Algum acusado pedirá direito de resposta aos vídeos exibidos nas emissoras de TV?

Resultado de imagem para videos das delações

Exibição dos vídeos das delações fortalece a Lava Jato

Pedro do Coutto

A liberação pelo STF dos videos dos delatores expondo suas delações – a começar pela de Marcelo Odebrecht – fortalece extraordinariamente a Operação Lava-Jato e aprofunda as consequências políticas relativas à corrupção diretamente exposta pelos que participaram do processo que culminou com o impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff. O clima de tensão política cresceu ainda mais no país porque uma coisa é se ter conhecimento indireto de fatos. Outra é vê-los expostos por parte de uma face da corrupção que se generalizou no país.

Ontem, assistiu-se delações de Marcelo Odebrecht e de seu pai Emílio Odebrecht. Mas o fato é que a decisão do Supremo aplica-se a todos os demais delatores, já que não faria sentido que o processo de divulgar a fala dos empresários envolvidos, restringindo-a a um só caso.

A liberação dos videos que a população brasileira assistiu ontem estender-se-á aos depoimentos de demais empresários, como, por exemplo, os da OAS e Andrade Gutierrez. As imagens assim acrescentam um peso extraordinário aos depoimentos feitos pelos delatores. São informações detalhadas como as de Marcelo Odebrecht que deixam estarrecidas a sociedade brasileira, com reflexo inevitável no exterior.

DIREITO DE RESPOSTA – Além disso, as imagens vão contribuir para acelerar a apreciação dos processos pelo Poder Judiciário e encurralam as pessoas citadas, na medida em que possuem o direito de resposta, mas dificilmente se apresentarão para fazê-lo. Uma questão conduz a outra. O acusado injustamente, é lógico, se revoltaria com a inclusão de seu nome e faria questão de usar o mesmo tempo nas redes de televisão para refutá-las. Este aspecto é essencial.

A partir de agora, a crise aberta pela corrupção que inundou o país vai se aprofundar. Pois a face do escândalo foi exposta aos olhos e à consciência de todos. A Operação Lava-Jato sai ainda mais fortalecida do episódio, da mesma forma que o desempenho da Procuradoria-Geral da República ao formular as suas denúncias.

Essas denúncias estão mantidas e confirmadas pelos próprios delatores. Vamos aguardar se os acusados responderão.

Não é provável.

9 thoughts on “Algum acusado pedirá direito de resposta aos vídeos exibidos nas emissoras de TV?

  1. Bom dia,
    também gostaria de ouvir declarações contundentes do arrolados nas delações.
    Uma coisa é fato: toda tragédia possui lado positivo. Que o povo aprenda a votar e que nas próximas eleições façamos uma limpa no legislativo. Chega de voto de cabresto e barganha eleitoral. Que o povo aprenda o valor real de eleger um representante! Nada de vender o voto!
    E, sobretudo:
    Gratidão ao MPF, PF e Moro!
    “Vida longa à Lava Jato”!

    • Dona Silvia, esse sistema eleitoral e político está completamente falido., está mais podre do que tem no fundo daquele Esgotão do Cova$ entre as duas Marginais.
      Conheço pessoas que ainda votam no Paulo Babaluf e os defende com unhas e dentes…..
      Creio eu que não temos mais jeito….
      A única saída é a Porta do Aeroporto de Guarulhos e “se piquemmm,” como diria o saudoso Galeão Cumbica…

      https://www.youtube.com/watch?v=8×9-_4Av4T8

  2. Minha prezada Sílvia,

    Por favor, não podemos mais acreditar neste sistema eleitoral brasileiro!

    De nada vai adiantar “limpar” o Congresso com gente nova porque isto não vai acontecer, e tu sabes disso.

    A lista fechada, proposta pelo Legislativo, impede que esta faxina tão necessária aconteça.

    Depois, os “novos” obedecerão à risca os mais experientes na corrupção e desonestidade porque precisarão defender os seus partidários, manter as quadrilhas operando, e não terão como mudar o esquema instituído há anos de roubos permanentes!

    O povo, imbecilizado e idiotizado, votará em Lula e em muitos petistas, peemedebistas, tucanos, pepistas, comunistas, todos, indistintamente, ladrões!

    Solução?

    Aquela:
    Fechar o Legislativo e haver intervenção no Planalto!

    Um abraço.
    Saúde e paz.

    • Caro Bendl,
      respeito sua opinião, entretanto, não creio que qualquer regime repressor,
      coercitivo, totalitário(ou opressor)venha resolver o problema das injustiças e da falta de ética no país.
      Tenho muito medo do regime militar e não porque tenha do que temer, mas porque sei que em regimes totalitários, morrem inocentes e culpados, “subversivos” e submissos. Pela história da civilização temos os dados para saber o que foram regimes regidos pelo terror (seja de direita ou esquerda)
      Não…, se é para sonhar com um país melhor e mais justo, que seja pela democracia, mesmo que isso venha quando eu não estiver mais viva. Jamais poderia concordar com qualquer tipo de uso da força física, por mais que seja criticada como sendo “politicamente correta”.
      Grande abraço. Saúde e paz!

  3. Sillvia, não acredito que o brasileiro aprenda a votar depois do que estamos vivendo e vendo. Um povo que vota no mais esperto, no mais popular, como jogadores e cantores (e ainda justificam “estamos numa democracia” então vamos votar “pior não pode ficar”Os politicos de hoje só perderão para Xuxa, Roberto Carlos, Ronaldo (que apelidaramde O Fenômeno), um vencedor do BBB. Um povo que não valoriza um sábio, que não conhece escritores e poetas.
    Mara Maravilha vai se candidatar a não sei o que. Podem escrever: já ganhou. Quem não a conhece? É famosa! Myriam Rios é vereadora no Rio! Atriz e foi mulher de Roberto Carlos. Nem precisa de $$$ para fazer campanha. Clodovil dizia que gastou 5 reais, apenas.
    Qualquer concurso que você fizer há uma exigência de nivel de instrução para o cargo pleiteado. Seja pedreito, engenheiro, bibliotecário, copeiro. Mas para político, é bastante está vivo e ser vivaldino.
    Os canais de TV deveriam dedicar um bloco de seus programas para ensinar o povo a votar.

    • Carmem, concordo com boa parte do que diz, apenas acrescento: um país só cresce culturalmente e economicamente se investir na educação.
      O investimento na educação evita a violência, a corrupção, a miséria humana, a ignorância em todos os sentidos.
      A educação verdadeira possibilita uma estética humanista para além da realidade caótica.
      Sei muito bem que estamos longe disso; mas não posso desistir de acreditar. Sonho e tento fazer minha parte. Talvez eu nunca venha a presenciar essa sociedade, mas quero colocar ao meno um tijolinho nessa base para as gerações futuras.
      Grande beijo!

  4. Silvia, a educação no Brasil precisa ser repensada.Tivemos grandes educadores como Darcy Ribeiro, Rubem Alves, Anisio Teixeira,mas aos politicos interessada um povo ignorante. Agora deve mudar, acredito.
    Também o voto deveria ser um dever e não uma obrigação. Abs

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *