Ameaça de Dirceu a Lula, se concretizada, explodirá o PT

Desta vez, Dirceu não cairá sozinho

Pedro do Coutto

O título constitui, creio, uma síntese em cores e consequências fortes, que se pode extrair da excelente reportagem de Daniel Pereira, publicada na edição da Revista Veja que está nas bancas, a respeito do episódio do mensalão e a ponte entre aquele escândalo de ontem e o assalto gigantesco de hoje praticado contra a Petrobrás. A matéria abrange o papel representado por Marcos Valério, o grande condenado de 2005, uma entrevista com declarações entre aspas de José Dirceu, além de afirmações do senador Delcídio Amaral, que presidiu a CPI dos Correios, onde tudo começou, do deputado Osmar Serraglio, relator, e do alte. Roberto Carvalho, ministro da Marinha de 2003 a 2007, primeiro governo Lula.

Todas as versões publicadas convergem para uma questão básica; o presidente Luis Inácio tinha conhecimento do esquema articulado por José Dirceu e operado por Marcos Valério, ambos condenados, aliás, pelo STF. Especialmente Valério, punido a mais de 40 anos em regime de prisão fechada. Deve estar vivendo tempos de desespero.

Outro preso solitário no peso da pena imposta, hoje sem amigos solidários, extremamente preocupado, na véspera de um descontrole emocional, é o ex-ministro José Dirceu, como revela Daniel Pereira.

Temendo ser novamente preso por sua suposta participação no esquema de roubo a Petrobrás, ele agora emite sinais de que pode contar o que sabe sobre os dois esquemas de corrupção, mensalão e petróleo, usados pelo governo – acrescenta a reportagem – para comprar o apoio de partidos aliados. Dirceu, assim, pode-se deduzir, focaliza a passagem do falso sistema político de um governo para outro, já que o de Dilma Rousseff começou em 2011. Amigos de Dirceu garantem que, se cumprir a promessa, diz Daniel Pereira (ameaça, digo eu), José Dirceu vai expor o antigo chefe.

MUDANÇA PARA PORTUGAL

O ex-primeiro ministro de Lula, o capitão do time, comunica que, se não for preso de novo, tem planos de se mudar para Portugal com a esposa e sua filha mais nova. A reportagem possui grande importância política e deve ser lida, na íntegra, por todos. Pois afirmações convergentes surgem em seus capítulos.

O reflexo mais importante, claro, no caso da ameaça vir a ser cumprida, será a fatal explosão definitiva do PT, produzindo uma avalanche contra o governo, abalando ainda mais sua estabilidade. Dilma Rousseff ficará sozinha no campo da luta partidária. Isso porque, pelo menos, o Partido dos Trabalhadores terá sua divisão interna mais exposta à opinião pública.

CENÁRIO IMPREVISÍVEL

Mais exposta porque, atingido, Lula partirá para o início de sua campanha as eleições presidenciais de 2018, buscando suceder no Palácio do Planalto a antecessora que elegeu por duas vezes. Curioso tal panorama. Mas quem poderia prever tal desfecho? Ninguém. Aliás, em matéria de política, pessoa alguma pode prever qualquer coisa. Quem poderia prever o suicídio de Vargas, renúncia de Jânio, cassação de Lacerda pelo movimento de 64 do qual foi o principal líder, a morte de Tancredo Neves que levou José Sarney à presidência da República? Para não estender demais a lista de exemplos, quem poderia pensar que a cassação de José Dirceu representaria o surgimento da candidatura de Dilma Rousseff em 2010?

Os fatos, portanto, são imprevistos, as consequências nem tanto. Dependem da concretização dos compromissos e promessas. No caso de Dirceu, agora, da ameaça com a qual ele acena, registrada por Daniel Pereira nas páginas imperdíveis da Veja desta semana.

15 thoughts on “Ameaça de Dirceu a Lula, se concretizada, explodirá o PT

  1. Fico assombrado com o jornalismo investigativo do Brasil: Valério, não aparece ninguém para escutar o que Don Valério tem a dizer? E os banqueiros, dona Katia Rabelo e diretoria, mofando no cárcere (os outros estão soltos!), não tem qualquer queixa? E os familiares, não aparecer um repórter por baixo dos panos para colher nada? Esse Valério ainda “veve” ou, Santo André nos defenda e guarde, já seria desta para melhor, de tão calado? (Sem esquecer a secretária de Don Valério, apenas secretária, sem qualquer poder de decisão, doze anos de cana-fechada; Genoino, solto!).

  2. O Marcos Valério e Kátia tem culpa é claro.
    Mas, não são no meu entender, os maiores. E Marcos levou a maior penalidade.
    Mas foram mais usados do que tudo.
    E Dirceu? E Genoino ?
    E LULA ?

  3. É preciso ser um idiota consumado para acreditar que lula nada sabia de todas essas lambanças acontecidas no seu governo. Imaginem uma figura tipo Zé contando o que sabe. A resposta, acredito eu, seria a de sempre; é um cara magoado, condenado, etc., cuja palavra não merece credibilidade. …e la nave vá.

  4. a foto diz muito, quase tudo.
    A face destruída, o olhar raivoso: Antes, homem mais forte e poderoso do clã. Hoje, ex-presidiário. Aliás, duas vezes preso: na ditadura que combateu e na democracia que ajudou a “consolidar”. Está perto de dar com a língua nos dentes!
    Quanto ao marquinhos Valério, tão esperto com o roubar e tão burro com se proteger. Se não morrer antes, ou se matar, sairá da cadeira acabado, em todos os sentidos.
    O tempo de falar já passou. Agora é o tempo de pagar, por si e seus sócios.
    Se o Zé Dirceu ainda tiver alguma esperteza, falará e rapidamente.

  5. Agora é a casa do Pimentel que está caindo. PT um partido em ruínas…

    “Empresários que doaram dinheiro para partidos políticos durante as eleições de 2014 são os principais alvos da operação “Acrônimo”, deflagrada nesta sexta-feira (19) pela Polícia Federal em três estados e no Distrito Federal.

    Os cerca de 400 policiais que participaram da operação nesta sexta foram apreender, por ordem da Justiça Federal, arquivos digitais, documentos e valores que ajudem os investigadores a descobrir como funcionava o suposto esquema de lavagem de dinheiro. A 10ª Vara Federal do DF expediu 90 mandados de busca e apreensão em Goiás, Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Distrito Federal, frutos de oito meses de investigação sigilosa.

    Entre os alvos da Acrônimo está o empresário Benedito Rodrigues de Oliveira Neto, o Bené, dono de uma gráfica e colaborador da vitoriosa campanha do governador de Minas Gerais, Fernando Pimentel, no ano passado.

  6. Pedro Couto é lógico que Lula sabia das articulações de Dirceu. O que pode ter acontecido é ele não ter entendido a gravidade que brotava da cabeça de Zé Dirceu, este sim o “capo de tuti capo”, o mafioso a cabeça venenosa o verdadeiramente bandido. Nunca tentando justificar o comportamento de Lula, apenas levando em consideração sua incapacidade, por falta de cultura superior de compreender que era crime o que se praticava. Depositou confiança em Dirceu, um poço de maldade e ambição, que logo estendeu os tentáculos a Petrobras. Em um país sério Dirceu estaria condenado a prisão perpetua ou à morte. Mensalão e Petrolão são irmãos siameses.

  7. Deve escrever e deixar videos. Arquivo da vez tal como o prefeito Celso Daniel. Quando o país vai se livrar desses vícios da corrupção para que o dinheiro, que é de todos, se aplique nos hospitais e no ensino e nos outros serviços? Essa turma leva o dinheiro para esconder na ilha organizada dos piratas, a Suíça, com seu sistema de captação de dinheiro roubado das populações e colocado em contas que só o diretor sabe seus nomes, guardados em um arquivo fechado a 77 chaves.
    A Suíça com seu sistema de captação de dinheiro roubado das populações é a principal incentivadora da corrupção no mundo.

  8. A Suíça como captadora de dinheiro roubado das populações, aflitas pela falta de dinheiro para aplicar nos serviços públicos, faz parte da quadrilha. O receptador faz parte da quadrilha.

  9. Haja panela importada para tanta ressonância. Até parece que o Brasil foi descoberto em 2002 e os portugueses entronaram o PT no poder. Esquecem ou fazem de conta não lembrar que antes do PT, por 500 anos, foram os mesmos que governaram o pais. E o Brasil era o que era. E agora arrotam ética e cagam honestidade, se limpando com o sabugo da eficiência, cozinhando o caldo ralo em panela de bacana. Até parece que antes de 2002 não existia inflação. Para registrar, apenas em 1993, a inflação bateu a casa dos 2.400% e no acumulado de 1984 até 1994, totalizou mais de 9.000%. Antes, a educação era uma beleza. A saúde, uma maravilha.O transporte, uma eficiência de dar inveja ao Japão. O saneamento: todos os lares com esgoto. As ruas e estradas sem um buraco sequer. A educação: ninguém analfabeto. O salário míimo valia mais do que 500 dólares e as privatizações, um roubo só. E por ai vai.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *