Ao Estado, hoje, não interessa haver cidadãos de comportamento crítico e lutando por seus direitos

Resultado de imagem para cidadão robo charge

Charge do Thiago Lucas (Arquivo Google)

Roberto Nascimento

O cinema, como o teatro, traz retratos da vida. Às vezes, a vida supera a ficção. Ao invés de dizermos que a vida imita a arte, ao contrário, a vida inspira as peças teatrais e os filmes. Estamos diante de um quadro dantesco no país. Lembro, então, dos filmes “Cidadão Kane” e “Um homem acima de qualquer suspeita”, e aqui um juiz, um promotor, o udenismo, tudo cabe dentro dos enredos desses filmes clássicos.

Enquanto os fins justificarem os meios, e que, por isso, pode-se fazer tudo para se atingir um objetivo planejadamente traçado, lá na frente qualquer cidadão poderá ser preso por um simples delito de opinião.

MEDO DOS JUÍZES –  Um ministro aposentado do Supremo, o gaúcho Eros Grau, afirmou no seu livro: “Por que tenho medo dos juízes” que o Direito Positivo é contraditório, pois está a serviço do modo de produção social dominante, em detrimento das classes subalternas, abaixo do topo da pirâmide

Não podendo tirar mais de quem não têm mais nada, o sistema avança na direção da classe média. Já planejam o fim das deduções da Educação e da Saúde no Imposto de Renda. Trata-se, com essas medidas de retração econômica, de lançar o país rumo a estagnação, ao reduzir o consumo das famílias.

No filme “O homem que sabia demais”, o diretor Hitchcock já previa o aparecimento de Julian Assange e de Gleen Greenwald, do Intercept. Com os vazamentos a conta gotas, vai na contramão dos ensinamentos de Maquiavel, que afirmou em sua obra clássica, “O Príncipe”: o Mal tem que ser feito de uma única vez, enquanto o Bem deve ser concedido aos poucos.

SAUDADE DE GLAUBER – A Terra está em Transe; bom dia, Glauber. A visão do cineasta, ícone do Cinema Novo, nos remete aos tempos conservadores nos costumes e ultraliberais na economia. Ao Estado hoje, não interessa haver cidadãos com comportamento crítico e lutando por seus direitos. Ao Estado interessa só existirem cidadãos com comportamento de ovelhas, aceitando medidas provisórias e decretos, no escopo de ações que ferem o direito adquirido e a coisa julgada, tornando letra morta o contrato jurídico perfeito.

Na esteira do retrocesso, negam a ciência e as teses do Iluminismo, tais como a bobagem do Terraplanismo. Apesar de todas as evidências, creem que Galileu Galilei estava errado, quando demonstrou que a Terra era redonda, e por isso foi torturado pelos membros da Igreja Católica da época. A paixão de Galileu pelo sol quase o deixou cego. Agora, os cegos são os governantes.

14 thoughts on “Ao Estado, hoje, não interessa haver cidadãos de comportamento crítico e lutando por seus direitos

  1. Seu comentário é daqueles que vai para um ponto …e depois muda de direção indo a outro ponto que nada tem haver com o pensamento de origem . Sua posição do Heliocentrismo ..versus Geocentrismo de Moisés … Já está gerando debates cientificos enormes ..neste mundo atual .. . Vc cita o modelo de terra plana ..como bobagem ..mas qual a evidencia que vc toma para crer na visão Heliocentrica? A ciência de copérnico ? Galileu ? Mas quando estes eram os “donos” do pedaço cientifico existia o computador..os avanços da tecnologia do tipo que temos ? O homem entra por caminhos ..estranhos …no campo da ciência ..mas não consegue explicar o fenomeno dos mares diante da porção seca .. Um mais pesado do que o outro e no entanto o outro NÃO invade O ESPAÇO DO OUTRO…AGUA mais pesada do que a terra e mais leve do que o AR. os heliocentristas não conseguem explicar a não ser pela velha “gravidade” os motivos da curvatura da terra em relação aos objetos como observar um navio “sumindo” na linha do Horizonte…Há ainda muito a pesquisar e a estudar neste campo ..meu caro articulista …para de bate “pronto” só dizer que um lado está correto.

    O ALTISSIMO SEJA LOUVADO sempre ..

  2. Prezado Roberto Nascimento,

    Aplaudo este teu artigo porque muito bem escrito, sofisticado, pois faz alusões a filmes que marcaram época com relação à situação brasileira do momento – perdão! -, que predomina há décadas!

    Em vários comentários que postei ao longo de nove anos neste blog incomparável, eu os concluí com a seguinte frase:
    Cabe-nos (ao povo) tão somente obedecer e outorgar poderes.

    A instituição da corrupção imediatamente após a devolução dos poderes para as mãos dos civis, iniciando com Sarney, já foi um dos empecilhos ao surgimento de novos líderes.

    Da turma que estava exilada e pôde voltar em face da Anistia, Ampla, Geral e Irrestrita, quem mais se destacou foi Brizola.

    A partir da década de noventa, aparece um líder metalúrgico, Lula, que fundaria o PT com outros companheiros, abafando qualquer tentativa de aparição de um sujeito polido, inteligente, que reunisse as massas ao seu redor.

    O povo, cansado das elites políticas, pois sempre longe das decisões palacianas, viu no petista a chance de subir a rampa do Planalto, deixando de lado a velha guarda política, e apostando em um líder que era egresso da população carente, um retirante nordestino, que certamente iria dedicar o seu governo às necessidades dos cidadãos.

    No início da primeira administração de Lula até que deu certo essa expectativa, passando a ruir com o mensalão, e outras formas de a corrupção continuar no governo popular.

    Bom, encontramo-nos em pleno Séc.XXI.
    Um Brasil pobre, sem futuro à vista, pelo contrário, nuvens negras impedem que saibamos o dia de amanhã.

    O mais grave, é que nos falta quem berre a nosso favor;
    Quem desfraldasse a bandeira contrária à miséria, à pobreza, ao desemprego;
    Quem protestasse em frente ao congresso pelas diferenças abismais de salários, de mordomias, de regalias, de o Legislativo hoje ser uma casta riquíssima;
    Quem apontasse a soberba do STF, de igual maneira o exagero de seus proventos, auxílios, gastos destinados a refeições e bebidas irreais e em desacordo à realidade brasileira;
    Quem alertasse ao povo que o Supremo se transformou em um tribunal político, evidentemente agindo sempre em defesa da classe que tão bem se agrega, e na manutenção da impunidade para seus amigos do poder ao lado;
    Quem fizesse o atual presidente perceber que está exagerando na maioria das suas declarações, frases absurdas, ideias atabalhoadas, e sendo omisso onde deveria atuar e falar;
    Quem efetivamente representasse o povo, que se preocupasse com o cidadão, que quisesse o bem para este país, nas formas de desenvolvimento e progresso individual e coletivo!

    Lula e Bolsonaro têm igual o mesmo procedimento quanto às críticas:
    Detestam-nas.
    Não as aceitam porque se imaginam infalíveis, senhores da razão, mestres do conhecimento e doutores a respeito do povo que governam!

    Resultado:
    Cada vez mais nos distanciamos do poder, e mais ainda nos encontramos alheios às decisões porque não existe um movimento ou pessoa que possua condições éticas e morais de apontar o dedo para os narizes enormes e tortos, sujos e entupidos de “jacarés” das autoridades ditas constituídas, principalmente do perdulário e irresponsável, incompetente e corrupto, Legislativo!

    Portanto, parabéns pelo texto, bem feito, conforme é a tua marca registrada, diga-se de passagem.
    Quando nos deparamos com a qualidade de um artigo como este, em tela, só nos resta admirar e reconhecer a sua importância nos dias de hoje.

    Abraços.
    Saúde, muita saúde.

    • Meu caro comentarista Bendl.

      Além de ganhar o dia, o mês e quiçá o ano, fiquei muito emocionado com suas palavras enebriantes, amigo dos pampas.

      Não há maior estimulante que me faça escrever ainda mais e melhor para a compreensão de todos e contribuir com o pouco que seja para o diálogo dos contrários rumo a percepção do que nos aflige e a tomada de ação para diminuir as desventuras daqueles que sofrem e não têm o guarda chuva do Estado/Sociedade.

      Muita saúde para você também.

  3. Esse Carlos, já identificado , é petralha por inteiro, pau pago com o dinheiro do povo brasileiro para atacar quem ataca os bandidos petralhas e seu “chefe Lula” ! O Comentarista fez o comentário perfeito, agora, bandido analfabeto ameaça e usa o nome de Jesus cinicamente. Será que quando estiveres na frente da Lei gritarás o nome de Jesus ??? O Comentário foi perfeito, estamos numa democracia, e, quem tem medo de grito e ataque de bandidos é frouxo, e frouxo aqui não temos. Estamos sob ataque da Quadrilha Lulopetralha Jurídica e Togada, não devemos ter medo, nós fardados ou não, na reserva ou não, estamos atentos e gente da qualidade desse falso católico temos as grades para os colocar e impor a ordem nesse nosso Amado Brasil !!! Aço..Aço…

  4. A impressão que esse governico passa e que não esta havendo reforma alguma, parece mais um embrulho.
    Vão embrulhando as coisas, quando desembrulha vem a notificação que embrulhou errado e toca embrulhar novamente.
    Cada elemento novo que surge e servido na base do imbróglio…

    As 30 gramas diárias de caspa no paletó do Paulo Goebbels são o único ‘trend’ até o momento e lá se vai mais uma semana…
    BolsoTurd ainda deve evacuar alguma para não deixar gorar a baixaria…

    A ação contra o diretor do Inpe, o filho ‘devogado de porta de cadeia para Embaixador, entre outras, são avacalhações suficiente para exilar macaco nas Falklands, mas tá isso que tá ai, um bando de idiotas em transe, apoiando e mantendo essa palhaçada…

  5. MAGNUM OPUS !

    Na falta de um novo Glauber, vou te falar….
    Tem todo o Mundo!!!
    Vibrante, evoluindo, com outros vários grandes mestres trazendo á vida, á tela, á realidade, nua e crua, o desencantamento e a conscientização da nossa Realidade Humana.

    A realidade escancarada que rasga toda essa futrica social, afrancesada, afrescalhada, dos elitistas e classistas e joga todo mundo na terra, no chão, como somos, UM.

    Pra quem já assistiu o filme “TERRA”, grande obra prima do maior e mais importante cinegrafista aéreo do Planeta Terra, Yann Arthus-Bertrand, antes disponível somente no Netflix mas já disponível, na integra, no Youtube (até em 4K),
    assista a outro filmaço dele:

    HUMAN The Movie

    O Planeta evolui a cada segundo, tudo muda a cada 24 horas, não existe mais o tempo nem há mais espaço para continuarr preso na lenga lenga do passado.
    A dinâmica mudou, a velocidade aumentou, o Transe é outro.

    A Exposição Humana.
    Testemunhos únicos de amor, felicidade, mas também ódio e violência, que nos confrontam com o Outro e nos trazem de volta às nossas próprias vidas.

    Link para o HUMAN The movie:

    https://youtu.be/uog4eCZTUX4

    Masterpiece.

    • O governo atual deveria ser obrigado por lei maior, acima de tudo e de todos, a assistir ao filme TERRA, do Yann Arthus-Bertrand.

      Mas assistir mesmo, com os olhos esbugalhados de abertos, como no Laranja Mecânica, para tomarem consciência de quanto estão errados.
      Estão COMPLETAMENTE errados.
      Assistam ao filme cambada de nó cegos!

      “TERRA” (2015)

      https://youtu.be/MnGd8J5DSeg

      Um documentário visualmente impressionante que reflete a relação do ser humano com outras espécies na Terra à medida que a humanidade se torna cada vez mais isolada da natureza.

  6. Caros senhores: a charge não é de autor desconhecido. É de minha autoria, Lailson de Holanda Cavalcanti e foi premiada em 1977, sendo uma das mais conhecidas daquele salão. Um pouco mais de investigação teria mostrado que a mesma está em meu site. Seu uso não foi autorizado para vocês. Por favor, retirem da publicação.

  7. Lideres narcisistas cercam-se de milicianos leais a eles.

    “É quando um líder começa a fazer mal às pessoas que todos perdem a coragem de dizer alguma coisa.

    Ai você reza e pensa e decide fazer algo a respeito.

    Nessa hora você passa a ser uma ameaça contra o narcisista e contra o sistema montado em torno dele.
    Porque os que rodeiam o narcisista temem a possibilidade de cair junto com ele.

    Desafiar um narcisista é uma tarefa sinistra.

    Geralmente um líder assim e confrontado apenas por indivíduos ou por grupos pequenos.

    E assim porque lideres que se comportam dessa maneira tendem a ter ovelhas condescendentes em torno de si.

    E são tão condescendentes que não conseguem ver o que o líder faz. Muito menos confrontá-lo.”

    “Bolsonaro, o líder narcisista, uma ameaça civilizatória, tende a não ser contestado, que fala mal do outro para justificar sua própria barbárie.
    As ovelhas bolsonimicas o chamam de mito, dão vazão aos seus recalques narcísicos atacando a diferença dos grupos que elegem como rivais”.

    “BOZOLADO É DIRETAMENTE RESPONSÁVEL POR QUALQUER VIOLÊNCIA QUE SEUS SEGUIDORES VENHAM A COMETER.
    BOZOLADO É O ESTIMULO PARA QUE O NARCISISMO ROMPA A BARREIRA DO RECALQUE, E INICIE O EXTERMÍNIO DO QUE FOR CONTRA SEU PROJETO DE COSTUMES.”

  8. lá na frente qualquer cidadão poderá ser preso por um simples delito de opinião.

    Com a nova lei aprovada na camará dos deputados, lá na frente os policiais não vão prender mais ninguém, pois só de colocar algemas no conduzido, pode pegar 2 anos de cana, e vira bandido, e quem vai algemar ele.
    Essa conversinha fiada de mal gosto de defender o cidadão é pra cercar lourenço.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *