Aprovação ao governo Bolsonaro chega a 30%, segundo pesquisa XP/Ipespe

Sorriso Pensante-Ivan Cabral - charges e cartuns: Charge do dia ...

Charge do Ivan Cabral (ivancabral.com)

José Carlos Werneck

Matéria de autoria da jornalista Bianca Gomes, publicada no jornal “O Estado de São Paulo”,r,evela que não obstante as polêmicas envolvendo o Caso Queiroz, a aprovação do governo do presidente Jair Bolsonaro manteve a tendência de alta neste mês de julho, segundo pesquisa de opinião XP/Ipespe, que mostra que  para 30% dos entrevistados, a avaliação do governo é ótima ou boa, com oscilação de dois pontos porcentuais a mais que junho, dentro da margem de erro de 3,2 pontos.

O texto diz, ainda, que avaliação da gestão de Bolsonaro voltou a oscilar positivamente no dia 27 maio, após atingir o pior resultado de todo o mandato no dia 18 do mesmo mês, quando 25% consideraram a gestão ótima ou boa e 50% ruim ou péssima.

OUTROS ÍNDICES – Na pesquisa divulgada nesta segunda, 20, a reprovação do mandatário oscilou negativamente, indo a 45%, três pontos a menos do que em junho.

Já a expectativa para o restante do mandato de Bolsonaro, igualmente, teve oscilação positiva, revelando que aqueles que consideram que ele fará um governo ótimo ou  bom nos próximos anos subiram de 29% para 33%, e a avaliação ruim ou péssima diminuiu de 46% para 43%.

A pesquisa mostrou que prisão de Fabrício Queiroz, ex-assessor de Flávio Bolsonaro, no dia 18 de junho deve afetar pouco ou nada o governo Bolsonaro, segundo disseram 54% dos entrevistados. Queiroz é investigado em suposto esquema de rachadinha na Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro. Ele e sua mulher estão em prisão domiciliar, decisão que 68% dos entrevistados afirmaram discordar, sendo que 77 % disseram terem tomado conhecimento das investigações.

FEITA EM JUNHO – A pesquisa foi feita nos dias 13, 14 e 15 de julho ouvindo 1.000 pessoas em todo o País e, como se vê, o índice mantém tendência de alta desde maio, quando atingiu o pior resultado do mandato: 25%

Surpreendentemente, a , avaliação positiva da atuação de Bolsonaro na crise do coronavírus manteve tendência de alta, mas as avaliações negativas continuam majoritárias. 52% dos entrevistados consideram a atuação ruim ou péssima, contra 55% no mês passado, e 25% acham ótima ou boa, dois pontos porcentuais a mais do que em junho.

GOVERNADORES –  A avaliação dos governadores caiu pela terceira vez consecutiva com 36% dos entrevistados avaliando a administração de seus Estados como ótima ou boa, dois pontos porcentuais a menos do que em junho.

A avaliação negativa se manteve igual a junho, com 25% avaliando a administração estadual como ruim ou péssima.

Depois de registrar aumento dentro da margem entre os meses de maio e junho, a avaliação positiva do Congresso Nacional oscilou dois pontos percentuais neste mês, indo de 15% para 13%. Sobre a postura do presidente da República, em relação ao Legislativo, 40% responderam que ele deve flexibilizar suas posições para aprovar sua agenda, ainda que isso signifique se afastar do discurso inicial e 25% acham que Bolsonaro deve manter a relação como está.

Ao contrário da isenção do “Estado de São Paulo”, num exemplo de mau jornalismo o “Jornal Nacional”, desta segunda -feira, exibido pela Rede Globo, não fez menção a pesquisa.

20 thoughts on “Aprovação ao governo Bolsonaro chega a 30%, segundo pesquisa XP/Ipespe

  1. Essa pesquisa revela uma realidade, a qual diante de uma filmadora, ou com o cano duma arma na cabeça, todos dizem ser contra. Porém, livre e solta, a maioria da população usa e se deixar usar por ela: refiro-me à perda do brio coletivo da nossa sociedade. Perdemos o senso de vexame!
    Já faz alguns anos, o programa Fantástico da rede Globo produziu uma enquete de rua, com a seguinte pergunta: Se você encontrasse uma carteira com dinheiro, o que você faria? Olhem o placar das respostas: DEVOLVERIA AO DONO 93%. OUTRAS RESPOSTAS 7%. Em seguida, o repórter ia à delegacia de cada cidade pesquisada, e lá solicitava acesso aos registros de perdidos e achados. Ali os índices de Restituição não correspondiam nem 15% das intenções da população local. De todas as cidades sondadas, aquela onde os registros mais se aproximaram da boa intenção da coletividade foi São José dos Campos – SP.
    Tavez, nesse município paulista, as famílias ainda não se orgulham de ter um traficante bem sucedido, no seio delas!

    • Ronaldo
      Já votei um bocado na vida! Raramente consegui votar em alguém que realmente eu achasse bom. Assim, a chance de aparecer candidato bom só no primeiro turno. Depois, amigo, a coisa fica feia!
      Ai, a gente tem de escolher o menos ruim ou o que vai servir para eliminar um pior do que ele! Estamos neste período.
      Fallavena

  2. Pesquisa ligada a XP Investimentos não tem nenhuma credibilidade como as que são feitas pela Folha e Ibope.

    A XP Investimentos é uma empresa que errou na maioria das suas previsões na área de economia!
    Como essa empresa não fechou as portas ainda?!
    Seguindo os principio do “livre mercado” era já era para ter quebrado por não ter eficiencia naquilo que faz.

    • A XP Investimentos é uma empresa norte-americana, comandada por norte-americanos e que nos querem convencer que são brasileiros.

      O governo norte-americano se especializou há muitas décadas em criar empresas estatais que aos olhos do leigo parecem ser “privadas”.

      Outra empresa estatal norte-americana é tal SpaceX do pião Elon Musk.

      A desinformação é facilitada por direitistas-liberais entreguistas, e traidores da pátria, brasileiros que aqui no Brasil ajudam na estratégia de convencer os brasileiros desavisados que essas “empresas privadas” sejam empresas privadas.

  3. Povo que aguentou o PT durante 16 anos, ainda não sentiu o governo atual. Não perguntaram se votaria no mesmo candidato, se a eleição fosse hoje? O petralhas diriam que sim. Quanto tinha de aprovação quando assumiu?
    Bolsonaro teve 57% dos votos. Quantos não votarão nele, novamente?
    A pandemia do covid-19 terminará até o final do ano. Ai começará o pandemónio!
    Povo que aceitou a roubalheira de Lula e do quadrilhão, como enxergaria o caso Queiroz! Moro é o traidor; a lava-jato virando lava-gato; legislações abrindo, cada vez mais, espaço a corruptos e larápios!
    O Brasil tem jeito, mas terá de dar um jeito no povinho que se apossou dele!
    Fallavena

  4. Sem a interferência do traiçoeiro Moro no ministério da justiça, a PF pode ir à caça dos corruptos, até mesmo os do alto tucanato paulista. Quem blindava quem, está claro.
    O Brasil segue avançando à despeito de todas as sabotagens e conspirações por parte dos saudosos da cleptocracia de outrora.
    Fato inconteste: o ministro Tarcisio de Freitas está tocando 20.000 (vinte mil) obras de infra estrutura por todo o país! Ferrovias, hidrovias, rodovias, portos, aeroportos… as obras não pararam mesmo na crise sanitária!
    Por essas e outras que o Presidente Bolsonaro terá facilmente mais de 70.000.000 (setenta milhões) de votos daqueles que acreditam que o Brasil está se libertando dos grilhões da corrupção, mesmo com dois dos três Poderes da república jogando contra o tempo inteiro. Estes, no entanto, não representam os anseios do povo e irão sucumbir por auto destruição mútua.
    Avante, Brasil!

    • Rodrigo Carvalho
      Escreveste para alunos do ensino fundamental?
      Bolsonaro está sendo acusado de coisas que não fez, mas está sendo cobrado de uma porção que fez erradas.
      Já desafiei vários, em vários estado a explicares o que querem dizer com “Moro traidor”! Nenhum me respondeu. Por que será? Quem sabe tentas explicar. Mas não vale dar resposta sem nexo.
      Aguardo!
      Fallavena

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *