Ano Novo, vida nova – e a “Tribuna da Internet” está ganhando mais um editor

Carlos Newton

Sempre adorei bancar o Super-Homem, este talvez tenha sido meu pior pecado capital. Com o passar dos anos, porém, fui levando as pancadas da vida e tive de aprender, na marra, a impermanência das coisas, fenômeno que foi muito bem analisado por Sidarta Gautama (o Buda) cinco séculos antes de Cristo. De toda forma, já faz tempo que percebi que não existem Super-Homens, somos quase todos iguais, consegui aprender isso com facilidade devido à profissão de jornalista, que exerço há 51 anos, e sei que existiram poucos mitos verdadeiros na história da Humanidade.

OS AVATARES – Cito apenas os avatares dos pensamentos filosóficos, sociais e espirituais que nos influenciam até hoje, pela ordem de entrada em cena: Krishna na Índia (3 mil anos antes de Cristo); Lao Tse na China (1.300 a.C.); ao mesmo tempo, Moisés no Egito e Oriente Médio (1.291 a.C); depois, Zaratustra na Pérsia (700 anos a.C.); em seguida, Buda na região do Nepal/Himalaia (560 anos a.C.); na mesma época, Confúcio no Nordeste da China (550 anos a.C.) e também Sócrates na Grécia (469 a.C.); enfim, o próprio Jesus Cristo na Palestina, que marcou a abertura da atual nova Era; e depois Maomé em Meca, na Arábia (570 anos depois de Cristo).

Em todos esses doutrinadores, constatam-se praticamente os mesmos ensinamentos, a idêntica tentativa de melhorar a vida de todos e de criar relações mais justas e humanas, numa impressionante coincidência de propósitos e iniciativas.

IMPERMANÊNCIA – Todos eles ensinaram sobre a impermanência das coisas, um fenômeno que começa a ocorrer na “Tribuna da Internet”, que finalmente está ganhando um segundo editor, na pessoa do jovem e brilhante jornalista Marcelo Copelli.

Convidei-o a trabalhar temporariamente conosco por uma questão de necessidade (ou impermanência). Em 2018 este blog completa 10 anos. Desde a saída do grande jornalista Antônio Caetano, há 9 anos e meio, faço sozinho a edição, 365 dias ao ano. E a necessidade deste apoio na postagem do blog somente surgiu agora no início de dezembro, quando tive um acidente doméstico e sofri ferimentos em dois dedos da mão esquerda (o indicador e o médio).

DIFICULDADES – Durante quase duas semanas, até retirada dos pontos e recuperação total, tive muitas dificuldades para editar o blog. O resultado foi um tremendo estresse. Cansaço, desânimo, insônia, pesadelos, visão turva após passar horas no computador etc. Fiquei irritadiço, tive de procurar ajuda médica.

Examinado pelo Dr. Luiz Carlos Silva, com quem me consulto há anos, ele me disse que trabalho não mata, mas esforço demasiado é idiotice. Ele próprio, aos 83 anos, trabalha diariamente, mas sem exageros. E me recomendou que dividisse as tarefas, pelo menos durante algum tempo.

Procurei o jornalista Marcelo Copelli, colega da velha Tribuna da Imprensa, pedi que me ajudasse na edição do blog e ele imediatamente aceitou. A partir do dia 2, vamos dividir o trabalho, enquanto eu tento me livrar do estresse. Neste período, cuidarei da edição dos colunistas (Béja, Coutto, Puggina, Boff, Santayana e Nery), além de continuar transformando comentários em artigos, enquanto Marcelo Copelli ficará buscando as matérias a serem transcritas e ajudando na moderação.

###
P.S. Estou animado, porque Copelli é um jornalista de primeiro time, vai funcionar muito bem. Para mim, o mais importante é que agora há possibilidade real de alguém tocar o blog, caso alguma coisa me aconteça ou eu apenas queira vagabundear, tirar alguns dias de folga. Detalhe importante: Copelli não é comunista nem está ligado a políticos ou politicagens. (C.N.)

34 thoughts on “Ano Novo, vida nova – e a “Tribuna da Internet” está ganhando mais um editor

  1. Que o jornalista Marcelo Copelli seja muito feliz na TI.

    Pelo excelente histórico parece ser antenado e crítico nos fatos de interesse do País.

    O caso hoje que urge no Brasil e é pouco explorado é sobre a atuação da PGR em um determinado caso em específico:

    Raquel Dodge está prevaricando e essa atuação da PGR de Temer é inaceitável !

    Já era pra PGR ter feito a 3ª denúncia contra Temer no caso da MP do porto de Santos faz meses !!!

    Mas Raquel Dodge, a Prevaricadora Geral da República, foi escolhida por Temer justamente pra isso: continuar engavetando essa denúncia !

  2. Aqui do Camboja, onde leio diariamente este Blog, início o Ano Novo com esta boa notícia e ao mesmo tempo dando Boas Vindas ao sr. Copelli. Que seja muito feliz

  3. Caro Newton, muita saúde e longa vida, para a “Obras do Bem” que nos leva a “Casa paterna, como filhos pródigos” a Deus-Pai. Que o novo colaborador seja abençoado, para essa luta, de Amor fraterno.
    Caro Newton, permita um reparo, Jesus, o Cristo, teve seus predecessores, citados, e pós Ele, Gandhi, Mandela, Teresa de Calcutá, dividiu o “tempo” AC e DC, nos legando sua Doutrina de “AMOR”, nos apresentando um DEUS-PAI, justo e Misericordioso, o Código da vida, seu “Evangelho” infelizmente deturpado nos séculos pelos homens, com os falsos profetas.
    Deus, em sua Misericórdia, para sua criação, nos mandou: Moisés, Jesus, e os Espíritos, que nos deram a Doutrina dos Espíritos, codificada pelo Prof. e Cientista Hyppolite L. D. Rivail, assinando como Allan Kardec, em razão de não ser obras sua, mas, dos Espíritos, tendo como Base Cientifica e Filosófica, o “Livro dos Espíritos” e a Moral e Ética no Evangelho de Jesus, a Doutrina dos Espíritos, é formada por 5 (cinco) livros, sem “clero” sem “ritual” sem “dizimo”, e tem como “Lema” “Fora da Caridade não há salvação” . A Doutrina Espírita, respeita o “Livre arbítrio”, e nos mostra nossa responsabilidade, por nossa Obras, que a Consciência-Tribunal Divino, as julgará. A Doutrina, teve em Chico Xavier, o Médium de pouca cultura, a “Obra de mais de 400 livros psicografados em todos os campos da Ciência.
    O Deus único nos foi apresentado, por Moisés, que nos deu a Lei dos 10 mandamentos, Por Jesus, que veio cumprir a Lei e pelos Espíritos, universalizando nos 4 cantos do Mundo.
    Estudar o Evangelho de Jesus, e o esforço de o praticar, é o Caminho de nossas “Almas eternas”, para sua Redenção. “Eu sou o Caminho, a Verdade, e a Vida, e ninguém vai ao Pai, a não ser mim” ass. Jesus, o Cristo.
    A cada um segundo suas “Obras” e “Pagarás até o último ceitil”, são Leis de Deus.
    Caro Newton, me desculpe se me alonguei, mais, senti a necessidade de meu “Abel interior”, falar. Que Deus, abençoe a Humanidade, que está colhendo o fruto amargo de seu egoismo e orgulho.

  4. 1) Parabéns CN, ano novo vida nova. Cuide-se, vamos trabalhar mas com desapego budista…

    2) Parabéns Copelli, saúde e sucesso.

    3) Parabéns TI, dez anos nota 10 !

    4) Parabéns autores, leitores, chargistas, comentaristas…

    5) Feliz Ano do Cachorro (na Astrologia Chinesa, começa em fevereiro, mas já estou comemorando) = o melhor amigo do ser humano !

  5. Primeiro Feliz 2018 para todos editores deste site e também para todos aqueles que assiduamente acompanham as informações fornecidas por este site. Que este ano seja um ano de sucesso para todos.

  6. Caro Newton,

    Feliz Ano Novo a você e Família!!!

    Estimas de melhoras!

    Gratíssimo por manter esse espaço “incomparável” (FB)!

    Saúde e Paz!

    Cordialmente,
    Christian.

  7. Carlos, você merece, e muito, essa ajuda competente e um pouco de descanso. Posso avaliar como tem sido desgastante manter sozinho um blog com o volume de posts e comentários e a isenção do seu, além das sempre instrutivas “notas da redação” que você acrescenta para melhor esclarecer cada post. Aproveite, e tire uma folga de tempos em tempos, porque precisamos, e muito, de você nesta discussão. Um abraço do Mano.

  8. CN pra recuperar, descanso. Só não exagera nele por que sua cabeça vai começar a ficar com saudades da TI. Feliz ano novo. Abraço.

    • Amigo Ricardo Miguel, continuarei todo dia na TI, apenas agora estou dividindo o trabalho com nosso amigo Copelli.

      Abs. e Feliz 2018.

      CN

  9. Benvenuto, Copelli!

    O grande amigo e chefe Newton sabe o que faz, em tudo.
    Cuida da saúde amigo.
    Contar comigo sempre é compromisso já assumido e que será cumprido, com alegria e satisfação.
    Em 2018, será o ano do “BUM” nas eleições e na nossa TI.

    Agora, ao trabalho. Se eu não trabalhar no primeiro dia do ano, como será no resto

    Abraço e saúde a vocês e aos demais Tribunários.

    Fallavena

  10. Prezado Carlos Newton.

    Como gostaria de aprender mais com você. Nunca tive vergonha de dizer isso para quem merece, pois se Sócrates disse: “tudo que sei é que nada sei”, quem sou eu.

    Espero contar com sua experiência e sabedoria e mais ainda com sua inteligência.

    Descanse mas não descanse muito, trabalhe muito sem obrigação, como um prazer, aí está a maldade.

    Este trabalho diário é desgastante e deve colocar homem de sua confiança como fez, mas o trabalho pelo prazer, este é que dá vida. Não pare, “mas devagar, devagar, devargazinho” e sempre; como diz Martinho da Vila.

    Este 2018 pode surgir a Academia do Pensamento da Tribuna nome dado por mim, quem sabe aceito!!!

    Você está tomando uma grande atitude sei disso, este ano vai lhe requerer muito serviço, e devemos nos maximizar.

    Saúde, Paz, e Sucesso pelo Brasil.

  11. Carlos Newton sempre me impressionou por trabalhar de modo incansável, sozinho, na Tribuna da Internet. Às 6 da matina, já havia postagens na TI, como às 23 horas “la même chose”. Ninguém é de ferro, não é Carlos Newton! Saúde não pode ser relegada. A mulher precisa ser dotada de muita compreensão. Muito bem vindo Copelli.

  12. Veja bem, Carlos Newton, desde o início, leio e acompanho mesmo, a Tribuna da Internet, e, de vez quando, faço comentários. Me lembro, com muita honra, quando fiz meu primeiro comentário, você disse que conhecia minha cidade e classificando-a como MURIAÉ,
    TERRA DAS MULHERES BONITAS” Grande ABRAÇO, Feliz e Venturoso Ano de 2018.

  13. Que o Criador o abençoe, mestre CN, e lhe permita breve recuperação. Muito obrigado pelo incansável trabalho. Jamais esqueceremos. Que seja muito bem vindo o colega Copelli. Bom 2018 a todos.

    • Grato por suas palavras, Silvio Amorim. Vou continuar o trabalho, só que agora tem o Copelli para dar uma força.

      Abs. e um Belo Ano.

      CN

  14. Que o Marcelo Copelli seja bem vindo e que ajude a manter a Tribuna de pé. Se, podemos solicitar alguma coisa então, gostaria que o link de compartilhamento com o Facebook voltasse para nos auxiliar a divulgar alguns excelentes artigos que por aqui são postados. Hoje, recebi um aviso do Face relembrando um artigo do Dr Béja que compartilhei um ano atrás assim como já o fiz com muitos outros.

  15. Desejo melhoras e um pouco de descanso não faz mal a ninguém, até mesmo como forma de se adiar ao máximo o descanso eterno. Esse mesmo conselho cabe ao Presidente Temer

  16. Moderador, a recomendação (Copelli), vindo de um jornalista do seu gabarito, só nos adianta que \a Ti continuará sendo o instrumento opinativo mais democrático da net.

    Apareça, veja se não some com os seus brilhantes artigos, mas também cuide de sua saúde;
    Grande abraço;

    • Fique tranquilo, querido amigo Paulo Peres. Copelli já começou a trabalhar hoje e se adaptou perfeitamente. Com isso, diminui minhas atribuições, posso ficar tranquilo.

      Abs,

      CN

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *