Alta fantasia! Livros de George Martin, que inspiraram a série “Guerra dos Tronos”, são imperdíveis

George R. R. Martin: conheça 6 obras escritas pelo pai da saga As Crônicas de Gelo e Fogo - DeUmZoom

George Martin promete mais dois livros para completar a série

Júlia de Aquino
Instagram literário @juentreestantes

Na última década, o nome “George Martin” se tornou mais forte e conhecido, tanto no país como em todo o mundo. E muito desse sucesso tem origem na série da HBO, Guerra dos Tronos, lançada em 2011.

E apesar de muitos saberem que ele é um autor consagrado, ainda há pessoas que não sabem que a série nasceu de uma coleção de livros cujo nome NÃO É “Guerra dos Tronos”. A obra de Martin que originou a produção da HBO foram os livros das “Crônicas de Gelo e Fogo”, até o momento com cinco títulos.

O nome “Guerra dos Tronos” é o título do livro 1 da série, cuja publicação foi em 1996. Inicialmente, seria uma trilogia, mas o autor decidiu fazer cinco livros. Porém, há alguns anos todos ficamos sabendo que serão sete livros e os dois últimos ainda não têm previsão para serem lançados.

AS CRÔNICAS DE GELO E FOGO – George Martin começou a desenvolver a série de alta fantasia em 1991, e apesar de parecer uma trama “confusa” e complexa, as premissas são bem claras.

De forma resumida, três situações principais norteiam toda a série e fatos:

  • Uma guerra civil entre várias famílias dinásticas poderosas pelo controle dos Sete Reinos de Westeros e do Trono de Ferro;
  • A ameaça crescente das criaturas sobrenaturais conhecidas como os Outros, que habitam além da Muralha de gelo que fica ao Norte.
  • A ambição de Daenerys Targaryen, a filha exilada de um rei louco deposto 15 anos antes em outra guerra civil, prestes a voltar e reivindicar seu trono por direito.

PERSONAGENS – É unanimidade global que os personagens são perfeitamente construídos, um dos principais elementos que fizeram a fama da série. Desde o início, nos envolvemos com todos eles, sejam bons, maus, divertidos ou com postura séria.

Até mesmo o conceito de maldade e bondade é colocado em xeque. De maneira geral, cada um deles é tão complexo que fica impossível rotulá-los com apenas uma definição. Todos são seres humanos, com falhas, acertos, senso estratégico e ganância (o que muda em cada um é “nível” dessas e de outras tantas características).

A parte “triste” da série, que deixam os fãs inconsoláveis, é o fato de que não é recomendado que nos apeguemos a nenhum personagem, pois o autor não se importa muito com isso. George Martin não hesita em matar alguém, seja figura querida ou odiada. Ler “As crônicas de gelo e fogo” é vivenciar a frase “qualquer um pode morrer a qualquer momento”

ORDEM DOS LIVROS – Como citado acima, até hoje cinco livros foram publicados. O sexto livro é esperado há dez anos (!!!) pelos fãs, mas de acordo com Martin ele saíra em 2021, uma vez que o isolamento permitiu que ele se dedicasse mais a essa continuação.

Até 2019, a editora responsável pelas publicações era a LeYa, mas desde então a Suma tem os direitos da série no Brasil. E a ordem dos livros é:

LIVRO 1: A Guerra dos Tronos;
LIVRO 2: A fúria dos reis.
LIVRO 3: A tormenta de espadas;
LIVRO 4: O festim dos corvos;
LIVRO 5: A dança dos dragões;
LIVRO 6: Os Ventos do Inverno (previsto para 2021, mas sem confirmação);
LIVRO 7: Um Sonho de Primavera (sem previsão).

SÉRIE DA HBO – A atração, chamada “Game of Thrones” em inglês estreou originalmente em abril de 2011 e terminou na oitava temporada, em 2019.

Para a primeira, o orçamento estimado foi entre cinquenta e sessenta milhões de dólares, apenas para dez episódios. Hoje, acredita-se que seja a série mais cara da história.

O autor foi um dos roteiristas no início, mas a partir da quarta temporada saiu do time da produção. As últimas temporadas são muito criticadas por desviarem da trama original e apresentarem acontecimentos inconcebíveis nas histórias dos livros.

LEITURA INDICADA – Pessoalmente, tinha muito “pré-conceito literário” com essa série, e comecei a ler apenas “para falar mal”. No entanto, desde o primeiro livro me apaixonei, e atualmente sou mais uma fã à espera da tão sonhada continuação. Leitura que recomendo muito!

E a dica que eu dou é: não temam o tamanho dos livros ou a escrita prolixa de George Martin. É uma obra genial, atemporal, que merece ser lida por todos (mulheres, homens, jovens, idosos e até papagaios e baratas)!

13 thoughts on “Alta fantasia! Livros de George Martin, que inspiraram a série “Guerra dos Tronos”, são imperdíveis

  1. E por Mencionar GUERRA dos TRONOS, vejam se esta notícia e verdadeira, ou se trata de mais uma manobra suja?

    -Georgia y Nevada por “evidencias de fraude”
    Joe Biden deja de ser presidente electo después de que los jueces de los estados claves ordenaran el bloqueo de los resultados electorales.

    https://www.libertaddigital.com/internacional/estados-unidos/2020-11-26/victoria-legal-trump-elecciones-ee-uu-votos-certificados-anulacion-6684701/amp.html

  2. Graças a Deus
    Parabéns Julia de Aquino.
    Algo de novo na TI.
    Estava virando filial do Grupo Globo.
    Para vocês tomarem conhecimento hoje de manhã de 18 matérias 11 eram da #globolixo como sempre descendo o pau no Presidente Bolsonaro.

      • Oi Júlia, eu gosto muito da obra do Tolkien, mas é uma coisa bem mais complexa do que a do George Martin. Além da parte de aventura que vai do “Hobbit” (a introdução) ao fim da trilogia, tem um livro excelente que se chama “O Silmarillion”, ou “O livro dos contos perdidos” que desvenda um pouco do seu universo. Mas é uma dessas obras que desafia a tradução. Filólogo e linguista do mais alto nível acadêmico, Tolkien criou até as línguas das etnias dos personagens da saga dos Hobbits. É importante também conhecer a biografias dele para compreender.
        Eu classificaria o George Martin basicamente como um autor de best sellers (claro que maravilhosamente competente e anos-luz acima da média da espécie) e o Tolkien como um grande autor daqueles de quem cada leitura revela mais um pouco do seu universo. Os filmes do Senhor dos Anéis apenas arranham a superfície dos livros.
        Um abraço do Mano

    • Marcos, e Júlia – Não, não é parecido com “O Senhor dos Anéis”. Tolkien e G.G. Martin são muito diferentes tanto no estilo de escrever quanto na inspiração e background cultural de cada um. O “Senhor dos Anéis”, a par de história de aventura, é ao meu ver uma obra com um substrato poético calcado em antigas tradições folclóricas e um profundo estudo por parte do Tolkien. Já “Crônicas de Gelo e Fogo” é uma pura construção de aventura. Dito isto, li os livros do Gelo e Fogo primeiro e assisti aos filmes depois, e gostei mais dos livros do que dos filmes, embora a série seja muitíssimo bem feita e prenda a nossa atenção do princípio ao fim.

  3. Li os cinco livros e assisti à série que foi muito fiel a eles, com exceção da a última temporada, já que não havia um novo livro e talvez por isso ela ficou abaixo das temporadas anteriores.

    Gostei muito das historias que misturam ficção com coisas reais (guerras, traições pelo poder, preconceitos). O personagem que mais gostei foi o vivido por Peter Linkdage, o anão/duende, imperdível.

  4. Julia, que maravilha ler sobre Game of Thrones, que assisti e amei. Fiz o caminho inverso, primeiro vi a série e agora quero ler os livros. Sou fã de séries e essa me conquistou completamente. Vickings também é excelente, porém comete o mesmo erro (não sei se isso pode ser chamado erro) que GOT, as temporadas finais (ainda aguardando os últimos episódios) não têm a mesma capacidade de envolvimento que os anteriores, da primeira até a quarta temporada. Enfim, ainda sobre GOT, uma pena que a série encerrou de forma melancólica, com a morte de Daenerys, personagem incrível, assim como Jon Snow e outros tantos.

    • oi, Rosela!!! Realmente falam muito mal da série, mas é o que citei acima… ela só é fiel ao livro até a terceira ou quarta temporadas (eu nao assiti).
      Mas vale MUITO a pena ler os livros! Tenho certeza de que vai gostar!!!!!! Eu virei fã!

      Tenho falado sobre eles às vezes la no Instagram (@juentreestantes), se quiser me dar um oi por lá rsrsrs

      Bom final de semana!
      J

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *