Ao invés de obedecer a Bolsonaro, as Forças Armadas preferem apoiar os governadores 

Marcelo Godoy e Tânia Monteiro
Estadão

O comandante do Exército brasileiro, general Edson Pujol, afirmou nesta terça-feira, 24, em vídeo distribuído pela corporação, que a crise do coronavírus “talvez seja a missão mais importante de nossa geração”. “Vivemos o enfrentamento de uma pandemia que exige a união de todos nós brasileiros. O momento é de cuidado e de prevenção, mas também de muita ação por parte do Exército brasileiro”, afirmou o general.

O pronunciamento, que durou 4 minutos e teve mais de 40 mil visualizações em duas horas, mostra a gravidade com que o tema está sendo tratado pela Força e contrasta com as declarações e pronunciamentos feitos pelo presidente Jair Bolsonaro, que insiste em chamar a covid-19 de “gripezinha” ou “resfriadinho”.

OPERAÇÃO CONJUNTA – O Exército participará da operação conjunta concebida pelo Ministério da Defesa por meio do Estado Maior das Forças Armadas. Foram estabelecidos dez comandos conjuntos, que dividem o País. Oito deles estarão a cargo de generais do Exército e dois de almirantes – Natal e Salvador.

Hoje, tropas do Exército saíram às ruas em Vitória (ES) a pedido da prefeitura da cidade para auxiliar as forças de segurança locais a conscientizar a população a permanecer em casa. O motivo da atuação é que o caráter coercitivo do Exército é muito maior do que o de uma guarda municipal para mandar as pessoas saírem das ruas.

“Após rápido e minucioso exame da situação, que se mostra extremamente dinâmica, diretrizes foram expedidas pelo Comando do Exército e, em nível setorial, pelo Comando de Operações Terrestres, pelo Departamento de Pessoal e pelo Departamento de Educação e Cultura”, afirmou Pujol. No caso das escolas militares, só as que funcionam em regime de internato continuam com aulas, as demais estão com ensino a distância.

CONTRADIÇÃO – A mensagem do comandante foi gravada antes do pronunciamento presidencial e sem que Pujol soubesse o que Bolsonaro ia falar na TV à noite, quando voltou a desprezar a pandemia e seus efeitos. Até a noite desta terça, a covid-19 já havia deixado 46 mortos no Brasil e infectado ao menos 2.201 pessoas. “Uma de nossas responsabilidades com a Nação nesse momento de crise é que nossa tropa deve manter a capacidade operacional para enfrentar o desafio e fazer a diferença. Talvez seja a missão mais importante de nossa geração.”

De acordo com Pujol, estão ainda sendo tomadas medidas para proteger a saúde dos militares. “Os integrantes do sistema de saúde são os nossos combatentes da linha de frente. Esses profissionais estão dando exemplo de coragem e comprometimento contra a doença”.

O comandante também se dirigiu à reserva e aos familiares de militares. “Contamos com a ajuda de todos. O momento exige união e organização, cuidado especial com a nossa saúde e com a dos que nos cercam para que possamos superar mais este desafio.”

EXÉRCITO PREPARADO – Por fim, o general deixou claro que o Exército estará preparado para garantir a ordem caso seja necessário.

“O braço forte atuará se for necessário. E a mão amiga estará mais estendida do que nunca aos nossos irmãos brasileiros. Se a nossa Pátria amada está sendo ameaçada, lutaremos sem temor”, concluiu o comandante.

###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG
Em tradução simultânea, o presidente Bolsonaro está pedindo uma coisa (fim do confinamento) enquanto as Forças Armadas fazem outra (ajudam os governadores a tirar as pessoas das ruas). E ainda há quem pense que os comandos militares estão apoiando Bolsonaro incondicionalmente… Pelo contrário, muitos deles já acham que Bolsonaro está manchando a imagem das Forças Armadas e precisa agir com mais responsabilidade. Pense sobre isso. (C.N.)

45 thoughts on “Ao invés de obedecer a Bolsonaro, as Forças Armadas preferem apoiar os governadores 

  1. A imprensa lua que torce pelo pior, retorna as fofocas e intrigas, usando a velha tática de “jogar uns contra os outros”…apelam até aos futriquinhos!Vai lá Estadão, ninho de víboras e línguas de trapo, força!!!

  2. Brasileiros, principalmente esses que exercem alguma atividade, que depende de diploma, em todas as áreas, está definitivamente provado para o mundo inteiro, que não são de confiança.

    Receberam um ensino em que aprenderam a desaprender a realidade.

    Tive muitos contatos com gente desses países vizinhos do Brasil e se nota visivelmente a superioridade deles em matéria de cultura ,de prática de vida. E por aí vai.

    Depois de 20 anos em que os militares ocuparam o poder absoluto, o acima não deixa dúvidas.

    (Toda regra tem exceção, mas aqui neste país elas são raríssimas).

  3. KKKKKKKKKKKKK. O Exército vai descumprir determinação do presidente. Nem do ladrão e da louca descumpriram, porque agora vão descumprir a ordem de um presidente preocupado com a alimentação e segurança da população.

  4. Não é novidade que a mídia, absolutamente toda a mídia nacional, é contra Bolsonaro, faça o que fizer.

    Também é verdade, que a esquerda é visceralmente contra Bolsonaro, e que um dos fatores de sua eleição FOI A LAVA JATO, combatida, injuriada, ofendida, insultada, desprezada, agredida, cujo único representante da sua continuação era Bolsonaro quando candidato!

    Da mesma forma, sabemos que os os ungidos pelo poder que ascenderam a ministros do STF, IGUALMENTE DETESTAM o presidente.

    Então temos contra o cara, que também volta e meia municia o inimigo, a imprensa, o congresso e o STF!

    Não é de hoje que, oficialmente, o Brasil sempre se manteve distante de Israel.
    Bolsonaro, ao assumir, nos aproximou com aquele Estado, diante da sua tecnologia e ciência avançados.
    E foi duramente criticado porque perderíamos os negócios com os árabes, em face que chegou a cogitar a mudança da nossa embaixada para Jerusalém.

    https://www.youtube.com/watch?v=u9XE3UL-hMc

    Ministro de Israel declara, peremptoriamente, que não se cura o vírus com isolamento de todos, porém impedindo que os idosos tenham contato com os jovens ou vice-versa!

    Esse é o pensamento de uma boa parcela de presidentes e primeiros-ministros existentes!

    A Índia cometeu o maior erro desde a sua existência, que é milenar!

    A maioria do povo é pobre, e terá de dividir as suas casas humildes com … idosos e jovens sob o mesmo teto!!!!

    A Alemanha controlou o vírus porque isolou os velhos, pois é o país com o maior número de leitos na UTI do globo!

    Agora, a falha de Bolsonaro, que é a mesma de Trump e de Obrador, é que não enfatizam o isolamento das pessoas com mais de 60 anos, e compulsoriamente!
    Muito menos adianta, e a Espanha serve como exemplo, deixar a os velhos em asilos, amontoados entre si.
    Casas de idosos que foram visitadas pelos agentes de saúde espanhola, encontraram centenas de mortos!!!!

    A questão, no Brasil, que esta mídia sempre adorou a corrupção porque dela tirou proveito, e milionário, é vingar-se de Bolsonaro, que cortou as verbas nababescas que obtinham das administrações anteriores, ainda mais de Lula e de sua quadrilha!
    Aliás, alguém leu uma palavra que fosse da imprensa criticando o passeio do ladrão e genocida às nossas custas, na Europa??!!
    Nada.

    Pois bem:
    da mesma forma, age o antro de venais, vulgo congresso.
    IMPEDIDO de nomear diretores para as estatais como era antes, corruptos nomeados a dedo para desviarem dinheiro para os líderes de seus partidos e para eles mesmos, pratica contra o presidente uma oposição doentia, antidemocrática, altamente traidora do país e povo!

    O legislativo cobra de Bolsonaro ou vinga-se dele também, concedendo-se salários milionários, regalias, mordomias, penduricalhos, privilégios, exigiu um aumento infame no fundo partidário, afora o boicote de qualquer medida para melhorar o Brasil que venha do Planalto.

    Se o legislativo ou os políticos canalhas, corrutos, desonestos – todos, sem exceção! -, incluindo a mídia, que se vendeu para os ex-presidentes, e está a seco das abundantes verbas oficiais, imaginassem que cairiam do céu, a faca, o queijo e o pão, restando apenas cortar e comer, tamanha decisão e problema de gravidade incalculável, relativamente à economia e saúde pública, mídia e a esquerda não teriam inventado um décimo do que criaram contra Bolsonaro!

    Observem:
    Se o número de mortos for considerável, Bolsonaro será o culpado;
    se a economia ficar muito mal, em face do isolamento de todos, Bolsonaro será o culpado;
    se a economia reagir, mas o vírus levou consigo milhares de mortos, Bolsonaro será o culpado;
    se o vírus não tiver no Brasil a sua virulência como vista na Itália e Espanha, mas a economia sofrer com o isolamento, Bolsonaro é culpado;
    e, se o vírus e a economia não ocasionarem imensas dificuldades na economia e saúde pública, mesmo assim, Bolsonaro será culpado porque foi imprudente, e arriscou o Brasil e seu povo com a sua teimosia!!

    Em síntese:
    Se nem assim conseguirem derrubar Bolsonaro, poderemos acusar a mídia e o parlamento como os verdadeiros e únicos culpados pelo que nos acontecer daqui para frente!

    Se, agora, as FFAA decidirem agir diferentemente do que diz Bolsonaro, ELA ESTÁ CERTA!
    Milhões que voltarão ao trabalho mantiveram contato com idosos e vice-versa, a pandemia poderá ser muito pior, justamente porque se tentou tirar da doença muitos dividendos políticos, que segue sendo esta a intenção dos governadores que têm seus Estados falidos, praticamente!

  5. Só agora descobriram que a imprensa tem partido, tem lado? Quando passaram mais de uma década difamando o PT, martelando diariamente em suposições, queimando reputações, todas do PT, aí ela prestava? Serra, Aécio, Eduardo Cunha, todos efetivamente criminosos sempre foram poupados pela imprensa. Agora ela não presta?

  6. Estava agora na fila do supermercado e ouvindo as meninas dos caixas e as pessoas das filas rindo e fazendo chacota do Bozo.
    Riam dele e o chingavam e isso era acompanhado pelos que estavam na fila, os que discordavam permaneciam quietos.
    Essa é a voz das ruas, o palhaço está morto.
    Será lindo vê-lo putrificando aos poucos, nos anos que lhe restam de governo.

      • 25 E vendo este que não prevalecia contra ele, tocou a juntura de sua coxa, e se deslocou a juntura da coxa de Jacó, lutando com ele.

        26 E disse: Deixa-me ir, porque já a alva subiu. Porém ele disse: Não te deixarei ir, se não me abençoares.

        27 E disse-lhe: Qual é o teu nome? E ele disse: Jacó.

        28 Então disse: Não te chamarás mais Jacó, mas Israel; pois como príncipe lutaste com Deus e com os homens, e prevaleceste.

      • E para esclarecer:

        יעקב Pronuncia-se Ya’aqov

        . Ao observar o nome יעקב (Ya’aqov) notamos que a primeira letra י (Yod) não faz parte da raiz, mas é na verdade um prefixo usado para flexões verbais. Por isso a raiz do nome é עקב e pronuncia-se ‘aqev.

        A palavra עקב (‘aqev) significa calcanhar. Sabendo disso vamos nos lembrar do versículo de Gênesis 25:26:

        “E depois saiu o seu irmão, agarrada sua mão ao calcanhar de Esaú; por isso se chamou o seu nome Jacó. E era Isaque da idade de sessenta anos quando os gerou.”

        Como a raiz do nome é “Calcanhar” e acrescenta-se a esta raiz a letra י (Yod) que é um prefixo verbal, transforma-se esta palavra em um verbo que não tem correspondente exato no português, mas cujo significado seria algo do tipo “Ele agarrou no calcanhar”, sendo assim a própria Bíblia conclui: “por isso se chamou o seu nome Jacó”.

        Vemos então que, o fato da criança nascer agarrada ao calcanhar de seu irmão (Esaú) foi tão marcante, que seus pais quiseram tornar esta curiosidade inesquecível, colocando-a no nome do bebê. Agora faz todo o sentido, não?

      • Mas posso ser o enganador, se quiser.
        Para resolvermos esta questão vejamos abaixo a raiz do verbo “enganar” no hebraico:

        עקב pronuncia-se ‘aqav.

        O leitor atento já deve ter percebido que, apesar de calcanhar pronunciar-se ‘aqev e a raiz do verbo enganar pronunciar-se ‘aqav, o fato do hebraico não ter vogais faz com que “calcanhar” e “enganar” se escreva do mesmo modo, já que a única diferença entre elas seria o “e” em ‘aqev e o “a” em ‘aqav. Veja abaixo:

        עקב calcanhar (‘aqev).

        עקב raiz do verbo enganar (‘aqav).

        Sendo assim concluímos que sim, Jacó também pode ser traduzido como “Enganador”, pois vem da raiz do verbo “enganar” em hebraico (‘aqav). Isto explica a fala de Esaú no versículo abaixo, que nunca fez sentido para mim em português:

        Então disse ele: Não é o seu nome justamente Jacó, tanto que já duas vezes me enganou? (Gênesis 27:36)

    • Deixe-me ver se entendi a sua mentira.
      O Bolsonaro defende que as pessoas voltem ao supermercado (normal). As pessoas foram ao mercado, ficaram em filas (contrariando o joao doria), e xingaram o Bolsonaro.

  7. O GLOBO – 25/03/3020

    CORONAVIRUS : BRASIL TEM 2.433 CASOS E 57 MORTOS

    Dados foram divulgados pelo Ministério da Saúde na tarde de hoje

    Leandro Prazeres, Renata Mariz e André de Souza
    25/03/2020 – 16:58 / Atualizado em 25/03/2020 – 17:06

    https://oglobo.globo.com/sociedade/coronavirus/coronavirus-brasil-tem-2433-casos-confirmados-57-mortes-24327906?utm_source=notificacao-geral&utm_medium=notificacao-browser&utm_campaign=O%20Globo

  8. “Até agora, a coisa mais inteligente que eu vi sobre as críticas contra o Presidente foi ele errou ao dizer que as indústrias, as escolas deviam voltar à normalidade.
    Se, ao invés disso, ele tivesse dito que os bares e botequins deviam voltar à normalidade, seria aplaudido de pé pela maioria da população.”

    • A maioria da população, apoia a volta da indústria.
      O problema e que o Booner edita as paneladas (opiniões).
      Não existe um único canal, em que você veja a opinião da população (sem edição da fatima Bernardes).

  9. BOLSODÓRIA explode em público. Não culpo o Presidente e nem culpo o Governador, porque conheço e estudo o sistema político há 40 anos e sei que é assim mesmo que as coisas funcionam na seara do dito-cujo, na qual, aliás, quanto mais se reza e mais se ora mais assombrações aparecem. E a coisa funciona à base do “quanto pior, melhor”, mata-mata e queima-queima entre rivais pretendentes ao mesmo cargo, um tentando crescer sobre o outro o tempo todo, faz parte da guerra tribal, primitiva, permanente e insana, por poder, dinheiro, vantagens e privilégios, sem limite$, imposta pelo sistema podre, forjado pelo golpismo ditatorial, o partidarismo eleitoral e seus tentáculos, velhaco$, protagonizada pela direita, esquerda e centro, num cenário de plutocracia fantasiada de democracia só para enganar a tola freguesia. O lamentável de tudo isso é que a guerra tribal dos me$mo$ não cessa nem mesmo diante de um inimigo comum tão perigoso para todos, como é caso do coronavírus. Bela viola por fora e pão bolorento por dentro, armação, puxação de tapetes, esquemas, baixo nível na veia, às favas os escrúpulos, é o sistema, estúpido, diria o assessor do Clinton. Quem deveria se indignar com tudo isso são as vítimas, reféns, súditos e escravos do sistema podre, sádico, que ai está há 130 anos, com prazo de validade vencido há muito tempo, mas grande parte da população votante, cerca de 2/3, talvez masoquista e possivelmente infectada pela síndrome de Estocolmo gosta dele$ e continua votando nele$, pela direita, pela esquerda ou pelo centro, e o que é de gosto regalo da vida, de modo que nós da Democracia Direta com Meritocracia, no caso, não podemos fazer nada, senão continuar dizendo que é possível uma nova política e um novo Brasil, de verdade, e mostrando como fazê-los via RPL-PNBC-DD-ME, dando nomes aos bois. https://noticias.uol.com.br/politica/ultimas-noticias/2020/03/25/doria-pede-equilibrio-a-bolsonaro-e-diz-que-ele-tem-que-dar-o-exemplo.htm?fbclid=IwAR3Xf5v0U0YsYVWOPJGpMhp7YrxF7rcAlXemBAHWOGo7JUhDMSBe6VL2nzI

  10. Corrigindo: “Até agora, a coisa mais inteligente que eu vi sobre as críticas contra o Presidente foi que ele errou ao dizer que as indústrias, as escolas deviam voltar à normalidade.”

  11. Acha mesmo que as Forças Armadas estão confrontando o Presidente da república?
    Estado de calamidade
    Estado de defesa
    Estado de sítio.
    Fechar o congresso , acabar com os salários e privilégios destes crápulas
    Fechar o stf , e, idem, acabar com os privilégios destes canalhas, também.
    Aprovar por decreto-lei tudo o que precisa ser feito.
    Forças Armadas em prontidão.
    Aí pode ser que o Brasil evolua.

    • Ao que parece que alguns não entenderam bem o recado ulterior, do general, no seu final. Observem que, depois de referir-se ao processo pandêmico declarou, alto e em bom som, erguendo o punho cerrado: …”o braço forte atuará, se for necessário, e a mão amiga estará mais estendida do que nunca aos nossos irmãos brasileiros A todos, parafraseando a nossa canção, se a nossa Pátria Amada está sendo ameaçada LUTAREMOS SEM TEMOR”!
      Deu para entender agora? O recado foi dado, gente!

  12. J R GUZZO

    “João Doria, governadores diversos, prefeitos e uma infinidade de pequenas autoridades, que vão do síndico ao guarda-noturno, não estão combatendo o vírus: estão arruinando o Brasil. Criaram, em conjunto, uma situação de anarquia, na qual vai se tornando impossível produzir. Alguns fazem isso por estupidez. Outros por se julgarem espertos em excesso. Quem vai sofrer, como sempre, é quem ficará sem trabalho”, destaca Guzzo

    https://www.opiniaocritica.com.br/noticia/1639/qnao-estao-combatendo-o-virus-estao-arruinando-o-brasilq-diz-jornalista-guzzo?fbclid=IwAR1Jh7auzqXybXWmfcaYavyy9ibun4zLlm15uUyQupnKUyJs6daG_Um8um4

  13. ATÉ A RESTRIÇÃO DE ANDAR A PÉ EM NOSSA RUA DEVE SER TRATADA COMO CONFINAMENTO : O CASO É MAIS SÉRIO DO QUE PARECE. VEJAM A BRONCA QUE EU LEVEI DE UMA PÓS DOUTORA EM VIROLOGIA

    EDNEI JOSÉ DUTRA DE FREITAS – 25/03/2020

    Para tentar ganhar mais alguns anos de vida, com a finalidade de poder usufruir de mais contato com meus netos, ainda muito pequenos, eu, que já estou com 72 anos de idade, contratei, dois anos atrás, um “Personal Trainer” para me orientar em exercícios físicos duas vezes por semana, e assim foi combinado : nas terças-feiras, aula de musculação (exercício basicamente anaeróbico) em minha residência ; nas sextas-feiras, caminhadas e corridas no entorno do estádio do Maracanã (exercício predominantemente aeróbico). Nesta terça-feira, que seria dia de aula de musculação, em casa, o “Personal Trainer” antes de chegar à minha casa, me telefonou e disse : “Hoje vamos fazer o exercício de caminhar e correr no entorno do estádio do Maracanã”. Como ele é meu orientador de exercícios físicos, aceitei, e lá fomos nós percorrer todo o contorno do famoso estádio.

    Momentos depois, conversei sobre assuntos vários com uma virologista, e lá pelas tantas, disse a ela que hoje fui me exercitar, por sugestão do “Personal Trainer” no entorno do Maracanã.

    Pois bem. A virologista com quem conversei é a minha filha, pós-doutora em Virologia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), mãe de meus dois netos pequenos. No meio da conversa, eu disse a ela que ontem, terça-feira, o “Personal Trainer” insistiu comigo que o exercício seria a caminhada completa em torno do estádio do Maracanã. Eu aceitei.

    Minha filha me disse, então, que eu e o “Personal Trainer” comportamo-nos como irresponsáveis e ignorantes. Alegou ela que não basta, para prevenção da infecção por coronavirus, eu lavar as mãos ou passar álcool gel nas mesmas. O que minha filha alegou foi que, mesmo no entorno quase vazio do estádio do Maracanã, eu fatalmente iria pisar com meu tênis em gotículas contendo coronavirus, virus que pode permanecer vivo até 15 ou 20 minutos no solo e, obviamente ao chegar em casa, eu iria tirar o tênis e colocá-lo primeiramente no chão. E minha filha afirmou que, depois, mesmo higienizado, se eu tocasse na sola do tênis ou na parte do chão onde o tênis ficou por alguns minutos, eu poderia ser contaminado pelo coronavirus porque fatal e instintivamente iria colocar a mão na boca ou coçar com a mão os meus olhos.E que isto pode acontecer, principalmente, mas não só, em dias de pouco sol ou chuvosos, também nas calçadas no entorno de minha residência. Em qualquer praça ou lugar, mesmo que ao ar livre e local ventilado.

    Então, não bastam as “proibições de circulação de pessoas em determinados locais e horários”..

    Em rigor, só nos resta a todos ficarmos confinados em casa, sem ir à rua – por qualquer motivo que seja – o que é mais uma face cruel da pandemia de coronavirus.

    Fica o alerta para todos os leitores da Tribuna da Internet, É cruel, mas é necessário à preservação de nossas vidas e nossa saúde.

  14. Os governadores que foram eleitos com base nas promessas que fizeram para o eleitorado, que recuperariam seus Estados falidos economicamente, aproveitam-se criminosamente desta situação de pandemia!

    Perceberam que estão tendo uma oportunidade ímpar para transferirem para o presidente, a culpa de seus Estados terem até piorado o aspecto financeiro!

    Quanto mais oposição fizerem, mais verbas poderão conseguir e, se der errado, assim mesmo terão razões para acusar Bolsonaro.

    Os governadores se mostram canalhas, reles aproveitadores do povo e país, afora usarem sordidamente a doença para se promover!

  15. Concordo que a imprensa não é isenta. A OAB é suspeita. O Congresso é um grupo de incompetentes corruptos e abusados (algumas exceções, of course). O STF é um desperdício de dinheiro e um atraso para o país.
    Diante desse quadro, o povo só tinha uma solução: apelar para o executivo. Elegeu Bolsonaro para evitar que o poste do Ladrão fosse eleito e desse continuidade á corrupção petista.
    No entanto, Bolsonaro jogou fora a oportunidade de dar uma ajeitada no país com a sua imbecilidade, espírito agressivo e nepotismo gigante. Pisou na jaca. Não há defesa.

  16. CN é a encarnação de Voltaire, que se gabava de poder desvirtuar até a prece do Pai Nosso.
    Do princípio avacalha com o dizer do pai nosso que estais no céu, falso, pois Deus está em todo lugar, e por aí segue desvirtuando e glosando tudo.
    E assim la na nave se vá voltaireanamente.

    • Nosso amigo C.N. está precisando, urgentemente, de corrigir a catarata e fazer uso de aparelhos de surdez! Que vá correndo enquanto ainda há tempo… Não demorará muito para o “braço forte” mandar ver…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *