Amigo de fé, irmão e camarada, Lewandowski autoriza Lula a dar entrevistas

Resultado de imagem para lewandowski charges

Charge do Sponholz (sponholz.arq.br)

Reynaldo Turollo Jr.
Folha

O ministro Ricardo Lewandowski, do STF (Supremo Tribunal Federal), autorizou a colunista Mônica Bergamo, da Folha, e Florestan Fernandes Filho, da Rede Minas e El País, a entrevistar o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva na prisão.  Lula está preso em Curitiba desde 7 de abril, após ser condenado em segundo grau na Lava Jato por corrupção passiva e lavagem de dinheiro.

O despacho é desta sexta-feira ( dia 28) em uma reclamação feita pelo jornal. O argumento foi de que, a negar autorização para as entrevistas, a 12ª Vara Federal em Curitiba impôs censura à atividade jornalística e mitigou a liberdade de expressão, em afronta a decisão anterior do Supremo.

CONCLUSÃO – “Não há como se chegar a outra conclusão, senão a de que a decisão reclamada [da Justiça em Curitiba], ao censurar a imprensa e negar ao preso o direito de contato com o mundo exterior, sob o fundamento de que ‘não há previsão constitucional ou legal que embase direito do preso à concessão de entrevistas ou similares’, viola frontalmente o que foi decidido na ADPF 130/DF”, escreveu o ministro.

 No julgamento da citada ADPF (arguição de descumprimento de preceito fundamental), o Supremo garantiu “a ‘plena’ liberdade de imprensa como categoria jurídica proibitiva de qualquer tipo de censura prévia”.

AUTODEFESA -“O STF, em inúmeros precedentes, mesmo antes do julgamento da ADPF 130, já garantiu o direito de pessoas custodiadas pelo Estado, nacionais e estrangeiros, de concederem entrevistas a veículos de imprensa, sendo considerado tal ato como uma das formas do exercício da autodefesa”, afirmou Lewandowski.

“Ressalto, ainda, que não raro, diversos meios de comunicação entrevistam presos por todo o país, sem que isso acarrete problemas maiores ao sistema carcerário […] Portanto, permitir o acesso de determinada publicação e impedir o de outros veículos de imprensa configura nítida quebra no tratamento isonômico entre eles, de modo a merecer a devida correção de rumos por esta Suprema Corte”, concluiu.

O ministro determinou que a Justiça em Curitiba seja comunicada da decisão e que agende, em acordo com a Folha, a data da entrevista.

###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG
Amigo íntimo de Lula e da família da finada Marisa Letícia, Lewandowski deveria cumprir a lei, declarar-se suspeito e passar a decisão para outro ministro. Mas a verdade é que os ministros do Supremo “revogaram” informalmente as leis e regras que regulam a suspeição, mostrando que no Brasil a Justiça está mesmo esculhambada, apesar das exceções, que sempre existem, na graça de Deus. (C.N.)

31 thoughts on “Amigo de fé, irmão e camarada, Lewandowski autoriza Lula a dar entrevistas

  1. Lula é presidiário. E nesta condição recai sobre si, além da liberdade de ir e vir, as restrições impostas pelo sistema carcerário ao qual está submetido e sobre o qual somente o Juiz da Vara das Execuções
    Penais tem jurisdição.

    Entrevistar Lula nesta época pré-eleitoral também viola as regras eleitorais. Mesmo preso, Lula continua eleitor. Mas o teor e o conteúdo da entrevista será exclusivamente político, pró-PT, pró-Haddad e isso favorece a candidatura de seu substituto e a lei eleitoral não permite. Errou o ministro.

  2. Isso é o “MECANISMO” em ação.

    Em quem você confia mais (ou desconfia menos) para quebrar esse mecanismo?

    a) Haddad
    b) Ciro
    c) Chuchu, digo, Alckmin
    d) Bolsonaro
    e) Nenhuma das respostas, ou seja, Haddad.

  3. NÃO HÁ MOTIVOS PARA PRENDER LULA
    Prender Lula só porque lavou dinheiro ocultando duas propriedades?
    Só porque ganhou imóveis e reformas de empreiteiras às quais tinha favorecido?
    Só porque recebeu propina fingindo que fez palestras que nunca deu?
    Só porque fez o BNDES emprestar 8 bilhões para Odebrecht fazer obras sem concorrência em países bolivarianos?
    Só porque comandou uma organização criminosa que quebrou a Petrobrás?
    Só porque contratou sondas superfaturadas da Schahim para receber comissões e dinheiro sujo para a campanha?
    Só porque mandou acobertar o assassinato do prefeito Celso Daniel pagando com dinheiro da comissão das sondas?
    Só porque fez a Petrobras fornecer nafta à Braskem abaixo do valor de mercado por vários anos, causando prejuízo superior a 5 bilhões segundo o TCU?
    Só porque saqueou os palácios ao ir embora, levando não só presentes de Estado como até a prataria da casa?
    Só porque escolheu e elegeu uma presidente incompetente, despreparada, desequilibrada e burra, propositadamente, esperando com isso sucedê-la 4 anos depois?
    Só porque a elegeu tapeando o povo numa campanha criminosamente mentirosa, irrigada com dinheiro roubado da Petrobras?
    Só porque permitiu que sua quadrilha saqueasse os fundos de pensão de quase todas as Estatais, prejudicando as aposentadorias de centenas de milhares de petroleiros, carteiros, bancários?
    Só porque permitiu que a Bancoop lesasse milhares de bancários para favorecer a OAS e ganhar um triplex no Guarujá?
    Só porque deu aval político e dinheiro para que organizações criminosas como o MST invadissem e depredassem impunemente fazendas, centros de pesquisa e prédios públicos?
    Só porque sistematicamente comprou apoio político através do Mensalão e Petrolão?
    Só porque colocou um cupincha no Sesi Nacional, que transformou a instituição num cabide de empregos para os companheiros e parentes vagabundos?
    Só porque ajudou o enriquecimento ilícito de seus filhos em troca do favorecimento de empresas de telefonia e outras?
    Só porque vendeu medidas provisórias isentando montadoras de impostos em troca de comissões?
    Só porque inchou o governo e as estatais com centenas de milhares de funcionários supérfluos, quebrando o Estado e provocando déficit público Record?
    Só porque loteou mais de 30 mil cargos de confiança com seus apaniguados, dando o comando das estatais e autarquias para petistas incompetentes que mal sabem administrar suas vidas?
    Só porque elegeu outro poste como prefeito da maior cidade do país, também com dinheiro roubado das estatais?
    Só porque comprou milhões de votos com programas de esmola como o Bolsa Família?
    Só porque criou o Bolsa Pescador, e deixou 3 milhões de falsos pescadores se inscreverem para receber a sua esmola compradora de votos?
    Só porque aumentou nossa carga tributária de 33 para 40% do PIB?
    Só porque aumentou nossa dívida pública para quase três trilhões de reais, tornando-a impagável?
    Só porque favoreceu o sistema financeiro com taxas exorbitantes de juros, transferindo renda dos pobres para os ricos?
    Só porque conseguiu fazer o Brasil torrar toda a bonança da maior onda de alta das comodities na década passada?
    Só porque loteou todas as agências reguladoras fazendo-as inúteis na proteção dos cidadãos?
    Só porque tentou aparelhar até o STF nomeando ministros comprometidos com a proteção à sua ORCRIM?
    Só porque deixou a Bolívia expropriar a refinaria da Petrobras sem fazer nada?
    Só porque humilhou nossas Forças Armadas nomeando ministros da Defesa comunistas e incompetentes?
    Só porque favoreceu comercialmente ditaduras como as de Angola, Venezuela e outras?
    Só porque esfriou relações e esnobou as maiores economias do mundo, direcionando nossas relações exteriores para países inexpressivos comercialmente, apenas no afã de ganhar prestígio e votos na ONU?
    Só porque humilhou o Itamaraty orientando a política externa através de consiglieri mafiosos como Marco Aurélio Garcia?
    Só porque nos envergonhou deixando nossas embaixadas e consulados sem dinheiro para pagar aluguéis?
    Só porque comprou um aerolula da Airbus pelo triplo do que poderia ter comprado um Embraer e promovido nossa indústria aeronáutica?
    Só porque descuidou dos programas de saúde pública através de ministros incompententes e desvio de verbas, permitindo a volta de doenças como a dengue e o zika?
    Só porque aparelhou todas as universidades federais com reitores de esquerda, obtusos e incompetentes?
    Só porque fez o Brasil ser motivo de chacota no mundo inteiro?
    Só porque nos tirou o orgulho de sermos brasileiros?
    Só por estes motivos?
    ORA. NÃO É JUSTO .

  4. Assinou em baixo que é “Igual do Chefe da Organização Criminosa” ! Podre simplesmente Podre ao extremo !!!! Últimos suspiros da quadrilha unida dos 3 podresres, o Brasil vai mudar eles assinaram e assumiram que fazem parte da bandalha lulopetralha !!!

  5. A prisão de Lula deixa escancarada a certeza que no Brasil existem dois tipos de pessoas, os iguais e os mais iguais.
    Enquanto milhares de brasileiros presos não conseguem um advogado, estão em péssimas condições, com a vida em risco (em alguns casos foram até torturados), alguns privilegiados com foro especial. ou alguns políticos presos, recebem todos os direitos e comem do bom e do melhor.

  6. Os onze do STF podem tudo, fazem o que querem, até parece que o País pertence só a eles. Aí fazem o que lhes dá na telha, este deve ser um destes casos. Com estes onze nem o coisa ruim pode.

  7. Vale a pena ler de novo.
    NUNCA VI UMA MENSAGEM QUE DESCREVESSE TÃO BEM ESSE PESADELO PELO QUAL, AINDA, ESTAMOS PASSANDO.
    Não há neste artigo que já viralizou nas redes sociais uma só frase mentirosa.
    Pelo contrário, todas elas são verdades incontestáveis.
    Parabéns, Dr.Caio Lucas.
    O homem que esteve à frente desta nação e não teve coragem, nem competência, nem vontade para implantar reforma alguma neste país, pois as reformas tributárias e trabalhistas nunca saíram do papel, e a educação, a saúde e a segurança ficaram piores do que nunca.
    O homem que mais teve amigos safados e aliados envolvidos, da cueca ao pescoço, em corrupção e roubalheira, gastando com os cartões corporativos e dentro de todos os tipos de esquemas.
    O homem que conseguiu inchar o Estado brasileiro e as empresas estatais com tantos e tantos funcionários, tão vagabundos quanto ele, e ainda assim fazê-lo funcionar pior do que antes.
    O homem que teve uma mulher medíocre, inútil, vulgar e gastadeira, que usava, indevidamente e desbragadamente, um cartão corporativo, ao qual ela não tinha direito constitucional, que ia de avião presidencial para São Paulo “fazer escova” no cabelo e retornar a Brasília.
    O homem que ajudou seu filho a enriquecer, tornando-o milionário do dia para a noite, sem esforço próprio algum, só às custas de conchavos com empresas interessadas em mamar nas “tetas” do governo.
    E depois ainda disse para a nação que “esse garoto é um fenômeno”, e lhe concedeu um passaporte diplomático.
    O homem que mais viajou inutilmente, quando presidente deste país, comprando um avião caríssimo só para viajar pelo mundo e hospedar-se às custas da nação brasileira nos mais caros hotéis, tão futilmente e às custas dos impostos que extorquiu do povo.
    O homem que aceitou passivamente todas as ações e humilhações contra o Brasil e contra os brasileiros diante da Argentina, Bolívia, Equador, Paraguai.
    O homem que, perdulária e irresponsavelmente, e debochando da nossa inteligência, perdoou dívidas de países também corruptos, cujos mandatários são “esquerdistas”, e enviou dinheiro a título de doação para eles, esquecendo-se que no Brasil também temos miseráveis, carentes de bons hospitais, de escolas decentes e de um lugar digno para viver.

    O homem que, por tudo isso e mais um elenco de coisas imorais e absurdas, transformou este país num chiqueiro libertino e sem futuro para quem não está no seu “grande esquema”.
    O homem que transformou o Brasil em abrigo de marginais internacionais, FARC’anos etc., negando-se, por exemplo, a extraditar um criminoso vagabundo, para um país democrático que o julgou e condenou democraticamente. Esse homem representa o que mais nos envergonha pelo Mundo afora!!
    O homem que transformou corruptos e bandidos do passado em aliados de primeira linha.
    O homem que transformou o Brasil num país de parasitas e vagabundos, com o Bolsa-Família, com o repasse sem limite de recursos ao MST, o maior latifúndio improdutivo do mundo e abrigo de bandidos e vagabundos e que manipulam alguns ingênuos e verdadeiros colonos.
    Para se justificar a estes novos vagabundos, o homem lhes afirma ser desnecessário ESTUDAR e que, para se “dar bem” neste País, basta ser vagabundo, safado, esquerdista e esperto.
    Aliás, neste caso, o homem fez inverter uma das mais importantes Leis da Física, que é a Lei da Atração e repulsão; significa que força de idênticos sinais se repelem e as de sinais contrários se atraem.
    Mas esse homem inventou que forças do mesmo sinal se atraem.
    Por exemplo: ele (o homem) atrai, para sua base, políticos como JOSÉ SARNEY, COLLOR, RENAN… que ficaram amiguinhos de seus comparsas JOSÉ DIRCEU, GENOÍNO, GUSCHIQUEN, e ainda agregaram o apoio de juristas como LEWANDOVSKI, TOFOLI, etc. ….
    É, homem… Você é o cara… É o cara-de-pau mais descarado que o Brasil já conheceu.
    É, homem, você é o cara…É o cara que não tem um pingo de vergonha na cara, não tem escrúpulos, é “o cara” mais nocivo que tivemos a infelicidade de ter como presidente do Brasil!
    Mas …como diz o velho ditado popular:
    NÃO HÁ MAL QUE SEMPRE DURE…
    Como disse o jornalista Joelmir Beting:
    “O PT é de fato um partido interessante: começou com presos políticos e vai acabar com políticos presos.”
    Avante, Ministério Público e Supremo……
    Caio Lucas
    Se você concorda, BASTA DIVULGAR.

    • João Amaury Belem

      Mais uma contribuição para a história.
      Copiado e sendo repassado, as centenas…

      A democracia necessita de reformas e urgentes.

      Dar o direito de votar para quem não o conquistou; dar o direito de votar para quem não estudou; dar o direito de votar para quem vive do estado; dar o direito de votar para quem não sabe diferenciar o certo e o errado, o honesto e o ladrão, o trabalhador e o vagabundo e tantas outras coisinhas, é jogar a democracia no fundo, bem no fundo, de uma latrina de rodoviária de estrada.

      Os candidatos são medíocres, mas uma parcela considerável de nossa sociedade é um lixo!

      Haddad, o candidato apadrinhado por um ladrão. E ele se sente feliz em ser um “vira-lata”. “Eu sou Lula, nós somos Lula”. Não Haddad. Eu não sou Lula e nunca fui.

      Jogando pelas pontas encontramos os extremos: os espertos e os abobados/retardados.

      O grande compromisso que a parte honesta do país deve assumir é o de não deixar o PT governar, se vencer.

      Assim estaremos dando início a alguma coisa.

      Mas Bolsonaro vencer e com ele o Brasil!

      Fallavena

  8. Newton, acho que tem gente que já assinou o compromisso de suicídio coletivo se o PT ganhar a eleição de Bolsonaro, o que parece estar escrito. O que é de lamentar é ver gente que já passou dos 40 destilando tanto ódio. Logo aqui no Blog da Internet que eu batizei como: “O Oásis de Liberdade”.

  9. Newton, de interessante é lembrares da amizade de Lewandowiski com Lula e dona Marisa. Sem esquecer que dona Marisa aos 12 anos começou a trabalhar como doméstica na casa da familia Lewandowiski.(As redes sociais já surraram tanto dona Marisa que na realidade foi vítima de uma situação política criada pela irresponsabilidade e burrice de Lula que se inebriou com o poder).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *