Aposentados e pensionistas do INSS têm direito de receber, além da correção mensal, a diferença acumulada dos últimos cinco anos

Do Correio Braziliense

Um erro do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) prejudicou milhares de aposentados e pensionistas. A falha na atualização dos valores dos benefícios foi descoberta pela Associação Brasileira de Apoio aos Aposentados, Pensionistas e Servidores Públicos (ASBP), há mais de um ano. Desde então, os que foram prejudicados lutam na Justiça na defesa de seus direitos.

Após muitas batalhas, a Justiça Federal, em primeira e segunda instância, vem condenando o INSS a revisar as aposentadorias e pensões, a aplicar os percentuais corretos e a indenizar os lesados, com pagamento da diferença dos últimos 60 meses corrigidos, segundo informou o departamento jurídico da ASBP. 

Michele Cristina Felipe Siqueira, do escritório Felipe Siqueira & Oliveira Advogados, advogada da ASBP, afirma que, “embora a correção pareça pequena, é muito significativa para a categoria. O aposentado ou pensionista recebe além da correção mensal a diferença acumulada dos últimos cinco anos.”   

Aposentados e pensionistas que tiveram benefícios concedidos pelo INSS antes de junho de 1999 têm direito à diferença total de 4,07%. Benefícios recebidos de julho de 1999 a abril de 2004, fazem jus à diferença percentual de 1,75%. Também tem direito o beneficiário de pensão por morte, após maio de 2004, se decorrente de aposentadoria concedida nos períodos contemplados.

ORIGEM DO ERRO 

Em dois momentos específicos o aumento não foi aplicado: Em junho de 1999 (primeiro reajuste após a Emenda Constitucional nº 20/98, pela Portaria 5.188/99) e em maio de 2004 (primeiro reajuste após a Emenda constitucional nº 41/2003, pelo Decreto 5.061/04). O teto das contribuições foi elevado de forma alternada com o reajuste aos benefícios do INSS. Esse aumento indevido aconteceu porque não foi analisado, em ambos os reajustes, o valor proporcional , mas sim, os índices de reajustes integrais (correspondente a contagem anual) sobre os valores existentes apenas a partir de dezembro (1998 e 2003).

Para descobrir quanto tem direito, basta procurar a ASBP (Associação Brasileira de Apoio aos Aposentados, Pensionistas e Servidores Públicos). A entidade representa seus associados para ajuizamento da ação de revisão, e presta esclarecimentos gratuitos a qualquer cidadão aposentado ou pensionista. Para atendimento é necessário agendamento prévio na unidade mais próxima, endereços e telefones disponíveis em www.asbp.org.br .

A ação da ASBP busca a atualização dos valores do regime geral da previdência social no mesmo período e pelos mesmos índices aplicados ao teto previdenciário, conforme prevê as emendas constitucionais nº 20 15/12/1998 e nº 41 19/12/2003.

951 thoughts on “Aposentados e pensionistas do INSS têm direito de receber, além da correção mensal, a diferença acumulada dos últimos cinco anos

  1. Enquanto isso a correção dos pensionistas se faz pelo índice inflacionário (IPCA), ao passo que os trabalhadores ativos têm suas remunerações corrigidas acima da inflação.

    A lógica é empurrar toda a massa de aposentados em direção ao piso, isto é, ao salário mínimo.

  2. O INSS,consedeu minha aposentadoria em 22-08-2005,gostaria de saber se tenho a receber a diferença de calculo, atrasada , aposentadoria por invalidez ,sendo que em março de 2013,recebi uma diferença de 200,oo reais de acrécimo no meu salario.Por favor preciso saber ,aguardo uma resposta de quem ler e entende da situação,desde já agradeço.

    • Sim, você tem direito a revisão do Art 29 e os também 5 anos acumulados.
      Na maioria dos casos, o INSS já informa por meio de carta o valor a ser recebido, sendo que nem sempre este valor é o correto e a promessa de pagamento é geralmente a partir de 2020.
      Procure urgentemente a ASBP, caso não tenha nenhuma próxima a você, procure um advogado previdenciário de sua confiança, pois já que você é aposentado em 2005, o seu prazo de pedido de revisão vai expirar em 2015.

  3. ala quero so faze um cometario eu tenho um proceso mesta a sociacão ja vai faze dois anos em maio quando eu recebei uma carta mim falando par mim comparese na asociacão eu foi la mim cobrarão mil i dozentos pra entra com proceso qui eu tinha direito sou pencionista derno de 1993 por norte acideti de trabalho mim garantiro com um ano seis neses adois anos alte agora não tenho reposta nei um comtato pq disfis da asociacão qui eli so queri dinhero estou indo no seso rosomano par ver como qui fica ou eli mim paga o qui eu gastei não acredito mesta asiciacão

      • Sou aposentado por invalidez,há 5 anos,sofri um acidente no ano de 1996,fiquei trabalhando com dificuldade sem render muito para a empresa até que no ano de 2000,fui convidado a me desligar da mesma,motivo não estava cumprindo as metas cem por cento,coloque- na justiça e esse processo tramita na vara do trabalho aqui da minha cidade Assú -rn,na época eu contribuía com duas previdências no caso o inss,e Petros,fundo de pensão da Petrobrás,hoje eu só recebo do inss,tem como reverter essa situação,ficando eu com as duas aposentadoria?(Empresa Petrobrás)Obrigado!

  4. Ola!
    Tive minha aposentadoria concedida por tempo de contribuição em 04/04/1994. gostaria de saber se tenho direito a essa revisão. Aguardo resposta.
    Obrigado

  5. Por gentileza, gostaria de saber como proceder para atualizar os valores da aposentadoria que a minha mae receber por ocasiao da morte de meu pai, em julho de 2003.
    Nao me recordo quando meu pai aposentou, mas ele viveu ate 81 anos, e acredito que se aposentou com 65 anos ou um pouco mais , acredito que foi por volta de 1987/ 1988 .
    Minha mae tem direito a revisao e atualizacao dos valores ? Eu fiz em 2009 um pedido de revisao, pois ja via que estava bastante defasada, mas na epoca foi indeferido, e acredito que estes novos ‘ movimentos’ de revisao abriram uma brecha para que os aposentados possam ser ressarcidos . Me recordo que o meu pai na epoca da sua aposentadoria havia comentado que o seu benefico equivalia a 3 salarios minimos, e atualmente minha mae recebe apenas 1 salario e um poquinho mais.Para agravar a situacao, a saude de minha mae requer cuidados especiais, ela tem Alzheimer. Existe alguma lei que ‘ proteja’ o idoso nestas condicoes ?
    Por favor aguardo resposta . Obrigada . Regina

  6. Como devo proceder para que seja pago essa diferença de minha aposentadoria a qual tenho direito?
    Aguardo resposta
    Obrigado pela atenção

  7. ola. me aposentei em 1996 porpocional usando a insalubridade 30 anos e 15 dias gostaria de saber se tenho direito a essa revisao . pois continuei trabalhando ate 2010 quando a empressa me afastou por motivo de doença hernia de disco. Ja dei entrada na tal desaposentaçao pois contribui por quase 14 anos pos aposentado.Aproveitando a oportunidade a soma dos 36 meses que na epoca era usada deu rs
    945.61 e o teto em 1996 era rs 957.56 rs 11.95 reais de diferença alguma chance de consequir o teto

    Desde ja muito OBRIGADO

  8. sou pencionista por morte do meu esposo desde 1990 tenho direito a esta revisão? pois anoticia q me chegou è q eu tinha direito a 6 salarios definitivamente e o q recebo não confere ,gostaria de saber se tenho algum resacimento fico aguardando resposta pois ja pedi revisão e mesmo asim ainda ta errado obrigada.

  9. Aposentei em 12/2009, fiz um contrato de consignado junto ao Bradesco, fiz a quitação antecipada, porém o calculo do DESAGIO, pelo que refiz esta errado em meu desfavor, acredito que muitos aposentados também estão com o mesmo problema, gostaria de saber se a Associação (ASBP) tem uma area que cuida deste assunto, e se tem Escritorio aqui em Belém/PA, poís, acredito que seja do interesse de nossa classe. Se o assunto merecer a atenção da ASBP, gostaria do endereço, para que possa dirigir ao escritorio com os documentos que mantenho.

    Agradeço pela atenção

  10. Boa noite,meu sogro se aposentou em setembro de 1995,ele tem direito a essa correção?pagou advogada e ela devolveu os documentos alegando que ele não tem direito,sendo que chegou uma carta em casa.Cobrou 2.250 reais…achei muito estranho.

  11. gostaria de saber se tenho direito a revisão em minha aposentadoria pois sou aposentado desde 1997 , tenho 82 anos e nunca solicitei nenhuma revisão.
    Posso ir direto a um posto do INSS para solicitar a mesma se eu tiver direito???
    desde já agradeço a atenção.

  12. sou um dos aposentados entre 1994 a 1997 motorista rodoviario , o meu processo já foi julgado, o juiz ja enviou a requisição de pagamento para brasília, mas ainda não recebi esta diferença e nem o salário foi corrigido ainda continuo com uma remuneração muito defasada quando receberei? aguardo resposta

      • eu agendei uma revisao para rever minha restituiçao como voce me respondeu mais hoje eu fui para fazer a revisao e a pessoa que mi atedui mi disse que eu nao tenho nada para arreceber porque meu marido ganhava bem mais fais muinto tempo e o salario deli dui disvalorizado e um salario que eu arecebo hoje eu posso correr o risco de diminuir e mesmo asim eu pedir que ela fizesi mais ela nao aceito fazer me aconselhe eu pensei em aruma um advogado para me ajudar digami ou que fazer

      • eu agendei uma revisao para rever minha restituiçao como voce me respondeu mais hoje eu fui para fazer a revisao e a pessoa que mi atedui mi disse que eu nao tenho nada para arreceber porque meu marido ganhava bem mais fais muinto tempo e o salario deli dui disvalorizado e um salario que eu arecebo hoje eu posso correr o risco de diminuir e mesmo asim eu pedir que ela fizesi mais ela nao aceito fazer me aconselhe eu pensei em aruma um advogado para me ajudar digami ou que fazer

  13. gostaria de saber se preciso fazer algo para receber ou ainda esta na justiça para se decidido, se for possivel
    gostaria de saber a pequena atualização em quanto por cento pego e se meu beneficio aumenta….
    obrigada pela atençao e Deus o abençoe :))

  14. gostaria de saber se preciso fazer algo para receber ou ainda esta na justiça para se decidido, se for possivel
    gostaria de saber a pequena atualização em quanto por cento pego e se meu beneficio aumenta….
    obrigada pela atençao e Deus o abençoe :))

  15. Minha mae ganhou o direito a pensão em 2007 mais desde 2000 que ela recebe dos filhos, ela tem algum direito? Se tiver precisa entrar na justiça? O salário aumenta, se fosse possível gostaria que se possível me informassem… Obrigada!

    Responder

  16. Me aposentei em setembro de 2003 contava na época com 34 anos e seis meses,
    porem trabalhei na aviação como despachante operacional de voo no aeroporto
    dos Guararapes em Recife, a Varig me deu o SB40, historiando todo meu trabalho
    junto as aeronaves no patio onde havia o pousos e as decolagens das mesmas, o
    que não aceito na época pelo INSS requeri a junta recursal ainda em 2003 para que
    foi feita uma nova avaliação, mas obtive nenhuma resposta. Porem inconformado
    pedi em 2010 junto a um posto do INSS uma nova revisão o que foi aceito na época
    e minha aposentadoria passou a ficar pelo teto da época no valor de ( hum mil oito
    centos e sessenta e nove reais e trinta e quatro centavos). Desejaria saber se faço
    a algum reajuste uma vez que me aposentei no ano de 2003.

    a Varig
    me deu o sb40 historiando todo meu junto as aeronaves mas o INSS não aceitou
    já que com isto contaria 03 e meses
    ante

  17. caro colega gostaria q me respondese se poso entrar com um advogado
    para esta causa de difereça salarial pois vcs jà me responderam q tenho direito
    e q eu procurase uma agencia do inss e eles me mandaram aguardar carta
    mas estou enferma gastando e nececitada por tanto me ajude respondendo
    como faso, sou pencionista por morte do meu esposo desde 1990 e recebo errado
    serei grata com a vossa resposta e q DEUS abençõe ricamente a quem me fizer este
    grande favor pois tou endividada e muito preocupada e q
    DEUS RECOMPENSE COM AS BENÇÃOS DOS CÈUS.

  18. O meu marido Daniel Limado Espírito Santo, aposentou em 31/08/1988, eu gostaria de saber se ele tem direito a algum reajuste ou algum retroativo devido perdas com relação ao salário mínimo?

    • Eu me aposentei em 1992. Já comprovei que por erro dos cálculos de contribuição fui aposenta com 30 anos de contribuição e outros tantos direitos . Eu achava que tinha me aposentado com 35 anos , aliás eu tinha comprovadamente 37 anos com registros em carteira. Entrei com recurso judicial e foi indeferido por uma tal MP , porque entrei fora do prazo , mas só fiquei sabendo desse erro muitos anos depois. Desses e de tantos outros erros. Eu ainda posso entrar com recurso novamente visando improcedente o que aconteceu?

      • Procure a agência do INSS e tente se informar, Norberto. Ou procure um advogado especializado, que trabalhe sem cobrar mensalmente, recebendo somente no caso de vitória na Justiça.

        ABS.

        CN

  19. O idoso conserva suas faculdades se mantiver vivos seus interesses – Cícero.

    Os homens se assemelham aos vinhos. A idade estraga os maus e melhora os bons.

    Aí, CN , quantos olhos não brilharam com a possibilidade de receber um dinheiro inesperado. Mais uma vez ,valeu por esclarecer tanta gente .

  20. Gostaria de saber se tenho direito a revisão do beneficio, pois a partir de 30.12.98 entrei de beneficio p/motivo de doença e me aposentei e julho de l999 p/invelidez.

  21. queria saber se tenho direito a revisão, somente em 2008 me concederam o beneficio por morte pois minhas filhas ja recebiam
    desde o falecimento
    do pai delas que morreu no ano 2000, e na minha carta de concessão tem dizendo
    que foi requerido em 31/07/20008 com inicio de vigência a partir de 14/07/2000
    gostaria de saber se tenho algum direito…

  22. Queria saber se tenho algum direito a revisão pois somente em 2008 me concederam o benefício por morte, minhas filhas já recebiam desde o falecimento do pai que faleceu em 2000 e minha carta de concessão diz que foi requerido em 31/07/2008 com início de vigência a partir de 14/07/2000 tenho algum direito?

  23. Gostaria de saber se o INSS fará o pagamento automaticamente avisando os aposentados e pensionistas através de carta, ou se precisamos tomar alguma providencia?
    Muito obrigada pela sua atenção.

  24. OLA PRECISO DE AJUDA POR FAVOR POIS NAM SAIO DE CASA SOFRI UM ERRO MEDICO MAS O QUE ESTOU PRECISANDO E SABER SE EU TENHO DIREITO A UMA REPOSIÇAO MEU ESPOSO SE APOSENTOU EM 94 e faleceu eu sou pencionista mas o beneficio ja esta todo defasado gostaria de saber se tenho o direito de reposição e como agradeço desde ja obrigada e tambem eu tenho varios fatores de enfermidade tenho pedido dos medicos para o meu auxilio doença qual a medida a tomar Deus abençoe.

  25. OLA MUITO OBRIGADA EU NAO TENHO COMO SAIR PROCURAR UM ADVOGADO POR FORÇAS FISICAS MAS FIQUEI FELIZ POIS EU NUNCA RECEBI RESPOSTAS DE POTROS MAS EU NAO COMENTEI QUE MEU MARIDO ERA APOSENTADO POR TEMPO DE SERVIÇO TRINTA E CINCO ANOS E ALGUNS MESES ENTAO POR ISTO ESTOU NA DUVIDA POR NAO TER ME EXPRESSADO ESTE FATO MAS EU AGRADEÇO DE CORAÇAO POR TUDO MUITO MAS MUTIO OBRIGADA MESMO DEUES ABENÇOE SEMPRE SEMPRE TANTO QUE RECEBO NA CAIXA E DE TODO CORAÇAO VOU SER FIEL COM ESTE BLOG MUITO NOS AJUDA E CREIO QUE SE TODOS AJUDAR COM VERDADE VAO TER SIM COM CINCERIDE SUAS RESPOSTAS VAMOS SER FTEL OBRIGADA MAIS UMA VEZ.

    • Dinair, seu direito é receber o salário da aposentadoria e o salário do trabalho. Mas o desconto continuará enquanto você estiver trabalhando.

      Abs.

      Carlos Newton

    • Maria do Rosario, se o senhor seu pai está aposentado desde 1940, deve ser o homem mais velho do mundo, a não ser que tenha se aposentado por invalidez aos 20 e poucos anos. Neste caso, terá direito à restituição.

      Abs.

      CN

  26. A minha aposentadoria foi especial. o inss perdeu minha carteira que tinha todos os registros mas tenha outra pois aquele que eles perderam esta toda anotada de registro. o inss concedeu minha aposentadoria em 1994. eu tenho direito da revisão da aposentadoria.

  27. meu nome é nilda a minha revolta é contra o inss,sou viuva de um aposentado que morreu de uma doença degenerativa chamada sindrome de meige… Na qual o inss numca reconheceu a invalidez dele ele foi obrigado se aposentar por idade. Ele se aposentou em 2003 e numca recebeu os atrasados que tinha direito por uma imenda errada…. O Salario dele é de 800reais que mal dava para sobrevivencia dele que érao gasto com remédios..Ai ele foi mora com minha sobrinha que nois criamos que tem situaçoes finaçeiras que dava para ajuda na saude dele,Nao me separei dele apenas ela ficou com ele meu marido porque éla tem carro para levar ele para o hospital fundao do estado do rio de janeiro qual ele ficou internado varias vezes,coloucou placa na coluna em fim a vida dele foi so sofrimento. Ai eu fiquei sem meio de sobreviver AI EU NILDA ESPOSA arrumei um adivogado que feis um lloans para eu sobreviver imagine voces oq esta acontecendo meu marido faleceu ja tem dois meses e meio fui Ao inss para entrar com pedido da pensao dele qual foi a minha surpresa a primeira coisa que eles descobriram que eu recebia o loans e diserao que se eu opitar pela pensao dele sera descontado30 porcento do salario dele como viuva eu nilda tenho 71 anos de idade ja tenho varias doenças decorrentes da idade ex; presao alta labirintite depresao etc… Estou vendo que vou ser mais uma vitima dessa instituiçao. Moro em nova iguaçu bairro metropolis centro prosimo o inss eu liguei para o numero 135 e agendei para o dia 19 de agosto de 2014 a minha vontade é de morrer sou mais uma vitima do tal do inss. meu nome é nilda ramalho almeida……..

  28. Sou aposentado desde 1993, e ja faz 21anos que estou aposentado, e continuo trabalhando com cartyeira assinada, e nunca tive reajuste nenhum, tenho direito a essas revisoes,,atenciosamente obrigado

  29. boa noite.. eu comecei a receber pensão em 93 e em 2003 eu fui em um advogado e ele pediu uma revisão e eu consegui o reajuste.. eu tenho direito a fazer isso de novo ou só pode pedir uma vez?

  30. Meu esposo é aposentado e ficou deficiente visual em setembro /13. Gostaria de saber se ele tem direito aos 25% de complementação e qual o procedimento.
    Grata
    Miriam

  31. Olá, minha mãe é pensionista do meu pai que faleceu em 2009. Ligamos no atendimento do inss e nos informaram que o número do benefício dela tinha direito a uma diferença e que já estaria no próximo lote de pagamento, já no inss diceram que não. Você poderia me esclarecer se nesse lapso temporal houve algo nesse sentido, se ela tem direito e quem procurar? agradeço muito

  32. .

    Luiz Emidio comentou um link.
    20 de fevereiro
    Meu nome é luiz emídio da silva, tenho 61 anos sou de Paulista -pe minha aposentadoria é especial de nº 46, não tem fator de correção pra cálculos apenas coeficiente 1 (100%) antes da aposentadoria tinha uma r.m= 16 salários mínimos= 1.120,00 reais em 03/03/1995 mim aposentei com s.b= 582,86 que era o teto máximo i.n.s.s, tive direito a u.r.v = 24.039,06 reais em 10/10/2002 pra receber de uma vez assinei um acordo e recebi apenas 14.440,00 reais bom até dezembro de 2003 recebi minha r.m limitada ao teto 1901.01 reais. em janeiro de 2004 o i.n.s.s elevou o teto de 1869,54 reais pra 2400,00 reais por conta da ec-41/2003 e não fez a readequação do salario pra efeito de manutenção do beneficio com isso a situação ta precária estou perdendo 971,00 reais mês a mês em relação ao teto máximo do i.n.s.s que é 4396,00 reais atual, já fui no posto do i.n.s.s a pessoa que mim atendeu rube .f.s. junior de matricula 0585316 i.n.s.s , alegou que eu tinha
    direito mais o beneficio estava em decadência por essa razão o i.n.s.s não resolveria o problema, mesmo que o beneficio estivesse em decadência se comprovaria má fé por parte do i.n.s.s por ter deixado de adequar por se próprio o valor do beneficio quando foi editada a ec-41/2003 será que você pode mim ajudar, eles estão calados , me parece que só existe 220 mil aposentados em todo pais que recebe teto máximo do i.n.s.s é uma pequena minoria. e-mail ……..morador18@hotmail.com

    • Já estou cansado de procurar meus direitos conforme cito acima, e o processo é arquivado fação uma avaliação e um detalhamento porque eu não estou entendendo mais nada………Obrigado respota por e-´mail

    • Já estou cansado de procurar meus direitos conforme cito acima, e o processo é arquivado fação uma avaliação e um detalhamento porque eu não estou entendendo mais nada por favor mande resposta…….. do meu comentario…

      • Luiz Emidio comentou um link.
        20 de fevereiro
        Meu nome é luiz emídio da silva, tenho 61 anos sou de Paulista -pe minha aposentadoria é especial de nº 46, não tem fator de correção pra cálculos apenas coeficiente 1 (100%) antes da aposentadoria tinha uma r.m= 16 salários mínimos= 1.120,00 reais em 03/03/1995 mim aposentei com s.b= 582,86 que era o teto máximo i.n.s.s, tive direito a u.r.v = 24.039,06 reais em 10/10/2002 pra receber de uma vez assinei um acordo e recebi apenas 14.440,00 reais bom até dezembro de 2003 recebi minha r.m limitada ao teto 1901.01 reais. em janeiro de 2004 o i.n.s.s elevou o teto de 1869,54 reais pra 2400,00 reais por conta da ec-41/2003 e não fez a readequação do salario pra efeito de manutenção do beneficio com isso a situação ta precária estou perdendo 971,00 reais mês a mês em relação ao teto máximo do i.n.s.s que é 4396,00 reais atual, já fui no posto do i.n.s.s a pessoa que mim atendeu rube .f.s. junior de matricula 0585316 i.n.s.s , alegou que eu tinha
        direito mais o beneficio estava em decadência por essa razão o i.n.s.s não resolveria o problema, mesmo que o beneficio estivesse em decadência se comprovaria má fé por parte do i.n.s.s por ter deixado de adequar por se próprio o valor do beneficio quando foi editada a ec-41/2003 será que você pode mim ajudar, eles estão calados , me parece que só existe 220 mil aposentados em todo pais que recebe teto máximo do i.n.s.s é uma pequena minoria. e-mail

          • Os processos foram arquivados da revisão pelo teto recebi e-mail do MPS, afirmando que tenho direito a revisão pelo teto e os atrasados dos ultimos 5 anos pediram-me que procurasse o posto do inss caso não resolvesse , procurar a defensoria publica do meu estado…….. para esclarecimento obs: Há 9 anos recebo BN. limitado ao teto em 2004 perdeu a manutenção e hoje estou no sufoco pra manter meus compromissos………Email morador18@hotmail.com

  33. Sou pensionista desde novembro de 1999, na memória de cálculo do Inss consta “Limitado ao teto máximo” , no 135 e no Site do Inss dizem que não tenho direito a revisão, será que tenho direito a esta revisão ou a alguma outra. Obrigada.

  34. ola sou pensionista por morte do meu marido desde 2008 sera que tenho direito a revisao e tambem estou vendo que o valor que estou recebendo nao teve aumento conforme o slario minimo ainda estou recebendo 648,00 esta errado isso nao e desde ja agradeço

  35. gostaria de saber se tenho direito a essa revisão, me aposentei em 2010, por invalidez, gostaria de saber qual procedimento devo fazer se tiver direito a essa revisão?

  36. Sou pensionista por acidente de trabalho desde 1993 entrei com pedido de revisão,inicio vigente 21-05-1993,requerido 1-12-2000,data da concessão do beneficio 27-09-2002,queria saber se tenho algum direito.

  37. Olá..fiquei sabendo que pensionistas que recebem o benefício a 16 anos não tem mais o como reaver seus direitos sobre a diferença acumulada em cinco anos. isso é verídico? Em quase 17 anos recebendo o benefício, minha mãe recebeu apenas R$ 700,00 de aumento. Isso é justo? Por favor nos ajude, não sabemos oque fazer?

  38. sou aposentadada por invalidez desde 1998 gostaria de saber se tenho direito a alguma correção. pois ganhava 3 salarios agora so ganho dois .

    desde ja agradeço

  39. Bom dia., eu me aposentei em 1997., proporcional ao tempo de contribuição e continuie trabalhando ate Jan/14., contribuindo pelo teto maximo., gostaria de saber se tenho direito alguma revisão ou desaposentação., desde ja agradeço.

  40. BOA NOITE; SOU PENSIONISTA DESDE 2006 TENHO DIREITO A REVISAO DO BENEFICIO ? MEU ESPOSO SE APOSENTOU EM 06/11/01998 EM 2012 DESCOBRI QUE ELE TINHA DIREITO A REVISAO PROCUREI O INSS QUE RECONHECEU MAS TINHA PERDIDO O DIREITO O PROPRIO INSS MIN DESSE QUE ENTRASSE NA JUSTIÇA ENTREI COM O PROCESSO NO JUIZADO FEDERAL E PERDE ES TRANHA MENTE SEM EU SABER O PROPRIO JUIZADO RECOREREU SEM EU SABER JA TINHA CONTRATADO UM ADVOGADO. NAO FUI COMUNICADA DO RESULTADO ISSO A CONTECEU EM EM 2012

  41. BOA NOITE; SOU PENSIONISTA DESDE 2006 TENHO DIREITO A REVISAO DO BENEFICIO ? MEU ESPOSO SE APOSENTOU EM 06/11/1998 EM 2012 DESCOBRI QUE ELE TINHA DIREITO A REVISAO PROCUREI O INSS QUE RECONHECEU MAS TINHA PERDIDO O DIREITO
    .

  42. Tenho 61 anos, aposentado desde 04/11/1998, com 30 anos de contribuição = (70%) “cálculo pela média dos últimos 36 meses”, houve contribuições com LIMT.TETO,
    preciso saber se há direito à revisão de valores, neste caso como proceder para pedira revisão ? aguardo resposta para que possamos estudar o caso.
    Att.

    Jair Fiorani (favor enviar resposta pelo meu e-mail)

    • Tenho 61 anos, aposentado desde 04/11/1998, com 30 anos de contribuição=(70%) “calculo pela média dos ultimos 36 meses”, houve contribuições com LIMT.TETO,
      preciso saber se há direito à revisão de valores, neste caso como proceder para pedir revisão ? aguardo resposta para que possamos estudar o caso.
      Att.

      Jair Fiorani

  43. Olá, por favor gostaria que me respondessem se tenho direito a essas diferenças.
    Meu marido aposentou-se por invalidez em 1993, devido a um câncer. Tornei-me
    pensionista, com sua morte em junho de 2006. Tenho direito? Como proceder?

    Agradeço por vossa orientação.

    Lígia Beltrão

  44. OLá!Em 2013,minha sogra recebeu uma carta avisando que,em maio de 2015 ela receberia a diferença da revisão no valor de 12.500 reais.Mas ela faleceu meses depois.Meu Marido era o unico filho dela ,e ela não era casada,eu gostaria de saber se o meu marido tem direito á esse dinheiro e se tiver,como proceder?

  45. Gostaria de saber se meu avô tem direito ao reajuste pois ele se aposento por tempo de contribuição em 1979.
    E depois de algum tempo ele continuo a trabalha e a pagar o INNS. Sera que ele tem direito a um reajuste de salario ??
    Obrigada. Aguardo.

  46. me acidentei no ano de 1986 em uma gráfica,fiquei na caixa até 1988, depois em 1988 me aposentarão com 40% do meu salário,mas hoje recebo $783,00 menos que um salário minímo ,gostaria de saber de tenho direito a revisão ,porque fui ao inss e eles me mandaram uma carta dizendo que foi indeferido,, mas que eu podia entrar novamente, tenho direito?

  47. BOM dia!
    recebi a carta com pagamento previsto para maio 2015, gostaria de saber se esta garantido o recebimento e onde recebo esta diferença?
    recebo meu beneficio no banco ITAU OBRIGADO
    E PARABÉNS PELA AJUDA QUE VCS TEM PRESTADO AOS APOSENTADOS
    AGUARDO RESPOSTA

  48. 8. Pensão por morte – valores atrasados.

    Pensionista de segurado falecido em data anterior a11/12/1997, em que a ação foi deferida tendo como início a do requerimento, e não a do óbito.

    Ganha os valores atrasados, a contar da morte do segurado até hoje.

    Mínimo de um ano e máximo de três.

  49. Tenho pagamento de revisão marcado para maio de 2015, dizem que o valor apurado será atualizado até a data do pagamento com aplicação das regras tributárias vigentes. Saberiam informar quais são as regras e as percentagens aplicadas. Obrigada.

  50. quando comecei a receber um auxilio por doença em 97 recebia 2 salários mínimos, hoje recebo menos de um salario. tenho direito a correção? e como vai ser essa correção?

  51. Olá boa tarde gostaria de esclarecer uma dúvida, eu convivia em união estável e no dia 10/06/2014 meu companheiro acidentou na rodovia e veio a óbito, no dia 16/06/2014 dei entrada no inss da minha pensão por morte, porém foi indeferida por falta da condição de dependente do segurado.
    Devido a negativa , reconheci a minha união pela via judicial, voltei novamente a agencia e disseram que com aquele documento apenas não serviria, ai ja estava desistindo perante a previdencia, ia recorrer a justiça.
    Esses dias fui na previdência com uma tia e eles me perguntaram se eu havia conseguido falei que não, ai eles olharam meu processo e disseram ser fácil resolver.
    Nisso organizei um documento de um plano de saúde que encontrei e o reconhecimento e consegui a concessão no dia 22/04/2015, na carta fala assim comunicamos que seu beneficio requerido no dia 22/04/2015, com numero… especie 21 pensao por morte foi concedido com incio de vigencia em 10/06/2014, com renda mensal inicial de …..
    Nesse caso recebo os atrasados?

  52. Meu pai era aposentado federa, faleceu em 1998. Minha mãe foi pensionista de 1998 à abril de 2015, pois também faleceu. A filha solteira sem cargo público tem direito na pensão?

  53. Minha mãe era pensionista e faleceu em 2 de abril de 2015. No dia 1 de abril saiu o pagamento, acredito eu referente a março. O mês de maio é de direito e pode ser sacado? Por favor, de uma resposta urgente.

  54. boa noite gostaria de saber eu aposentei por invalidez em 22 06 2009 nao fiquei no auxilio doença gostaria de saber se eu tenho direito alguma revisao tenho 60 anos tive que entrar na justiça para aposentar para pedir revisao tenho que entrar na justiça outra vez. obrigado aguardo resposta .

  55. meu pai recebeu um carta do inss dizendo que foi aposentado por invalidez ,fomos em um posto da previdência e nao souberam explicar o que fazer agora .Eu achei que teria que receber um carimbo na carteira de trabalho ou algo como um cartão que prove que ele ta aposentado ,o que devemos fazer.

  56. Sou pensionista por morte desde junho de 2004.Comecei a receber a pensão no valor de 2 salários e meio.Hoje recebo pouco mais de R$1.000,00.Tenho direito a revisão?Aguardo resposta e desde já agradeço.

  57. Bom dia

    Eu fui afastado por auxilio doença em dezembro de 1998, e aposentado por invalidez em março de 2001,, quando aposentei o salario minimo era 151,00 e aposentei com 1.031,00, gostaria de saber se tenho direito a revisao?, pois na epoca eu recebia quase sete salarios minimos e hoje nao chega a quatro salarios

  58. olá! minha mãe é pensionista por morte desde maio de 2002! ela tb ficou prejudicada e ja está recebendo em parcelas a restituição! gostaria de saber se provavelmente será sempre assim em parcelas, ou se ja teve alguma mudança e depositarão de uma vez!

  59. Boa noite. Minha tia Sra. Maria Chaves se aposentou por invalidez e antes recebia auxílio doença bem anterior, com cálculo de benefício da aposentadoria pela lei 9876/91, e a carta de concessão é datada de 22/05/2005.Recebeu sua primeira parcela em 07/06/2005, na época equivalia a 1,51 salários mínimos. Agora recebe o equivalente a 1,05 salários mínimos. Ela tem direito à revisão por perda, já que diminuiu a equivalência do que recebia antes e do que recebe agora? Agradeço muito sua atenção!

  60. Prezad@s,
    Minha mãe é pensionista, ela deu entrada no benefício em 1990 e passou a receber o benefício em 1991.
    Gostaria de saber se a mesma faz jus à revisão deste benefício? Qual o procedimento, administrativo (INSS) ou judiciário?
    Obrigado

  61. Sou aposentada desde 2010, e continuo trabalhando e contribuindo pelo teto.
    Porém o valor do meu benefício está muito aquém do teto. Posso pedir revisão
    da aposentadoria? Tenho chance de chegar ao teto?

  62. Boa tarde

    minha mãe é aposentada por morte do meu pai, desde de 1997… e eu também sou pensionista. Tenho 19 anos de idade.

    Gostaria de saber, se temos direito a essa revisão??

  63. Minha pensão por morte saiu em junho de 2003, mas meu marido faleceu em 07/1995, mas não sabia que tinha direito por não ser casada, eu tenho algum direito?

  64. Meu marido morreu em 1995 e desde 1996 recebo pensão dele por morte, será que tenho direito a esse reajuste do meu beneficio ? Pq algumas pessoas já estam recebendo direto sem dar entrada no inss ?

  65. Recebi uma mensagem pelo celular,que meu FGTS está sobrestado, liguei para saber o que era, disseram para ir até a Associação de Santo André. Lá me informaram que não tenho direito a revisão por aposentadoria, me aposentei, acho que foi em 2008, mas TENHO DIREITO, por ser pensionista, meu marido faleceu, em Julho de 2004.
    Gostaria de saber se tenho mesmo? Porque pelo site dataprev, colocando o número do benifício, diz que não tenho. Muito obrigada.

    • Acredito que sim, Silene, por que quem recebe o mínimo tem aumento superior aos demais aposentados e pensionistas. De qualquer forma, é bom você ir ao posto do INSS se informar melhor.

      CN

  66. Me aposentei em 2001, quase 15 anos, tenho direito a revisão ??? se não, por que ?? por favor me explique, pois também fui bastante lesado , ganho mais de um salário mínimo,
    porque paguei referente a 10 mínimos, porém estou quase chegando a ele…e no site não diz que tenho direito, por que ?? o meu n. não consta nessa correão???

  67. Me aposentei em 2001, quase 15 anos, tenho direito a revisão ??? se não, por que ?? por favor me explique, pois também fui bastante lesado , ganho mais de um salário mínimo,
    porque paguei referente a 10 mínimos, porém estou quase chegando a ele…e no site não diz que tenho direito, por que ?? o meu n. não consta nessa correção??

    obs. Me aposentei por invalidez…

  68. Boa noit
    Meu pai se aposentou em 2003 e faleceu em 2009, porem minha mãe passou a ser pensionista apartir de 2009 em ela faleceu em 2014 tem alguma possibilidade de eu ter o mesmo direito de ir procurar algum órgão para receber esse benefício.

  69. Eu agendei dia 10/06 e fui atendida hoje. Entreguei o pedido da revisao e fui informada ja la na hora que foi indefirida porque meu esposo teve auxilio em 1998 e ja tinha passado mas de 10 anos. O funcionario do INSS me disse que eu poderia fazer outro agendamento e entra com recursso contra e poderia ser feito ate 30 dias apos a data de hoje.Ou eu poderia pprocura um advogado.O senhor acha que devo entra pelo inss descordando desse primeiro pedido ,ou devo procura um advogado?

  70. APOSENTEI EM 2002 POR INVALIDEZ,ERA COSTUREIRA INDUSTRIAL,APESAR DE RECEBER NA DATA E QUEM RECEBE ACIMA DO SALARIO MINIMO SO RECEBO 788 REAIS,QDO APOSENTEI RECEBIA MAIS DE UM SALARIO,TNHO DIREITO DE PEDIR A REVISAO?

  71. Meu sogro aposentou em 1993 com 35 anos de contribuição somente em uma empresa e o valor de sua aposentadoria é muito baixa, será que ele tem direito a uma revisão já que ele não recebe nem a metade do teto de hoje.

  72. Bom dia Dr Carlos,eu fiz o pedido de revisao do meu beneficio (meu marido teve ax doença do ano 1997/ 2000 e se aposentou ele faleceu em 2005 e eu recebo beneficio) Tive o pedido da revisao INDEFIRIDO e fui informada la mesmo que tenho 30 dias de prazo para entra com recurso a JR/CRPS…mas o funcionario disse que pode ser que aumente o valor ou abaixe,e tbm tenho 39 anos posso perde meu beneficio. Essa informaçao nao me parece correta,o que o Senhor me diz sobre essa informaçao?

    • Acho muito difícil que haja uma redução no benefício, Maria Lúcia. Acredito que você deva continuar lutando, através do recurso. Se decaiu o direito de revisão, isso não muda a nova situação de perda, a partir de 1993, conforme a matéria que publicamos. Consulte um advogado que aceite representá-la recebendo honorários apenas em caso de vitória.

      Boa sorte, amiga.

      CN

  73. meu marido faleceu em 1995 dei entrada na pensao em 1996 foi negado pelo inss depois voltei a dar entrada entrei com recurso foi negado novamente depois dei entrada pelo juizado especial saiu a pensao em 2011 mas so meus filhos teve direito eu esposa nao tive depois tive que mexer com advolgado pra libera os atrasado saiu em 2012 depois tive que paga advolgado pra mim por como dependente do meu falecido ganhei a causa pelo juizado especial mais so que nao tive atrasdado da minha parte queria saber se tenho direito a revisao da minha parte tem 3 anos que recebo o beneficio no meu nome

    • Desculpe, dona Maria, mas me parece que não tem direito, pois a sra. só vem recebendo pensão há 3 anos. De toda forma, a sra. tem advogado, que pode esclarecer.

      CN

  74. Me aposentei em 14-02-1998 por tempo de contribuicao com 25 anos sempre contribui com o teto maximo sendo que o coeficiente =0.7,tenho direito a revisao pois minha aposentadoria diminue muito neste anos.

  75. Minha mãe ficou viúva a uns 22 anos atrás e não conseguiu se aposentar, mas ele tinha aposentadoria de invalidez, e agora a uns 9 meses atrás conseguimos a aposentadoria de viuvez dela queria saber como faço para conseguir o tempo dela. E o INSS cortou a aposentadoria de Invalidez queria saber se ela tem direito da outra aposentadoria de invalidez pois ela ainda tem o mesmo problema. E requer cuidados e muitos remédios que são caros.

  76. eu era separada quando meu marido morreu em 29 /12/1998 !! eu tinha um filho de menor que recebeu o beneficio ate 21 anos!!! agora ja faz 5 anos que acabou!!!
    será que ele tem direito a recorrer pra ver se tem alguma correçao pois ele morreu em 1998!!!
    obrigada!!!!

  77. Atenção cidadãos. Tentem resolver tudo nos postos do INSS por pior que sejam, porque os juízes do Juizado Especial Federal. lá na Avenida Venezuela, que corre em sentido contrário à rua Sacadura Cabral, depois da Praça Mauá, RJ, TÊM UMA TREMENDA MÁ VONTADE COM A CIDADANIA E COSTUMAM PREJUDICÁ-LOS. Nem os atendem. Em casos de pedidos jurisdicionais de medicamentos COM URGÊNCIA, corram deles e tentem na justiça comum contra o SUS, porque esses juízes federais desse juizado especial vão certamente lhes negar. Muitos já morreram SEM OBTEREM OS MEDICAMENTOS URGENTES por terem ingressado lá, tido suas demandas não reconhecidas ou extintas sem julgamento do mérito no âmbito federal e o pedido na comum ter chegado TARDE DEMAIS. Querem que os necessitados se explodam. Afinal, eles são meretíssimos, estão acima de qualquer suspeita e ganham uma fortuna.

  78. Estou aposentado desde julho 2012, mas nunca parei de contribuir, tanto que hoje se fosse me aposentar na formula nova, será que tenho direito a pedir desaposentar. sem perder os benefícios recebidos. tanto que contribuo pelo teto até hoje junho.2015. teria na o total de 101. vale a pena tentar acertar .

  79. Ola gostaria de saber se minha filha tem direito aos atrasados ela aposentou por portar deficiência Foi dado entrada em 2009 ela começou a receber em 2010 sera q ela tem direito ONG.

  80. MINHA MÃE É APOSENTADA POR IDADE E TENPO DE CONTRIBUIÇÃODESDE MAIS OU MENOS UMS 15 ANOS HOJE ELA ESTA COM 78 ANOS E TAMBEM RECEBE PENSÃO DE MEU FALECIDO PAI DESDE 1987 AMBAS DE UM SALARIO ELA TEM DIREITO A ALGUMA COISA

  81. Meu marido trabalhou no Banerj 45 anos e em 05/1999 ele adoeceu e morreu nem chegou a se aposentar eu em junho 1999 comecei a receber 1.100 e ele pagava sobre 10 salários. Tenho direto a essa revisão tbm. Grata

  82. Meu marido se aposentou pot invalides no ano 1998 faleceu no ano 2000 gostaria de saber se tenho direito a revisāo de calculo pois o meu dinheiro esta deflazado ja recebi cartas de associaçāo que tenho direito a atrazado gostaria de saber e o que fazer obrigado.

  83. Meu pai aposentou em 1998 e continua trabalhando e contribuindo com inss gostaria de saber se meu pai tem direito na revisão da aposentadoria e o que devo fazer procurar um advogado ou ir direto numa agencia do inss qual é o meio mais rapido para meu pai receber a revisão da aposentadoria desde já agradeço a resposta obrigado

      • recebo 3375,35 minha media que deveria ser de 18 meses, foi feita pelos últimos 30 meses em 2001 e tbm perdi o reajuste ao teto q mudou em 2004, por me faltar uns 70 reais acho. Então fui prejudicado 2 vezes, no site do INSS diz eu nao ter direito a reajuste em nada

          • acho q nao nos entendemos… tenho o extrato de benefício q foi feito ultimos 30 meses, por invalidez em 2001.. só 2 meses q ñ contribuí pelo teto, qdo houve aumento do teto, foram valores pqnos, mas contribuiu para nao fechar o teto total. mas na época houve este erro, deveriam ter feito o cálculo pelos 18 maiores contribuiçoes. antes esqueci de mencionar o valor bruto q recebo é de 3553,70. depois houve a correção daqueles onde houve a defasagem do teto de 2004, onde só foi corrigido ao teto estes q ganhavam 2800,00 e alguma coisa, acho q foi em 2010.qq dúvida a mais estou aqui, obrigado

  84. OLÁ BOM DIA,VENHO TIRAR UMA DUVIDA,A MINHA MÃE SE APOSENTOU NO INICIO DESSE ANO DE 2015,ELA TEM 62 ANOS,PELO O QUE A ATENDENTE DA PREVIDENCIA FALOU ELA TEM DIREITO A RESTITUIÇÃO.GOSTARIA DE SABER SE DEMORARIA MUITOP PRA SAIR ESSE “RESTITUIÇAO”?

  85. Boa tarde! Parabéns pelo site.
    Bem, meu esposo tinha a carteira assinada com 2 salarios mínimo por 2 anos tendo morte por acidente de trabalho, fiquei só e com 5 filhos para criar, tendo em seguida uma depressão. Meu marido faleceu em 12/4/96, só requeri à pensão em 10/10/2001, passando a receber 1 salário e meio em 02/05/2002, atualmente estou recebendo 1 salário. Gostaria por favor que me orientasse se tenho direito ao salário integral por ter sido morte por acidente de trabalho e se tenho direito ao reajuste??? Desde já agradeço e muito.

  86. Bom dia.
    Minha mãe e pensionista por morte do meu pai desde 1995, ela tem direito de receber o pis anual; e se sim como receber todos os atrasados até agora 2015, e se pode continuar a receber ? Agradeço, por favor mande a resposta…Obrigado
    Ah, ia me esquecendo; eu trabalhei de 2009 a 2011 também tenho direito a correção do fgts, mesmo que já acertado na época ?

    • Rivaldo, sua mãe não tem direito a PIS. Quanto à sua correção do FGTS, passe em qualquer agência da Caixa e confira se ficou algum resíduo, como eles chamam.

      CN

  87. MEU PAI ERA APOSENTADO A MUITO TEMPO VEIO A FALECER EM OUTUBRO DE 2010, DESDE ENTÃO MINHA MÃE RECEBE PENSÃO GOSTARIA DE SABER SE ELA TEM DIREITO AO REVISÃO? DESDE JÁ AGRADEÇO E FICO NO AGUARDO DA RESPOSTA.

  88. Boa tarde, meu marido se aposentou em 1978 por tempo de trabalho, e faz 05 anos que recebo pensão dele por morte, pelo inss e pela Petrobras, eu tenho direito a essa revisão?
    Obrigada

  89. EU ME APOSESENTEI POR TEMPO DE CONTRIBUIÇAO, MAIO 2015E ALEI FOI APROVADA PARA A QUE O VALOR FOSSE MAIOR QUE O SALARIO MINIMO A MINHA APOSENTADORIA PODERAR SE CORRIGIDA .

  90. Bom dia! Me aposentei em 2010, continuei trabalhando na mesma empresa e contribuindo para o inss, quando eu parar de trabalhar, pretendo ainda este ano, gostaria de sua orientação, qual os meus direito para revisão.

    Desde já agradeço

  91. me aposentei em 1999 por invalides com 7salario minimo hoje estou com 3salario gotaria tambem se tenho direito a revisao da aposentadoria desde ja te agradeco a resposta

  92. meu pai se aposentou em 1977 com o teto maior faleceu em 1997 minha mae e pensionista desde a data de seu falecimento hoje ela recebe 5 salarios e meio ela ja tem 85 anos ela tem direito a essa revisao, fico no aguardo se pude manda a resposta para meu Email ficarei agradecido ticosilva1@hotmail.com

    • Francisco de Assis, por favor, procure a agência do INSS para se informar sobre a pensão de sua mãe. Quanto à sua situação, tem direito a uma pequenina revisão.

      CNN

  93. Meu pai se aposentou por idade em 2003 com 22 anos de contribuição. Faleceu em 2007, desde então minha mãe recebe pensão por morte. Há diferença a ser pedida?
    Obrigada

  94. fiquei no ax. doença de 1992 me aposentei 1996 por invalidez, ganho acima do minimo, tenho algum atrasado a receber, tenho que recorrer a justiça ou o inss vai me pagar , enviando carta?

  95. eu edilson ainda volto a ti perguntar , sem eu ter que ir ao inss, o inss não ira fazer estas correções automaticamente,lembrando nunca entrei na justiça contra o inss pleitiando os meus atrasados, se tiver que ir a justiça , sera compensador ou estarei trocando 6 por meia duzia. agradeço pela atenção.

  96. Meu pai recebe sua aposentadoria proporcional por tempo de serviço desde 1999. Ele tem direito de receber algum benefício em função do FGTS ter sido corrigido por um índice indevido (taxa referencial), visto que o STF declarou que a referida taxa não pode ser utilizada para fins de correção e sim o INPC?

  97. Estou em processo de separação (divorcio ), meu benefício foi concedido (aposentadoria ), porém continuo trabalhando. Seria mais apropriado cancelar o pedido e fazer nova solicitação de aposentadoria após a oficialização do divórcio?? Como fica a pensão alimentícia nesse caso?? minha ex-mulher terá direito a pensão em cima do meu salário, ou em cima dos dois ( salario + aposentadoria)

  98. gostaria de saber eu sou pensonista desde 2001 o meu salario vem diminuindo cada ano, na época eu recebe entorno de 2 e meio hoje to com um salario q ñ ta dando mais nem pra manter a casa to desesperada ñ pço trabalhar sou hipertença e uma séria de coisas como vou viver, eu recebe um dinheiro diz q era do color .por favor me ajuda to perdida eu tenho o direito de ter esse reajuste….obrigada me responda por favor

  99. Meu pedido de aposentadoria requisitado em 04/11/2013 foi concedido agora em 30/06/15 com 40 anos de contribuição na epoca, hoje estou com 51 anos. Não saquei nenhuma remuneração ainda da aposentadoria concedida. Existe a possibilidade de cancelar esse benefício cedido e entrar com novo pedido de aposentaria com a nova fórmula 85/95, pois atingirei fator 95 em 2016, ou seja estaria com 52 anos + 43anos de contribuição. Se optasse com a aposentadoria com fator previdenciário receberia 2.800 reais , agora com a nova fórmula acredito que seria um valor bem maior, acima de 4.000 reiais. E o advogado, no caso de cancelamento, terei que pagar o valor referente ao seu trabalho baseado nos valores dos retroativos ( 20%) mesmo assim?

      • Isso não é desaposentadoria, pois nao efetuei saques do benefício. O decreto nº 6.208 medida que passou a vigorar em setembro do ano 2007, após o presidente Luiz Inácio Lula da Silva assiná-lo, que diz: somente com a efetivação do saque, de acordo com o decreto, é que o segurado estará efetivando sua aposentadoria. No caso de o segurado optar por cancelar o pedido de aposentadoria, ele deverá se dirigir à APS em que deu entrada no requerimento, isso procede?/

  100. Olá bom dia, minha história é o seguinte meu pai era aposentado e tinha uma correção de salário para receber do tempo de bolinha, e o mesmo faleceu deixando 2 filhos gostaria de saber se tenho direito de receber esse ajuste de salário e ele falava que já estava para sair.

  101. Recebo auxilio acidente desde 1997 e de la para cá só vem defazando meu salário. Tenho direito a esse retroativo e a revisão de salario? Grato pela atenção.

  102. Olá,minha mãe recebeu uma CARTA DA ABRASPAP dizendo que ela teria direito ao reajuste e a reposição deRS49.000.00.Comparecemos ao local e o funcionário confirmou que ela está na data dos beneficiários.Mas teria como despesas iniciais de advogado 700 reais e perito 400reais.Minha pergunta é necessária entrar com essa ação para receber o reajuste e quem não entrar nso receberá daqui a cinco anos o reajuste justo ea reposição?Só quem recorrer na justiça receberá?

  103. Fiquei recebendo auxilio doença entre janeiro de 1999 a setembro de 2003 quando fui aposentado por invalidez, recebia 3 salários, sei que tenho direito: Gostaria de saber se tem alguma previsão para recebimento, se tenho que aguardar alguma notificação do inss e se existe uma tabela para pagamento ou um site para pesquisa, pois o inss daqui não sabe informar nada e ainda somos humilhados. Não gostaria de voltar a uma ag. do inss.

  104. No cálculo da média não foram levadas em conta as maiores contribuições feitas antes de jul/94 e depois aplicado um redutor no valor da aposentadoria.
    Está correto isto?

  105. bom dia! sou pensionista desde 1994 por morte de meu marido. ja ganhei na justiça os atrasados.mas não tenho direito a correção mensal? minha pensão defasou muito. obrigado!

  106. OLA;BOA NOITE, SOU APOSENTADO POR INVALIDEIS. FIQUEI NO AUXILIO DOENÇA DE JULHO DE 1999
    ATE 30 DE JULHO DE 2005,GUANDO FUI APOSENTADO,GOSTARIA DE SABER SE TENHO DIREITO A REVISÃO DO MEU BENEFICIO,
    OBRIGADO
    LUIZ CLAUDIO