitância… na maturidade nos descobrimos limitados…”

  6. Boff já foi Boff. Hoje reduzido a vocal de apoio ‘quase’ incondicional ao poder vigente. O artigo manifesta ‘quase’ prosternação de setores da Igreja em graças à nomeação de Patrus Ananias.

  7. Dialeticamente em letras a verborragia insana de uma filosofia falha, demagógica e inconsequente, tamanha insanidade de uma masturbação mental autofágica que só demonstra a realidade do bataclã Institucional que transformou-se o País. Vá para a realidade, visite um Hospital Público, veja o caos nos transportes e os presídios abarrotados de gente que deveria esta produzindo para o crescimento do Brasil e não apunhalando-a como fazem devido a má Educação dessa Pátria vilipendiada por locupletadores e et catervas.

  8. Não tem jeito mesmo. O Sr. Boff ainda não conseguiu entender que suas opiniões não interessam às pessoas trabalhadoras, dignas, honestas. Ele escreve exclusivamente para os ratos que estão destruindo a nação brasileira. Ele incentiva os ratos a continuarem a depredar a vida dos brasileiros. Pior é que mantém a pose de frei, para continuar tentando enganar os que têm uma quantidade menor de neurônios. Sr. Boff, vá vender picolés na praia!

  9. Caro Boff, querer transformar miséria e pobreza em todos os sentidos, em “Paraiso ou Eden” é o fim da picada, e misturar o Mestre ao que aí está, que traiu um sonho e o transformou em pesadelo, quando assumiu o Poder, acabando de o “apodrecer!
    Os Petistas fanáticos, vacas de presépio, não veem o descalabro na Educação, Saúde, Segurança, transporte, no CAOS, Direitos básicos da Cidadania, que deveriam estar a seu serviço, pois, entregamos compulsoriamente em “impostos” 5 meses e 20 dias de nossos miseráveis salários, para serem “roubados”.
    Sr. Boff, ainda estou filiado ao PT-Sonho, em minha cidade, participei na executiva, desisti, continuei como filiado, mas a Esperança, de ver o PT-Sonho voltar…, está dando os últimos suspiros, na UTI. Sr. Boff, só vejo o governo falar em aumentar impostos, para sustentar a corrupção. A cúpula dos 3 podres poderes, aumentaram 27% em seus salários (fora as mordomias em todos os sentidos), e deram ao Mínimo 7%, aos aposentados do INSS, 6%, que descontaram acima do mínimo, as provisórias de fim de ano, de Dª Dilma, cassando direitos do trabalhador, como fica Sr. Boff.
    O pior cego é o que não quer ver,, afinal, o Sr. tem cultura para avaliar, leu o Evangelho, mas, não o compreendeu, principalmente pelos alertas: “A cada um segundo suas obras”, Pagarás até o último ceitil”, e muito será pedido a quem muito é dado; que acontecerá quando a porta do túmulo se abrir para a prestação de contas à consciência, Tribunal Divino, pois a vida continua, creiamos ou não, é LEI CÓSMICA.
    39 ministérios visíveis, e 1 invisível, o da Corrupção, formando os 40 de Ali Babá.
    Que Deus em sua Misericórdia nos ajude.

      • Mentem deslavadamente,

        como nenhuma lavadeira mente

        ao ver a nódoa sobre o linho. Mentem

        com a cara limpa e nas mãos

        o sangue quente. Mentem

        ardente/mente como um doente

        em seus instantes de febre. Mentem

        fabulosa/mente como o caçador que quer passar

        gato por lebre. E nessa trilha de mentiras

        a caça é que caça o caçador

        com a armadilha.

        E assim cada qual

        mente industrial?mente,

        mente partidária?mente,

        mente incivil?mente,

        mente tropical?mente,

        mente incontinente?mente,

        mente hereditária?mente,

        mente, mente, mente.

        E de tanto mentir tão brava/mente

        constroem um país

        de mentira

        —diária/mente.

  10. Caro CN … Bom dia!

    Como (pe)emedebista … achei interessante a confissão: “Digam o que quiserem, o fato é que o sujeito do poder político e do Estado já não é mais a tradicional classe dominante, aqueles que detinham os meios do poder, do ter, do saber e do comunicar. Por mais que inventassem estratégias de manutenção de seus status, usando meios os mais torpes, como a edição da revista “Veja” na véspera das eleições, não conseguiram convencer os eleitores. Eles intuíram que o projeto político hegemonizado pelo PT lhes era mais adequado para o seu bem-estar e para continuar a invenção de outro tipo de Brasil.”

    Boff reconhece que o PT já exerce HEGEMONIA … porém, há poréns:
    1 – O PT exerce o Poder Executivo;
    2 – O PT nomeou a maioria dos Ministros do STF ;
    3 – É no Legislativo que mora o ponto fraco do PT … e constitucionalmente é o Legislativo quem DISPÕE dos assuntos da União – pode o Legislativo devolver todas as Medidas Provisórias!!! O eleitor, ao contrário do que escreve o nosso Boff, confiou mais cadeiras parlamentares ao PMDB do que ao PT … inclusive, o PT diminuiu, enquanto o PSDB cresceu!!!

  11. Em http://tribunadainternet.com.br/resistencia-ao-papa-francisco-vem-das-velhas-igrejas-europeias/ nosso Boff faz defesa de outro Governo – o Pontificado de Francisco Pedro … … … a maneira de defender é semelhante – acusar os que pensam diferente do governante. Boff acusa tanto os antecessores, tanto no Brasil quanto na Santa Sé, que parece ser defensor da atitudes imperiais dos que concordam com seu profícuo pensamento (como ele mesmo escreve = HEGEMONIA).

    De minha parte, entendo que pomba tem asas e pés direitos e esquerdos … entendo também que todo Templo tem seu fundamento que vai da esquerda até a direita … … … portanto, há que se aceitar na CARIDADE pensamentos diferentes; contanto que se fundamente nos ensinamentos de Jesus Cristo!!!

  12. Quanta idiotice, já nem perco mais tempo com as asneiras e cretinices que Oo Boff escreve, para mim esse pseudo religioso e intelectualóide já perdeu a credibilidade a muito tempo, nào passa de um petralha idiota.

  13. Vejamos então como está o debate Boff x intelectuais católicos italianos … a CARIDADE exige VERDADE!!! !!! !!!

    1 – http://fratresinunum.com/2015/01/16/segredos-do-vaticano-jornal-dos-bispos-italianos-avvenire-revela-que-houve-uma-conspiracao-para-forcar-a-renuncia-de-ratzinger/ … é o AUGE do debate; pois o jornal da CEI (a CNBB italiana) reconhece que houve CONSPIRAÇÃO para levar o Emérito à renúncia!!! Está lá: “De fato, na página 2 do jornal da Conferência Episcopal se podia ler, na íntegra, que houve “ambientes que, pelas razões habituais de poder e opressão, traíram e conspiraram para eliminar o Papa Ratzinger, apesar de reconhecê-lo como um excelente ‘teólogo’, e o “forçaram à renúncia”.”

    2 – http://fratresinunum.com/2015/01/08/polemica-boff-o-neo-papista-massacrado-publicamente-por-vittorio-messori/ tem 3 artigos … as dúvidas de Messori sobre Francisco Pedro … defesa feita por Boff … resposta de Messori a Boff.

    3 – http://fratresinunum.com/2015/01/13/como-e-duro-escapar-da-inquisicao-do-exercito-vermelho-dos-bergoglianos/ fala sobre algo como aparelhamento no Vaticano … algo como o PT faz com a chamada base aliada, a começar pelo PMDB … Francisco Pedro exerce governo monástico como é de seu dever e direito!!! !!! !!! já no Brasil é República!!!

    4 – http://fratresinunum.com/2015/01/14/defendendo-messori-contra-os-falsos-dogmas-de-boff/

    5 – http://fratresinunum.com/2015/01/16/a-igreja-virada-de-cabeca-para-baixo/

  14. Agora todo mundo sabe que o trabalho escravo em Minas aumentou,porque foi veiculado pela imprensa na últina semana. Ora, se aumentou o trabalho escravo em Minas, o PSDB , de aecio , tem responsabilidade, porque esteve no poder por 12 anos, em Minas Gerais. Basta lembrarmos do crime de Unai, cidade que FHC tem uma fazenda, contecido em 2004, quando fiscais do trabalho foram brutalmente assassinados por exploradores do homem. Agora em 2015, 11 anos depois, o trabalho escravo aumentou em Minas Gerais. O agronegocio e a construção civil são os que escravizam o povo mais humilde. E o aecio disse na Glogbo News que perdeu em Minas para os que ganham bolsa família. aecio e o PSDB envergonham o Brasil , sempre. PSDB = partido escravagista , quem aproveita da pobreza e da ignorância, não é o PT , porque o bolsa família é ridicularizado por quem escraviza.

  15. Está em http://tribunadainternet.com.br/o-derrotado-ja-tem-nome/#comment-210153 uma meditação de 19/5/2012:

    “Ninguém notou a falta da Parte 13 … é sinal de que ninguém lê kkk KKK KAKAAKAAA então, não há porque fazer segredo KAAAKAAKA KKK kkk

    Judas dos Tempos Finais faz de tudo para atingir Bento XVI: http://br.noticias.yahoo.com/publica%C3%A7%C3%A3o-cartas-secretas-papa-gera-esc%C3%A2ndalo-it%C3%A1lia-175819309.html já que foi frustrada a CONSPIRAÇÃO FATAL, agora tenta desmoralizar o PROFETA dos Tempos Finais e levá-lo à Renúncia ou IMPEDIMENTO, que seria BLASFÊMIA CONTRA O ESPÍRITO SANTO.

    Estou lutando pela VERDADE … … … http://oglobo.globo.com/pais/noblat/posts/2012/05/16/dilma-instala-comissao-da-verdade-e-aplaudida-de-pe-445320.asp “Nome: Lionço Ramos Ferreira – 16/5/2012 – 14:57 … “Nome: A Bem D Verdade – 16/5/2012 – 14:45 … Uma frase no Twitter: Uma Meia Verdade nada mais é que uma grande mentira.” … … … Millôr Fernandes: “O perigo de uma meia verdade é se contar a metade que é mentira” … … … como é o caso desta Comissão da Verdade nomeada por Dona Dilma; que insiste em afrontar a memória histórica do MDB … eu, de minha parte de último dos últimos dos históricos, passo a ser independente em relação ao governo de Dona Dilma … … … CHEGA DE AFRONTA DO PT!!! !!! !!! chegamais LUZAMORPAZ””

  16. A Praça já foi restaurada três vezes, uma na gestão da dona marta suplicio, onde cismou em plantar pés de cocos em todas as praças deSão Paulo, a preços que na epóca diziam 3 mil o pé, diziam também quem estava por de trás do grande negócio era seu ex-marido o “argentino”., não ficou um pé de coco em pé, nenhum vingou no chão, obviamente que ficamos sem água de coco para tomar neste calor que faz Sampa..
    Depois a segunda restauração foi na gestão do filhote do malufrango, kassab/serra, este, devia trocar seus urbanistas, nunca vi instalar duas quadras de concretos em Praças..
    E agora a última restauração da|Praça na gestão do prefeito haddad, o lunático ,que diz que os PANCADÔES da v ida são Manisfestações Culturais.,
    Um pouco de troca de lampadas mais claras, equipamentos novos para as crianças brincarem, bancos refeitos para a velharada jogar dominós, tem até equipamentos para exercicios aqueles trambolhos de academia…….
    Tudo isso na época da eleição, mais precisamente um m~es antes….
    Mais uma tonelada de milhões jogados na praça por três vezes……
    Não costumo muito atravessar a praça,, mas neste domingo e no anterior quando fui a banca de jornal para falar com meu amigo, já notei que a coisa está mais feia do que pensei.
    Logo nas primeiras passadas notei alguns brinquedos das crianças todos despedaçados dochão,,aqueles balanços, não ficou um para contar estórinhas, todos quebrados.
    Sujeira então, nem se fala, tudo jogado na grama, papel, garrafas pets, latinhas de refri, cervejas, e poraivai.
    Logo a seguir, onde fica o posto da PULIÇA DO GERALDO TEFLON 28 ai vi a maior destruição da praça novinha em folha, parece que estava num bombardeio daqueles que assolam alguns países detonadas pela força aérea da Matrix….
    Aquelas lixeiras todas quebradas ,tiradas dos ganchos e jogadas no chão, todo o lixo fora, tanto que tive de desviar delas para não tomar um escorregão no lixo ………..
    Ai vem o Sr. Boff, falar em ESPERANÇA E AUTO ESTIMA DOPOVO BRASILEIRO…….

  17. Leonardo Boff escreve bem, tentando se fazer passar por um grande pensador, ou por um grande pastor a guiar suas inúmeras ovelhas.

    Mas ele na verdade é só mais um guiado! É na verdade mais uma ovelha que segue fielmente, sem olhar para o lado, os pastores (pilantras) petistas.

    Basta ler com calma esse seu texto acima, para constatar que em cada parágrafo há uma bajulação ao governo petralha e seus apaniguados, totalmente desconexa com a realidade.

    Todo aquele que não vive em um mundo paralelo (ou que não é desonesto) consegue dar boas gargalhadas ao ler tal artigo.

    Haja imaginação em Boff para conseguir fantasiar tanto!

  18. – Quadrilha do bem??? Ora, Boff, tenha santa paciência!

    “O que ouvimos daquelas autoridades referidas foi a luz que precisava novamente ser testemunhada”.

    – Não me diga, Boff, quanta luz os petistas têm proporcionado a este país! Quem sabe tal luz não consiga reestruturar o sistema elétrico tão incrivelmente desorganizado pela governanta!

    Bom, acho que o texto de Boff é na verdade humorístico. É para rir!

    Ou de repente um remédio para quem está com prisão de ventre…

  19. As vezes penso que para ser petista é obrigatório ser portador do mal de Alzheimer ! Eles agem como um bando de maritacas e/ou bambinis do Mussolini. Para eles há um hiato temporal de 12 anos. Só sabem falar do FHC e de um futuro, que os fatos mostram ser improvável… Resumindo…. Ridículo.

  20. ENFATIZAR APENAS AS SOMBRAS É CAIR NO MORALISMO IMOBILIZADOR, COMO SÓ COM A MORAL SE PUDESSEM RESOLVER TODOS OS PROBLEMAS DE UM PAIS.
    Se eu entendi direito, ele falou apenas, com outras palavras, o que o PAULO BETTI, já havia dito, que no
    Brasil, para se poder fazer alguma coisa, é preciso por a mão na merda. A IMORALIDADE que caracteriza a
    administração do partido dele, é de fazer corar monge de pedra e ele acha isso tudo natural. É um lunático.
    Estes indivíduos que abandonaram o catolicismo e que andam por ai sem rumo, nem mais sabem que são, pois
    estão a dizer asneiras e pregar coisas totalmente ultrapassadas, enfim, vivem do passado.

  21. Tem gente que ainda defende escravagista, construtor de aeroporto suspeito. Quem votou no PSDB, na última eleição, se informou mal a respeito do aecio. O PSDB teve 50 milhões de votos. É preocupante, porque o trabalho escravo e o aeroporto de claudio foram abafados pela mídia apoiadora. Dois escândalos que mostra bem quem é aecio. A Minas Gerais, do aecio , só foi revelada porque aecio perdeu a eleição em Minas, suponho que o trabalho escravo e o aeroporto contribuiram para a derrota do perigosos e mal intencionado tucano,aecio..

    • Vê-se que o sr. , como todos nós, condena o trabalho escravo. Porém, ao misturar as ponderações do artigo do leonardo boff ao governo Aécio, imaginamos que o sr. está sendo muitíssimo bem remunerado para introduzir assuntos que nada tem a ver.

  22. Todos nascemos puros. Animais como os outros. Contudo temos mente, infelizmente. Com ela a mentira , o ideal. Degradação.
    Boff tenta ser gente boa, mas não percebeu as armadilhas que a nossa mente cria. Deixou-se levar pelas suas fantasias. Ideologias, religiões. Se perdeu. Acredita no humano. Demasiado humano.
    Criminaliza a nossa natureza. Mérito, competição, luta. Não tem fé nela. Se esquece que é isso que fez o progresso das nações onde a liberdade individual foi respeitada.
    Ainda se ilude com o dirigismo estatal. Com a centralização do poder na mão de poucos.
    Oremos por ele. Amém.

  23. Leonardo Boff escancara para todos nós que, sem o PT, estaríamos sendo dominados pelas classes dominantes;
    Que, o PT, resgatou a cidadania;
    Que, o PT, trouxe esperança;
    Que, o PT, foi o melhor que aconteceu para o Brasil!
    O ex-religioso tenta aplainar as aretas pontiagudas deixadas pelo seu partido ao longo de doze anos, e com mais quatro de lambuja, para terminar de vez o projeto de miserabilidade com o povo brasileiro, porém, concedendo exatamente à classe dominante muito mais poderes que antes do advento deste partido de traidores, de fascínoras, de criminosos.
    Boff é esperto, mas não é muito inteligente, sou obrigado a afirmar.
    Ao esconder os lucros dos bancos, os juros, a carga tributária, a violência desmesurada, a Educação, Saúde e Infraestrutura, absolutamente caóticos, afora os escândalos diários do PT, o aparelhamento do Estado, o STF subjugado à vontade da presidente Dilma e de seu partido, Boff revela que a verdade para ele é secundária, que deve ser mascarada porque as elites deixaram o poder quando, na realidade, elas nunca mandaram tanto como agora!
    Boff escreve para incultos e incautos;
    Boff manda seus recados tendenciosos para o analfabeto funcional;
    Boff se comunica principalmente para os milhões que são dependentes do governo através do bolsa família, condenados à miséria, embora com alimentos para trinta dias, em troca de votos;
    Boff não comenta sobre Economia, a Petrobrás, o mensalão, BNDES, a nossa falta de desenvolvimento, os bilhões gastos na Copa do Mundo desnecessariamente, a fábula de dinheiro enviada para Cuba, agora a Venezuela, alguns países africanos, as obras inacabadas.
    Ao elogiar a nova equipe de ministros da presidente Dilma, Boff se mostra decadente ou, então, faz parte do PT como engodo, da mesma forma que foi como frei, um falso religioso, que mais dava atenção às questões mundanas que às espirituais, incutindo na mente de pessoas despreparadas que a política resolveria melhor suas carências quando o PT conquistasse o poder, apenas esquecendo de avisar que, os dirigentes petistas, ficariam riquíssimos mas, o povo, seguiria na sua pobreza, explorado pela classe dominante, aviltado no seu trabalho pelos impostos, e não sabendo se chegaria vivo no trabalho ou em casa, à noite.
    Um ser humano do quilate desse senhor, com a sua bagagem acadêmica, um intelectual, não pode mentir dessa forma, não tem o direito de enganar dessa maneira, deveria, sim, sentir remorso por trair a sua própria fé e quem lê seus artigos, lamentavelmente.

  24. Estimado Francisco Bendl … saudações!

    No debate entre Boff e intelectuais católicos italianos, temos em http://fratresinunum.com/2015/01/14/defendendo-messori-contra-os-falsos-dogmas-de-boff/:

    As considerações que Vittorio Messori publicou no Corriere della Sera a respeito do pontificado do Papa Bergoglio, em 24 de dezembro (republicado pelo La Nuova Bussula Quotidiana do dia 28 de dezembro) têm suscitado, como se esperava, muitas reações diferentes. … Como eu já escrevi, também aqui na Bússola, eu prefiro que a atualidade da Igreja seja tratada do ponto de vista competente e autenticamente teológico ou do ponto de vista exclusivamente pastoral. … Mas, agora resolvi intervir na questão Messori, não para aprovar ou desaprovar o que ele escreveu, mas para defendê-lo (como se deve) das críticas violentas e equivocadas de um certo religioso que se apresenta como teólogo e acusa o jornalista de má-fé ou ignorância em matéria teológica. Trata-se de Leonardo Boff. … Boff acusa Messori de desconhecer o papel do “Espírito” que, segundo ele, agiria também e ainda melhor fora da Igreja Católica, a qual não sabe “aprender com os outros.” Com este propósito, Boff, arvorando-se em defensor do ofício daquele que ele chama de Espírito Santo, começa a escrever: “significa blasfemar contra o Espírito Santo pensar que os outros pensam só de modo errado. Por isso é extremamente importante uma Igreja aberta como a quer Francisco de Roma. … Segundo o ex-franciscano, que quando lhe é conveniente posa de amante da doutrina (a sua), Vittorio Messori é terrivelmente deficiente em matéria de teologia: ele “incorre no erro teológico de cristomonismo, ou seja, somente Cristo conta. Não há realmente um lugar para o Espírito Santo. Tudo na Igreja é resolvido só com Cristo, algo que o Jesus dos Evangelhos exatamente não quer”. … Para terminar com Boff, eu pergunto: o que um cristão sabe do Espírito Santo, que como Deus é absolutamente transcendente? Sua Pessoa, no seio da “Trindade imanente”, é particularmente inacessível ao conhecimento humano, tanto assim que ele é chamado de “o Deus desconhecido”, e também a sua ação no mundo (a chamada economia trinitária) é totalmente invisível, senão por revelação pública. Mas a revelação pública é aquela do Filho de Deus, o Verbo Encarnado, Emmanuel, “Deus conosco”. Aquilo que podemos saber dos mistérios de Deus é apenas o que Cristo revelou. Como é possível que alguém queira contrapor sua própria pretensão de conhecimento da ação do Espírito ao que o mesmíssimo Espírito nos revelou em Cristo? E Cristo nos revelou que o Espírito Santo foi enviado diretamente por Ele e pelo Pai no dia de Pentecostes, para tornar eficaz em todo o mundo, por todo o tempo da história, a ação salvífica da Igreja de Cristo, mediante o anúncio do Evangelho e da graça dos sacramentos. Isto é o que nós sabemos do Espírito Santo e apenas isso pode ser dito teologicamente, ou seja, com seriedade, com a pretensão de ser ouvido pelos fiéis. O verdadeiro teólogo explica e aplica ao seu tempo e às pessoas a quem se dirige a verdade contida na revelação pública, ou seja, na doutrina da Igreja. O verdadeiro teólogo não pretende, como fazem os gnósticos, saber mais do que se pode saber sobre os mistérios de Deus. Ele é como qualquer outro fiel, uma pessoa que em um tempo qualquer acolheu com fé sincera a revelação divina. O verdadeiro teólogo, acima de tudo, não substitui a verdade divina por suas próprias conjecturas pessoais e arbitrárias, seja lá qual for a sinceridade com a qual essas sejam propostas ao povo (pior ainda se mentem deliberadamente sabendo que mentem, então esses falsos profetas não seriam apenas uns iludidos, mas verdadeiros “enganadores”, como o Anticristo do qual nos fala as Escrituras).
    * Antonio Livi, ex-aluno de Étienne Gilson e professor da Universidade Lateranense de Roma, é sacerdote e filósofo.
    … … …
    Pegou pesado … hein!!!

  25. Prezado Lionço,
    Somos obrigados a concordar que Leonardo Boff é uma sumidade, um homem dotado de grandes conhecimentos, uma pessoa que deve ser extremamente interessante conversar.
    Admiro Leonardo Boff, mas na razão direta deste aparato intelectual que possui, ele deveria ser bem mais seletivo em suas tendências políticas, e não se deixar envolver tão facilmente pelo PT e sua cartilha.
    O currículo de Leonardo Boff é impressionante, que tomo a liberdade de transcrever uma parte:

    Seus conceitos teológicos sobre a doutrina Católica com respeito à hierarquia da Igreja, expressos no livro Igreja, Carisma e Poder, renderam-lhe um processo junto à Congregação para a Doutrina da Fé, então dirigida por Joseph Ratzinger, depois Papa Bento XVI. O documento final desse processo foi assinado pelo próprio Cardeal Ratzinger e conclui que “as opções aqui analisadas de Frei Leonardo Boff são de tal natureza que põem em perigo a sã doutrina da fé, que esta mesma Congregação tem o dever de promover e tutelar” .
    Em 1985, foi condenado a um ano de “silêncio obsequioso”, perdendo sua cátedra e suas funções editoriais na Igreja Católica. Em 1986, recuperou algumas funções, mas sempre sob observação de seus superiores.
    Em 1992, ante novo risco de punição, desligou-se da Ordem Franciscana e pediu dispensa do sacerdócio. Sem que esta dispensa lhe fosse concedida, uniu-se, então, à educadora popular e militante dos direitos humanos Márcia Monteiro da Silva Miranda, divorciada e mãe de seis filhos, com quem mantinha uma relação amorosa em segredo desde 1981 .
    Boff afirma que nunca deixou a Igreja: “Continuei e continuo dentro da Igreja e fazendo teologia como antes”, mas deixou de exercer a função de padre dentro da Igreja.
    Sua reflexão teológica abrange os campos da Ética, Ecologia e da Espiritualidade, além de assessorar as Comunidades Eclesiais de Base (CEBs) e movimentos sociais como o MST. Trabalha também no campo do ecumenismo.
    Em 1993 foi aprovado em concurso público como professor de Ética, Filosofia da Religião e Ecologia na Universidade do Estado do Rio de Janeiro, onde é atualmente professor emérito.
    Foi professor de Teologia e Espiritualidade em vários institutos do Brasil e exterior. Como professor visitante, lecionou nas seguintes instituições: de Universidade de Lisboa (Portugal), Universidade de Salamanca (Espanha), Universidade Harvard (Estados Unidos), Universidade de Basel (Suíça) e Universidade de Heidelberg (Alemanha). É doutor honoris causa em Política pela universidade de Turim, na Itália, em Teologia pela universidade de Lund na Suécia e nas Faculdades EST – Escola Superior de Teologia em São Leopoldo (Rio Grande do Sul). Boff fala fluentemente alemão.
    Sua produção literária e teológica é superior a 60 livros, entre eles o best-seller A Águia e a Galinha. A maioria de suas obras foram publicadas no exterior.
    Atualmente, viaja pelo Brasil dando palestras sobre os temas abordados em seus livros, participando também de encontros da Agenda 21.
    Vive em Petrópolis (RJ) com sua companheira, a educadora popular Márcia Miranda.

    Alguns teólogos divergem quanto à base da teologia de Leonardo Boff. Dentre estes, destaca-se seu irmão Frei Clodovis Boff, professor da PUC de Curitiba, que afirmou que o engano fatal consiste em colocar o pobre como primeiro princípio operativo da teologia, substituindo-o a Deus e a Jesus Cristo. “Desde este engano de princípio só podem derivar-se efeitos funestos. Quando o pobre adquire o estado de primum epistemológico, o que acontece com a fé e sua doutrina a nível de teologia e de pastoral? O resultado inevitável é a politização da fé, sua redução a instrumento para a libertação social”.

    Um abraço, Lionço.

  26. Caro Francisco Bendl … agora temos o ex-chefe do Banco do Vaticano no Pontificado do Emérito com seus poréns … http://fratresinunum.com/2015/01/19/eis-o-que-seria-necessario-saber-do-cardeal-pell/ … diz Ettore Tedeschi: “Eu mantive o silêncio por dois anos e meio desde a minha remoção, mas creio que agora é chegada a hora de colocar algumas coisas (só algumas) em claro.”

    começo a crer que há luta pelo poder NOVAMENTE no Vaticano!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *