Aperte o cinto, a base aliada sumiu

Bernardo Mello Franco

A semana forneceu novos exemplos do desmanche acelerado da base parlamentar de Dilma Rousseff. Em dois dias, a presidente sofreu duas derrotas duríssimas no Congresso. O Senado aprovou o aumento dos servidores do Judiciário, e a Câmara abriu caminho para a redução da maioridade penal.

Em ambos os casos, o Planalto perdeu de lavada. No Senado, o PT ficou isolado, e o massacre tomou proporções épicas: 62 votos a 0. Dilma vai vetar o reajuste bilionário, mas corre o risco de ter a decisão derrubada pelo Legislativo.

A bomba orçamentária foi detonada com o apoio de nada menos que oito partidos que comandam ministérios: PMDB, PDT, PP, PR, PSD, PTB, PRB e PC do B. A tropa de infiéis é tão grande que não faz mais sentido falar em traição. A palavra que resume a nova atitude das siglas em relação a Dilma é abandono.

IMPOPULARIDADE

Com a presidente batendo recordes de impopularidade, sumiram os aliados dispostos a se sacrificar por ela. Bastam algumas buzinas para que qualquer grupo de servidores passe a ter mais força que o Planalto em votações importantes.

Criou-se uma equação boa para os partidos e ruim para o governo. Como Dilma não tem condições políticas para demitir ministros, as siglas continuam a se lambuzar de verbas sem apoiá-la. Casos pontuais, como as MPs do ajuste fiscal, são negociados no balcão de secos e molhados do vice Michel Temer.

Quando Marina Silva decolou na campanha de 2014, Dilma assombrou o eleitor com a ameaça de que a rival não teria maioria para governar. “Sem apoio no Congresso, não é possível assegurar um governo estável, sem crises institucionais”, afirmou, em debate no SBT.

No dia seguinte, a propaganda petista comparou a adversária a Jânio e Collor, presidentes que tentaram governar sem maioria e não conseguiram completar o mandato. Marina perdeu, mas o fantasma agora se volta contra Dilma.

 

3 thoughts on “Aperte o cinto, a base aliada sumiu

  1. Bem feito Dilma…..Vc mentiu para o povo brasileiro descaradamente…Mentiu, fez mil trapalhadas no seu primeiro mandato. Agora a corda está arrebentando para o seu lado. Tratou mal os aposentados brasileiros, subiu a conta de luz estratosfericamente, inflação passou há muito tempo da meta. O teu destino está traçado Dilma. Os seu aliados estão pulando do navio porque o seu navio está indo a pique. Bem feito Dilma….Arrogante, Soberba se achando a dona da verdade. Fora Dilma. Fora vc e toda a sua turma de petistas Espero ainda rir muito com sua saída melancólica pelos fundos do Palácio da Alvorada.

  2. Dilma e o pete estão provando do veneno que jogaram nos outros. Se tivessem humildade fariam um “mea culpa”, sairiam de cena e pelo menos se preservariam para o futuro. Duvido que façam isso. Seu futuro tenebroso está traçado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *