“Ainda não descobrimos o milagre”, diz Rosa Weber sobre evitar fake news

Resultado de imagem para FAKE NEWS CHARGESManoel Ventura
O Globo

 A presidente do Tribunal Superior Eleitoral ( TSE ), ministra Rosa Weber , negou neste domingo que a Justiça Eleitoral tenha falhado no combate a divulgação de informações falsas durante as eleições deste ano. Para ela, se alguém tiver uma solução para coibir e evitar ” fake news “, deve avisar ao TSE, pois a corte ainda não descobriu esse “milagre”.

— Se tiverem a solução para que se evitem ou se coíbam as fake news, por favor, nos apresentem. Nós ainda não descobrimos o milagre — disse a ministra, durante entrevista à imprensa.

FENÔMENO MUNDIAL – Rosa Weber considerou que a divulgação de notícias falsas é um fenômeno mundial e que o Tribunal Superior Eleitoral não errou.

— Nós entendemos que não houve falha da Justiça Eleitoral a isso que se chama fake news. Todos sabemos que a desinformação é um fenômeno mundial. Gostaríamos imensamente de ter uma solução pronta e eficaz, mas não temos — disse a ministra.

A presidente do TSE considerou que a novidade nessas eleições foi a quantidade de boatos sobre as urnas eletrônicas. “O que há de novidade nesse pleito é a velocidade da circulação e difusão dessas notícias que estão a atentar contra a credibilidade do nosso sistema eleitoral. Esse ponto constitui uma novidade. Não tínhamos a exata visão que a desinformação se voltaria contra a instituição” — acrescentou.

TRÊS VÍDEOS – O Tribunal Superior Eleitoral divulgou três vídeos curtos na tentativa de combater fake news relacionadas a fraude nas urnas. O material deve ser divulgado no WhatsApp, apontada como principal rede para divulgação de notícias falsas.

Na mesma entrevista, o ministro Tarcísio Meira de Carvalho disse que a Justiça Eleitoral recebeu até agora cerca de 400 representações sobre propaganda irregular no processo eleitoral, das quais apenas 40 relativas a fake news.

— O TSE jamais desprezou ou subestimou os impactos desastrosos das notícias falsas catapultadas pelas novas tecnologias. É absolutamente justo observar que o TSE envidou todos os esforços para dotar as eleições de 2018 de um ambiente fértil e propício de ideias para uma democracia plural — disse Carvalho.

LISURA – Participam da entrevista autoridades do Poder Executivo, da Procuradoria-Geral Eleitoral, da Justiça Eleitoral, da Polícia Federal e da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). Todos eles manifestaram preocupação especial com as suspeitas lançadas sobre a lisura do processo eleitoral.

6 thoughts on ““Ainda não descobrimos o milagre”, diz Rosa Weber sobre evitar fake news

  1. Só esclarecendo. ..
    Lula não está censurado!
    Lula está cumprindo pena de prisão por ser condenado após todo direito ao contraditorio do processo penal.
    Se é que vc me entende.
    Caso tenha dificuldades. …desenharei para vc.

  2. -Por falar em fake News, está rolando uma lista no WhatsApp para que todos aqueles que estão turbinando a campanha do Bolsonaro colocar, voluntariamente, o próprio nome na lista, com o Estado de origem, para ajudar na investigação do TSE.

    -Quando passou por aqui, já estava com mais de duzentos!

  3. A solução é educação. Leva mais que quatro anos. Quem lê sabe no momento exato o que é uma Fake News. Tem pessoas que nunca leu um comentário político e se acham especialista no assunto. Ve só os gols da rodada e discute sobre o futebol como se estiveste assistido o jogo todo. Quando o nível de educação atingir um grau superior o voto não será obrigatório. Como diz CN a quem interessa.

  4. O principal erro de nossas autoridades é exatamente a desinformação. Fácil classificar todas postagens em rede social sofre fraudes eleitorais como boato, difícil é convencer a todos. Nunca convencerão. Maior campo fértil para as “fake news”, são exatamente eles que propiciam. Falta ao Judiciário brasileiro toda segurança jurídica que jamais deram a seu povo. O disse-me-disse nas redes está a anos luz de suas respostas prontas. Ninguém controla a rede, nem o que se escreve nela. Arbitrá-la ou censura-la é coisa que terá o repúdio e a reação do povo.

  5. ELEIÇÕES 2018
    PT é a única grande sigla a não assinar acordo contra notícias falsas
    Documento elaborado pelo TSE conta com a adesão de 29 partidos
    Folha de São Paulo 20.jul.2018

    O que é que esses jumentos petralhas hipócritas estão reclamando de fake news?
    Olha aí a manchete de 20.jul.2018. “Fake news” nos olhos dos outros é refresco, não é petralhada? Criem vergonha nessas caras sujas e vão chorar na cama que é lugar quente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *