Antes do interrogatório, Lula já conseguiu o que queria – politizar o julgamento

Resultado de imagem para lula depondo charges

Charge do Boopo (Humor Político)

Carlos Newton

Não interessa o que vai acontecer em Curitiba nesta quarta-feira. Já se sabe quais serão as principais consequências do interrogatório do ex-presidente Lula da Silva, que sairá vitorioso por três motivos: 1) não será desta vez que será preso; 2) sua defesa conseguiu sucesso na estratégia de politizar o julgamento e transformar Lula em perseguido político, uma manipulação grotesca, mas que ainda tem muitos adeptos no Brasil e no mundo; 3) sua pré-candidatura ao Planalto está cada vez mais fortalecida, embora se saiba que suas chances de vitória são muito reduzidas e haja a possibilidade de nem tomar posse, caso seja eleito, devido à proibição de réu criminal ocupar a Presidência da República, conforme o Supremo deliberou por ampla maioria no ano passado.

Mas nem tudo serão flores para o patriarca petista, porque essas aparentes vitórias de caráter político logo serão superadas quando o juiz federal Sérgio Moro concretizar a primeira condenação. E isso acontecerá em prazo curto, muito curto.

ROUND OU ASSALTO? – A luta decisiva entre o réu Lula e a Justiça está apenas começando. Tudo indica que o juiz Moro irá condenar Lula, mas não deverá decretar a prisão preventiva dele, em função do chamado “clamor público”, circunstância que todo magistrado tem de levar em conta ao fazer julgamentos. É fato que Lula é réu primário e já não há riscos de destruir provas ou tentar obstruir a Justiça.

Portanto, Moro deve lhe conceder o direito de apelar em liberdade, e o réu condenado então poderá seguir conquistando eleitores em função da “perseguição política” e do malogro da gestão de Temer, que não tem realizações a apresentar.

Mas a condenação será apenas o primeiro round (nem vamos falar em “primeiro assalto”, para não dar a impressão de que estamos prejulgando Lula, que tantos assaltos comandou aos cofres públicos).

SEGUNDO ROUND – Na fase seguinte, o segundo round será travado no Tribunal Regional Federal de Porto Alegre, o TRF4, que vai julgar a apelação dos advogados de Lula. O relator será o desembargador federal João Pedro Gebran Neto, um incansável guerreiro na luta contra a corrupção, que tem confirmado 96% das sentenças do juiz Sérgio Moro.

A Turma do TRF4 é composta de apenas três desembargadores, as chances de Lula reverter a condenação da primeira instância são mínimas. Poderá recorrer ao Superior Tribunal de Justiça e até ao Supremo, mas já estará liquidado em termos políticos e criminais, de forma definitiva.

A condenação de Lula pelo TRF4 significa que terá de cumprir a pena, juntando-se a outros condenados que já estão na carceragem da Polícia Federal em Curitiba. E isso deve acontecer antes da eleição de outubro de 2018, que estará sendo disputada por grande número de candidatos, entre os quais não estará Lula, que tem um encontro marcado com a derrocada política e pessoal que ele mesmo provocou.

###
PSA esquerda não terá candidato em 2018. Será representada por Ciro Gomes, do PDT, que tem um grave problema. É autocarburante e pega fogo sozinho. A direita vai nadar de braçada. Como diriam os árabes, “Maktub” (assim estava escrito).  (C.N.)

14 thoughts on “Antes do interrogatório, Lula já conseguiu o que queria – politizar o julgamento

  1. Bom dia CN,
    ao que tudo indica seus prognósticos são plausíveis.
    Mas o que me intriga mesmo sobre 2018 é que ninguém está questionando as urnas eletrônicas aqui no Brasil. Temos um TSE “sob suspeita” e não se realiza uma pesquisa séria sobre isso. Nem os EUA utilizam esse sistema. O que está errado com ele?
    Veja o sistema da França. O voto foi em cédula e o resultado saiu mais rápido do que aqui. Não se justifica o Brasil ser um dos poucos países (senão o único, não tenho essa informação) que se utiliza de um sistema discutível e suspeito. Se ninguém consegue provar que as urnas eletrônicas não são fraudáveis, não conseguem provar que não o são. Que estultice é essa? E porque não há um movimento contra essas urnas no país?
    Será que há um acordão multipartidário de revesamento no poder governamental?
    Não duvido de mais nada!

    • Sem dúvida a urna jabuticaba e obsoleta, pois nenhum país a utiliza, impedirá qualquer mudança na política brasileira. Seja por fraude, seja por desconfiança.
      Também fico indignado da mídia e setores formadores de opinião não tocarem neste assunto.

  2. Exatamente isso, prezado Newton, que venho afirmando aqui, há algum tempo. Relembrando:

    1) Lula NÃO será candidato;

    2) Se for, vai para o segundo turno, mas NÃO vence;

    3) Teremos Ciro Gomes X Bolsonaro ou Ciro Gomes x Dória.

    PS: Lula, atualmente, é o candidato dos sonhos da Direita. Está tão esburacado moral e politicamente, que não resiste a um simples piparote. Ou a um simples Huck_ não é, FHC?

    Saudações,
    Carlos Cazé.

  3. Ao dizer que é candidato a Presidência da República, Lula sabe, que, como réu, não poderá, nem candidatar-se, haja vista que réu não pode assumir a presidência. Lula está jogando para a platéia petista,

  4. Lula deve ser nocauteado antes das eleições de 2018, com um cruzado ponta de queixo, ou um cruzado de esquerda panta da costela, que atinge o fígado, ninguém resiste, é como levasse uma facada.

  5. O juiz Sergio Moro em seu primeiro discurso como pré-candidato a presidente da republica reconhece a possibilidade que a Lava-Jato tenha impacto negativo na economia do Brasil mas acredita no combate a corrupção feito pela Lava-Jato, para que, em 10 anos, o pais se torne mais atrativo para o investidor externo, afinal encontraria um novo ambiente de negócios no Brasil livre da corrupção. https://goo.gl/YQdVqP

    • Caro Alex Cardoso,
      Quanta DESFAÇATEZ, afirmar que os problemas econômicos do Brasil foram gerados pela LAVA JATO e não pela corrupção sistêmica, diga-se de passagem aperfeiçoada por seu líder e membros da agremiação política a que pertence!
      E não sou eu que estou dizendo isso, mas, sim, o Procurador Geral da República Rodrigo Janot, quando afirmou que o ex-presidente é o chefe da organização criminosa, como noticiado na imprensa brasileira.

  6. E qual o custo de tudo isso?
    Mais 8 Milhões de desempregados???
    Porque do jeito que arrastam a cobra, há de assegurar emprego pra Juiz, advogado e desembargador, sem contar o Bandido voando de learjets por ai …

    O resto, fica de molho, afogado, favelando …

    VERGONHA! VERGONHA NACIONAL!
    UM TRIPLEX para cada Brasileiro, já!
    Leblon para todas as Brasileiras, já!

  7. Esse Lula é um perigo.
    Pode sim destruir provas e coagir testemunhas, porém pouco provável.
    O que certamente irá acontecer: o cara vai fugir, pedir asilo político em alguma embaixada amiga.
    Olho nele, PF, e acho que devia ser preso já, para garantir a aplicação da pena.
    Se ele fugir pra Venezuela ou Cuba, já era a prisão.
    Confiscar-lhe o passaporte e já!
    Dá-lhe Moro!
    Cadeia no ladrão!
    Surgiu a notícia de que na próxima semana ele já tem viagem marcada para a França.
    Só de ida…alguém ingênuo o bastante pra acreditar que ele vai voltar?
    Afinal, não tem nada em nome dele, a mulher morreu…
    Lá na França aparece um grave problema de saúde, ele aparece numa cama de hospital com cara de coitado…
    Ou pede asilo como perseguido político.
    E ele lá rindo da cara do juiz e de todos.

  8. Pingback: Lula conseguiu politizar seu julgamento – Debates Culturais

  9. A colocação profética é o PS-Ciro Gomes não representa nada e ninguém.É auto explosivo.Após nascer no período de chumbo como apadrinhado dos militares andou em 7 partidos.Uma salada ideológica purgativa e sabidamente nociva a nação brasileira.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *