
Charge do Z Dassilva (NSC Total)
Eliane Cantanhde
Estado
A eleio presidencial deu um salto no fim do ano e congelou no ar, com Lula confortavelmente na frente, Jair Bolsonaro mantendo um quarto do eleitorado apesar de tudo, Srgio Moro em terceiro, mas sem chegar a dois dgitos, Ciro Gomes entre ser ou no ser e Joo Doria estranhamente quieto, fiando-se num selo, pai das vacinas.
vontade, Lula parte para investidas internacionais, discute a srio o nome do (ou da) vice, consolida alianas no Nordeste e avana no Sudeste, enquanto Bolsonaro atira a esmo e acerta o prprio p, ajoelha para o Centro e afugenta militares, empresrios, banqueiros, grandes produtores rurais…
EXCLUSES PRECIPITADAS – Quanto mais gente torce para viabilizar uma opo aos extremos, mais cresce a angstia e dispara a precipitao. Uns dizem: O Brasil no merece Lula nem Bolsonaro, mas, se for assim, vou com Lula. Outros: Esse presidente um doido, mas entre ele e Lula, fico com ele. No Lula, no voto de jeito nenhum.
Ou seja: os que mais querem a terceira via so os que cristalizam a polarizao entre Lula e Bolsonaro, jogando a toalha, disseminando o mantra de que no tem jeito e antecipando o segundo turno.
Afinal, tem jeito? Depende dos candidatos, das suas campanhas e da competncia de cada um para vender seu peixe, alm do principal: as circunstncias.
ESCOLHER O MELHOR – Neste momento, o fundamental no so nomes, so perfis. Nem o fulano, nem s princpios, mas que tipo de fulano a populao intui como melhor para reconstruir o Pas.
Na onda da Lava Jato, 2018 foi o basta! Contra corrupo, poltica, polticos conhecidos, status quo. Jair Bolsonaro foi quem se encaixou nesse perfil. Ele no era absolutamente nada disso, como veio a confirmar na Presidncia, mas o eleitor no olha para cima: no v o candidato real, v o personagem inventado para a circunstncia.
Em 2022, o mundo outro, o Brasil outro, com pandemia, cambalhota na Lava Jato, desmanche da Sade, Educao, Ambiente, Cultura, Poltica Externa e esgaramento das relaes entre os Poderes e os entes federativos, mais o trofu de 620 mil mortos e o coroamento de recesso tcnica, inflao, desemprego e fome. E a democracia voltou agenda.
BOM LEMBRAR – Esse quadro favorece Lula e evidentemente desastroso para Bolsonaro, mas no apaga o mensalo, o assalto Petrobras, o fiasco Dilma Rousseff. E, por exemplo, se Bolsonaro meteu a mo nos rgos de investigao (PF, Receita, Coaf…), Lula aparelhou os da grana (BNDES, CEF, agncias reguladoras).
Concluso: vai ter muita lavao de roupa suja e, quando a mquina esquentar, a imagem de hoje pode descongelar.
cedo para jogar a toalha.
Quando a campanha começar a força dos partidos irão cristalizar os candidatos. Uns que já transitam por diversos partidos, trocaram de lado muitas vezes e outros com ideais e fiéis à sua legenda.
Por melhor que o general seja, é a tropa que vence a guerra.
chola mais
Ei
Terceira via
Cadê você
Não consigo te ver daqui de cima.
(Pensamento do Lula e Bolsonaro)
Olê
Olê
Olê
Olá
Lulaa
Lulaaa
Para se ter uma terceira-via de verdade com Projetos para o Páis só poderia sair de uma candidatura avulsa.
Coisa que é impossível em nosso Páis, devido o Sistema Pólitico e Eleitoral ser viciado e atolado em corrupção….
Só tem uma saída, ops, ou melhor duas..
Aeroporto Galeão-Cumbica…….
E se piquem., como dizia o grande comediante Rony Cócegas……
Confirma-se o que venho comentando: a terceira via é uma manobra do PT (Partido dos Traficantes) para confundir o eleitorado e roubar algumas dezenas de votos do Presidente Bolsonaro.
2022 será a eleição do cidadão de bem contra o crime organizado tucano-petista, que saqueou o país, incluiu a putaria no currículo escolar de crianças, perseguiu o cristianismo e incentivou o tráfico de drogas e o banditismo através de leis lenientes, da nomeação de advogados do tráfico para as cortes superiores da justiça e, pasmem!, com a criação da bolsa crack na cidade de SP, um projeto piloto para desviar dinheiro público para traficantes. Tudo isso foi interrompido com o fracasso do assassinato do Bolsonaro e a sua vitória esmagadora em 2018.
Desde então, o narco-socialismo se reorganizou. Todas as máfias virão unidas e de mãos dadas (PT + PSDB + STF e seus tentáculos) para retomar o projeto de transformação do país num narco-estado a qualquer custo, incluindo crime de sangue ou fraude eleitoral. A pergunta é: vamos permitir?
Chuchu com agrotóxico já era.