Algumas razões para não ir a Curitiba no dia do depoimento de Lula a Moro

Ilustração que circula em blogs e sites radicais

Mauro Santayanna

A oposição pode estar se equivocando com a ideia das pessoas irem para Curitiba no dia 3 de maio para se solidarizar com Lula. Em primeiro lugar porque, quando começou-se a falar nas redes sociais e nos comentários dos portais de notícias, de partir para a capital paranaense para  impedir, “na marra”, a prisão do ex-presidente, caso ela viesse a ser decretada no dia do depoimento, pelo estilo das intervenções e a própria hipótese, descabida, era  evidente que essas mensagens estavam vindo do campo adversário para montar uma esparrela, uma arapuca – como se vê no “meme” acima  – na qual  qualquer pessoa de bom senso dificilmente acreditaria que se viesse a cair com a facilidade e rapidez com que isso ocorreu.

Se a ideia é demonstrar apoio, por que razão não fazer exatamente o contrário do que os  adversários estão esperando, e em vez de se manifestar em Curitiba, estabelecer vigílias simbólicas,  em todas as capitais do país, durante a tomada do depoimento, com exceção, exatamente, da  capital paranaense?

Em segundo lugar, porque um depoimento não pode se transformar em um cavalo de batalha.

CARECA DE SABER – Que os calvos nos desculpem a expressão, mas todo mundo está careca de saber que quem está se dando bem com a politização da justiça, com a decisiva ajuda da parte mais venal e hipócrita da mídia – é a direita.

Se Lula for abertamente hostilizado, ou alguma coisa injusta acontecer com ele, em Curitiba, o fato de ele estar enfrentando, sozinho, a situação, representará um tiro pela culatra para aqueles que querem enfraquecê-lo, fortalecendo, institucionalmente o seu papel, e ressaltando a injustiça e o arbítrio contra ele, não apenas junto à opinião pública nacional, mas aos olhos do mundo.

Em terceiro lugar, porque vai se dar ao Sr. Sérgio Moro mais importância ainda do que ele já pensa que tem, o que o discreto – e modesto – magistrado, ao ver as pessoas se digladiando, na rua, em sua defesa – poderá acabar achando uma maravilha.

LULA NAS PESQUISAS – Em quarto lugar, porque os fascistas estão desesperados com a consolidação de Lula nas pesquisas, apesar do massacre midiático cotidiano, e precisam de um fato novo, chocante e contundente, aos olhos da maioria da população, para tentar mudar esse quadro.

Quando tem gente que está louca para produzir um confronto, pode até se armar um atentado, para acusar o adversário de estar por trás dele.

Ou, no mínimo, existe o risco de que se tente infiltrar sabotadores e vândalos no lado pró Lula, para atacar, vestidos de vermelho – quando é que esse pessoal vai entender que o uso do verde e amarelo não é prerrogativa oficial da direita?- as forças de segurança presentes e desaparecer logo depois na multidão, justificando todo o tipo de violência que venha a ocorrer em seguida.

NA VENEZUELA – Essa é a tática que foi usada pra engrossar as estúpidas manifestações de 2013 e 2014, no Brasil, que está sendo usada na Venezuela, e que foi adotada na Ucrânia e na maioria dos países árabes, no início da tal “primavera” que os mergulhou no inferno de destruição, miséria e guerra em que se encontram agora.

Ou alguém duvida que, em caso de confronto, com a mentalidade predominante atualmente na polícia, na justiça, no ministério público, as vítimas vão ficar todas de um lado e as simpatias – e as armas – todas do outro?

CONDECORAÇÕES – A recente condecoração, no Dia do Exército, com a máxima condecoração da Força Terrestre, de um jornalista que se deu ao trabalho de escrever um livro diminuindo o papel da FEB na Itália – publicamente criticado, quando de seu lançamento, pelo Comandante do Segundo Exército, General Sebastião Ramos de Castro – e de um magistrado que, com a sua atuação, está colocando em risco projetos estratégicos de material de defesa que levaram décadas para voltar a ser executados em nosso país, são significativos dos estranhos tempos que estamos vivendo.

Se, no lugar de aceitar provocação – a começar a do próprio juiz que pretende obrigar Lula a assistir ao depoimento de todas as suas dezenas de testemunhas de defesa – e ir para as ruas em Curitiba, as pessoas que estão se preparando para viajar para lá tivessem defendido a governabilidade e a democracia nas redes sociais, desde o início desse processo nefasto, em 2013,  com o mesmo denodo e empenho,  o  fascismo jurídico-midiático não teria chegado ao ponto que chegou, a – suposta – luta contra a corrupção não teria se transformado em um amplo movimento pela antipolítica, Dilma não teria caído e Lula não estaria depondo nas condições em que irá depor no início do mês que vem em Curitiba.

NA INTERNET – A guerra pela Democracia, a Constituição e o Estado de Direito, para males do debate livre e benefício do pensamento único imperante, foi perdida na internet, que continua praticamente vazia de comentários, nos espaços ditos “neutros”, de gente que está incomodada com o que está ocorrendo com o país.

E ela – infelizmente para aqueles que desprezam a persistência e o planejamento – só poderá ser vencida se for travada no mesmo espaço, com garra, paciência, serenidade, informação e coragem. Isso, se as pessoas entenderem que é preciso se mobilizar – inteligentemente – tanto do ponto de vista dialético como do jurídico – como mostrou a indenização que Chico Buarque recebeu recentemente por ter sido caluniado.

E não esquecerem que é preciso correr contra o tempo para se evitar a ascensão de um governo radical e fascista no Brasil, já que resta menos de um ano para se tentar vencer a batalha da opinião pública, na defesa da democracia, da liberdade, do voto, da República e das instituições, até que seja dada, oficialmente, em meados de 2018, a decisiva largada da campanha para as próximas eleições presidenciais.

###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOGMauro Santayanna é respeitadíssimo pelo PT. Vamos torcer para que o partido desista dessa manifestação e Lula possa depor com tranquilidade, até porque há informações de que o juiz Moro não pretende decretar a prisão do ex-presidente no dia 3. (C.N.)

23 thoughts on “Algumas razões para não ir a Curitiba no dia do depoimento de Lula a Moro

  1. O Sr. Santaynna não mora no Brasil,de longe ele vê uma situação distorcida de nossa realidade.Ele gostaria que a vida dos brasileiros fosse de plena felicidade como os venezuelanos que vivem numa constante bonança criada por seu ídolo Hugo Chaves.

  2. A impressão e que o $istema político podre, acuado e em estado de desespero, buscando a própria salvação ou visando ganhar um pouco mais de sobrevida, passou a usar o Lula como se fosse o próprio fiofó do bêbado, aquele que não tem dono, e que, depois de usado no poder à exaustão, pelo capital velhaco, a exemplo do que o dito cujo fez tb com os seus antecessores, inclusive a própria e famigerada ditadura militar, armada até os dentes, que, depois de usada à exaustão, fora descartada tb no lixão da história do Brasil, à moda laranjona baiana que só tem utilidade enquanto está sendo degustada. É como diz a sabedoria milenar, popular, ” antes que o mal cresça, ainda mais, corta-se a cabeça “. O partidarismo-eleitoral e o golpismo-ditatorial, e seus tentáculo$, velhaco$, e a guerra tribal primitiva, permanente e insana dos me$mo$, já foram longe demais, são as duas vias que já provocaram desgraças demais no Brasil e no mundo, ora pela situação, ora pela oposição, pela direita, pelo centro, ou pela esquerda, à moda ditadura explícita ou fantasiada de democracia, porém sempre fiéis mesmo à plutocracia, com jeitão de cleptocracia e ares fétidos de bandidocracia, sempre subordinada ao capital velhaco e ao establishment bandido, sob a farsa e a mentira repetida à exaustão, à moda nazifascistas, de que são os legítimos representantes da população. Todavia, o achaque dos me$mo$ já foi muito além da cara de pau, do cinismo, da hipocrisia e do mau-caratismo, e, há algum muito tempo, passou a operar nas raias da demência, da loucura por poder, dinheiro, vantagens e privilégios, sem limite$. E, como é impossível enganar todos a vida toda, a casa caiu. Basta. Chega dos me$mo$. Fora todo$. Democracia Direta Já. É no banco comum da meritocracia eleitoral, sob a égide da Democracia Direta, aberto à participação de todos, que cada um terá de provar que tem condições de ser autoridade eletiva, para cumprir mandatos de no máximo 5 anos, sendo dois deles de estágio probatório, sem direito à reeleição, com eleições gerais, distritais e parlamentarismo, sob a mais rigorosa vigilância do conjunto da sociedade (ONGs, Sindicatos, Partidos, Igrejas, Instituições …), e sob todas as medidas e penas, adicionais, sugeridas pela força-tarefa da lava jato, que não sejam incompatíveis com o Estado Democrático de Direito, como propõe a RPL-PNBC-DD-ME, porque evoluir é preciso. http://www.brasil247.com/pt/247/poder/291625/Odebrecht-entrega-provas-da-megapropina-de-Temer.htm

  3. NÃO BRIGUEM!!!!!
    NÃO BRIGUEM!!!!
    Prometo que a gente joga, lá do alto, a cabeça cortada do Lula pra vocês, seus petelhos.

    Seus petelhos…..

    • Aranha eu disse isso porque o Sr.Santayanna é petista de carteirinha,tenho ciência plena dá atual situação na Venezuela,caos total.

  4. O artigo poderia ter um outro título: “Conversa de bêbado”. Sim, pois seria a conversa de quem está sempre bêbado, no caso o Lulla e do Satayanna que parece não estar em um bom momento.

  5. O povo é o culpado pela situação na Venezuela. Quem manda não reconhecer um governo legítimo que proporciona a todo cidadão uma vida plena de bonança. A ingratidão não lhes permite ver a economia saudável, o comércio abastecido e o futuro promissor que se acerca. A Venezuela, assim como Cuba, é um exemplo de sucesso para de primeiro mundo. Só a visão privilegiada do Sr. Santayanna enxerga isso.

  6. O medo da verdade,o oportunismo e a malandragem transformam os radicais em moderados.Até os muito inteligentes…

  7. Não sei porque se gasta tanto para explorar a lua, se há pessoas que vivem no mundo da lua há muito tempo. Viva a Venezuela, cujo governo respeita a liberdade de expressão e de pensamento, que é paradigma de excelência na produção agrícola, nos serviços públicos, na segurança, tendo se transformado no paraíso terrestre, ao lado de outros oásis da felicidade plena, como Cuba e Coreia do Norte.

  8. Pelo jeito logo teremos mais um abandonando o mais honesto. Dizem as boas línguas que a cúpula está pensando seriamente na possibilidade. Será?

  9. Por isso, não se deve rir de criança que acredita em Papai Noel, porque tem adulto, que acredita que o Lula é honesto e o PT é da esquerda..

  10. O interessante é que o PMDB servia aos propósitos do PT, era parceiro e democrático.
    Agora que o PT ficou sem o poder e quem assumiu foi o PMDB, este virou um partido nazi-fascista e golpista.
    Não adianta, o PT só enxerga suas conveniências e tentar rebater suas sandices é algo inútil.

  11. Eu moro no Brasil e subscrevo as advertências de Mauro Santayanna, como aliás as repercuti em meu face: http://www.facebook.com/valmor.stedile

    A separação que tenho feito encontra amparo aí: As cúpulas que controlam o PT (apegadas ao poder) devem ser analisadas à parte da legenda petista em sentido mais amplo (base social). Outro detalhe que chamo atenção, quando Rui Pimenta fala de um encontro da Frente Brasil Popular (movimento que vem desde os anos 1980 se contrapondo ao PDT de Leonel Brizola), num debate sobre o que fazer, se chega à questão das Diretas Já e ele recorda que Lula mesmo ameaçado de prisão foi bem recebido na posse da ministra Cármen Lúcia na Presidência do STF. Assim não vai mesmo, aquele era momento de centrar todas as forças sobre o Supremo exigindo a anulação do ‘golpeachment’ ainda pendente de julgamento. Eu sinto que boa parte da esquerda não faça autocrítica das décadas perdidas, entre 1982 e 2002, em que abriu mão do enfrentamento para escalar o poder desembocando na edição de governos neoliberais e adoção de políticas compensatórias, consentidas pelo sistema financeiro para no fundo amenizar problemas que de alguma forma ajudou a aprofundar travando avanços em 20 anos de fala mansa com a direita, que ganhou corpo e avançou pra fazer o que está fazendo. http://www.youtube.com/watch?v=ipkPVroSO18&feature=share

  12. Passei em voo raso pelo texto do seu Santayanna, mas mesmo assim senti o cheiro putrefato do petismo encrustado em cada palavra.
    Amanhã é domingo, seu Santayanna, dê um passeio no parque, olhe para o céu, curta a gente que passa, e se conscientize que tudo que o senhor vê e sente é incomensurável e maravilhoso. Veja a vida sem antolhos ideológicos, volte suas forças e intelectualidade para a causa maior – o povo. Lula é um pobre ignorante.

  13. É revoltante ler um artigo que afirma que todos que não são petistas, são fascistas. Metade dos brasileiros então são fascistas?O site brasil247.com que é petista e tem manchetes 24 horas a favor do PT e contra Temer afirma textualmente que apesar de ter tido um recuo na rejeição, Lula ainda é rejeitado por 51% dos eleitores em pesquisa recente – repito, um site que apoia o PT incondicionalmente. A Venezuela de hoje, citada neste artigo, é um caos econômico sem futuro, tem um governo ditatorial e ainda está exportando gente para o Brasil. O Estado de Roraima está cheio de venezuelanos fugindo da crise e até as escolas públicas tem de se adaptar ao espanhol. O PT tinha um projeto de eternizar-se no poder, inclusive com o controle total da mídia impondo censura – lembram-se disso? Isso sim é que é Fascismo. Senhores Editorialistas, pensem nos artigos que postam aqui. Vejam o caos e a revolta nos comentários, a maioria esmagadora condenando este artigo. Este não é um site partidário, sempre digo e repito isso aqui. Somos leitores críticos, esse artigo não cabe aqui.

  14. Excelente matéria do Mauro Santander.
    Dá para perceber cristalinamente o perfil acéfalo do petismo e do lulopetismo nas suas palavras. Cheio de digressões. Bem típico dos membros dessa seita.

  15. Esse sujeito é a mais pura expressão da extrema-direita, essa que, travestida de esquerda, farta-se com o dinheiro roubado do povo pelas zelites.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *